15 resultados encontrados para . (0.011 segundos)

76822 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

A Cal é um material versátil, com aplicações na construção civil desde a antiguidade. Quanto a isso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

i. A chamada cal virgem é o produto inicial resultante da queima de rochas calcárias, composto predominantemente dos óxidos de cálcio e magnésio.

ii. A cal hidratada é uma combinação da cal virgem com água. Tem propriedades aglomerantes como o cimento, com a diferença de que o cimento, para endurecer, reage com a água e a cal com o ar. iii. Na fabricação de argamassas, não se usa cal virgem, pois ainda que compremos uma cal virgem, quando preparamos a argamassa, estamos hidratando a cal quando da adição de areia e água. Uma boa cal virgem demora aproximadamente 4 horas para hidratar bem.

iv. A argamassa preparada com cal hidratada pode ser utilizada logo após a sua mistura, mas é preferível aguardar 4 horas para sua completa hidratação.

v. Quando se faz a argamassa com a cal hidratada, sem a completa hidratação, pode acarretar trincas e quedas do material, com muito desperdício.

  • a)
    Somente i, ii e iii são corretas.
  • b)
    Somente ii, iv e v são incorretas.
  • c)
    Somente iii, iv e v são incorretas
  • d)
    Somente i, ii e iv são corretas.

76823 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

Ao tratar de questões referentes à Ergonomia do Ambiente Construído, podem ser utilizadas diversas metodologias, exceto:

  • a)
    Intervenção Ergonomizadora
  • b)
    Análise Ergonômica do Trabalho
  • c)
    Diagnose Pré-Ocupação
  • d)
    Análise Macroergonômica do Trabalho

76824 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

Jon T. Lang, em 2005, propôs uma nova classificação dos processos de desenho urbano em quatro tipos:

1- Total urban design - o processo de desenho urbano tende a envolver projetos de grande escala. Tais projetos são elaborados para toda a cidade ou para parte dela, por uma equipe de profissionais específica que detém o controle sobre o processo.

2- All-of-a-piece urban design - empregado quando o governo não tem a capacidade de investimento para realizar todo o conjunto da intervenção desejada. Mesmo fragmentado, um projeto único, elaborado por uma equipe de profissionais específica, possibilita a idealização de um desenho urbano produto para o local.

3- Piece-by-piece urban design - mais se aproxima do planejamento urbano e tende a assumir a escala de bairros da cidade e não os edifícios individuais. Parte de uma intenção do Poder Público em favorecer a realização de objetivos, diretrizes e políticas públicas determinados para uma área da cidade.

4- Plug-in urban design - envolve implantação de infraestrutura para gerar uma reação catalítica e pode ocorrer em duas vias: a infraestrutura pode ser implantada em locais não ocupados (o que cria um vetor de ocupação) ou em uma área urbana já consolidada, com o objetivo de qualificá-la em um aspecto específico.

É possível afirmar sobre essa temática:

  • a)
    O plug in urban design remete à ideia de “acupuntura urbana”, ou seja, intervenções pontuais capazes de produzir consequências para toda a cidade.
  • b)
    Brasília é um caso de piece-by-piece design em função das diferentes funções e zoneamentos e da incorporação progressiva.
  • c)
    O plug-in urban design denota falta de capacidade de planejamento macro.
  • d)
    Brasília é um caso de total urban design e é o que mais se aproxima do planejamento urbano como é feito no Brasil.

78386 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

Considerando as orientações da NBR 6492/1994 a respeito do dobramento de pranchas, assinale a

alternativa que não corresponde ao texto da referida norma:

9

  • a)

    Efetua-se o dobramento a partir do lado direito em dobras verticais de 185 mm.

  • b)

    Uma vez efetuado o dobramento no sentido da largura, a folha deve ser dobrada segundo a altura, em dobras horizontais de 297 mm.

  • c)

    Efetua-se o dobramento a partir do lado direito em dobras verticais de 210 mm.

  • d)

    Para o formato A2, em se tratando de dobramento a partir do lado direito, por ser a parte final de apenas 14 mm, é permitido um dobramento simplificado, com dobras verticais de 192 mm.

83573 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

O desenvolvimento urbano pressupõe viabilizar as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes, assim assegura a Constituição federal. O Estatuto da Cidade sistematiza os vários instrumentos (administrativos, tributários, financeiros e jurídicos) de que o poder público e a sociedade dispõem para o alcance desse fim. Sobre essa lei, é incorreto afirmar:

  • a)
    O Estatuto delega às prefeituras e às câmaras municipais a responsabilidade de fazer valer a lei, mas exige a participação direta da população nas etapas iniciais do processo – a construção do plano diretor. A preparação, revisão, votação e monitoramento de sua aplicação ficam a cargo das secretarias do município.
  • b)
    O plano diretor é um elemento estratégico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Sua formulação, execução e acompanhamento estão previstos como esforço conjunto do governo local e da população.
  • c)
    “Estatuto da Cidade” é a denominação oficial da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo "Política Urbana" da Constituição Federal, detalhando e desenvolvendo os artigos 182 e 183.
  • d)
    O Estatuto da Cidade surgiu como projeto de lei em 1989, sendo transformado em lei em 2001, mais de 12 anos depois, sancionado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

83574 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

No que tange à utilização de ferramentas CAD para elaboração de projetos, a ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) possui uma proposta de padronização de layers, diretórios e arquivos, com o objetivo de facilitar a integração e compatibilização das diversas especialidades de projeto. Parte dessa proposta inclui a definição de um sistema de nomenclatura de layers, sobre o qual afirma-se:

i. A sigla ALV refere-se à alvenaria, enquanto a sigla TPV a elevadores, transporte vertical.

ii. A sigla FOR refere-se a forro, enquanto a sigla CVI à central de vídeo.

iii. A sigla ALV refere-se à alvenaria, enquanto a sigla CPT à cobertura projeção de telhado.

iv. A sigla PIG refere-se a peitoris e pingadeiras, enquanto a sigla RMP a rampas.

São corretas:

  • a)
    Somente i e ii.
  • b)
    Somente ii e iii.
  • c)
    Somente ii e iv.
  • d)
    Somente i e iv são.

83575 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

Para entendimento do comportamento térmico das edificações, é necessária uma base conceitual dos fenômenos de trocas térmicas. Quanto a isso, assinale a alternativa correta.

  • a)
    O calor envolvido nas trocas térmicas entre corpos com temperaturas diferentes é chamado de calor latente.
  • b)
    O elemento que proporciona troca térmica sem mudança de temperatura é o ar, quando passa por processos de condicionamento.
  • c)
    O calor envolvido nas trocas térmicas entre corpos com temperaturas diferentes é chamado de calor sensível.
  • d)
    As trocas térmicas entre corpos advêm necessariamente da existência de corpos que estejam a temperaturas diferentes.

88607 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

Ao instalar um Telhado Verde em uma cobertura, é fundamental observar a necessidade de

escoamento, drenagem e impermeabilização. Assinale a alternativa que apresenta a correta descrição das

camadas do telhado verde representado na figura.



  • a)
    01 - Vegetação; 02- Substrato; 03-Manta de Bidim; 04-Filtro; 05-Isolante de Raiz; 06-Laje.
  • b)
    01 - Vegetação; 02- Camada de Solo; 03-Manta Permeável; 04-Camada de Drenagem; 05-Manta de Bidim; 06- Laje.
  • c)
    01 - Vegetação; 02- Substrato; 03-Lona; 04-Estrutura adicional; 05- Isolante térmico; 06-Laje.
  • d)
    01 - Vegetação; 02- Camada de Solo; 03-Manta permeável; 04-Camada de Drenagem; 05-Manta Impermeável; 06-Laje.

88608 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

De acordo com a NBR5413, cada ambiente, conforme as atividades a serem desenvolvidas, requer um nível de iluminância ideal. Sobre isso, analise as afirmações abaixo e assinale a correta. i. Para áreas de CLASSE A, como ruas públicas e estacionamentos, é recomendado iluminância na ordem de 20 a 50 lux.

ii. Para áreas de CLASSE B, como depósitos, é recomendado iluminância na ordem de 80 a 120 lux. iii. Para áreas de CLASSE C, como salas de cirurgia, é recomendado iluminância na ordem de 10.000 a 20000 lux.

  • a)
    Somente i e iii são corretas.
  • b)
    Somente ii e iii são corretas.
  • c)
    Somente i e ii são incorretas.
  • d)
    Somente a iii é incorreta.

97522 MS CONCURSOS (2016) - Prefeitura de Itapema - SC - Arquiteto / Arquitetura

O livro de Ordem constitui a memória escrita de todas as atividades relacionadas com a obra ou serviço e foi instituído pela Resolução CONFEA nº 1.024, de 21 de agosto de 2009. Sobre esse instrumento, é possível afirmar:

  • a)
    O livro de Ordem, de caráter obrigatório, constitui a memória escrita de todas as atividades relacionadas com a obra ou serviço e servirá de subsídio para, dentre outros, comprovar autoria de trabalhos.
  • b)
    O livro de Ordem, de caráter facultativo, constitui a memória escrita de todas as atividades relacionadas com a obra ou serviço e servirá de subsídio para, dentre outros, comprovar os gastos realizados na obra.
  • c)
    O livro de Ordem, obrigatoriamente, deve ter registrado, dentre outros, as datas de início e de previsão da conclusão da obra ou serviço e as datas de início e de conclusão de cada etapa programada.
  • d)
    Cada folha do Livro de Ordem constituirá um jogo de duas vias, sendo uma original e uma cópia, para que o Responsável Técnico possa manter em seus registros profissionais.