Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 25 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 25 questões gratuitas para resolução." />
25 resultados encontrados para . (0.014 segundos)

78808 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

A respeito das funções administrativas, é correto afirmar:

  • a)
    O planejamento administrativo normalmente é definido pelo alto escalão da empresa e define as estratégias que serão adotadas a longo prazo, enquanto o planejamento operacional estabelece as atividades e recursos necessários para a consecução das estratégias.
  • b)
    A organização define o trabalho a ser realizado, as responsabilidades pela realização; assim como, distribui os recursos disponíveis segundo o critério da qualidade.
  • c)
    O controle visa a correção e não a prevenção de falhas ou erros na organização, pois compara as estratégias previstas com as ações realizadas.
  • d)
    A direção é uma função administrativa que possui atuação direta apenas sobre os recursos humanos da empresa, em especial, no que concerne à definição dos cargos de chefia.
  • e)
    O controle efetuado em relação ao desempenho da empresa como um todo é denominado controle estratégico.

78810 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

No que se refere à matéria orçamentária, a Constituição de 1988, em seu art. 165, determina que leis de iniciativa do Poder Executivo estabeleçam o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais. Identifique a opção FALSA com relação ao tema.

  • a)
    A Lei Orçamentária Anual (LOA) objetiva viabilizar a realização das ações planejadas no Plano Plurianual e transformá-las em realidade.
  • b)
    A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece os parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir a realização das metas e objetivos contemplados no PPA - Plano Plurianual.
  • c)
    A afirmativa de que a lei orçamentária deve conter todas as receitas e despesas a serem realizadas, inclusive as de operações de créditos autorizadas em lei, decorre da aplicação do princípio orçamentário de unidade.
  • d)
    A iniciativa da elaboração da proposta orçamentária é sempre do Poder Executivo, a qual deve ser encaminhada ao Poder Legislativo.
  • e)
    O plano plurianual é um instrumento de planejamento governamental de longo prazo, tendovigência de quatro anos.

78814 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

Acerca do que prevê o Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, marque a alternativa INCORRETA: 1- No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 30% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio. 2- É organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a Reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

3- O Instituto Federal será dirigido por um Reitor, escolhido em processo eletivo pelos servidores do quadro ativo permanente (docentes e técnicoadministrativos) e provisório e pelos estudantes regularmente matriculados, nomeado na forma da legislação vigente, para um mandato de 04 (quatro) anos, contados da data da posse, permitida uma recondução.

4- As ações de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar uma relação transformadora entre o Instituto Federal e a sociedade.

5- O Inciso VIII do Art. 3º elenca como finalidade e características do IF SERTÃO – PE “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico”.

  • a)
    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
  • b)
    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • c)
    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • d)
    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • e)
    Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

78815 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

Na esfera Federal e Estadual, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, sendo assim marque a alternativa correta:

  • a)
    40,09% para o Executivo Federal, 6% para o Judiciário e 2,5% para o Legislativo incluído o Tribunal de Contas da União e 0,6% para o Ministério Público da União.
  • b)
    48,6% para o Executivo Estadual, 3,4% para o Legislativo sendo que existe Tribunal de Contas dos Municípios e 6% para o Judiciário e 2% para Ministério Público Estadual.
  • c)
    49% para o Executivo Estadual, 6% para o Judiciário, 2% para o Legislativo e 3% para o Ministério Público Estadual.
  • d)
    54% para o Executivo Estadual, 6% para o Judiciário e 3,2% para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Estado, quando houver.
  • e)
    48% para o Executivo Estadual, 6% para o Judiciário, 2% para o Legislativo e 3% para o Ministério Público Estadual.

78817 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

Schumpeter (1949), numa visão clássica, define o Empreendedor como aquele que “destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. A respeito do domínio empreendedor e sua relação com o processo inovativo é correto AFIRMAR:

  • a)
    A estrutura orgânica propicia melhores condições para o aumento da criatividade e inovação na organização.
  • b)
    Os saltos descontínuos na tecnologia de produtos estão relacionados às melhorias gradativas em produtos.
  • c)
    A criação de novos mercados é um exemplo de inovação incremental.
  • d)
    O conceito de inovação cíclica envolve a comunicação eficaz com clientes e até com concorrentes organizados em redes para criação de novos produtos e serviços, a partir de ideias geradas fora dos ambientes de pesquisa e desenvolvimento das organizações.
  • e)
    Quando nasce no indivíduo o espírito empreendedor, o planejamento passa a assumir papel secundário.

85767 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

As reações e as expectativas das pessoas que serão impactadas por uma política pública estarão condicionadas à forma como é resolvido o conflito (ou provável conflito) dela decorrente. A partir dessa concepção, Lowi (1964) classificou as políticas públicas em quatro tipos (Políticas regulatórias, Políticas distributivas Políticas redistributivas e Políticas Constitutivas). A respeito das tipologias de políticas públicas propostas por Lowi, assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    Políticas regulatórias atuam sobre as regas do jogo político, alterando-as e alterando, portanto, também a estrutura e as condições gerais de definição dos outros tipos de política como por exemplo, a criação das regras de segurança alimentar.
  • b)
    Políticas distributivas se baseiam na distribuição de vantagens de forma tendencialmente universal ou abrangendo grande número de beneficiários, associadas em regra a baixos níveis de conflitualidade uma vez que a distribuição de custos e encargos, sendo indireta é percebida como equilibrada. São exemplos dessa tipologia as cotas raciais.
  • c)
    As políticas públicas possuem tipologias bem definidas. Não agregam, portanto, características de dois ou mais tipos de política.
  • d)
    Políticas redistributivas se baseiam na redistribuição de recursos financeiros, direitos e outros, entre camada ou grupos sociais. São políticas potencialmente geradoras de conflitos entre os segmentos que beneficiam e os que suportam os custos. A reforma agrária é um exemplo de política redistributiva.
  • e)
    Políticas constitutivas são centradas na criação de regras de funcionamento, regulando as relações entre diferentes partes e agentes, grupos e setores da sociedade.

85768 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

Sobre o tema “modelo de gestão pública burocrático e de administração patrimonialista”, assinale a opção incorreta.

  • a)
    O modelo patrimonialista é uma forma da administração pública que se caracteriza pela privatização do Estado, pela interpermeabilidade dos patrimônios público e privado. O príncipe não faz clara distinção entre patrimônio público e seus bens privados.
  • b)
    O estamento burocrático caracteriza-se pela conjugação de altos ocupantes de cargos públicos, burocratas e segmentos da classe política, atuando em conjunto, em benefício próprio e em desrespeito aos princípios da impessoalidade e do universalismo de procedimentos.
  • c)
    O modelo burocrático não se caracteriza pela busca da qualidade, da descentralização, da autonomia ou da coordenação e sim pela impessoalidade, hierarquia e formalismo.
  • d)
    Ao modelo de administração patrimonialista, faltam todas as características a seguir: competências funcionais fixas; retribuição aos servidores pelos serviços prestados; hierarquia racional fixa; formação profissional como norma e nomeação regulada por contrato livre, com regras de ascensão funcional.
  • e)
    A administração patrimonialista está presente durante os primeiros anos da república, não há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários selecionados discricionariamente.

85769 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

Sobre o planejamento orçamentário, marque a afirmação correta:

  • a)
    O PPA estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração para as despesas correntes e outras dela decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
  • b)
    A LOA compreenderá as metas e prioridades da administração, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente e disporá sobre as alterações na legislação tributária.
  • c)
    A Constituição Federal no art. 165, § 7º, informa que os orçamentos fiscais e de investimentos das estatais, compatibilizados com o plano plurianual, não terão entre suas funções a de reduzir desigualdades interregionais, segundo critério populacional.
  • d)
    A LOA compreende o orçamento fiscal, da seguridade social, monetário e de investimentos das estatais.
  • e)
    O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

85770 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

Sistema Organizacional é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. (OLIVEIRA, 2002).

Sobre este assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • a)
    Uma organização que fundamenta suas práticas na abordagem sistêmica atua na valorização do mérito dos seus colaboradores e privilegia a normatização e a clara definição dos cargos, em detrimento de uma atenção institucional orientada para o feedback organizacional em relação ao ambiente externo.
  • b)
    De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse ambiente.
  • c)
    Um sistema organizacional importa e recebe inputs do ambiente, como por exemplo, recursos, energia e informação, que lhe proporciona os meios necessários para seu funcionamento.
  • d)
    As entradas são processadas e transformadas em outputs que são então exportados pelo sistema para o ambiente, na forma de produtos ou serviços, energia ou informação;
  • e)
    Em um sistema, a homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação, ou seja, através de dispositivos de retroação (feedback), que são basicamente sistemas de comunicação que reagem ativamente a uma entrada de informação.

85798 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Gestão Pública / Administração Pública

Considerando o “V” para verdadeiro e “F” para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de baixo para cima:

Acerca das funções administrativas é correto afirmar: ( ) A função Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais, assim como, pela identificação dos meios necessários ao alcance dos resultados, exceto no que diz respeito aos assuntos inerentes à responsabilidade social corporativa.

( ) A estrutura organizacional pode ser considerada como o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.

( ) O Controle é uma função essencialmente regulatória.

( ) A Departamentalização, é o agrupamento, em consonância com um critério específico de heterogeneidade, das atividades e dos seus correspondentes recursos, em unidades organizacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo:

  • a)
    V,F,V,V
  • b)
    V,V,V,F
  • c)
    F,V,V,F
  • d)
    V,V,V,V
  • e)
    F,F,V, F