30 resultados encontrados para . (0.012 segundos)

51660 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

Sobre os formatos de arquivos envolvidos no trabalho de design e editoração, complete as lacunas.

___ é um tipo de arquivo gráfico orientado a objeto, que também pode armazenar imagens bitmap e ser impresso em qualquer resolução ou tamanho, pois sua qualidade impressa é determinada pela resolução do dispositivo de impressão.

___ é um formato de arquivo rasterizado de alta resolução para imagens em bitmap monocromáticas e coloridas, bastante utilizado pelo setor de impressão.

___ é considerado o sucessor do arquivo fechado, pois reúne, em um único arquivo digital, todos os elementos e as informações necessárias para impressão remota. Graças a algoritmos de compressão eficazes e confiáveis, gera arquivos de tamanho reduzido.

___ é utilizado em imagens gráficas para a web e pode ser compactado, mas sua qualidade não é a ideal para imagens e fotografias em tom contínuo.

____ é compactado para economizar espaço de armazenamento e utilizado amplamente para imagens digitais, tanto na web quanto em câmeras digitais convencionais. Arquivos em alta resolução têm qualidade de impressão, enquanto os de 72dpi são ideais para uso na web.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é

  • a)
    TIFF ‒ EPS ‒ JPEG ‒ GIF ‒ PDF.
  • b)
    EPS ‒ JPEG ‒ TIFF ‒ PDF ‒ GIF.
  • c)
    JPEG ‒ TIFF ‒ PDF ‒ GIF ‒ EPS.
  • d)
    EPS ‒ TIFF ‒ PDF ‒ GIF ‒ JPEG.
  • e)
    TIFF ‒ JPEG ‒ PDF ‒ EPS ‒ GIF.

51661 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

É uma maneira de visualizar a personalidade e a história de vida de um produto, uma empresa ou uma organização e dirige-se ao público interno de uma empresa, bem como editores, investidores, parceiros comerciais e consumidores. Em sua criação, o designer usa uma seleção de cores, formas, texturas, fotografias e palavras, a fim de convidar o leitor a visualizar e sentir o produto em um contexto determinado.

A descrição acima caracteriza o termo

  • a)
    manual de identidade corporativa.
  • b)
    identidade visual.
  • c)
    código de ética profissional.
  • d)
    brand books.
  • e)
    caderno de tendências.

51662 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

Conforme a teoria e os sistemas de cores, é correto afirmar que

  • a)
    a correlação entre as cores de escala, obtidas pelo processo de quadricromia, e as cores especiais é precisa.
  • b)
    a combinação de uma cor primária e de uma cor secundária gera uma cor quarternária.
  • c)
    matizes que se encontram próximas em um disco de cores são complementares.
  • d)
    na hexacromia são adicionados azul e verde às cores de seleção.
  • e)
    a combinação de duas cores primárias aditivas resulta em uma cor primária subtrativa.

51663 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

A concepção de uma peça gráfica e de seu layout parte, em um nível macro, da definição do ________, da________ e da grade. Em nível micro, estão as decisões referentes à ________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • a)
    tamanho ‒ mancha gráfica ‒ página
  • b)
    tamanho ‒ colunagem ‒ página
  • c)
    formato ‒ colunagem ‒ tipografia
  • d)
    formato ‒ mancha gráfica ‒ tipografia
  • e)
    formato ‒ mancha gráfica ‒ página

51664 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

Assinale a alternativa em que todos os itens apresentados são elementos essenciais para a construção do modelo de uma página de um periódico.

  • a)
    Margens - grade - colunas - medianizes - fólio
  • b)
    Margens - colunas - medianizes - título - corpo do texto
  • c)
    Título - subtítulo - fotografia - legenda - corpo do texto
  • d)
    Título - versalete - fólio - capitular - colunas
  • e)
    Margens - área de corte - fólio - texto - lombada

51677 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

Com relação às características dos papéis, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

( ) A gramatura é medida, no sistema métrico, pela relação peso/área. A medida é expressa pelo peso em gramas de uma folha de papel de um metro quadrado de área.

( ) O corpo, ou seja, a medida do calibre do papel, é dado pela gramatura. Assim, papéis de mesma gramatura possuem a mesma espessura.

( ) A opacidade de uma folha de papel refere-se à sua capacidade de refletir luz. O nível de opacidade determina se a superfície do papel é brilhante ou opaca.

( ) A alcalinidade (pH superficial) do papel influencia, dentre outros fatores, a durabilidade de um impresso. Quanto mais ácido for o papel, mais rápido será seu envelhecimento.

A sequência correta é

  • a)
    V – F – V – V.
  • b)
    F – V – V – F.
  • c)
    V – F – F – V.
  • d)
    F – V – F – F.
  • e)
    V – V – V – F.

51678 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

Na digitalização de imagens, um dos problemas comuns são os moirês, manchas que se assemelham a uma rede de fios entrelaçados.

Sobre tal efeito, é correto afirmar que

  • a)
    as manchas aparecem quando a digitalização ocorre a partir de originais fotográficos, como fotos, cromos e negativos.
  • b)
    uma regra simples para minimizar o efeito é posicionar o material no scanner nos ângulos 15, 75, 0 e 45 graus.
  • c)
    uma das técnicas para manipular o efeito é aplicar o efeito , o que fará aumentar o foco e, blur consequentemente, a nitidez da imagem.
  • d)
    as manchas ocorrem devido à captação pelo scanner dos ângulos das retículas dos materiais impressos em offset, tanto em papel couché quanto fosco.
  • e)
    as manchas não ocorrem quando as imagens digitalizadas tenham sido impressas no sistema offset.

56329 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

Pela perspectiva ética da associação representativa de classe, o profissional de design gráfico NÃO deve

  • a)
    contribuir para a emancipação econômica e tecnológica do país, procurando utilizar técnicas e processos adequados ao meio ambiente e aos valores culturais e sociais do país.
  • b)
    empreender, dentro do contexto de sua prática profissional, mesmo em atividades que comprometam seu status como profissional independente.
  • c)
    apoiar, na busca de oportunidades de trabalho, a concorrência íntegra e transparente, baseada no mérito profissional e de sua proposta de trabalho.
  • d)
    considerar como sigilosa e confidencial toda informação que souber em razão de suas funções, não as divulgando sem o consentimento dos clientes e/ou empregadores.
  • e)
    interessar-se pelo bem público com sua capacidade para esse fim, subordinando seu interesse particular ao da sociedade.

56330 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

Com relação aos diversos tipos de peças empregadas nas atividades de comunicação, relacione as peças na coluna à esquerda com suas definições na coluna à direita.

A sequência correta é

  • a)
    4 – 6 – 5 – 1 – 3.
  • b)
    6 – 4 – 2 – 3 – 5.
  • c)
    3 – 1 – 6 – 2 – 4.
  • d)
    5 – 1 – 4 – 2 – 6.
  • e)
    3 – 2 – 1 – 6 – 4.

56331 UFSM (2017) - UFSM - Programador Visual / Programação Visual

A linguagem comum entre o artista e o observador, representada por uma forma abstrata, uma figura geométrica, uma ilustração, uma letra do alfabeto ou um número, que ocupa papel de destaque desde as primeiras manifestações da comunicação visual, com exemplos clássicos como a cruz e a flecha, é definida como

  • a)
    símbolo.
  • b)
    signo.
  • c)
    logotipo.
  • d)
    design.
  • e)
    conceito.