25 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

78800 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira de técnico-administrativos em educação, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:

  • a)
    Organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino; organizar, executar ou avaliar as atividades técnicoadministrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino; executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino das Instituições Federais de Ensino.
  • b)
    Orientar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino; orientar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino; executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino.
  • c)
    Planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino; planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino; executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino.
  • d)
    Planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino; planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à extensão nas Instituições Federais de Ensino; executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa das Instituições Federais de Ensino.
  • e)
    Executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino; executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino; executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino.

78801 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

Considere as seguintes assertivas referentes ao clima organizacional: I. Exige mudanças profundas que levam muito tempo para ocorrer, por resultar de resistência da organização e dos próprios funcionários.

II. O clima forte ou fraco impacta sobre o comportamento dos funcionários e está diretamente relacionado ao absenteísmo.

III. A avaliação do clima organizacional concentra-se nas variáveis cognitivas e no nível da organização, enquanto a avaliação do clima psicológico dirige-se à percepção individual do ambiente de trabalho.

IV. Resulta da percepção individual dos membros de uma organização em relação a diferentes aspectos da cultura organizacional e do ambiente de trabalho.

V. Clima e cultura organizacional são conceitos que se inter-relacionam, de modo que o clima reflete a cultura da organização. Estão corretas apenas as

assertivas:

  • a)
    I e II.
  • b)
    III e V.
  • c)
    I, II, III e IV.
  • d)
    I, IV e V.
  • e)
    III, IV e V.

78806 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

Marque a alternativa INCORRETA:

  • a)
    Comprometimento organizacional é o grau de identificação que o trabalhador tem com uma empresa e seus objetivos, e o desejo de manter-se parte desta.
  • b)
    Após mais de 80 anos de pesquisas, concluiu-se que não há associação entre personalidade e desempenho no trabalho.
  • c)
    Poucas são as situações simples e sem ambiguidades, para as quais o modelo racional de tomada de decisão poderá ser aplicado.
  • d)
    A forma como os cargos são desenhados pode contribuir para o aumento ou para a diminuição da motivação no trabalho.
  • e)
    Os grupos de tarefa são determinados para a realização de determinada atividade, estando limitados pelas fronteiras hierárquicas dentro da organização.

78807 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

Segundo a Lei 11.091/2005, São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:

I - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino;

II - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino;

III - executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades somente ligadas ao ensino, das Instituições Federais de Ensino.

Entre as alternativas acima, estão corretas:

  • a)
    Apenas I e III
  • b)
    Apenas II e III
  • c)
    Apenas I e II
  • d)
    I, II e III
  • e)
    Nenhuma das alternativas

78816 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

Segundo a Constituição Federativa do Brasil é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários (assinale com verdadeiro ou falso): I - a de dois cargos de professor;

II - a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

III - a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

A sequência correta é

  • a)
    V-V-F
  • b)
    F-V-V
  • c)
    V-F-V
  • d)
    F-F-V
  • e)
    V-V-V

83394 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Legislação Federal

Segundo a Lei 11.091/2005, Caberá à Instituição

Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do

quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao

Ministério da Educação, se for o caso, o seu

redimensionamento, consideradas, entre outras, as

seguintes variáveis:

I - demandas institucionais;

II - proporção entre os quantitativos da força de

trabalho do Plano de Carreira e usuários;

III - inovações tecnológicas; e

IV - modernização dos processos de trabalho no âmbito

da Instituição.

Entre as alternativas acima, estão corretas:

  • a)

    Apenas I e III

  • b)

    Apenas II e IV

  • c)

    Apenas I, III e IV

  • d)

    Apenas II, III e IV

  • e)

    I, II, III e IV

85771 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

Em uma análise de múltiplos níveis da cultura, como sugerido por Maximiano (2007), encontraremos a seguinte sequência dos componentes da cultura organizacional, seguindo-se do nível mais invisível (ou interno) para o mais visível (ou externo): Assinale alternativa correta

  • a)
    Valores e crenças; histórias, mitos e heróis; artefatos, linguagem e hábitos
  • b)
    Artefatos observáveis; valores compartilhados; pressupostos básicos
  • c)
    Exocultura; mesocultura; endocultura
  • d)
    Símbolos; heróis; rituais; valores; práticas
  • e)
    Artefatos; tecnologias; símbolos; valores MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2007

85772 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

Para Srour (1998), “a fonte originária do poder encontra-se na capacidade de coagir ou de estabelecer uma relação de domínio sobre os outros, na produção de “efeitos desejados” ou no controle das ações dos outros”, o que conduz a analisar os conceitos de liderança e de poder. Sobre este tema, as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:

  • a)
    O poder não requer a compatibilidade de objetivos, embora demande uma relação de dependência.
  • b)
    A concentração de poder é um traço típico do estilo de administrar dos gestores brasileiros.
  • c)
    Tanto a liderança quanto o conceito de poder enfatizam relações de influência descendente, mas também ascendente e lateral.
  • d)
    Liderar é um papel pedagógico, o que significa que o líder deve desenvolver uma equipe, formando sucessores, usando, para tanto, ferramentas como avaliação de desempenho.
  • e)
    Quando o funcionário assume uma chefia e exerce uma liderança paternalista, pode temer entregar seu cargo a outra pessoa, pois sente que deve tomar as decisões mais importantes pelo bem do grupo, evitando discórdias. O problema deste estilo de liderança é que ele nunca está seguro de que outro líder conduzirá seu grupo como ele próprio

85777 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

Segundo Robbins, Judge e Sobral (2012), apesar do valor inquestionável das teorias clássicas da motivação, estas não resistem a uma análise pormenorizada. Por outro lado, as teorias contemporâneas têm conseguido explicar a motivação dos trabalhadores com grau razoável de validação empírica. Analise que sentenças estão corretas, segundo as explicações contemporâneas da motivação:

I. Quando alguém é pago por um trabalho, tem a impressão que ele tem que fazer aquilo; isto se explica pelo fato de que as recompensas extrínsecas reduzem o interesse intrínseco na tarefa, se elas forem vistas como forma de controle da organização sobre o comportamento dos trabalhadores.

II. Pessoas que perseguem objetivos profissionais por razões intrínsecas são mais satisfeitas com seu trabalho; porém, caso não atinjam tais objetivos, sentir-se-ão frustradas.

III. As pessoas trabalham melhor quando recebem feedback em relação ao seu progresso, especialmente se o feedback for autogerenciado.

IV. Quando um gestor dá trabalhos desafiadores para os empregados, isso faz com que os trabalhadores estabeleçam objetivos mais altos para o próprio desempenho. Porém, isto somente surte efeito se os trabalhadores em questão forem pessoas com elevada necessidade de crescimento.

Está correta a seguinte alternativa:

  • a)
    Todas estão corretas, exceto a sentença I.
  • b)
    Todas estão corretas, exceto a sentença II.
  • c)
    Todas estão corretas, exceto a sentença III.
  • d)
    Todas estão corretas, exceto a sentença IV.
  • e)
    Todas as sentenças estão corretas. ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010

85794 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Assistente de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas

A Constituição Federativa do Brasil, no Capítulo VII, art. Art. 37, afirma que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável duas vezes, por igual período; IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

V - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão; VI - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo indeterminado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

Entre as alternativas acima, estão corretas, apenas:

  • a)
    I, II, IV e V
  • b)
    I, III, IV e V
  • c)
    II, IV, V e VI
  • d)
    III, IV, V e VI
  • e)
    I, II, III e IV