1 resultado encontrado para . (0.006 segundos)

237068 INEP (2013) - ENADE - Medicina Veterinária / Medicina Veterinária

A leptospirose é uma zoonose de ocorrência mundial, causada por bactérias do gênero Leptospira. Trata-se de uma doença infecto-contagiosa que acomete o ser humano, animais domésticos e silvestres, amplamente disseminada, assumindo considerável importância como problema econômico e de saúde pública. A doença é de notificação obrigatória. A prevalência de leptospirose depende de um animal portador, que é o disseminador da contaminação, da sobrevivência do agente no ambiente e do contato de indivíduos suscetíveis com o agente. A persistência de focos de leptospirose é devida aos animais infectados, convalescentes e assintomáticos, os quais se comportam como fonte contínua de contaminação ambiental.

Disponível em: .

Acesso em: 9 ago. 2013 (adaptado).



Nesse contexto, avalie as afirmações que se seguem. I. Nos animais, a infecção ocorre por inalação do agente, ingestão de água ou alimentos contaminados por urina de animais doentes ou portadores.



II. No Brasil, a leptospirose é uma doença endêmica, tornando-se epidêmica em períodos chuvosos, principalmente nas capitais e áreas metropolitanas.



III. Em situações de rotina, os métodos sorológicos são consagradamente eleitos para o diagnóstico da leptospirose. Os mais utilizados no Brasil são o teste ELISA-IgM e a microaglutinação (MAT).



IV. A efetividade das ações de prevenção e controle com relação aos animais (sinantrópicos, domésticos ou de criação) e a consequente diminuição do nível de contaminação ambiental são importantes para a redução do número de casos humanos de leptospirose.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I e III.
  • b)
    I e IV.
  • c)
    II e III.
  • d)
    I, II e IV.
  • e)
    II, III e IV.