15 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

76841 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

De acordo com a Resolução que trata sobre os medicamentos genéricos, os equivalentes farmacêuticos são:

  • a)
    Medicamentos que contêm o mesmo fármaco, podendo ou não conter mesmo excipientes e o sal ou éster da molécula terapeuticamente ativa, com quantidade e forma farmacêutica diferentes.
  • b)
    Produtos farmacêuticos que podem diferir quanto algumas especificações da Farmacopeia Brasileira e padrões aplicáveis de qualidade, porém mantém seus efeitos em relação à eficácia e segurança.
  • c)
    Medicamentos que contém o mesmo fármaco, isto é, mesmo sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa e os excipientes idênticos.
  • d)
    Medicamentos que devem cumprir com as mesmas especificações atualizadas relacionadas à identidade, dosagem, pureza, potência, uniformidade de conteúdo, tempo de desintegração e velocidade de dissolução, quando for o caso.

76842 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

Modelo de prática farmacêutica que compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, na promoção e na recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde, mediante interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Assinale a alternativa com o nome desse modelo.

  • a)
    Equipe multiprofissional de saúde integral
  • b)
    Atenção Farmacêutica
  • c)
    Dispensação Farmacêutica
  • d)
    Intercambialidade de medicamentos

76843 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

As plaquetas proporcionam o tampão hemostático inicial no local da lesão vascular, além de participar das tromboses patológicas. Para evitar os agravos das tromboses, foram desenvolvidos potentes inibidores da função plaquetária. Sobre os fármacos antiplaquetários, é correto afirmar:

  • a)
    O Ácido Acetilsalicílico provoca inativação da ciclooxigenase que reduz a síntese de tromboxano A2, um dos mediadores endógenos que participam da ativação das plaquetas.
  • b)
    O Clopidrogrel é um fármaco análogo da lisina que compete com ela pelos locais de produção de tromboxano, impedindo a ativação e a agregação das plaquetas.
  • c)
    A Heparina é um fármaco antiplaquetário com imenso valor terapêutico devido ao seu antagonismo com a Vitamina K, essencial à ativação das plaquetas.
  • d)
    A Varfarina é pró-fármaco antiplaquetário que possui relação estrutural com a Ticlopidina e inibe a agregação plaquetária induzida pelo difosfato de adenosina (ADP).

76844 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

Qual é o Fármaco que inibe a atividade da aldeído-desidrogenase, aumentando as concentrações do acetaldeído quando há ingestão de álcool e que é utilizado como coadjuvante no tratamento do alcoolismo crônico, provocando rubor, náuseas, vômito, mal-estar, sudorese e confusão mental?

  • a)
    Naloxona
  • b)
    Dissulfiram
  • c)
    Cocaína
  • d)
    Feniletilaminas

83591 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

Segundo a RDC nº 210, de 4 de agosto de 2003, o que assegura que os produtos sejam consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro, o seu cumprimento esteja dirigido primeiramente à diminuição dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais não podem ser detectados através da realização de ensaios nos produtos terminados e faz parte da Garantia da Qualidade?

  • a)
    Controle de Qualidade
  • b)
    Validação
  • c)
    Boas Práticas de Fabricação
  • d)
    Auto-inspeção

83592 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

Tendo em mente a Portaria nº 3.916, de 30 de outubro de 1998, assinale a alternativa incorreta sobre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

  • a)
    Integram o elenco dos medicamentos essenciais aqueles produtos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população.
  • b)
    A Relação Nacional de referência que servirá de base para o direcionamento da produção farmacêutica e para o desenvolvimento científico e tecnológico, deixando os medicamentos essenciais continuamente disponíveis aos segmentos da sociedade que deles necessitem, nas formas farmacêuticas apropriadas.
  • c)
    A Relação Nacional é um meio fundamental para orientar a padronização, quer da prescrição, quer do abastecimento de medicamentos, principalmente no âmbito do SUS, constituindo, assim, um mecanismo para a redução dos custos dos produtos.
  • d)
    Assim como há a Relação Nacional, os estados e municípios deverão organizar suas respectivas listas de medicamentos essenciais, favorecendo o processo de descentralização da gestão, visto que estas instâncias são, com a participação financeira e técnica do Ministério da Saúde, responsáveis pelo suprimento de suas redes de serviços.

83593 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

Sobre o Ibuprofeno, é incorreto afirmar:

  • a)
    É um derivado do ácido propiônico e é indicado para o tratamento sintomático da artrite reumatoide, osteoartrite e como analgésico na tendinite e bursite agudas.
  • b)
    O Ibuprofeno é um inibidor não seletivo da cicloxigenase (COX), sendo absorvido rapidamente, liga-se avidamente às proteínas e sofre metabolismo hepático e excreção renal de seus metabólitos.
  • c)
    O Ibuprofeno pode interferir na ação de medicamentos anti-hipertensivos e diuréticos, aumentar o risco de sangramento com a Varfarina e interferir na ação antiplaquetária do ácido acetilsalicílico.
  • d)
    É derivado do ácido enólico, sendo inibidor seletivo da COX-2, tendo propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas.

88626 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

Sobre o Controle de Qualidade tratado na RDC nº 210, de 4 de agosto de 2003, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    O controle de qualidade é a parte das Boas Práticas de Fabricação referente à amostragem, especificações, ensaios, procedimentos de organização, documentação e procedimentos de liberação que asseguram que os ensaios necessários e relevantes sejam executados e que os materiais não são liberados para uso, nem os produtos liberados para venda ou fornecimento, até que a qualidade dos mesmos seja julgada satisfatória.
  • b)
    A dependência do controle de qualidade em relação à produção é fundamental, pois as amostragens de matérias-primas, materiais de embalagem, produtos intermediários, produtos a granel e produtos terminados devem ser realizadas por métodos aprovados e por pessoal qualificado da produção, mantendo a confiabilidade do processo.
  • c)
    No controle de qualidade os métodos de análise devem ser validados, os registros devem ser feitos de modo a demonstrar que todos os procedimentos de amostragem, inspeções e ensaios requeridos, tenham sido realmente executados e que quaisquer desvios tenham sido totalmente investigados e documentados.
  • d)
    Estabelecer, validar e implementar seus procedimentos para avaliar, manter e armazenar os padrões de referência das substâncias ativas utilizadas; assegurar a correta rotulagem dos recipientes de materiais e produtos; garantir que a estabilidade das substâncias ativas e dos produtos seja monitorada; participar da investigação de reclamações relacionadas à qualidade do produto e participar no monitoramento ambiental também são atribuições do Controle de Qualidade.

88627 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

Avalie as afirmativas a seguir sobre o Paracetamol, com V para verdadeiro ou F para falso. ( ) O Paracetamol é um agente analgésico e antipirético não narcótico mais comumente utilizado, possui atividade anti-inflamatória relativamente fraca.

( ) A N-acetil-cisteína é indicada para os que estão sob risco de lesão hepática em casos suspeitos de envenenamento por Paracetamol.

( ) Em doses tóxicas, o Paracetamol pode provocar hepatotoxicidade por formar o metabólito tóxico Nacetil-p-benzoquinona-imina, altamente reativo, causando disfunção enzimática, desarranjo estrutural e metabólico dos hepatócitos.

( ) Altas doses de Paracetamol estimulam diretamente o centro respiratório no bulbo, levando a uma alcalose respiratória e consequentemente, a uma acidose renal compensatória.

Assinale a alternativa aponta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a)
    V, V, V e V.
  • b)
    V, V, F e V.
  • c)
    V, V, V e F.
  • d)
    V, F, V e F.

97540 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Farmacêutico / Farmácia

Avalie as afirmativas a seguir sobre a Resolução RDC nº 80, de 11 de maio de 2006, que trata sobre o fracionamento de medicamentos:

I – O fracionamento somente será efetuado após a apresentação da prescrição pelo consumidor e usuário de medicamentos, na quantidade exata de unidades farmacotécnicas prescritas, seguido da dispensação imediata do medicamento, sendo vedado realizá-lo previamente.

II – O fracionamento de medicamentos isentos de prescrição somente será efetuado previamente à dispensação, facilitando o atendimento às necessidades terapêuticas do consumidor e usuário de medicamentos e a orientação do farmacêutico responsável.

III – O fracionamento e a dispensação devem ser realizados no mesmo estabelecimento, salvo nos casos de empresas com filiais, onde o fracionamento pode ser executado em uma unidade e a dispensação em outra.

Sobre as afirmativas acima:

  • a)
    Somente a I está correta.
  • b)
    Somente a III está correta.
  • c)
    Somente I e II estão corretas.
  • d)
    Somente I e III estão corretas.