20 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

49867 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias por meio de normativas legais, como a RDC 44/2009, a qual define claramente quais são e como devem ser prestados esses serviços. Com base nessa resolução, identifique como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as seguintes afirmativas:

( ) É permitida a aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos, sendo que os parâmetros fisiológicos cuja aferição é permitida nos termos dessa Resolução são pressão arterial, temperatura corporal e batimento cardíaco.

( ) As sobras de medicamentos adquiridos na farmácia ou drogaria, a serem administrados no interior do estabelecimento, cujas embalagens permitam múltiplas doses, poderão permanecer de posse do profissional farmacêutico responsável para o devido descarte, conforme Resolução específica.

( ) Poderá ser disponibilizado serviço de atenção farmacêutica domiciliar pelo estabelecimento farmacêutico no domicílio do usuário, sendo que esse serviço somente será permitido a estabelecimentos devidamente licenciados e autorizados pelos órgãos sanitários competentes.

( ) São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a)
    V – V – F – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    F – V – V – F.
  • d)
    V – F – F – V.
  • e)
    F – V – V – V.

49868 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

Entre os aspectos a serem observados no uso racional de medicamentos está o potencial de interação dos fármacos entre si em pacientes polimedicados, bem como a interação de fármacos com constituintes da dieta. Sobre as possíveis interações descritas em literatura, é correto afirmar:

  • a)
    Fármacos anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, atuam sobre a biossíntese de prostaglandinas, incluindo as vasodilatadoras/natriuréticas renais. Se administrados a pacientes recebendo tratamento para hipertensão, eles causam uma diminuição variável e às vezes intensa da pressão cardíaca.
  • b)
    A sildenafila inibe a isoforma da fosfodiesterase tipo V que inativa o GMPc. Consequentemente, a sildenafila potencializa os nitratos orgânicos, que ativam a guanilato ciclase, o que pode causar hipertensão grave em pacientes que usam esses fármacos.
  • c)
    Os diuréticos tiazida e de alça diminuem indiretamente a reabsorção tubular proximal do lítio, o que diminui a ação de carbonato de lítio usado no tratamento de pacientes com alteração do humor.
  • d)
    O uso de medicamentos inibidores de bomba de prótons facilita a absorção de minerais como ferro, cálcio e magnésio.
  • e)
    A varfarina compete com a vitamina K impedindo a síntese hepática de vários fatores de coagulação. Assim, se a produção de vitamina K no intestino for inibida pelo uso de antibióticos, a ação anticoagulante da varfarina será aumentada.

49870 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

Em agosto de 2016, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a RDC 98/2016, que dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição. Por meio dessa normativa, afirma-se que para o produto ser enquadrado como medicamento isento de prescrição deve comprovar baixo potencial de:

1- interação medicamentosa e alimentar clinicamente significante.

2- toxicidade, quando reações graves ocorrem apenas com a administração de grande quantidade do produto, além de apresentar janela terapêutica segura.

3- dependência, e nesses casos, desde que preconizado em bula.

4- risco ao paciente quando na condição de abuso, com a utilização do medicamento em quantidade superior ao preconizado ou por período superior ao recomendado.

Assinale a alternativa correta.

  • a)
    Somente o item 1 é verdadeiro.
  • b)
    Somente os itens 1 e 3 são verdadeiros.
  • c)
    Somente os itens 1, 2 e 4 são verdadeiros.
  • d)
    Somente os itens 2, 3 e 4 são verdadeiros.
  • e)
    Os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.

49871 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

Tanto a Política Nacional de Medicamentos quanto a Política Nacional de Assistência Farmacêutica apontam como estratégico o uso da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), considerada ferramenta imprescindível para a promoção do uso racional de medicamentos. Em sua 9ª edição, seção B, a RENAME organiza os grupos de medicamentos segundo a Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC ). De acordo com essa classificação:

  • a)
    o sulfato de atropina está classificado dentro do grupo N – sistema nervoso, sendo considerado componente básico da assistência farmacêutica.
  • b)
    o fluconazol está classificado dentro do grupo P – produtos antiparasitários, inseticidas e repelentes, sendo considerado componente básico e estratégico da assistência farmacêutica.
  • c)
    a dexametasona está classificada dentro do grupo D – medicamentos dermatológicos, sendo considerada componente especializado da assistência farmacêutica.
  • d)
    o ácido acetilsalicílico está classificado dentro do grupo C – aparelho cardiovascular, sendo considerado componente estratégico da assistência farmacêutica.
  • e)
    o ibuprofeno está classificado dentro do grupo M – sistema musculoesquelético, sendo considerado componente básico da assistência farmacêutica.

55025 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

De acordo com o estabelecido pelo Conselho Federal de Farmácia no tocante às farmácias universitárias, estas são consideradas laboratórios didático-especializados, que integram teoria e prática profissional, dando suporte ao desenvolvimento de competências indispensáveis ao atendimento das necessidades de saúde do paciente, família e comunidade. Com base na Resolução CFF 610/2015, que trata das atribuições do farmacêutico na farmácia universitária, assinale a alternativa correta.

  • a)
    A farmácia universitária deve ser voltada exclusivamente à formação de acadêmicos de graduação em Farmácia, sendo sugerido que os pós-graduandos utilizem os espaços proporcionados pelas residências multiprofissionais para sua formação.
  • b)
    Dentre os serviços prestados na farmácia universitária, destacam-se o rastreamento em saúde, a educação em saúde, a dispensação, a conciliação de medicamentos, o acompanhamento farmacoterapêutico e a revisão da farmacoterapia, sendo que o manejo de problemas de saúde autolimitados deve ser realizado em unidades básicas de saúde.
  • c)
    Sendo a farmácia universitária um laboratório didático-especializado e campo de estágio curricular obrigatório, a oferta das práticas integrativas e complementares é obrigatória.
  • d)
    É vedado ao farmacêutico que atua na farmácia universitária exercer simultaneamente as funções de supervisor e de orientador no desenvolvimento das atividades práticas.
  • e)
    Os professores que atuam na farmácia universitária devem possuir formação, experiência prática e competência técnica na área específica de sua orientação, sendo que a experiência docente pode ser considerada como experiência prática.

55026 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

A Lei no 13.021, de 8 de agosto de 2014, dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas envolvendo ações e serviços de assistência farmacêutica executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Sobre os direcionamentos estabelecidos nessa lei, assinale a alternativa correta.

  • a)
    A presença do profissional farmacêutico é exigida por 8 horas diárias, incluindo sábados e domingos, para o funcionamento de farmácias de qualquer natureza.
  • b)
    Farmácia de unidade hospitalar ou similar poderá atender usuários externos desde que cadastrados em algum programa de assistência farmacêutica oficial do SUS.
  • c)
    O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos.
  • d)
    Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 15 dias, atendido o disposto nas leis 5.991/1973 e 6.437/1977.
  • e)
    De acordo com a lei, vacinas e soros não poderão ser dispostos em farmácias de qualquer natureza, recomendando-se nesses casos aos usuários dirigirem-se a unidades de saúde do SUS.

55027 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

A Política Nacional de Medicamentos, aprovada como Portaria Ministerial em,1998, aponta os rumos e as linhas estratégicas de atuação do governo brasileiro para a área de saúde, em particular, a área de medicamentos. Nesse sentido, considere as seguintes diretrizes:

1- Promoção do uso racional de medicamentos, o que prevê a adequação dos currículos dos cursos de formação dos profissionais de saúde.

2- Produção de imunobiológicos pelo setor público.

3- Presença obrigatória do profissional responsável na farmácia, que deve ser considerada estabelecimento comercial diferenciado.

4- Apoio a pesquisas que visem ao aproveitamento do potencial terapêutico da flora e fauna nacionais.

São diretrizes da Política Nacional de Medicamentos:

  • a)
    1 e 2 apenas.
  • b)
    1 e 3 apenas.
  • c)
    2 e 4 apenas.
  • d)
    1, 3 e 4 apenas.
  • e)
    1, 2, 3 e 4.

55028 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

Para se obter a ação desejada e segura de medicamentos, é fundamental que os profissionais de saúde envolvidos tanto com a prescrição quanto com a dispensação estejam atentos às variações inter e intraindividuais, que podem ser de caráter farmacocinético e/ou farmacodinâmico. Nesse sentido, identifique como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as seguintes afirmativas:

( ) Em relação às variações étnicas, os chineses são consideravelmente mais sensíveis aos efeitos cardiovasculares do propranolol que os caucasianos, por metabolizarem o fármaco mais rapidamente, indicando que a diferença está relacionada com variações farmacodinâmicas na sensibilidade aos receptores ?-adrenérgicos ou em etapas anteriores.

( ) Os pacientes idosos merecem especial atenção no uso de medicamentos, porque nessa população o “clearance” dos fármacos tende a ser maior.

( ) A utilização de medicamentos por mulheres durante o período de gravidez deve ser cautelosa, entre outros motivos, em função das variações da barreira placentária e eventuais efeitos sobre o feto, sendo que os estudos revelam que alguns fármacos atravessam a barreira placentária.

( ) Fatores genéticos influenciam a farmacocinética, a farmacodinâmica e a susceptibilidade a reações idiossincráticas. Nesse sentido, é descrito o fato de que portadores de deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase podem apresentar uma resistência parcial à malária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a)
    F – V – V – F.
  • b)
    V – F – V – F.
  • c)
    F – V – F – V.
  • d)
    V – F – V – V.
  • e)
    V – V – V – V.

58360 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

Tendo em vista que a profissão farmacêutica passa por constantes atualizações, com novas terminologias técnicocientíficas sendo estabelecidas, é comum a disposição em normativas legais de glossários com definições técnicas, sendo seu conhecimento parte da atribuição do profissional farmacêutico. Nesse sentido, o Conselho Federal de Farmácia aprovou/referendou diversas terminologias, dispostas no Anexo da Resolução 610/2015, que trata das atribuições do farmacêutico na farmácia universitária. Com base nessa Resolução, assinale a alternativa correta.

  • a)
    Fármaco = substância química que é o princípio ativo do medicamento.
  • b)
    Conciliação de medicamentos = serviço pelo qual o farmacêutico analisa as condições de saúde e tratamento do paciente, com o objetivo de prevenir e resolver problemas da farmacoterapia e garantir que os resultados terapêuticos sejam alcançados, por meio da elaboração de um plano de cuidado e acompanhamento do paciente.
  • c)
    Queixa técnica = identificação e avaliação dos efeitos agudos ou crônicos, do risco do uso dos tratamentos farmacológicos no conjunto da população ou em grupos de pacientes expostos a tratamentos específicos.
  • d)
    Tecnologias em saúde = serviços que lidam com o diagnóstico e o tratamento de doenças ou com a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Incluem os consultórios, clínicas e hospitais, entre outros, públicos e privados.
  • e)
    Problema de saúde autolimitado = enfermidade crônica de baixa gravidade que desencadeia uma reação orgânica que tende a cursar com poucos danos para o paciente e que pode ser tratada de forma eficaz e segura com medicamentos de uso contínuo.

58361 PROGEPE (2017) - UFPR - Farmacêutico / Farmácia

Em seu Anexo II, a RDC 67/2007 trata de boas práticas de manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico. No item 2.6 do referido anexo é estabelecido que a dispensação de todas as formas farmacêuticas de uso interno que contenham tais substâncias deve ser feita mediante atenção farmacêutica e acompanhada pela bula simplificada contendo os padrões mínimos de informações ao paciente. São informações que devem ser repassadas aos pacientes, dispostas no anexo VIII dessa RDC, EXCETO:

  • a)
    Pacientes em tratamento com ácido valproico devem ser cuidadosamente acompanhados com exame clínico detalhado e provas de função hepática, uma vez que tem ocorrido insuficiência hepática fatal em pacientes recebendo a medicação.
  • b)
    Fumantes podem requerer uma posologia 50 a 100% maior de teofilina, usada nos casos de espasmos dos brônquios, uma vez que o uso das xantinas em fumantes resulta em eliminação acelerada da teofilina.
  • c)
    Hipotensão ortostática pode ocorrer no tratamento com o antipsicótico clozapina, com raros relatos de taquicardia. Pacientes idosos, particularmente aqueles com função cardiovascular comprometida, são mais susceptíveis a esses efeitos.
  • d)
    Durante o tratamento com colchicina, indicada para alívio da dor nos ataques agudos de artrite gotosa, os pacientes devem ser orientados a não dirigir veículos nem operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem ficar prejudicadas até que se tenham habituado ao medicamento e a sonolência tenha desaparecido.
  • e)
    Entre as reações que o antiarrítmico e cardiotônico digoxina pode provocar estão agitação, alucinação, tontura, visão borrada e visão dupla.