27 resultados encontrados para . (0.012 segundos)

115098 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

Os sistemas de produção são atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e serviços a partir do uso de recursos (inputs), para mudar o estado ou condição de algo e, com isso produzir saídas/resultados (outputs). Produtividade é a relação entre outputs e inputs. Ter alta produtividade é alcançar resultados de excelência, garantindo o aproveitamento da matéria-prima, a capacidade das máquinas, o tempo e as habilidades das pessoas em níveis ótimos. Tanto nas áreas de administração de materiais e distribuição física como em diversas outras áreas que produzam bens ou serviços, o monitoramento da produtividade é um importante instrumento de planejamento e controle.



Considerando as informações acima, suponha que uma distribuidora trabalhe 20 dias por mês,oito horas por dia e entregue 100 itens por hora, em média. Suponha, ainda, que a empresa tenha quatro funcionários que trabalham nessa distribuição e que cada funcionário receba dois mil reais mensais, em média.



Com base nessa situação é correto concluir que a produtividade por cada real pago de salário equivale a

  • a)

    0,4 item.

  • b)

    0,5 item.

  • c)

    1 item.

  • d)

    2 itens.

  • e)

    8 itens.

115126 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

Para gerenciar os processos e, sobretudo, tomar decisões com maior precisão, faz-se necessário trabalhar com base em fatos e dados, ou seja, informações geradas no processo, buscando-se e interpretando-se corretamente as informações disponíveis como forma de eliminar o empirismo. Para tanto, existem técnicas importantes e eficazes, denominadas de ferramentas da qualidade, capazes de propiciar a coleta, o processamento e a disposição clara das informações disponíveis, ou dados relacionados aos processos gerenciados dentro das organizações.

WERKEMA, M. C. C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995 (adaptado).



Considerando essas informações, bem como a possibilidade de aplicação das ferramentas da qualidade para proporcionar o gerenciamento de atividades de uma empresa, avalie as afirmações a seguir.



I. A ferramenta de qualidade Folha de Verificação é adequada a uma empresa que precise controlar a frequência de atrasos durante o mês de seu principal fornecedor.



II. Utilizando-se da ferramenta Histograma, uma empresa controla e prioriza, em ordem decrescente, os materiais mais onerosos do estoque de materiais.



III. Para detectar a principal causa de retrabalhos de um determinado produto, uma empresa pode utilizar a ferramenta da qualidade Gráfico de Pareto.



IV. As ferramentas da qualidade, denominadas Cartas de Controle e Histogramas, são utilizadas para realizar o controle estatístico dos processos de uma empresa.



V. A ferramenta da qualidade Estratificação foi a escolha adequada de uma organização que detectou que o maior número de acidentes ocorridos nos últimos seis meses estava concentrado no turno da noite, no departamento caldeiraria.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I, II e IV.
  • c)
    I, IV e V.
  • d)
    II, III e v.
  • e)
    III, IV e V.

115127 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

Uma fábrica precisa decidir como organizará sua rede de distribuição para entregar seus produtos para varejistas. A figura abaixo apresenta duas opções de configuração que envolvem (a) a distribuição direta e (b) a distribuição indireta por meio de um intermediário.

Cada configuração possível terá impacto no custo logístico, pois ensejará adaptações e diferenças decorrentes da manutenção do estoque, do processamento de pedidos, das formas de aquisição, da armazenagem, do manuseio de materiais, da manutenção de informações e da programação de produtos. Considerando as informações e as situações apresentadas, para que a rede de distribuição da proposta (b) da figura seja viável, é necessário que

  • a)
    os custos logísticos da distribuição do fabricante até os varejistas sejam menores que os custos logísticos da distribuição do fabricante até o intermediário.
  • b)
    os custos logísticos da distribuição do intermediário até os varejistas sejam menores que os custos logísticos da distribuição do fabricante até os varejistas.
  • c)
    os custos logísticos da distribuição do fabricante até o intermediário sejam menores que os custos logísticos da distribuição do fabricante até os varejistas.
  • d)
    a consolidação de cargas possibilitada ao fabricante no projeto de rede da proposta em (b) seja realizada em apenas uma viagem.
  • e)
    a consolidação de cargas possibilitada ao fabricante no projeto de rede proposta em (b) tenha volume menor que a possibilitada ao fabricante no projeto de rede proposta em (a).

115128 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

A coordenação do fluxo de bens e serviços entre as instalações físicas é um dos focos na gestão da cadeia de suprimentos. As decisões associadas às compras (quanto, quando e como movimentar as mercadorias) são decisões complexas e exigem, muitas vezes, análises minuciosas dos fornecedores.



Um modelo clássico, utilizado por muitas organizações, é a Matriz de Compras de Kraljic. Esse modelo, fornece suporte para a seleção de fornecedores e tem como objetivo principal otimizar a relação entre custos e risco de fornecimento. A seguir, é demonstrada a Matriz de Compras de Kraljic.

Em face do texto e da Matriz de Compras de Kraljic apresentada, é correto concluir que, para uma organização cujos itens encaixam-se no quadrante 4, a política de compras deverá

  • a)
    assegurar o abastecimento e desenvolver novos fornecedores.
  • b)
    buscar parceria e colaborações, pois esse quadrante oferece baixo risco.
  • c)
    basear-se na competição entre fornecedores, para reduzir a complexidade logística.
  • d)
    basear-se na minimização do número de fornecedores e na busca por parcerias e colaborações.
  • e)
    basear-se na redução da complexidade administrativa, para aumentar as propostas competitivas.

115129 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

As decisões de localização de instalações exercem um impacto de longo prazo sobre o desempenho das cadeias de suprimentos. À medida que as organizações crescem, é necessário revisar as decisões do projeto da rede. Nesse sentido, um grande desafio que as organizações enfrentam está relacionado a inovação nas cadeias de suprimentos.

CHOPRA, 5.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010 (adaptado).



Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. Externalidades positivas levam os concorrentes a se localizarem próximos uns dos outros.



PORQUE



II. São considerados externai idades positivas casos em que a vizinhança de múltiplas empresas produz beneficio a todas elas.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são proposições falsas.

121358 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

Uma empresa atua no comércio eletrônico, atendendo ao Brasil inteiro. Ela possui mais de 300 000 SKUs (*) e pretende duplicar este número nos próximos dez anos. Para que este crescimento planejado aconteça de forma sustentável, a organização fez uma pesquisa para entender os itens mais críticos e os impactos que geram no resultado final e, com isso, tomar decisões para os possíveis ajustes. O quadro a seguir apresenta alguns dados da pesquisa.

(*)SKU: Stock Keeping Unit, em português: Unidade de Manutenção de Estoque.

Considerando essa situação hipotética e os dados apresentados, é correto concluir que a empresa deverá

  • a)
    minimizar a responsividade do pós-venda, dojollow up e da troca de produtos incorretos.
  • b)
    extinguir a área de pós-vendas, uma vez que ela não contribui para os objetivos planejados.
  • c)
    aumentar o tempo de lançamento dos produtos ao mercado, pois essa variável gera um impacto bom.
  • d)
    criar um departamento de logística reversa, visto que as variáveis mais problemáticas estão associadas a ela.
  • e)
    reduzir a variedade de produtos, pois o impacto que essa variável gera é insignificante para uma cadeia de suprimentos.

121359 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

Uma empresa atua no setor de eletrônicos, comprando, principalmente, televisores na Europa e revendendo-os na região Sul e Sudeste do Brasil. O departamento de logística internacional dessa empresa possui como meta reduzir os custos logísticos e maximizar o nível de serviço aos clientes. Contudo, como o departamento é novo, há uma grande dificuldade na negociação dos Incoterms. Esta situação tem aumentado os custos logísticos mês a mês. Em decorrência desses aumentos, o diretor de logística internacional está analisando uma importação em que foi utilizado o modal marítimo. Nessa operação, o exportador era um distribuidor localizado na região de Roterdã, na Holanda, e, de acordo com a negociação, o importador do Brasil recebeu a mercadoria pelo Porto de Santos pagando todos os custos logísticos a partir da disponibilidade das mercadorias a bordo do navio no porto de origem indicado. Considerando-se a situação hipotética acima, qual é o Incoterms da referida operação?

  • a)
    FOB Santos.
  • b)
    CIF Santos.
  • c)
    DAP Brasil.
  • d)
    DAT Roterdã.
  • e)
    FOB Roterdã.

121360 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

Com relação à parceria formada entre o Marketing e a Logística, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. O Marketing e a Logística formam um elo importante para as relações entre as empresas e os clientes e promovem o aumento da satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços.



PORQUE



II. Um bom serviço logístico, é imprescindível à a fidelização e à satisfação dos clientes.



Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são proposições falsas.

121361 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

A Logística Reversa tem como premissa o fluxo reverso de produtos por diversos motivos, a saber: reciclagem, reúso, recall ou devoluções.



Considerando essas informações e a respeito da Logística Reversa, avalie as afirmações a seguir.



I. O processo de Logística Reversa implica aumento de custos de produção na cadeia de suprimento.



II. O processo de Logística Reversa provoca um aumento de custos na matéria-prima do processo produtivo de uma empresa.



III. O processo de Logística Reversa leva a uma redução de custo no produto acabado, principalmente quando existe o reúso do material de descarte.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    III, apenas.
  • c)
    I e II, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.

121362 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

Uma transportadora recebeu o pedido de quatro mil produtos armazenados em caixas com capacidade de cinco produtos cada uma. Ela dispõe de uma frota de cinco veículos disponíveis para serviço. O período para entrega de toda a mercadoria deve ser feito em oito horas seguidas e no mesmo dia. Cada veículo conseguiu levar vinte caixas por viagem. O tempo de percurso de uma viagem (ida, volta e arrumação da carga) foi de uma hora por veículo. Na última hora, um dos veículos não conseguiu realizar a entrega. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que a transportadora deixou de entregar

  • a)
    04 Produtos.
  • b)
    10 produtos.
  • c)
    20 produtos.
  • d)
    100 produtos.
  • e)
    120 produtos.