100 resultados encontrados para . (0.014 segundos)

145540 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / História e Geografia de Estados e Municípios

Mostrar/Esconder texto associado

Um dos principais aspectos naturais da Região Amazônica é seu grande potencial hídrico. Sobre as características dos rios e bacias hidrográficas amazônicas é correto afirmar que surgem inúmeros rios temporários ou intermitentes devido ao predomínio de estruturas geológicas cristalinas; os rios perenes surgem exclusivamente onde os índices pluviométricos ultrapassam a 2000mm anuais.

  • Certo
  • Errado

145541 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / História e Geografia de Estados e Municípios

Mostrar/Esconder texto associado

O Tratado de Petrópolis assinado em 17 de novembro de 1903 entre o Brasil e a Bolívia, tratava da renúncia da Bolívia sobre o território em questão, o Acre, mediante o pagamento, pelo Brasil de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas. O Tratado obrigava ainda o Brasil a construir uma ferrovia que contornasse o trecho encachoeirado do Rio Madeira, exigência do governo boliviano para resolver os problemas de transporte no escoamento da produção. Esse episódio ficou conhecido como a questão de Rondônia.

  • Certo
  • Errado

145542 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / História e Geografia de Estados e Municípios

Mostrar/Esconder texto associado

A BR–364 impulsionou um novo e definitivo surto migratório para a região a partir de 1970, diferente dos outros fluxos migratórios, este foi em busca de terra para a agricultura, até meados da década de 80 o fluxo migratório continuou intenso, o que possibilitou a criação de diversos municípios que hoje integram o Estado de Rondônia.

  • Certo
  • Errado

145543 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / História e Geografia de Estados e Municípios

Mostrar/Esconder texto associado

O Coronel Jorge Teixeira de Oliveira foi nomeado pelo presidente João Batista Figueiredo em 10 de abril de 1979 como governador do Território Federal de Rondônia para estruturar e transformar em Rondônia em Estado. No dia 22 de dezembro de 1981 é criado o Estado pela Lei Complementar n° 41, Jorge Teixeira é novamente nomeado pelo presidente Figueiredo como governador do Estado de Rondônia.

  • Certo
  • Errado

145544 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / Português

Mostrar/Esconder texto associado

A forma verbal "utilizam" (L. 13) está complementada por um objeto direto composto por dois núcleos.

  • Certo
  • Errado

145545 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Que a suposta longevidade dos índios fosse efeito dos bons céus, bons ares, boas águas de que desfrutavam eles, é o que a todos resulta patente.

  • Certo
  • Errado

145546 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / Português

Mostrar/Esconder texto associado

O trecho “Mas os dados escondem um retrato brasileiro que pede atenção: os homens continuam vivendo menos do que as mulheres.” pode ser reescrito, mantendo–se a correção gramatical e o sentido original do texto, da seguinte forma: “Os dados porém, mascaram uma fasceta do país que devemos prestarmos atenção: as mulheres tem apresentado mais longevidade que os homens.”

  • Certo
  • Errado

145547 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / Atualidades

Mostrar/Esconder texto associado

Este ano em São Paulo a situação por causa da estiagem é grave. Além da questão energética ainda tem a grande perda econômica pela agricultura com a perda no milho, na cana, no amendoim, nas hortaliças e a quantidade de chuva, este ano, está muito abaixo do esperado. Para resolver o problema energético causado pela seca o governo de SP propõe a captação da água do Rio Paraíba do Sul (RJ) pra abastecer São Paulo em épocas de seca no Sistema Cantareira. Proposta essa aceita pelo governo do RJ.

  • Certo
  • Errado

145548 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / Atualidades

Mostrar/Esconder texto associado

A Venezuela tem enfrentado momentos de tensão desde o início de fevereiro de 2014, com protestos de estudantes e opositores contra o governo. A situação se agravou em 12 de fevereiro, quando uma manifestação contra o presidente Nicolás Maduro terminou com três mortos e mais de 20 feridos. Ao mesmo tempo em que milhares foram às ruas para criticar o governo – em um contexto de inflação, insegurança, escassez de produtos básicos e alta criminalidade –, outros milhares se manifestaram em favor de Maduro e contra os oposicionistas. Após a tensão inicial, as manifestações diminuíram e a violência também. A crise política na Venezuela tem caráter totalmente local, sem interferência ou consequência com as relações internacionais com outros países.

  • Certo
  • Errado

145549 PM-RO (2014) - Prefeitura de Rio Branco - AC - Sargento / Atualidades

Mostrar/Esconder texto associado

Os três homens desapareceram no dia 16 de dezembro de 2013, quando viajavam de carro pela BR–230 (Rodovia Transamazônica). Após quase dois meses de buscas, os corpos foram encontrados em fevereiro deste ano em terras indígenas TenharimMarmelo. A região fica localizada a 100 quilômetros de distância de Humaitá, município do Amazonas. No dia 25 de dezembro do ano passado, moradores da região promoveram diversos protestos para cobrar agilidade da Polícia Federal em Rondônia (PF–RO) nas buscas pelos desaparecidos. Os manifestantes chegaram a atear fogo em carros, barcos e nas sedes da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Humaitá. A morte dos três homens teria relação com a cobrança de pedágio feita por indígenas em um trecho da Transamazônica, em quem há constantes conflitos. Para moradores, os crimes seria uma retaliação dos índios pela morte do cacique Ivan Tenharim, que teve o corpo encontrado na rodovia no início de dezembro de 2012.

  • Certo
  • Errado