21 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

05821 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Redes de Computadores

Muitos dos diferentes níveis de RAID são combinações de discos que buscam implementar formas de redundância de dados, mitigando o risco da falha de um disco rígido. A redundância e o nível de segurança dos dados têm um preço, que é um percentual do espaço total dos discos incluídos no RAID. A respeito dessa característica, considere o texto a seguir.
O RAID 5 utiliza __________ para implantar redundância. Dessa forma, é perdido o espaço equivalente a __________ disco(s) do total e o conjunto pode perder até __________ disco(s) sem perda de informação, mas com perda de __________.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto acima.
  • a)
    espelhamento / dois / um / performance.
  • b)
    espelhamento / três / um / disponibilidade.
  • c)
    distribuição / um / dois / funcionalidade.
  • d)
    paridade / um / um / performance.
  • e)
    paridade / dois / um / disponibilidade.

13044 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Direito Administrativo

No que se refere aos institutos da concessão de serviços públicos, autorização e permissão, assinale a opção correta.
  • a)
    A intervenção na concessão de serviços públicos será realizada por decreto do poder concedente, que conterá a designação do interventor, o prazo da intervenção e os objetivos e limites da medida.
  • b)
    A declaração da caducidade da concessão independe da verificação da inadimplência da concessionária em processo administrativo.
  • c)
    Considera-se concessão de serviço público a delegação da prestação de serviços públicos, a título precário, mediante licitação, feita pelo poder concedente a pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.
  • d)
    Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante decreto do poder concedente e após prévio pagamento da indenização.
  • e)
    O instituto da autorização não tem previsão constitucional, sendo certo que seus elementos são: ato bilateral, vinculado e duradouro.

13045 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Direito Administrativo

Quanto aos contratos administrativos e ao processo de licitação, assinale a opção correta.
  • a)
    Decairá do direito de impugnar os termos do edital de licitação perante a administração o licitante que não o fizer até o segundo dia útil após a abertura dos envelopes de habilitação em concorrência, dos envelopes com as propostas em convite, tomada de preços ou concurso, ou após a realização de leilão, indicando as falhas ou irregularidades que viciariam esse edital, hipótese em que tal comunicação terá efeito de recurso.
  • b)
    Em face do princípio do interesse público, os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega não admitem prorrogação, sob pena de multa a ser aplicada ao particular, além de ocorrer a necessária rescisão contratual.
  • c)
    Não há distinção entre contrato administrativo e contrato da administração, pois o princípio da supremacia do interesse público sempre garante à Administração posição privilegiada em relação ao particular, uma vez que a finalidade desses contratos sempre será o benefício coletivo.
  • d)
    O contrato administrativo é caracterizado pela inserção, explícita ou implícita, no instrumento contratual, de cláusulas exorbitantes que caracterizam a supremacia em que se coloca a Administração na relação contratual. Já no contrato privado, a posição contratual é de igualdade, não se admitindo tal tipo de estipulação.
  • e)
    Para fins de julgamento da licitação, as propostas apresentadas por licitantes estrangeiros não serão acrescidas dos gravames consequentes dos mesmos tributos que oneram exclusivamente os licitantes brasileiros quanto à operação final de venda.

13046 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Direito Administrativo

Acerca da administração direta, indireta e fundacional e dos atos administrativos, assinale a opção correta.
  • a)
    A administração indireta refere-se a serviços públicos transferidos, delegados contratualmente (concessões ou permissões) ou unilateralmente (outorga por autorização).
  • b)
    Somente por lei específica será criada autarquia, uma vez que a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação acontecerá por decreto do Poder Executivo.
  • c)
    São elementos intrínsecos do ato administrativo: agente público, tempo e lugar.
  • d)
    Constituem requisitos do ato administrativo: imperatividade, presunção de legitimidade e autoexecutoriedade.
  • e)
    Quanto à formação, os atos administrativos classificamse em atos de império, de gestão e de expediente.

21189 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Direito Constitucional

A respeito das normas constitucionais pertinentes à ordem econômica e financeira e à ordem social, assinale a opção correta.
  • a)
    A saúde é direito apenas daqueles que contribuírem para a previdência social, devendo ser garantida mediante políticas sociais e econômicas que objetivem a redução do risco de doença e de outros agravos.
  • b)
    Aquele que se apossa de área urbana de até quinhentos metros quadrados por período igual a três anos ininterruptos e sem oposição e a utiliza para sua moradia ou de sua família adquire o domínio dela, ainda que seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
  • c)
    As jazidas, em lavra ou não, assim como os demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica, constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem aos municípios.
  • d)
    O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, assim como a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas, podem ser efetivados por decreto do Poder Executivo, independentemente de autorização do Congresso Nacional.
  • e)
    Ressalvados os casos previstos na Constituição Federal de 1988, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definido em lei.

21190 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Direito Constitucional

Acerca da organização do Estado e do sistema tributário nacional, assinale a opção correta.
  • a)
    As matérias prescrição e decadência, no âmbito tributário, deverão necessariamente ser disciplinadas por lei ordinária federal.
  • b)
    Compete privativamente à União legislar acerca da organização judiciária e administrativa do Ministério Público e da Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios, sendo certo que, mediante lei complementar federal, será possível autorizar os estados a legislar acerca de questões específicas relacionadas a esse tema.
  • c)
    O número de deputados da Assembléia Legislativa corresponderá ao dobro da representação do estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta, será acrescido de tantos quantos forem os deputados federais acima de doze.
  • d)
    Na forma das respectivas leis, os municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública, sendo vedada, no entanto, a cobrança na fatura de consumo de energia elétrica.
  • e)
    O imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) será instituído pelos estados, que repassarão 70% do produto da arrecadação aos municípios em cujo território tenham sido licenciados os automóveis.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

21191 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Direito Constitucional

Em relação aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
  • a)
    A Constituição Federal de 1988 determina que ninguém será privado de liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; tal norma não é violada quando a autoridade policial nega vista dos autos de inquérito policial sigiloso ao advogado de defesa, ainda que os elementos de prova já tenham sido documentados no procedimento investigatório.
  • b)
    No ordenamento jurídico brasileiro, ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Por essa razão, o uso de algemas só é lícito em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente, ou da autoridade, e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
  • c)
    O mandado de segurança será concedido para proteger direito líquido e certo, desde que amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública, não se enquadrando como tal o agente de pessoa jurídica no exercício das atribuições do Poder Público.
  • d)
    Segundo a Constituição Federal de 1988, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações; dessa forma, a adoção de critérios distintos para a promoção de integrantes do corpo feminino e masculino das Forças Armadas afronta o princípio da isonomia.
  • e)
    Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que haja prévia autorização por parte da autoridade policial competente e que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

22479 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Governança de TI

Entre os processos do Information Tecnology Infrastructure Library - ITIL, existe um processo específico para tratar incidentes, chamado gerenciamento de incidentes. A respeito da definição de incidente no ITIL, assinale a opção correta.
  • a)
    Incidente é qualquer evento que não faz parte da operação normal de um serviço e causa ou pode causar uma interrupção ou redução na qualidade de serviço.
  • b)
    Incidente é qualquer evento informado por um usuário ou detectado por monitoração que esteja relacionado com o ambiente de Tecnologia da Informação - TI.
  • c)
    Incidente é qualquer evento que causa indisponibilidade de um serviço de TI.
  • d)
    Incidente é um conjunto de eventos recorrentes e que aparentam causas comuns.
  • e)
    Incidente é um evento cuja causa é desconhecida, e que pode ter sido ou não detectado.

22480 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Governança de TI

O Service Desk, muitas vezes chamado de Help Desk, é uma das principais unidades de um departamento de informática, já que é o ponto de contato direto entre o departamento de informática e os usuários. Grande parte da imagem da TI dentro de uma empresa devese à eficiência e à eficácia desse serviço. No tocante às funções do Service Desk, definidas pelo ITIL, assinale a opção INCORRETA.
  • a)
    Encontrar a causa raiz de problemas detectados.
  • b)
    Identificar as necessidades de treinamento para os usuários.
  • c)
    Identificar problemas.
  • d)
    Manter os usuários informados a respeito de seus chamados.
  • e)
    Receber e registrar os chamados, reclamações e elogios dos clientes.

22481 MOVENS (2010) - DNPM - Técnico em Informática - Banco de Dados / Governança de TI

O CobiT é um framework de boas práticas para a gerência de um departamento de TI, pois utiliza controles e processos para promover o gerenciamento eficiente e eficaz dos recursos de informática de uma organização. Sua estrutura é representada na forma de um cubo, onde três aspectos da gerência de TI estão interrelacionados. São eles: Critérios de qualidade, Processos de TI e Recursos de TI. No que concerne aos Critérios de qualidade, assinale a opção INCORRETA.
  • a)
    A confiabilidade é a habilidade de fornecer as informações adequadas para a gerência operar a organização, atendendo aos requisitos fiduciários e de governança.
  • b)
    O critério da conformidade se refere ao cumprimento das condições e requisitos legais, contratuais e demais regulamentações às quais os processos da organização estão sujeitos.
  • c)
    O critério da eficiência é a capacidade dos sistemas de fornecerem informação por custo e esforço aceitáveis dos recursos.
  • d)
    O critério da integridade está relacionado com a exatidão e completude da informação.
  • e)
    Os critérios de confidencialidade, conformidade e confiabilidade formam os requerimentos de segurança da informação.