Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 2 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 2 questões gratuitas para resolução." />
2 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

40890 PUC-PR (2012) - DPE-PR - Analista de Informática / Português

Leia o texto e o infográfico apresentados abaixo e assinale a única assertiva que revela uma análise CORRETA de ambos:
Uma pesquisa do Ibope encomendada pela ONG Movimento Nossa São Paulo, divulgada nesta quinta- feira, mostra uma lista do que mais desagrada o morador da capital paulista. O trabalho é parte das comemorações pelo aniversário de 455 anos de São Paulo, no próximo dia 25. A pesquisa ouviu 1.512 pessoas, de 18 a 29 de novembro de 2008, perguntando do que o entrevistado menos gosta ou o que mais o incomoda na cidade. O entrevistado deveria responder apenas um motivo; caso apresentasse mais de um defeito, apenas o primeiro seria computado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Confira os índices no infográfico abaixo:

  • a)
    Pode-se dizer que mais da metade dos entrevistados encaram problemas de segurança pública (violência e criminalidade) como os principais defeitos da cidade de São Paulo.
  • b)
    Pode-se dizer que os problemas ligados ao tráfego de veículos (trânsito e tempo de locomoção) são os que mais incomodam mais da metade dos entrevistados.
  • c)
    Pode-se dizer que a poluição, um dos problemas crônicos da cidade de São Paulo, incomoda menos os entrevistados do que o preconceito e a intolerância.
  • d)
    Pode-se dizer que mais da metade dos entrevistados encaram a injustiça social e a desigualdade como os principais defeitos da cidade de São Paulo.
  • e)
    Pode-se dizer que a corrupção, algo tão noticiado pela mídia brasileira, incomoda menos os paulistanos do que a agitação e a correria do dia a dia.

42609 PUC-PR (2012) - DPE-PR - Analista de Informática / Atualidades

Leia a seguinte notícia:
Paraná terá maior área de (***) da história
Faltando 12 dias para o início da safra de verão 2012/13, o Paraná deve registrar área recorde destinada ao plantio de (***). De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgado na tarde desta segunda-feira (3), a oleaginosa deve ocupar 4,57 milhões de hectares, área 3,9% maior em relação à temporada passada – 4,4 milhões de hectares. A explicação para o crescimento está na cotação recorde de R$ 75 por saca do grão.
“A opção por este produto é quase que natural em função da liquidez e da perspectiva do preço se manter firme”, explica a secretário Norberto Ortigara. Com o crescimento da área, a produção estadual tem potencial para 14,99 milhões de toneladas - 38,5% a mais que em 2011/12. O recorde paranaense é a safra 2010/11 quando chegou a 15,3 milhões de toneladas. “Se o clima for favorável, podemos alcançar a produção de dois anos atrás”, complementa Ortigara.
Ainda segundo o executivo, os agricultores paranaenses já comercializaram de forma antecipada 20% da safra para aproveitar os bons preços. Números da consultoria Safras e Mercado apontam
que 26% da produção do estado estão negociadas no mercado futuro.
Gazeta do Povo, 03/09/2012.
O nome do produto a que a notícia se refere foi retirado do texto e substituído por parênteses com asteriscos. Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos sobre a agricultura paranaense, assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome do produto em questão:
  • a)
    Arroz.
  • b)
    Café.
  • c)
    Milho.
  • d)
    Batata.
  • e)
    Soja.