1 resultado encontrado para . (0.006 segundos)

164243 UPENET (2014) - Prefeitura de Paulista - PE - Engenheiro Químico / Engenharia Química

A utilização da cartografia pelo homem é muito antiga. Dos primeiros mapas conhecidos que eram bastante rudimentares até chegarmos ao Google Earth e ao GPS, muita coisa mudou. A tecnologia alterou processos e métodos utilizados para a elaboração de cartas e mapas. Nesse contexto, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.

(01) O avanço das tecnologias: sensoriamento remoto, radares, fotos aéreas, dentre outras, permitiu que os mapas ficassem cada vez mais precisos, trazendo uma nova dimensão à cartografia.

(02) Apesar de todas as inovações tecnológicas aplicadas à cartografia, vale destacar que não existe uma representação perfeita, que traduza fielmente o real. Toda representação em duas dimensões apresenta problemas técnicos, como distorção da área cartografada.

(03) A projeção de Peters, elaborada pelo professor alemão Arno Peters no século XX (1973), por manter a proporcionalidade das áreas, passa, segundo alguns analistas, uma ideia de igualdade, valorizando as nações pobres e “quebrando” a visão de superioridade das nações ricas.

(04) A projeção de Mercator valorizou as terras do continente europeu no momento da expansão mercantil e colonial europeia e, durante alguns séculos, serviu à visão da Europa como centro do mundo ou ao eurocentrismo. Por não apresentar distorções nas áreas, a projeção Mercator é a que representa fielmente o real.

  • a)
    10
  • b)
    6
  • c)

    3

  • d)
    5
  • e)
    9