7 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

76804 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Ensino Religioso / Ensino Religioso

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso, publicados no ano de 1998, vieram a ser uma das fontes bibliográficas a servir de referência à elaboração dos volumes didáticos de Ensino Religioso, particularmente no que diz respeito à proposição de temas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental segundo cinco eixos. Assinale a alternativa que não faz parte dos cinco eixos defendidos pelos PCN´s de Ensino Religioso:

  • a)
    Culturas e Religiões
  • b)
    Textos Sagrados e/ou Tradições Orais
  • c)
    Teologias e Ritos
  • d)
    Sincretismo e Rituais

83553 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Ensino Religioso / Ensino Religioso

Nas escolas públicas e privadas atuais, ainda sentimos falta de um ensino religioso que pratique a busca pelo entendimento das várias religiões sem tentar algum tipo de manipulação ou que mostre apenas o lado cristão do sagrado. Quando se fala de ensino religioso, devemos ter em mente que várias pessoas da sociedade possuem crenças diferentes e que devem ser compreendidas com toda a seriedade que os ensinamentos sagrados proporcionam, uma vez que todas as religiões, independente de sua filosofia ou local de origem, remetem a Deus. Atualmente, percebemos algumas mudanças no ensino religioso, provocadas pela Lei 9.475, que dá nova forma ao Artigo 33 da Lei 9.394. Esse artigo estabelece que deve haver regulamento nos procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso, com o estabelecimento de normas para a habilitação e admissão dos professores, o que torna o ensino religioso mais aberto, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, além de acabar com qualquer forma de proselitismo ou preconceito. Coube ao Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), entidade representante da sociedade civil organizada, a tarefa de elaborar e divulgar o documento intitulado Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER).

Com a publicação desse documento, o Ensino Religioso assumiu um caráter laico, destituído de proselitismo. Considerado de fundamental importância para a formação básica do cidadão e para o pleno desenvolvimento da pessoa humana, o Ensino Religioso incorporou novos paradigmas ao assumir uma perspectiva:

  • a)
    Epistemológica
  • b)
    Gnosiológica
  • c)
    Tradicionalista
  • d)
    Psicológica

88587 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Ensino Religioso / Ensino Religioso

O Ensino Religioso no Brasil, por lei (art.33 da Lei 9.394/06 e Resolução 02/98 do Conselho Nacional de Educação, de 7 de abril de 1998), deve constar no rol das disciplinas escolares. Os profissionais devem ser preparados, não somente para respeitar a diversidade religiosa, bem como para estimular uma consciência antirracista. A religião não pode continuar se apresentando no ambiente escolar de forma inibidora de diversas experiências culturais. É comum assistirmos a comemorações de festas juninas nas escolas que, por possuírem um conteúdo doutrinário de homenagem a santos católicos, terminam inibindo a participação de estudantes de outras matrizes religiosas. O profissional de Ensino Religioso deve estar capacitado para lecionar essa disciplina, uma vez que se trata de abordar a religiosidade num sentido amplo e global. Assinale o requisito que não faz parte do perfil do educador de Ensino Religioso:

  • a)
    Doutrinar a fé do educando de forma que o proselitismo e a diversidade cultural sejam marcas da cidadania.
  • b)
    Respeitar as demais tradições e manifestações religiosas.
  • c)
    Ter clareza quanto à sua própria convicção de fé.
  • d)
    Ter o espírito de pesquisa.

88670 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Ensino Religioso / Pedagogia

Não é correto o que se afirma na alternativa:

  • a)
    A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na educação básica. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
  • b)
    Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
  • c)
    Serão recursos públicos destinados à educação os originários de: receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; receita de transferências constitucionais e outras transferências; receita do salário-educação e de outras contribuições sociais; receita de incentivos fiscais; outros recursos previstos em lei.
  • d)
    Para efeito de cumprimento de exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer, mediante regulamentação própria, conhecimentos, saberes, habilidades e competências, mediante diferentes formas de comprovação, como: demonstração prática; experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar; atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino; cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais; estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras; e educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias.

97503 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Ensino Religioso / Ensino Religioso

A experiência com o Sagrado está fora do normal, é algo que está além dos acontecimentos diários da vida de um ser humano, é um momento que marca para sempre, é algo separado do rotineiro. Acontece sem que o homem faça acontecer, mas essa experiência depende unicamente do Sagrado querer se manifestar. Para compreender corretamente a natureza dessas crenças, é preciso analisar a distinção entre o sagrado e o profano. O sagrado é uma dimensão da vida humana que se manifesta em circunstâncias especiais, fora da rotina e do cotidiano, domínios da vida profana. Otto (1985), um grande estudioso da “Religião”, busca um nome para essa coisa que alguns chamam de “sentimento de ser criatura”, o sentimento que a criatura tem de seu próprio nada e que desaparece na presença daquele que está além de, acima de toda criatura. E, ao tentar entender o sentimento da alma humana em relação ao Sagrado, é possível identificar um elemento que caracteriza esse sentimento, o qual Otto chama de:

  • a)
    Numen
  • b)
    Religare
  • c)
    Refração da alma
  • d)
    Restrição indutora da alma

105238 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Ensino Religioso / Ensino Religioso

O Ensino Religioso é o instrumento que auxilia na superação das contradições de respostas isoladas (proselitismo) e na construção da cidadania. Dessa forma, o Ensino Religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presentes na sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas que exprimam o processo histórico da humanidade. No que se refere aos objetivos do Ensino Religioso, assinale a alternativa correta:

  • a)
    Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do professor.
  • b)
    Não analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manuseio das diferentes culturas e manifestações socioculturais.
  • c)
    Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé do educando.
  • d)
    Possibilitar esclarecimento sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.

105329 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Professor - Ensino Religioso / Pedagogia

Atribua C (certo) ou E (errado) às assertivas e marque a alternativa que apresenta a correspondência correta.

( ) A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior.

( ) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.

( ) Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

  • a)
    (E), (C), (C), (C).
  • b)
    (C ), (C), (C), (E).
  • c)
    (C ), (C), (E), (C).
  • d)
    (C) , (C), (C), (C).