Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 35 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 35 questões gratuitas para resolução." />
35 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

75490 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Banco de Dados (TI)

Por ser um componente muito apreciado nos computadores, principalmente pela alta demanda de processamento para os recursos multimídias utilizados nos computadores, ou até mesmo na construção de clusters computacionais, devido às especificidades de seus processadores, as placas de vídeo ganham destaque na hora de especificar a aquisição de computadores, pois, de acordo com a finalidade, devem garantir um mínimo de qualidade e desempenho. Diversas tecnologias estão presentes nas placas mais modernas e podem representar um ganho muito grande ou em custo final ou em desempenho.

Especificamente em relação a essas tecnologias, pode-se perceber que há equívoco em afirmar que:

  • a)
    Modo SLI: permite a utilização de duas ou mais placas de vídeo em paralelo, desde que a placamãe possua dois ou mais slots PCI-Express 16x e seja compatível com este modo, as placas de vídeo possuam chipset NVIDIA, tenham o mesmo chip gráfico e também ofereçam suporte ao SLI.
  • b)
    CrossfireX: permite conectar duas ou mais placas de vídeo em paralelo para aumentar o desempenho. Exige que a placa-mãe tenha dois ou mais slots PCI-Express 16x, as placas de vídeo tem que possuir chipset ATI/AMD e tanto elas quanto a placa-mãe devem ser compatíveis com o recurso. A vantagem é que as placas de vídeo não precisam ser iguais entre si, desde que sejam da mesma geração.
  • c)
    Modo Virtu Universal MVP: permite a utilização de duas ou mais placas de vídeo, buscando aumentar o desempenho das aplicações. Este modo foi desenvolvido para permitir que se utilize, concomitantemente, placas de vídeo de fabricantes diferentes, eliminando assim as limitações dos modos CrossfireX e SLI.
  • d)
    Modo Physx: permite reaproveitar uma placa de vídeo NVIDIA, diferente da placa de vídeo principal, como um processador dedicado para cálculos físicos, aumentando não o desempenho, mas o realismo dos gráficos exibidos. Para isso, o software a ser executado deve fornecer suporte a este modo, não sendo autoaplicável a todos os programas.

75491 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Governança de TI (TI)

A IN 4/2014 impõe uma série de regras e procedimentos, bem como a necessidade de se desenvolver uma nova visão para a Gestão Pública, reforçando o enfoque no planejamento adequado das contratações, dando novo vigor ao Art. 37 da Constituição Federal, deixando claro que o gestor público, quando não planeja, atenta contra o Princípio da Eficiência. Uma das exigências feitas pela Instrução Normativa é a necessidade de criação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, instrumento este que irá reger as contratações de soluções de TI a serem realizadas pelo Órgão Público Federal.

Sobre o PDTI, tendo em vista os regramentos exigidos pela IN 4/2014, e conforme o Guia de PDTI do SISP, esse Plano Diretor:

  • a)
    Conta com quatro papéis fundamentais para sua elaboração e acompanhamento, sendo um deles o do Comitê de TI, exigido pela IN 4/2014, que deve ser formado por representantes das áreas finalísticas e da TI e tem a prerrogativa de dirigir o alinhamento das ações e dos investimentos para o alcance dos objetivos estratégicos da organização, bem como priorizá-los, além de avaliar os resultados do desempenho da TI.
  • b)
    Para ser elaborado, é dividido em quatro subprocessos – Preparação, Diagnóstico, Planejamento e Triagem, sendo que as atividades “Consolidar documentos de referência”, “Identificar estratégias da organização” e “Identificar princípios e diretrizes” compõem o subprocesso de Diagnóstico.
  • c)
    É altamente dependente de indicadores, pois estes permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança, etc, e são, obrigatoriamente, utilizados em todas as etapas relacionadas ao PDTI.
  • d)
    Na fase de Avaliação Parcial, é possível reavaliar as diretrizes, objetivos e indicadores do PDTI e atualizá-lo, caso seja necessário.

75492 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Gerência de Projetos

O planejamento é a função central do gerenciamento de projetos e não deve ser terceirizado ou delegado, muito embora a participação dos envolvidos seja importante. Para projetos complexos de TI, o planejamento e o esforço realizados por trás do planejamento de requisitos são tão importantes quanto o plano resultante. O planejamento não é uma atividade que será realizada uma única vez; planos precisam ser continuamente revisados ao longo da execução do projeto. À medida que o projeto evolui, as revisões podem ser dirigidas por fatores como mudanças nos requisitos ou no ambiente do projeto, resultados de teste, estimativas que precisam de ajuste e disponibilidade de recursos.

COSTA, Rodrigo. Gerenciamento de Projetos de TI. Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2011 Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2016

Quais são as cinco principais funções do planejamento de projetos?

  • a)
    1) Mapear riscos em tarefas gerenciáveis. 2) Definir as demandas necessárias. 3) Coordenar a evolução das soluções. 4) Avaliar os casos de sucesso do projeto. 5) Sinalizar problemas que apareçam.
  • b)
    1) Mapear problemas em soluções gerenciáveis. 2) Definir recursos necessários. 3) Coordenar o riso do time de projetos. 4) Avaliar as oportunidades de negócio. 5) Sinalizar estratégias que apareçam.
  • c)
    1) Mapear necessidades em tarefas gerenciáveis. 2) Definir recursos necessários. 3) Coordenar o trabalho do time de projetos. 4) Avaliar os riscos do projeto. 5) Sinalizar problemas que apareçam
  • d)
    1) Mapear necessidades em soluções gerenciáveis. 2) Definir riscos eminentes. 3) Coordenar a geração de demandas. 4) Avaliar as oportunidades do negócio. 5) Sinalizar casos de sucesso que apareçam.

75493 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Programação (TI)

Qual é o formato correto, em 128bits, do endereço IPv6 abreviado 2001:db8:0:48::f23?

  • a)
    2001:db80:0000:4800:0000:0000:0000:f230
  • b)
    2001:0db8:0000:0048:0000:0000:0000:0f23
  • c)
    2001:0db8:0000:0000:0000:0048:0000:0f23
  • d)
    2001:db80:0000:0000:0000:4800:0000:f230

75494 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Programação (TI)

De acordo com o CERT.br: “Phishing, phishing-scam ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.”. Qual dos exemplos abaixo pode ser atribuído a uma situação que envolve phishing?

  • a)
    Acesso indevido: caso esteja mal configurado ou possua vulnerabilidades o programa de distribuição de arquivos pode permitir o acesso indevido a diretórios e arquivos (além dos compartilhados).
  • b)
    Coleta de informações pessoais: dados preenchidos por você em formulários Web também podem ser gravados em cookies, coletados por atacantes ou códigos maliciosos e indevidamente acessados, caso não estejam criptografados.
  • c)
    Noiva russa: alguém deixa um recado em sua rede social contendo insinuações sobre um possível relacionamento amoroso entre vocês. Esta pessoa mora em outro país, geralmente a Rússia, (...) para que ela possa vir até o seu país, necessita ajuda financeira para as despesas de viagem.
  • d)
    Solicitação de recadastramento: você recebe uma mensagem, supostamente enviada pelo grupo de suporte da instituição de ensino que frequenta ou da empresa em que trabalha, informando que o serviço de e-mail está passando por manutenção e que é necessário o recadastramento.

75495 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Português

Mariana Sales, Coordenadora de um curso técnico no IFSULDEMINAS, elaborou um memorando para subsidiar a Reitoria quanto à utilização de laboratórios de informática em parceira com escolas públicas do Sul de Minas Gerais. Antes de imprimir, solicitou à Aline Maia a revisão linguística do trecho a seguir: Em todos os campus, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, de 7h às 22h., de segunda à sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e de tarde.

Considerando que a servidora Aline Maia observou o uso da língua padrão no gênero textual “memorando”, a revisão feita foi:

  • a)
    Em todos os campi, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, das 7h às 22h, de segunda a sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e à tarde.
  • b)
    Em todos os câmpus, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, de 7h às 22h, da segunda à sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e à tarde.
  • c)
    Em todos os câmpi, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, das 7h. às 22h, de segunda à sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e à tarde.
  • d)
    Em todos os campis, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, das 7hs às 22hs, de segunda a sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e de tarde.

75496 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Português

Mostrar/Esconder texto associado

No trecho “À medida que ficamos mais velhos, a cárie em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo agravar outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos”, a expressão destacada expressa ideia de:

  • a)
    Tempo.
  • b)
    Finalidade.
  • c)
    Proporção.
  • d)
    Conformidade.

80486 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Segurança da Informaçã...

Para o controle dos dados de um concurso público, foi criado um usuário “servidor1”, pertencente ao grupo de usuários “concurso”, em um sistema Linux Debian 7.0. Este usuário precisa editar um arquivo chamado “inscritos.txt” para atualizar os dados das inscrições do concurso. Para isso ele acessa o terminal de seu computador e, depois de digitar o comando “ls -l”, verifica que as permissões do arquivo não lhe permitem a sua edição.

Considerando o sigilo necessário no acesso aos dados de um concurso e desconsiderando o usuário “root”, que é o administrador do sistema, qual seria a saída correta do comando “ls -l” que mostra as permissões necessárias para que somente o usuário “servidor1” possa visualizar e alterar os dados do arquivo?

  • a)
    -rw----r-- 1 servidor1 concurso 32434 Mai 15 18:41 inscritos.txt
  • b)
    -rw-r----- 1 servidor1 concurso 32434 Mai 15 18:41 inscritos.txt
  • c)
    -r--r--r-- 1 servidor1 concurso 32434 Mai 15 18:41 inscritos.txt
  • d)
    -rw------- 1 servidor1 concurso 32434 Mai 15 18:41 inscritos.txt

80487 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Banco de Dados (TI)

Não se pode afastar a importância que a evolução dos processadores, suas arquiteturas, seus endereçamentos e barramentos representou para a ampliação na utilização e popularização dos computadores. Contudo, para que se possa acompanhar toda essa história evolutiva, tornou-se necessário ao profissional de TI um domínio claro de diversos pontos-chave da evolução – mudanças que representaram marcos nas capacidades de processamento dos equipamentos. Diante desse cenário, pode-se rememorar de maneira precisa que:

  • a)
    O padrão HyperTransport é um barramento que utiliza links de 64 bits de largura cada, bastante rápido e de baixa latência, que surgiu para evitar o aparecimento de gargalos na comunicação entre o Processador e o Chipset.
  • b)
    Apenas a partir dos processadores Athlon 64 e processadores Intel com o EM64 o coprocessador aritmético passou a ser incorporado diretamente ao processador principal, eliminando a necessidade de instalação do componente opcional.
  • c)
    A insistência dos fabricantes em utilizar os conjuntos de instruções AMD64 e EM64T, a exemplo do processador Intel Itanium, dificultou, inicialmente, uma migração suave para os sistemas operacionais de 64 bits, pois impossibilitava a execução de aplicações escritas em 32 bits pela diferença de registradores compatíveis.
  • d)
    Em outubro de 1985, a Intel lançou o 386, trazendo a primeira encarnação da arquitetura de 32 bits que, além de utilizar um barramento de 32 bits (o que resultou em um grande ganho de desempenho no acesso à memória e a possibilidade de usar barramentos mais rápidos que o IS(A), adotou o uso de endereçamento de 32 bits para acesso à memória, tornando possível acessar até 4 GB.

80488 IF-Sul-MG (2016) - IF-Sul-MG - Técnico em Tecnologia da Informação - Rede de Computadores / Sistemas Operacionais (TI...

“Existem algumas atividades que o administrador do sistema ou o usuário convencional realizam periodicamente. (…) Assim, o sistema de execução periódica de tarefas é uma poderosa ferramenta usada para automatizar diversas atividades administrativas, como remoção de arquivos em disco, verificação de e-mails, realização de backups, testes de conectividade etc. (…)”.

FRAZÃO JUNIOR, A; BRAGA, M. Administração de Sistemas Linux. Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2014 Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2016

O Linux, suportado por um daemon, implementa um serviço de execução periódica de tarefas. Qual é o daemon que, geralmente, é executado na inicialização do sistema e permanece rodando enquanto o sistema estiver no ar, executando, automaticamente, tarefas agendadas pelos usuários?

  • a)
    Syslog.
  • b)
    Rsync.
  • c)
    Cups.
  • d)
    Cron.