20 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

77116 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

A queda é um evento comum entre as pessoas idosas e sua frequência aumenta progressivamente com a idade, em ambos os gêneros (BRASIL, 2009.. E ao realizar a visita domiciliar , a enfermeira Juliana orientou à D. Marta que 75 anos de idade e mora sozinha, objetivando minimizar riscos de queda e injúrias: I. Contratar um acompanhante/cuidador, usar fraldas durante a noite, diminuir ingesta hídrica após as 18 horas, manter uma luz acesa durante a noite, usar uma bengala para apoio ao levantar-se, ir ao banheiro antes de dormir e evitar micções durante a noite. Se for necessário levantar-se, solicitar ajuda do acompanhante/cuidador. II. Manter durante a noite iluminação suficiente para orientar o trajeto ao banheiro e, se possível, ter a cama próxima ao interruptor de luz. Restringir o uso de tapetes, permanecer sentada por alguns minutos antes de levantar-se da cama, usar calçado antiderrapante e não permitir animais domésticos dentro de casa, principalmente durante a noite. III. Evitar levantar-se durante a noite para urinar, ir ao banheiro antes de se deitar, não usar chinelos para caminhar até o banheiro, ingerir líquidos até, no máximo, as 18 horas, identificar alguém de seu convívio social para dormir em sua casa, restringir o uso de medicamentos diuréticos, solicitando ao médico a troca do anti-hipertensivo diurético para inibidor da ECA. IV. Usar anti-hipertensivo diurético pela manhã, instalar barras de apoio nas paredes próximas à cama, no trajeto até o banheiro, próximo ao vaso sanitário e chuveiro, ter interruptor de luz próximo à cabeceira da cama, fazer caminhadas diárias para fortalecer a musculatura dos membros inferiores, observar sempre as condições das calçadas e usar sapatos com solado antiderrapante. V. Providenciar bengala e solicitar orientação do seu uso a um fisioterapeuta, adquirir sapatos com alça de fixação no calcanhar, iniciar atividade para fortalecimento muscular, interromper uso de antihipertensivo diurético, providenciar um acompanhante/cuidador para período noturno, procurar médico e solicitar exame de densitometria óssea e providenciar uma campainha no quarto. É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I e II.
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e IV.
  • d)
    III e V.

77117 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

A heparina, conhecida comercialmente como Heparin®, Liquemine® e Actparin®, é um anticoagulante utilizado na profilaxia e no tratamento de diversos distúrbios tromboembolíticos, como tromboembolismo venoso e arterial, embolia pulmonar e coagulopatias (AME, 2009.. Os profissionais da enfermagem, periodicamente, devem monitorar a administração deste medicamento à pacientes internados, como é o caso do Sr. Jonatas, um paciente internado na clínica médica há 12 dias, com história de fratura de fêmur esquerdo. Estão prescritos 12 000 UI de heparina IV de 12/12 horas. No posto da unidade de internação, há um frasco de heparina de 5 ml, contendo 5 000 UI/ml. Quantos mililitros de heparina o enfermeiro deve ministrar ao paciente em cada horário?

  • a)
    1,8.
  • b)
    2,0.
  • c)
    2,2.
  • d)
    2,4.

77130 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. Considerando que os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença, para tentar interromper sua cadeia de transmissão, é fundamental a:

  • a)
    realização de prova tuberculínica cutânea em todas as pessoas com casos suspeitos e em seus comunicantes.
  • b)
    percepção de que existem pessoas expostas aos bacilos que não desenvolvem a doença, mas a transmitem por meio de materiais de uso comum.
  • c)
    busca ativa de sintomático respiratório, isto é, de indivíduos com tosse por tempo igual ou superior a seis semanas.
  • d)
    descoberta precoce de caso novo por meio da busca ativa do sintomático respiratório na população com tosse há mais de três semanas.

77131 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

O sódio tem um papel importante no balanço hídrico da água corporal. E algum tempo atrás, os freqüentadores de academia costumavam comentar que não comeriam certos tipos de verdura devido à alta quantidade de sódio existente no alimento em questão, como elas estavam objetivando uma maior “definição” muscular, estavam limitando a ingestão de líquidos e evitando a todo custo a utilização do sal de cozinha (que,em solução aquosa, é um eletrólito) .Quando o nível de sódio no líquido extracelular está acima do normal, tem-se a seguinte alteração eletrolítica:

  • a)
    hipercalemia.
  • b)
    hipercalcemia.
  • c)
    hipernatremia.
  • d)
    hiperfosfatemia.

85623 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

Sr. Jacinto reside em Esperantina desde que nasceu, hoje tem 34 anos de idade, e descobriu, recentemente, que é alérgico a dipirona e penicilina. Durante esta semana submeteu-se de septoplastia. No pós operatório, apresenta com tampão nasal limpo e seco e com queixa de cefaleia intensa durante o período da noite. Em sua prescrição médica, encontra-se receitada dipirona 1 g – EV S/N. O enfermeiro responsável pelo cuidado desse paciente, após avaliação da queixa, consultou o prontuário e, diante da prescrição, administrou a medicação. Considera-se que a segurança do paciente está em risco por erro de

  • a)
    administração de medicamento não autorizado.
  • b)
    administração pela via errada.
  • c)
    prescrição.
  • d)
    preparo.

85624 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

A retinopatia diabética, ao contrário do que se imagina, não é uma doença ligada à idade. Adolescentes e jovens adultos também podem desenvolver retinopatia diabética, caso não tenham um bom controle de seu diabetes. Esta patologia apresenta comportamento mais agressivo nos pacientes insulino dependentes com risco de ocorrer, dentre as complicações mais frequentes, destaca-se:

  • a)
    pterígio.
  • b)
    ceratocone.
  • c)
    ambliopia.
  • d)
    perda da visão.

85625 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. Sobre os princípios fundamentais desta profissão, marque a alternativa incorreta: legais.

  • a)
    A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
  • b)
    O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e
  • c)
    O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde e integralidade da assistência
  • d)
    O profissional da enfermagem não se responsabiliza com a hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.

85626 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

Entre outras atribuições, os profissionais enfermeiros devem supervisionar os técnicos de enfermagem. Estes profissionais têm seu exercício regulamentado por Lei e podem realizar a aplicação de vacinas. Um enfermeiro deve orientar ao técnico que a vacina que determina limite máximo de idade, devido à agressão orgânica que pode causar, é a seguinte:

  • a)
    BCG
  • b)
    Sabin
  • c)
    hepatite B
  • d)
    tríplice bacteriana

91590 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

A prática de medicação em uma organização hospitalar pode ser definida como um sistema complexo, com vários processos interligados, interdependentes e constituído por profissionais de diferentes áreas do conhecimento (médicos, equipe da farmácia e de enfermagem) que compartilham de um objetivo comum, que é a prestação da assistência à saúde dos pacientes com qualidade, eficácia e segurança e sobre as medidas organizativas e de assepsia que visam auxiliar o profissional de enfermagem na fase de preparo da medicação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. Lavar sempre as mãos antes do preparo e administração de medicamentos, e logo após. II. Identificar o medicamento preparado com o nome do paciente, número do leito, nome da medicação, via de administração e horário. III. Observar o aspecto e características da medicação, antes de prepará-la. IV. Deixar o local de preparo de medicação em ordem e limpo, utilizando álcool a 70% para desinfetar a bancada. V. Utilizar bandeja ou carrinho de medicação devidamente limpos e desinfetados com sabão neutro.

  • a)
    Apenas I, II, IV e V.
  • b)
    Apenas II, III, IV e V.
  • c)
    Apenas I, II, III e IV.
  • d)
    I, II, III, IV e V.

91591 Instituto Machado de Assis (2016) - Prefeitura de Matias Olímpio - PI - Enfermeiro / Enfermagem

A epidemiologia é um campo da ciência que trata dos vários fatores genéticos, sociais ou ambientais e condições derivados de exposição microbiológica, tóxica, traumática, etc. que determinam a ocorrência e a distribuição de saúde, doença, defeito incapacidade e morte entre os grupos de indivíduos. Os princípios e métodos de epidemiologia são a base dos programas de controle de doenças e, portanto, essenciais para o desenvolvimento do sistema de saúde. Dentre as medidas adotadas para o controle e prevenção de doenças, está a educação sanitária – saneamento ambiental – que inclui

  • a)
    manipulação de veículos de comunicação e supervisão sanitária da produção de todos os alimentos.
  • b)
    indicação do uso de fármacos para todos os familiares em casos confirmados de tuberculose.
  • c)
    supervisão sanitária da produção em massa de alimentos e purificação dos suprimentos de água pela filtração e cloração.
  • d)
    pasteurização e inspeção da carne suína além do controle laboratorial.