8 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

76801 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Libras / Pedagogia

Mostrar/Esconder texto associado

Não é correto o que se afirma na alternativa:

  • a)
    A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na educação básica. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
  • b)
    Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
  • c)
    Serão recursos públicos destinados à educação os originários de: receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; receita de transferências constitucionais e outras transferências; receita do salário-educação e de outras contribuições sociais; receita de incentivos fiscais; outros recursos previstos em lei.
  • d)
    Para efeito de cumprimento de exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer, mediante regulamentação própria, conhecimentos, saberes, habilidades e competências, mediante diferentes formas de comprovação, como: demonstração prática; experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar; atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino; cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais; estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras; e educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias.

76802 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Libras / Pedagogia

Leia as afirmações sobre línguas de sinais e assinale a alternativa verdadeira:

(i ) “Para os usuários de línguas de sinais, as expressões faciais têm duas funções distintas: expressar emoções e marcar estruturas gramaticais específicas, servindo para distinguir funções linguísticas, uma característica única das línguas de modalidade visual-espacial.”

(ii) “As línguas de sinais apresentam palavras em que não há relação direta entre a forma e o significado.”

(iii) “As línguas de sinais não são restringidas por regras.”

(iv) “As línguas de sinais também apresentam o nível da forma e o nível do significado. Por exemplo, as configurações por si só não apresentam significado, mas ao serem combinadas formam sinais que significam alguma coisa.”

  • a)
    Não é correto o que está posto no item (i).
  • b)
    Não é correto o que está posto no item (ii).
  • c)
    Não é correto o que está posto no item (iii).
  • d)
    Não é correto o que está posto no item (iv).

76803 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Libras / Pedagogia

Mostrar/Esconder texto associado

Qual das alternativas a seguir é incorreta?

  • a)
    Língua brasileira de sinais é a língua utilizada pelas comunidades surdas de todas as nacionalidades. As línguas de sinais apresentam as propriedades específicas das línguas naturais.
  • b)
    LSB é outra sigla para referir-se à língua brasileira de sinais: Língua de Sinais Brasileira. Esta sigla segue os padrões internacionais de denominação das línguas de sinais.
  • c)
    Língua fonte é a língua que o intérprete ouve ou vê para, a partir dela, fazer a tradução e interpretação para a outra língua (a língua alvo).
  • d)
    Língua é um sistema de signos compartilhado por uma comunidade linguística comum.

83552 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Libras / Pedagogia

Mostrar/Esconder texto associado

Atribua (V ) verdadeiro ou (F ) falso às seguintes afirmativas e aponte a alternativa correta. ( ) O "professor-intérprete" deve ser o profissional cuja carreira é a do magistério e cuja atuação na rede de ensino pode efetivar-se com dupla função: docente e intérprete em contexto de sala de aula.

( ) O intérprete especialista para atuar na área da educação deverá ter um perfil para intermediar as relações entre os professores e os alunos, bem como, entre os colegas surdos e os colegas ouvintes.

( ) O intérprete educacional é aquele que atua como profissional intérprete de língua de sinais na educação.

( ) Os intérpretes-tutores deveriam estar preparados para trabalharem com as diferentes áreas do ensino.

( ) O intérprete de língua de sinais poderá atuar na educação infantil, na educação fundamental, no ensino médio, no nível universitário e no nível de pós-graduação.

  • a)
    V, V, V, V, F.
  • b)
    F, V, V, V, V.
  • c)
    V, V, F, V, V.
  • d)
    V, V, V, V, V.

88586 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Libras / Pedagogia

Leia as assertivas e, tomando por referência as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa verdadeira.

(i ) O eixo temático organiza a estrutura do trabalho pedagógico, limita a dispersão temática e fornece o cenário no qual são construídos os objetos de estudo.

(ii) O trabalho com eixos temáticos permite a concretização da proposta de trabalho pedagógico centrada na visão disciplinar.

(iii) O trabalho com eixos temáticos facilita a organização dos assuntos, de forma ampla e abrangente, a problematização e o encadeamento lógico dos conteúdos e a abordagem selecionada para a análise e/ou descrição dos temas. a

  • a)
    Não é correto o que está posto no item (i).
  • b)
    Não é correto o que está posto no item (ii).
  • c)
    Não é correto o que está posto no item (iii).
  • d)
    Não é correto o que está posto nos item (i) e (ii).

97502 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Libras / Legislação Federal

À luz da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), assinale a alternativa que completa a lacuna do texto.

_____________________________ unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) localizadas em áreas residenciais da comunidade, com estruturas adequadas, que possam contar com apoio psicossocial para o atendimento das necessidades da pessoa acolhida, destinadas a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

  • a)
    Moradias para a vida independente:
  • b)
    Residências inclusivas:
  • c)
    Adaptações razoáveis:
  • d)
    Elementos de urbanização:

105236 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Libras / Pedagogia

Mostrar/Esconder texto associado

Atribua C (certo) ou E (errado) às assertivas e marque a alternativa que apresenta a correspondência correta. ( ) A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior.

( ) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.

( ) Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

  • a)
    (E), (C), (C), (C).
  • b)
    (C), (C), (C), (E).
  • c)
    (C), (C), (E), (C).
  • d)
    (C), (C), (C), (C).

105237 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Libras / Pedagogia

Mostrar/Esconder texto associado

Marque a alternativa errada.

  • a)
    Do ponto de vista clínico, comumente se caracteriza a surdez pela diminuição da acuidade e percepção auditivas que dificultam a aquisição da linguagem oral de forma natural.
  • b)
    Surdo é o sujeito que apreende o mundo por meio de experiências visuais e tem o direito e a possibilidade de apropriar-se da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa, de modo a propiciar seu pleno desenvolvimento e garantir o trânsito em diferentes contextos sociais e culturais.
  • c)
    Entende-se cultura surda como a identidade cultural de um grupo de surdos que se define enquanto grupo semelhante a outros grupos de surdos.
  • d)
    A identificação dos surdos situa-se culturalmente dentro das experiências visuais.