30 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

72726 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Analise este fragmento: “Lembro-me perfeitamente do primeiro ano, quando Dona Maria Augusta Toscano colocou nas minhas mãos um livro chamado As Mais Belas Histórias, de Lúcia Casasanta” (l. 04 e 05). Todos os verbos presentes em tal trecho são:

  • a)
    impessoais.
  • b)
    irregulares.
  • c)
    defectivos.
  • d)
    regulares.

72727 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Sustentando-se unicamente no conteúdo do texto em análise, não é possível asseverar que:

  • a)
    Alberto Villas nutre a esperança de que ainda conseguirá lembrar-se de todas as histórias.
  • b)
    o autor, ao ler As Mais Belas Histórias, deu-se conta de que a leitura lhe aprazia.
  • c)
    a professora influenciou negativamente o autor quanto ao gosto pela leitura.
  • d)
    as histórias lidas pelo autor, na infância, serviram-lhe de lição.

72728 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Educação Física

Os esportes são atividades muito praticadas atualmente. Existe uma diversidade de esportes que podem ser classificados baseados em critérios, tais como: cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação (GONZALÉZ, 2004). Sobre a classificação dos esportes, assinale (V ) para as afirmativas verdadeiras e (F ) para as afirmativas falsas e, em seguida, escolha o item que contém a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O sistema de classificação baseado na relação de cooperação e de oposição apresenta quatro categorias: esportes individuais em que não há interação com o oponente, esportes coletivos em que não há interação com o oponente, esportes individuais em que há interação com o oponente e esportes coletivos em que há interação com o oponente.

( ) Na classificação dos esportes sem interação com o adversário, o critério baseia-se no tipo de desempenho motor utilizado para a definição do vencedor/perdedor nas diversas modalidades.

( ) Na classificação dos esportes com interação com o adversário, o critério refere-se ao objetivo tático da ação, ou seja, há a exigência imposta aos integrantes para que se atinja o propósito durante o desenvolvimento da prática esportiva.

( ) Os esportes sem interação com o adversário, tendo como critério a comparação de desempenho, são classificados em: esportes de marca; esportes estéticos; esportes de precisão. Já os esportes com interação com o adversário, cujo critério se refere aos princípios táticos do jogo, são classificados em: esportes de combate ou luta; esportes de campo e taco; esportes de rede/quadra dividida ou muro; esportes de invasão.

  • a)
    V, V, V, V.
  • b)
    V, V, F, V.
  • c)
    V, V, V, F.
  • d)
    V, F, V, V.

72729 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Educação Física

Os estudos de Mosston e Ashworth (1996) sobre o processo de ensino e aprendizagem destacaram uma contribuição importante no que se refere à indicação de estilos de ensino que são utilizados pelos professores de Educação Física. Na análise desses estilos, os autores destacam formas de trabalho e de intervenção do professor que vão desde comandos diretivos ao estímulo da criatividade e maior autonomia do aluno. Sobre os estilos propostos por esses autores, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.

I) No estilo por comando, a relação professor e aluno é estabelecida de forma horizontal, na qual tanto professor quanto aluno selecionam os objetivos e as estratégias de forma colaborativa. As decisões e tarefas a serem realizadas partem do professor, mas sempre em colaboração com os alunos.

II) No estilo por descoberta dirigida, o professor propõe aos alunos diversas perguntas e elabora uma série de desafios de movimentos que são criados para orientá-los de modo que consigam descobrir a solução correta de forma independente e autônoma.

III) No estilo por resolução de problemas, o professor apresenta uma série de problemas aos alunos, que são estimulados a ser criativos e a experimentar diversas formas de realização de movimentos. Os alunos são estimulados a focar no desenvolvimento de suas próprias soluções para o problema e não a imitar as respostas dos colegas.

  • a)
    Todas as afirmativas estão corretas.
  • b)
    Somente a alternativa III está correta.
  • c)
    Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • d)
    Somente as alternativas I e II estão corretas.

72730 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Educação Física

No processo de ensino e aprendizagem do movimento na Educação Física, o feedback é um dos elementos mais críticos na comunicação efetiva, uma vez que caberá ao professor oferecer as informações necessárias para facilitar a avaliação do aluno sobre o movimento executado, analisando os erros e verificando o que foi bem sucedido. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, assinale a sequência correta. ( ) O feedback deve ser utilizado frequentemente para minimizar erros da prática, mas não deve sobrecarregar demais o aluno com muitas informações de uma só vez.

( ) O feedback interno, também denominado de feedback intrínseco, é obtido pelo aluno como um resultado da tarefa em si, a partir das informações dadas pelos professores durante ou após a execução do movimento. Ao realizar uma tarefa de movimento o feedback intrínseco é recebido na forma de sugestões visuais, táteis e cinestésicas.

( ) O feedback oferecido durante a realização de uma tarefa é denominado de feedback externo, no qual o professor oferece informações a respeito da precisão das ações do aluno no momento da execução.

( ) O feedback externo ou feedback expandido, utiliza as sugestões verbais do professor ou o uso de algum aparelho mecânico para que o aluno seja capaz de identificar os erros e os sucessos na execução da tarefa. O feedback interno, que acontece quando, por exemplo, um aluno está executando a parada de mãos na ginástica, pode ser ampliado por feedback externo, por meio dos comentários do professor sobre o posicionamento das mãos e sobre o alinhamento do corpo. A repetição de uma gravação em vídeo da parada de mãos pode oferecer feedback externo adicional.

  • a)
    V, V, F, V.
  • b)
    V, V, V, V.
  • c)
    V, V, V, F.
  • d)
    V, V, F, F.

72731 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Educação Física

A educação para um estilo de vida ativo nos programas de Educação Física, proposta pela abordagem da saúde renovada, é uma das abordagens da Educação Física que tem sido estruturada como uma alternativa para os programas tradicionais que ainda concentram suas práticas em torno dos esportes formais. Sobre essa abordagem de ensino, podemos afirmar que: I) a educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem a realizar no âmbito escolar. A importância dessa abordagem decorre do grande número de estudos científicos demonstrando a associação inequívoca entre os hábitos de atividades físicas e saúde. É preocupante a incidência de sedentarismo entre os jovens, bem como os resultados que apontam que os adolescentes e jovens não estão sendo estimulados adequadamente em relação à prática de atividades físicas que venham a repercutir favoravelmente em sua saúde.

II) uma das expectativas de aprendizagem das aulas de Educação Física é fazer com que os alunos venham a incluir hábitos de atividades físicas em suas vidas, compreendendo conceitos básicos relacionados com a saúde e a aptidão física, que sintam prazer na prática de atividades físicas, que desenvolvam certo grau de habilidades motoras, o que lhes proporcionará a percepção de competência e motivação para essa prática.

III) por meio da intervenção didático-pedagógica, pautada na abordagem da saúde renovada, nas aulas de Educação Física, é possível contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos de ordem conceitual e procedimental sobre o tema saúde relacionado às práticas corporais de movimento.

  • a)
    I, II e III estão corretas.
  • b)
    Somente os itens I e II estão corretos.
  • c)
    Somente os itens II e III estão corretos.
  • d)
    Somente os itens I e III estão corretos.

81156 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Quanto aos pronomes constantes do último parágrafo, qual é a afirmação exata?

  • a)
    Há pronome pessoal subentendido.
  • b)
    Existe somente pronome do caso oblíquo.
  • c)
    Contam-se apenas dois pronomes relativos.
  • d)
    Inexiste pronome demonstrativo nesse parágrafo.

81157 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Português

Mostrar/Esconder texto associado

O autor do texto – Alberto Villas – estabeleceu uma relação entre si próprio e o escritor russo Vladimir Nabokov, porque:

  • a)
    o autor tinha o mesmo hábito do russo antes de adormecer.
  • b)
    a escola, para os dois, representava um local mágico.
  • c)
    constatou, como o russo, que se esqueceu de tudo.
  • d)
    ambos sofreram privações na infância.

81158 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Educação Física

Sobre o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física, assinale a soma das afirmativas corretas. (Segundo Betti & Zuliani, 2002) (1) O ensino da Educação Física deve estabelecer o confronto entre o senso comum com o conhecimento científico, ou seja, a estabelecer um confronto de saberes para a constituição de um novo saber que vise a atender às exigências do meio sociocultural no qual o aluno se insere.

(3) A diversificação e o aprofundamento dos conhecimentos são essenciais para o ensino da Educação Física de qualidade.

(5) O ensino da Educação Física deve ser dimensionado de tal modo que venha a promover uma dificuldade crescente ao longo das séries, tanto do ponto de vista motor, quanto cognitivo, afetivo, fisiológico e social.

(7) Para a elaboração de uma proposta de ensino para a Educação Física, deve-se levar em consideração as características, as capacidades e os interesses dos alunos, com relação às perspectivas motora, cognitiva, afetiva, fisiológica, social e moral.

  • a)
    11.
  • b)
    13.
  • c)
    09.
  • d)
    16.

81159 Prefeitura de Fortaleza - CE (2016) - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física / Educação Física

Segundo KUNZ (2001, p. 47), a prática do esporte de rendimento apresenta “dois problemas graves que atualmente atingem cada vez com mais intensidade a prática do esporte de rendimento em todo o mundo. Trata-se de dois problemas relacionados ao treinamento esportivo especializado precoce e o doping”. Sobre o treinamento especializado precoce, assinale a única opção correta.

  • a)
    O treinamento especializado precoce favorece a aquisição de padrões de movimento, aprendizagem de habilidades e o desempenho físico-desportivo desde a Educação Infantil, o que favorece um melhor desempenho na idade adulta.
  • b)
    O treinamento especializado contribui para a unilaterização de um desenvolvimento que deveria ser plural.
  • c)
    A excessiva carga de treino a que se submete a criança não reduz a participação da mesma em atividades lúdicas, brincadeiras e jogos do mundo infantil, provocando prejuízos para o desenvolvimento físico, motor, social e emocional da criança.
  • d)
    O esporte de forma especializada, sistemática e intensa contribui para a formação da criança por colaborar para a aquisição da disciplina, da moral e dos hábitos saudáveis.