Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 30 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 30 questões gratuitas para resolução." />
30 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

76534 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

Tendo como base os princípios de Assistência Farmacêutica e aspectos a ela relacionados, julgue as alternativas abaixo: I. A atenção farmacêutica é uma das entradas do sistema de farmacovigilância, ao identificar e avaliar problemas relacionados à segurança, efetividade e desvios da qualidade de medicamentos.

II. No ciclo da assistência farmacêutica hospitalar, a aquisição de medicamentos é uma atividade de extrema importância, visto que este é um insumo fundamental de suporte às ações de saúde, onde uma boa aquisição de medicamentos deve considerar a rotina da farmácia hospitalar e a irrelevância do medicamento junto a estudos farmacoepidemiológicos.

III. É responsabilidade dos três gestores do SUS o financiamento da assistência farmacêutica, porem cabe ao governo federal uma parte fixa do Componente Básico, com valor per capita, transferido aos estados, municípios e DF, com contrapartida das esferas alocando recursos próprios de acordo com os valores pactuados entre as 3 esferas de gestão.

IV. A assistência farmacêutica no SUS engloba as atividades de seleção, programação, aquisição, armazenamento, devendo ser baseada na política de preços da indústria farmacêutica nacional.

  • a)
    Todas as alternativas são verdadeiras.
  • b)
    Apenas I e III são verdadeiras.
  • c)
    I, III e IV são verdadeiras.
  • d)
    II, III e IV são falsas.
  • e)
    I, II e III são verdadeiras

76535 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

Medicamento pode ser definido como “ produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa e para fins de diagnóstico. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos”. Sobre essa temática e tópicos correlatos, julgue os itens abaixo quanto a certo (C ) ou errado (E ): I. Um dos métodos utilizados para a programação de medicamentos é o perfil epidemiológico, qual se baseia, fundamentalmente, nos dados de incidência e prevalência dos principais problemas de saúde de uma população.

II. São vantagens da seleção de medicamentos: uniformizar condutas terapêuticas, tornando impessoais as decisões na escolha dos medicamentos utilizados e promover o aumento do estoque qualitativo e quantitativo de medicamentos, evitando sua falta.

III. Dispensário de medicamentos é uma empresa que exerça direta ou indiretamente o comércio atacadista de drogas, medicamentos em suas embalagens originais, insumos farmacêuticos e de correlatos.

IV. Em sua forma intacta, medicamentos podem ser usados indevidamente, e mesmo que não utilizados por outras pessoas, ao serem dispersos no ambiente, podem se tornar disponíveis ao homem através da água, do solo e do ar, causando impactos sobre a natureza e a saúde pública.

V. Medicamentos não utilizados ou vencidos representam um problema de saúde pública considerado de grande impacto econômico e aponta para a possibilidade de automedicação, não adesão a um tratamento prescrito, prescrição além da quantidade necessária e a presença de amostra-grátis na comunidade.

  • a)
    C, C, C, C, C.
  • b)
    E, C, C, E, C.
  • c)
    E, E, C, E, C.
  • d)
    C, C, C, E, E.
  • e)
    C, E, E, C, C.

76536 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

Infecção hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. A fim de regulamentar medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar, instituiu-se a implantação de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar em todos os hospitais do país, independentemente de sua natureza jurídica. A respeito dessa comissão, qual alternativa é CORRETA?

  • a)
    O farmacêutico tem grande importância na comissão de infecção hospitalar dentro de um hospital público ou privado. A atuação dele na prevenção e controle da infecção hospitalar dá-se orientando e executando processos de desinfecção e esterilização de materiais biológicos, além de fazer o fracionamento dos medicamentos em clínicas especializadas.
  • b)
    A taxa de pacientes com infecção hospitalar é calculada tomando como denominador o número de doentes que apresentaram infecção hospitalar no período considerado e, como numerador, o total de saídas (altas, óbitos e transferências) ou entradas no período.
  • c)
    O farmacêutico tem um importante papel no controle de infecções hospitalares. Entre suas funções está a de identificar a contaminação de medicamentos. Existem dificuldades para a identificação de surtos por contaminação de medicamentos, em decorrência de suas características epidemiológicas e, principalmente, da inexistência de protocolos específicos que permitam a caracterização e o estudo. Em relação a esse tipo de contaminação denomina-se contaminação intrínseca a contaminação que ocorre na indústria, sendo geralmente disseminado no tempo, espaço e entre várias instituições.
  • d)
    A taxa de infecção hospitalar é calculada tomando, como denominador, o número de episódios de infecção hospitalar no período considerado e, como numerador, o total de saídas (altas, óbitos e transferências) ou entradas no mesmo período.
  • e)
    A taxa de infecções hospitalares por procedimento é calculada tendo, como numerador, o total de pacientes submetidos a um tipo de procedimento de risco e, como denominador, o número de pacientes submetidos a esse mesmo procedimento e que desenvolveram infecção hospitalar.

76537 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

Sobre o processo de excreção dos fármacos, marque a alternativa INCORRETA.

  • a)
    Os fármacos são eliminados pelo processo de excreção sem qualquer alteração, ou são convertidos em metabólitos.
  • b)
    Com exceção dos pulmões, os órgãos excretores eliminam mais eficazmente os compostos polares do que as substâncias altamente solúveis.
  • c)
    Os fármacos são excretados apenas através das vias renal, fecal e biliar.
  • d)
    O rim é o órgão mais importante para excreção dos fármacos e seus metabólitos.
  • e)
    A excreção dos fármacos e metabólitos através na urina inclui três processos independentes: filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva.

76538 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

Embora existam muitos compostos com propriedades farmacológicas semelhantes às da morfina, este fármaco ainda é o padrão com o qual os analgésicos novos são comparados. Como a síntese da morfina é difícil, o fármaco ainda é obtido do ópio ou extraído da palha das papoulas. Com relação à morfina, julgue os itens a seguir:

I- Muitos derivados semissintéticos são obtidos por modificação relativamente simples da morfina ou da tebaína.

II- A codeína é a metilmorfina, na qual a substituição da metila é acrescentada ao grupo hidroxil fenólico.

III- A morfina produz amplo espectro de efeitos indesejáveis, incluindo depressão respiratória, náuseas, vômitos, tonturas, hipotensão, dentre outros.

IV- Quando administradas por via intravenosa a morfina age rapidamente.

  • a)
    Apenas IV está correta.
  • b)
    Apenas III e IV estão corretas.
  • c)
    II, III e IV estão corretas.
  • d)
    Apenas I e II estão corretas.
  • e)
    Todas alternativas estão corretas.

76539 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

Marque a alternativa que NÃOmostra um analgésico opióide.

  • a)
    Morfina.
  • b)
    Codeína.
  • c)
    Tramadol.
  • d)
    Metadona.
  • e)
    Nitroprussiato de sódio.

79702 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

De acordo com a ANVISA (2011), forma farmacêutica é o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes apropriados ou sem a adição de excipientes, a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração. Quanto a essa temática, julgue os itens abaixo em verdadeiro (V ) ou falso (F ), e marque a alternativa CORRETA:

( ) Formas farmacêuticas obtidas sob compressão são bastante utilizadas devido à facilidade de armazenamento, transporte e a grande estabilidade do produto. Ensaios de resistência mecânica são fundamentais para a garantia da qualidade dessas formas farmacêuticas, sendo que, para a determinação de dureza, podem ser utilizados diversos tipos de equipamentos, pois as diferenças entre eles se dão quanto ao mecanismo empregado para exercer a pressão.

( ) Em ensaios para comprimidos ou cápsulas com revestimento gastro-resistentes, o teste deve ser iniciado com pH levemente ácido (6,8), em tampão fosfato, no qual as formas farmacêuticas não devem se desintegrar. Posterior a esse procedimento, se iniciam os testes com solução de ácido clorídrico 0,1M.

( ) Xarope é uma forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, apresentando não menos que 45% de sacarose ou outros açúcares na sua forma farmacêutica líquida e geralmente não contêm agentes flavorizantes.

( ) Creme é uma forma farmacêutica semissólida que consiste de uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase aquosa. Contém um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e é utilizado normalmente para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.

  • a)
    V, V, F, F.
  • b)
    V, F, F, F.
  • c)
    V, F, V, F.
  • d)
    V, V, F, V.
  • e)
    V, F, V, V.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

79703 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

A Farmácia Hospitalar é uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente às demais unidades administrativas e de assistência ao paciente. Quanto a essa temática, julgue os itens,como verdadeiros (V ) ou falsos (F ):

( ) O Ministério da Saúde do Brasil (MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estabelecem as funções fundamentais de um serviço de farmácia hospitalar (FH),sendo uma das funções da FH a implantação de um sistema sobre pacientes para obtenção de dados objetivos, que possibilitem à equipe de saúde otimizar a prescrição médica e a administração dos medicamentos.

( ) Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma nova realidade econômica, forçando as instituições hospitalares a adaptar em seus orçamentos às necessidades da população assistida, tendo a racionalização dos gastos como a principal meta da administração financeira. A fim de atender essa racionalização dos gastos, o processo de aquisição de medicamentos deve atender aos requisitos de avaliação de consumo. Porém, a fim de avaliar o consumo, primeiramente é necessário descrevê-lo. Assim, é correto descrever o consumo como: horizontal ou sazonal, ou seja, oscilações regulares, tanto positivas, quanto negativas.

( ) Objetivando manter um dimensionamento correto dos estoques que atendam às necessidades, com regularidade no abastecimento, recomenda-se a utilização de alguns instrumentos, dentre eles, o tempo de reposição, definido como a quantidade existente no estoque, que determina a emissão de um novo pedido.

( ) Consumo médio mensal e estoque mínimo são dois conceitos bastante usados em Farmácia hospitalar, onde Consumo médio mensal é a soma do consumo de medicamentos utilizados em determinado período de tempo dividido pelo número de meses da sua utilização. Quanto maior o período de coleta de dados, maior a segurança nos resultados,saídas por empréstimo devem ser desconsideradas; e estoque mínimo é a quantidade mínima a ser mantida em estoque para atender ao consumo médio mensal, em determinado período de tempo, enquanto se processa o pedido de compra, considerando-se o tempo de reposição de cada produto.

  • a)
    F, F, V, V.
  • b)
    F, F, F, F.
  • c)
    V, F, V, V.
  • d)
    V, F, F, V.
  • e)
    F, F, F, V.

79704 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

Julgue os itens abaixo, tendo em vista o conceito e problemas relacionados à farmacovigilância: 1- A farmacovigilância é o acompanhamento da ação dos medicamentos que já estão no mercado, por meio da identificação, avaliação e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com os mesmos, sendo que o uso de fármacos em ensaios de fase 1; efeitos adversos; desvios da qualidade são problemas relacionados a ela.

2- Na farmacovigilância são realizados ensaios de fase IV ou pós-comercialização, com o objetivo de detectar precocemente reações adversas a novos medicamentos ou modificar o perfil de segurança de medicamentos antigos, onde interações com substâncias químicas, medicamentos, álcool e alimento são problemas a ela relacionados.

3- Farmacovigilância tem por objetivo controlar para que um medicamento não seja prejudicial para a saúde da população e que seus benefícios superem seus riscos. Perda de efeito, intoxicação, abuso e uso incorreto estão relacionados a ela.

4- A Farmacovigilância é uma atividade que permite, durante a etapa de uso comercial em larga escala, uma observação da segurança real do medicamento e, assim, detectar efeitos adversos não previstos nas etapas prévias ao seu lançamento no mercado e tem por objetivo detectar e prevenir o aparecimento de RAM (reações adversas a medicamentos). Efeitos adversos, desvios da qualidade, erros de Administração, perda de efeito, intoxicação, abuso e uso incorreto são problemas relacionados à farmacovigilância.

  • a)
    1, 3 e 4 estão corretas.
  • b)
    2 e 4 estão corretas.
  • c)
    Todas estão corretas.
  • d)
    1, 2 e 3 estão corretas.
  • e)
    Apenas 4 está correta.

79705 NUCEPE (2016) - Prefeitura de Teresina - PI - Farmacêutico / Farmácia

Relacione as colunas e marque a alternativa acerca das vias de administração com base nas suas características.

1- Administração Oral.

2- Administração Sublingual.

3- Absorção Transdérmica.

4- Administração Retal.

5- Via Intravenosa.

I- ( ) A liberação dos fármacos são controladas e asseguradas com precisão e rapidez , o que não é possível por qualquer outra via.

II- ( ) Absorção pelo trato gastrointestinal é determinada por fatores como área disponível à absorção, fluxo sanguíneo na superfície absortiva, estado físico, hidrossolubilidade do fármaco e sua concentração no local da absorção.

III- () Nem todos os fármacos penetram com facilidade por essa via. A absorção daqueles que o fazem depende da superfície sobre a qual são aplicados e sua lipossolubilidade.

IV- ( ) Cerca de 50 % do fármaco absorvido por essa via passarão pelo fígado, sendo assim o metabolismo hepático da primeira passagem é menor do que com a preparação oral.

V- ( ) A drenagem venosa dessa via dirige-se à veia cava superior e isto provoca um desvio da circulação porta e, deste modo, protege o fármaco do metabolismo de primeira passagem.

  • a)
    1-II; 2-V; 3-III; 4-IV; 5-I.
  • b)
    1-III; 2-IV; 3-I; 4-V; 5-II.
  • c)
    1-II; 2-V; 3-IV; 4-I; 5-III.
  • d)
    1-IV; 2-V; 3-I; 4-II; 5-III.
  • e)
    1-V; 2-II; 3-IV; 4-III; 5-I.