1 resultado encontrado para . (0.006 segundos)

16576 PUC-PR (2010) - COPEL - Profissional de Comunicação Júnior / Jornalismo

Dentre as teorias da comunicação de massa, destaca-se a escola funcionalista. Conforme os estudos dessa corrente, as articulações internas dos meios de comunicação de massa estabelecem a distinção entre gêneros e meios específicos, o que acentua as funções exercidas por esse sistema. Assim, do conjunto de suas características, é correto afirmar que:
I. O professor de psicologia Harold D. Laswell representa um importante nome da escola, tendo defendido, dentre outras idéias, que a mídia afeta o público com seu conteúdo e que os conteúdos da mídia se inserem a partir dos contextos social, cultural e ideológico.
II. A escola surge na primeira metade do século XX, abordando estudos da publicidade e da propaganda política e questões de jornalismo e opinião pública, na busca por tornar a linguagem política e publicitária mais eficaz
III. O estudo científico do processo comunicativo tende se a concentrar em algumas das seguintes interrogações: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?
IV. A conclusão dos estudos dessa teoria aponta que as pessoas não buscam conteúdos que tenham a ver com o que pensam.
V. A idéia central da teoria funcionalista configura-se na construção analítica dos fenômenos que investiga.
  • a)
    Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • b)
    Apenas a assertiva I está correta.
  • c)
    Todas as assertivas estão corretas.
  • d)
    Apenas a assertiva II está correta.
  • e)
    Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.