Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 27 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 27 questões gratuitas para resolução." />
27 resultados encontrados para . (0.018 segundos)

115133 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

Considerando o varejo como canal necessário para que as indústrias possam disponibilizar e promover seus produtos, solidificando sua participação no mercado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. Os varejistas alcançam maior eficiência quando dispõem de diversidade de produtos e os tornam acessíveis aos mercados-alvo.



PORQUE



II. Os varejistas, por meio de seus contatos, experiência, especialização e da conveniência que proporcionam aos consumidores, oferecem à indústria mais do que ela pode conseguir trabalhando sem intermediário.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são proposições falsas.

115134 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

A geração dos consumidores hiper conectados costuma saber mais sobre um produto do que os próprios vendedores (porque pesquisam nas redes sociais especializadas), avalia a reputação de uma empresa pelos sites de reclamação e tende a ser completamente indiferente aos apelos emocionais do varejo tradicional e das compras por impulso. Para esses consumidores, Papai Noel é o correio ou o motoboy do delivery. Alguns chegam a ir a uma loja física provar, por exemplo, um sapato. Depois escaneiam o código de barras, localizam o item com preço melhor na concorrência e encomendam o produto.

Disponível em: http://wwwl.folha.uol.com.br. Acesso em: 3Djun. 2015 (adaptado).



A tendência à qual o texto se refere pode ser descrita como

  • a)
    proliferação de práticas anti éticas entre consumidores.
  • b)
    deterioração dos valores do consumidor.
  • c)
    restrição dos direitos do consumidor.
  • d)
    sedimentação do varejo multicanal.
  • e)
    supressão das lojas físicas.

115137 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

O marketing de relacionamento é uma das tendências mais focadas do marketing atual, pois tem o objetivo de estabelecer relacionamentos mutuamente satisfatórios com stakeholders, como clientes, fornecedores e distribuidores, com a finalidade de atrair e manter os clientes de sua preferência e seus negócios a longo prazo. A comunicação tem um papel essencial para a criação desse diálogo e fidelização entre as partes; por isso, algumas empresas investem em programas de fidelização, em eventos que aproximam a marca dos seus stakeholders por meio de experiências sensoriais, a fim de gerar empatia, vínculo e relacionamento de longo prazo.

Disponível em: http://revistas.es.estacio.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado).



Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.



I. A utilização do marketing de relacionamento implica o desenvolvimento de ações a partir da análise de banco de dados, por meio de CRM (Customer Relationship Management), a fim de se entender o perfil dos clientes.



II. Considerar o marketing de relacionamento como estratégia de retenção de clientes significa ignorar a orientação para o longo prazo.



III. O marketing de relacionamento compreende a construção de vínculos emocionais com os stakeholders e o desenvolvimento de confiança e comprometimento entre as partes.



IV. Uma das ferramentas operacionais utilizadas como estratégia de marketing de relacionamento é o programa de fidelização, que deve atender às necessidades e aos desejos dos envolvidos na ação.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I e II.
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e IV.
  • d)
    I, III e IV.
  • e)
    II, III e IV.

115138 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

Uma grande montadora de automóveis tem realizado algumas práticas junto a seus colaboradores, que, acredita-se, contribuem para a construção tanto de uma marca mais forte, quanto de um melhor clima de trabalho. Por exemplo, os primeiros a fazerem o test-drive (experimentação do veículo) de seus lançamentos são seus colaboradores. Além disso, as famílias dos funcionários também são beneficiadas por ações da empresa, que buscam estreitar relacionamentos oferecendo as festas de bodas e de debutante para as filhas de seus colaboradores. Essas são formas de incentivo apoiadas por peças de comunicação, em geral disponibilizadas na plataforma digital (intranet). Nessa mesma plataforma, há um canal disponível para que qualquer funcionário possa se comunicar diretamente com o presidente da companhia.

Disponível em: http://www.ideiademarketing.com.br.Acessoem: 1 set. 2015 (adaptado).



Ao desenvolver referida estratégia, a empresa considerou o modelo expresso sinteticamente pelo diagrama a seguir

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A promoção de festas a parentes dos funcionários constitui, nesse caso, ação de endomarketing e de responsabilidade social.



II. A prioridade em test-drives é considerada um tipo de ação de valorização dos colaboradores, que pode levar a aumentar indiretamente a satisfação dos clientes.



III. O canal de contato com o presidente é uma ação de endomarketing capaz de aumentar indiretamente a satisfação dos clientes da empresa.



IV. O modelo utilizado pela empresa é falho ao relacionar a satisfação do colaborador diretamente com a satisfação do cliente.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I e III.
  • b)
    I e IV.
  • c)
    II e IV.
  • d)
    I, II e III.
  • e)
    II, III e IV.

115139 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

Um empreendedor deseja montar um food truck, automóvel que comercializa comida, ou seja, restaurante sobre rodas que leva a consumidores cozinhas itinerantes, oferecendo pratos elaborados a preços acessíveis. Para tanto, buscou na Matriz BCG (Boston Consulting Group) - representada na figura a seguir - uma ferramenta de tomada de decisão e estratégia de vendas, para, a partir de análises e informações, escolher o produto em que irá investir.

Considerando a relação entre produto escolhido e a respectiva estratégia de venda, o empreendedor deve ponderar que

  • a)
    a produção e a comercialização de sanduíches requerem alto investimento e apresentam baixa perspectiva de retorno, pois trata-se de produto que se classifica como do tipo vaca leiteira.
  • b)
    os produtos do tipo abacaxi, como os comercializados em doce rias, tem reduzido potencial de crescimento, apesar de apresentarem grande participação no mercado e serem bem conhecidos por clientes.
  • c)
    os investimentos em pizzas e massas artesanais - produtos do tipo ponto de interrogação - têm grande potencial de crescimento, ainda que apresentem pequena participação no mercado no início do negócio.
  • d)
    o investimento na comercialização de comidas asiáticas é uma boa opção, pois, em mercados inovadores, como é o caso do food truck, esse tipo de produto - estrela - tem grande participação, mesmo que as taxas de crescimento sejam baixas.
  • e)
    os produtos dos tipos vaca leiteira e estrela têm pequena participação no mercado, embora apresentem grande potencial de crescimento e atinjam público diversificado, sendo, portanto, aconselhável o investimento em sanduíches ou comida asiática.

121365 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

Uma empresa do ramo de cosméticos lançou um produto para as linhas de expressão faciais. Essa empresa desenvolve e produz cremes para a prevenção e redução de rugas, tendo mulheres de idade entre 30 e 69 anos como consumidoras potenciais. O grande investimento em tecnologia realizado pela empresa permitiu que o seu novo produto obtivesse os melhores resultados do mercado, comprovadamente. Porém, a capacidade de produção da empresa está aquém das demais. Sua maior concorrente tem volume de produção acima da média do mercado, o que lhe permite distribuição mais ampla, em relação às outras empresas.

Em relação a esse contexto, observa-se que, de acordo com pesquisas divulgadas, 78% das mulheres brasileiras consomem cosméticos para evitar ou remediar o envelhecimento. Além disso, a pirâmide etária da população brasileira está invertendo-se, ou seja, a base, de jovens, está reduzindo-se na medida em que o topo, de adultos e idosos, vem ampliando-se.



Considerando a situação descrita e os dados apresentados, avalie as afirmações a seguir, no que se refere à análise SWOT.



I. A ameaça que a empresa apresenta, por contar com distribuição restrita em relação às concorrentes, permite-lhe potencializar a oportunidade de ter uma tecnologia mais desenvolvida.



II. Uma ameaça para a empresa é o fato da marca ser nova no mercado, no em tando a empresa pode considerar a vantagem de ser aquela que apresenta os melhores resultados, comprovadamente.



III. Um ponto forte da empresa é o fato de dispor da melhor tecnologia para a fabricação de seus produtos, o que lhe permite aproveitar a oportunidade representada pelo fato de que 78% das mulheres brasileiras consomem cosméticos para evitar ou remediar o envelhecimento.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    III, apenas.
  • c)
    I e II, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.

121366 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

Uma grande empresa de refrigerantes realizou uma promoção de vendas por meio da qual o consumidor que fosse contemplado com uma tampinha de garrafa contendo o número sorteado receberia prêmio no valor de R$ 10 000,00. Um consumidor encontrou uma dessas tampinhas, porém a numeração contida nela apresentava defeito de impressão, de sorte que gerava dúvida quanto a um dos algarismos. Assim, o número da tampinha poderia ser entendido como 178 ou 173. Como o número sorteado fora 173, o consumidor reclamou seu prêmio junto à empresa, que alegou que não poderia ter absoluta certeza de que aquele era o número sorteado e, que, por isso, não poderia realizar o pagamento.

Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br. Acesso em: 2 set. 2015 (adaptado).



Considerando essa situação hipotética e o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, bem como os princípios de relacionamento ético, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. A empresa agiu corretamente, pois atendeu ao princípio de equidade entre os participantes do sorteio.



PORQUE



II. O Código de Defesa do Consumidor prevê que, havendo uma relação de consumo, a empresa deve responder pelos defeitos ocultos do produto.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são proposições falsas.

121367 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

A companhia de trens de passageiros de uma grande região metropolitana, desejando melhorar sua imagem no mercado, decidiu investir em uma ação de gestão de marca (branding): a reformulação de sua identidade visual. Para tanto, contratou uma consultoria que realizou uma pesquisa exploratória junto a usuários do serviço. A conclusão da pesquisa foi de que a maior parte dos usuários considerava a marca como tradicional e conservadora, o que contrastava com a faixa etária muito mais jovem desses usuários. Por outro lado, a companhia ferroviária tinha a confiabilidade dos serviços como posicionamento da marca.



Considerando a situação descrita, avalie as afirmações a seguir.



I. A formulação da identidade visual prescinde de considerações sobre a personalidade da marca.



II. É adequada uma identidade visual com uso de cores e motivos que remetam a um público jovem.



III. Os elementos da nova identidade visual da marca devem remeter à confiabilidade dos serviços oferecidos pela companhia.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    II, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I,II e III.

121368 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

o mundo atravessa, atualmente, um novo cenário, e as empresas têm o grande desafio de consolidar sua marca e harmonizar desenvolvimento econômico com proteção ambiental, uma vez que os consumidores estão mais conscientes a respeito da finitude dos recursos naturais. Para adequar-se a esse cenário, uma empresa líder no ramo de fabricação de pneus contratou um diretor de marketing para analisar o novo perfil de cliente, denominado "consumidor verde". Considerando-se o perfil desse novo consumidor, que ação deveria ser proposta pelo diretor de marketing recém contratado?

  • a)
    Produção de pneus com vida útil reduzida, para atingir preços mais competitivos.
  • b)
    Estabelecimento de um fluxo de logística reversa com sua cadeia de distribuição.
  • c)
    Utilização de campanhas de publicidade e propaganda veiculadas na mídia de massa.
  • d)
    Promoção de vendas baseadas em preços mais altos, como sinalização da característica diferencial do produto.
  • e)
    Telemarketing com base em CRM (Costumer Relationship Management) que aponte o momento de troca do pneu.

121369 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Marketing / Marketing (ENADE)

O Brasil gerou aproximadamente 1,100 mil toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) pequenos em 2014, número que deve aumentar para 1,247 mil toneladas em 2015.

Disponível em: http://www.mdic.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2015 (adaptado).



Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.



I. Uma loja de e-commerce de eletroeletrônicos, diferentemente de lojas físicas, deve considerar a logística do transporte dos produtos até o consumidor final, desprezando a logística reversa.



II. A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para outra destinação.



III. A logística reversa é uma das ações de aftermarket no e-commerce, tratando-se de um instrumento de sustentabilidade ambiental.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    II, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.