Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 20 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 20 questões gratuitas para resolução." />
20 resultados encontrados para . (0.016 segundos)

53119 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

No texto “Os instintos e suas vicissitudes" (1917 [1915]), Freud aborda algumas vicissitudes pelas quais os instintos podem passar.

Com base nesse texto de Freud, analise as sentenças que apresentam algumas dessas vicissitudes do instinto e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A reversão em seu oposto, uma das vicissitudes do instinto, manifesta-se por meio de dois processos diferentes: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo.

II. A reversão em seu oposto, uma das vicissitudes do instinto, manifesta-se somente por meio de um processo: mudança da atividade para a passividade.

III. O retorno em direção ao próprio eu (self) do indivíduo, uma das vicissitudes do instinto, caracteriza-se em seu processo por uma mudança do objeto, embora a finalidade permaneça inalterada.

IV. O retorno em direção ao próprio eu (self) do indivíduo, uma das vicissitudes do instinto, caracteriza-se em seu processo por uma permanência do objeto, embora a finalidade seja alterada.

  • a)
    II e IV.
  • b)
    I e III.
  • c)
    I e IV.
  • d)
    II e III.

53121 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

Considerando que o psicólogo que presta assistência em Enfermaria de Pediatria deve entender da rotina desse setor do hospital, dos estressores presentes nesse local e das normas da instituição, assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto a ser adotado pelo psicólogo.

  • a)
    Profissional responsável por comunicar más notícias relativas ao diagnóstico e ao estado de saúde do paciente a sua família.
  • b)
    Intérprete flexível dos anseios de paciente e familiares e das normas da instituição, sendo encarado como agente de reabilitação.
  • c)
    Profissional capaz de explicar à família o significado de uma doença quando a família não tiver nível de escolaridade suficiente para compreender a explicação médica.
  • d)
    Responsável por identificar e corrigir crenças distorcidas da família no que diz respeito ao diagnóstico e ao estado de saúde da criança.

53122 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

Freud dividiu as transferências em positivas e negativas, mas, com a evolução da psicanálise, essa classificação mostrou-se inadequada e insuficiente (ZIMERMAN, 1999).

A partir dessa assertiva e com base nos tipos de transferências, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a)
    Freud referia-se à transferência negativa, quando predominava a existência de pulsões agressivas.
  • b)
    A transferência especular assume características de uma busca de algo em alguém ou em alguém portador de seus ideais ou de um espelho.
  • c)
    Classicamente, a transferência positiva é reconhecida apenas quando o paciente demonstra desejos eróticos para com o analista.
  • d)
    A transferência idealizadora corresponde a uma etapa do desenvolvimento emocional primitivo, na qual a criança tem necessidade de estruturar o seu self pela idealização dos pais.

53123 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

No hospital geral, a avaliação psicológica envolve a avaliação do estado mental do paciente. Em estados de delirium, alteram-se algumas funções mentais, como: atenção, sensopercepção e orientação.

Com relação aos estados de delirium, é correto afirmar que:

  • a)
    a presença de alucinações indica alteração na sensopercepção, pois há percepção sensorial mesmo na ausência de estímulo externo.
  • b)
    a ocorrência de desorientação quanto ao tempo, espaço ou ao próprio indivíduo indica alteração na sensopercepção.
  • c)
    a incapacidade de voltar o foco para um determinado estímulo indica ocorrência de alteração na orientação.
  • d)
    alucinações e ilusões são indicativos de alteração da orientação.

57787 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

No texto “Luto e melancolia" (1917[1915]), Freud aborda as diferenças que caracterizam o luto e a melancolia.

Com base nesse texto de Freud, analise os enunciados abaixo, que apresentam distinções entre o luto e a melancolia e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais nos ocorre considerá-lo como sendo uma condição patológica.

II. Os traços mentais distintivos da melancolia são um leve desânimo, pouco interesse pelo mundo externo, incapacidade para amar com contrastante elevação da autoestima.

III. O luto, reação à perda de alguém que se ama, encerra um estado de espírito penoso, perda de interesse pelo mundo externo, perda da capacidade de adotar um novo objeto de amor e afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre este objeto.

IV. No trabalho de luto, o teste de realidade se mostra ineficiente e a pessoa enlutada nega a perda do objeto de amor.

  • a)
    I e III.
  • b)
    II e III.
  • c)
    II e IV.
  • d)
    III e IV

57788 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

A resistência tanto pode ser inconsciente quanto consciente, mas sempre provém do ego, ainda que possa vir orquestrada pelas outras instâncias psíquicas (ZIMERMAN, 1999).

A partir dessa assertiva e dos tipos de resistências apresentadas pelo autor, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a)
    As resistências podem ser consideradas a partir de manifestações clínicas, como: faltas, atrasos, intelectualizações, silêncio, segredos, sonolência.
  • b)
    As resistências podem ser consideradas pelo critério de suas finalidades, tais como: resistência à agressão (medo da psicose); à renúncia às ilusões simbióticas; às mudanças verdadeiras; à vergonha, à culpa e à humilhação do colapso narcísico.
  • c)
    As resistências podem ser consideradas em relação às etapas evolutivas do desenvolvimento emocional primitivo.
  • d)
    As resistências podem ser sistematizadas apenas e somente a partir da teoria estrutural, que consiste em estabelecer as inter-relações dentro das respectivas instâncias psíquicas de onde se originam as resistências inconscientes.

57789 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o atendimento às famílias dos bebês ali assistidos é realizado pelo serviço de Psicologia.

Durante o contato do psicólogo com a mãe do recém-nascido, é recomendável que esse profissional:

I. Investigue a compreensão da mãe sobre o motivo da internação do bebê e as reações psicológicas dela frente à hospitalização, observando choro, medo, presença de suporte familiar e expectativas quanto ao tratamento.

II. Observe e avalie o contato visual e o toque da mãe no recém-nascido, uma vez que esses quesitos são importantes para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê.

III. Evite discutir o caso com a equipe de saúde, a fim de não expor a mãe e as informações por ela prestadas, garantindo, assim, total sigilo ao atendimento.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

  • a)
    III.
  • b)
    II e III.
  • c)
    I.
  • d)
    I e II.

57791 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

Segundo Moura e Facci (2016), psicólogos que atuam diretamente com alunos do Ensino Superior no campo da assistência estudantil e apoio ao estudante

I. Objetivam a diminuição da evasão escolar.

II. Realizam intervenções diretamente com os alunos, em modalidade individual, predominantemente, seja por meio de aconselhamento seja por meio de psicoterapia breve.

III. Desenvolvem suas ações a partir de bases teóricas e práticas plenamente consolidadas pela área de Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

  • a)
    II e III.
  • b)
    III.
  • c)
    I e II.
  • d)
    I.

62311 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

A Psicoterapia Breve (PB) é breve por proposta, não por falta. Sua base teórica é fundamentada na psicanálise e surgiu a partir de necessidades diferentes da técnica analítica clássica.

Em relação à técnica da psicoterapia breve psicodinâmica, assinale a alternativa que apresenta os critérios corretos para sua indicação.

  • a)
    Não há necessidade do paciente ter motivação para sua indicação, pois uma vez iniciado o processo ele é auto-motivador. Um paciente inteligente rapidamente consegue insight de suas condições emocionais.
  • b)
    Algumas características do paciente são consideradas importantes para indicação de psicoterapia breve, tais como: inteligência, pelo menos uma relação interpessoal significativa na infância, capacidade de desenvolver uma relação com o terapeuta e de interagir com ele.
  • c)
    A Psicoterapia Breve pode ser utilizada imediatamente em qualquer situação e caso clínico de pacientes, até mesmo com aqueles que têm dificuldades em tolerar as frustrações.
  • d)
    O trabalho da Psicoterapia Breve é destacado por trabalhar a partir de queixas difusas do paciente, pois essa técnica facilita o desenvolvimento da relação terapeuta-paciente.

62313 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Psicólogo / Psicologia

Freud (1915), no texto “Os instintos e suas vicissitudes", examina certos termos utilizados em referência ao conceito de instinto.

Considerando os termos utilizados sobre o conceito de instinto, assinale a alternativa correta.

  • a)
    Pressão é sempre de satisfação, sendo que essa satisfação pode ser obtida, eliminando-se o estado de estimulação na fonte do instinto.
  • b)
    Objeto compreende o fator motor, a quantidade de força ou medida da exigência de trabalho que ele apresenta.
  • c)
    Finalidade é a coisa em relação a qual ou por meio da qual o instinto é capaz de atingir sua finalidade.
  • d)
    Fonte é um processo somático que ocorre em um órgão ou parte do corpo e cujo estímulo é representado na vida mental por um instinto.