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78792 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

Observe a seguinte letra e responda o que se

pede.



A área indicada da letra chama-se:

  • a)
    Terminal
  • b)
    Ombro
  • c)
    Abertura
  • d)
    Bojo
  • e)
    Cauda

78798 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

Atualmente, no Brasil, a produção editorial com ma ior variabilidade procede das revistas. Ela une informações, educação, serviços e entretenimento e, além disso, desperta o interesse pela leitura, por explorar um maior apelo visual. Isso se dá porque trabalha textos, imagens e fotos atrativas com criatividade. Essa produção ganhou maior destaque no mercado pela possibilidade de atender a segmentações de mercado e de publicidade. Qual alternativa corresponde corretamente ao que se afirma nos seguintes itens sobre Design Editorial:

I - O Design Editorial é uma especialização do Design Gráfico que está intimamente ligada ao jornalismo. Abrange a produção impressa e digital e refere-se ao projeto visual e funcional de um produto.

II – O design editorial constitui um meio de representações de ideias, conteúdos e sentimentos. Tal meio, no entanto, é neutro ou indiferente aos conteúdos que apresenta, mas é coerente e solidário com esses e com o contexto histórico no qual se manifesta.

III – Na diagramação de uma publicação é necessário observar vários elementos gráficos como: medidas (geralmente em “paicas” e “pontos”, onde 1 paica corresponde a 12 pontos; a mancha gráfica (espaço demarcado para impressão); vinheta (mini-títulos que indicam tema ou assunto de destaque)

  • a)
    Apenas o item I está incorreto.
  • b)
    Apenas o item II está correto.
  • c)
    Apenas o item III está incorreto.
  • d)
    Apenas o item II está incorreto.
  • e)
    Todos os itens estão corretos.

78802 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

A maneira como as publicações são encadernadas, e com quais materiais, tem um grande impacto na aparência e nas características táteis – e, portanto, no valor percebido – de qualquer trabalho comercial. Essa decisão também influencia o custo total de um trabalho de impressão e determina se ele é ou não economicamente viável. As alternativas abaixo, apresentam tipos de encadernação, EXCETO:

  • a)
    Perfect Binding
  • b)
    Espiral
  • c)
    Wire-o
  • d)
    Gofragem
  • e)
    Costurada

78804 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

Segundo a classificação adotada pela Association Typographique Internationale - Atypl, são tipos lineares (não-romanos):

  • a)
    Univers, Trebuchet, Didot
  • b)
    Helvetica, Bodoni, Impact
  • c)
    Verdana, Din, Meta
  • d)
    Cambria, Calibri, Corbel
  • e)
    Futura, Courier, Futura

78809 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

Mesmo representando uma ampla variedade de objetivos de comunicação, e sendo criados por variados autores e estilos diferentes, todos os designs de grande repercussão e reconhecido valor, que abrangem largo período de tempo, têm em comum uma característica básica: a apresentação simples de uma só ideia dominante. Sobre a teoria da gestalt do objeto, as alternativas a seguir contêm propriedades usadas como recurso de retórica visual, exceto:

  • a)
    Contraste de forma, contraste de luz
  • b)
    Contraste de proporção, contraste de harmonia
  • c)
    Contraste de peso, contraste de movimento
  • d)
    Contraste de tamanho, contraste de ritmo
  • e)
    Contraste de posição, contraste de cor

85783 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

A arte da tipografia não lida apenas com a textura positiva das letras, mas com os espaços negativos entre elas e ao seu redor. Todas as alternativas a seguir falam sobre a importância dos espaços negativos, exceto:

  • a)
    As letras amam umas às outras. Entretanto, devido às suas diferenças anatômicas, algumas tendem a ter problema para ganhar intimidade. As Versais, quadradas e conservadoras, preferem manter uma certa distância de suas vizinhas.
  • b)
    À página escrita deu-se o nome de “textus”, que significa tecido em latim. A diagramação de um texto funciona como um tear. O designer deve procurar tecer o texto da maneira mais homogênea possível. Bons tipos são desenhados para produzir uma textura vivaz e homogênea, mas o descuido com as letras, linhas e palavras pode rasgar esse tecido.
  • c)
    Embora as quebras entre palavras nos pareçam naturais, a linguagem falada é percebida como um fluxo contínuo, sem vazios audíveis. Embora o alfabeto represente o som, ele não pode funcionar sem marcas e espaços de silêncio. A tipografia manipula as dimensões silenciosas do alfabeto, empregando recursos que são vistos mas não ouvidos.
  • d)
    Em um mundo repleto de mensagens que ninguém pediu para receber, a tipografia precisa frequentemente chamar a atenção para si própria antes de ser lida. Para que seja lida, precisa contudo abdicar da mesma atenção que despertou. A tipografia que tem algo a dizer aspira, portanto, a ser uma espécie de estátua transparente.
  • e)
    A densidade da textura de uma página escrita ou composta é chamada de “cor”. Isso nada tem a ver com tintas; refere-se apenas à escuridão da massa de tipo. Uma vez satisfeitas as demandas de legibilidade e ordenação lógica, a homogeneidade da “cor” é o objetivo mais comum almejado pelo tipógrafo.

85784 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

Várias técnicas de acabamento e tecnologias para tarefas de impressão, produtos e publicações especiais. Uma das técnicas usadas é a estampagem laminada a quente que é utilizada em livros de capa dura e também em capas e sobrecapas de obras e caixas de papelão para que se destaquem na prateleira. Em geral, o laminado metálico é dourado ou prateado, mas há cores metálicas, sólidas e não metálicas, além de laminados metálicos holográficos.

Assinale a alternativa que apresenta o nome desse tipo de estampagem.

  • a)
    Hot Stamping
  • b)
    Estampagem Cega
  • c)
    Embossing
  • d)
    Cold Foil
  • e)
    Estampagem laminada à frio.

85785 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

Para a produção da Revista Institucional do IF Sertão-PE, assinale a descrição de material mais adequada para solicitar um orçamento de serviço de impressão e acabamento.

  • a)
    Capa em papel couché 300g/M2, formato aberto A4, formato fechado A3, impressão 4/1 cores, Laminação brilho. Miolo em Papel couché 120g/M2 formato aberto A4, formato fechado A3, impressão 4/0 cores. 40 páginas (20 lâminas). Acabamento refilado, encadernação grampo a cavalo.
  • b)
    Capa em papel couché 240g/M2, formato aberto A3, formato fechado A3, impressão 4/4 cores, Verniz brilho. Miolo em Papel couché 120g/M2 formato aberto A4, formato fechado A4, impressão 4/4 cores. 40 páginas (20 lâminas). Acabamento refilado, encadernação lombada canoa.
  • c)
    Capa em papel couché 240g/M2, formato aberto A3, formato fechado A4, impressão 4/4 cores, Laminação brilho. Miolo em Papel couché 90g/M2 formato aberto A3, formato fechado A4, impressão 4/4 cores. 40 páginas (10 lâminas). Acabamento refile, encadernação grampo a cavalo.
  • d)
    Capa em papel couché 180g/M2, formato aberto A3, formato fechado A4, impressão 4/4 cores, Verniz brilho. Miolo em Papel couché 90g/M2 formato aberto A3, formato fechado A4, impressão 1/1 cores. 40 páginas (20 lâminas). Acabamento refilado, encadernação lombada canoa.
  • e)
    Capa em papel couché 300g/M2, formato aberto A3, formato fechado A3, impressão 4/4 cores, Verniz brilho. Miolo em Papel couché 120g/M2 formato aberto A4, formato fechado A4, impressão 1/1 cores. 40 páginas (10 lâminas). Acabamento refile, encadernação grampo a cavalo.

85789 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

O espaço medido da base de uma linha de texto a base da seguinte denomina-se:

  • a)
    Modulação
  • b)
    Espaçamento
  • c)
    Entrelinha
  • d)
    Entreletra
  • e)
    Margem

85791 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Designer / Designer Gráfico

Os sistemas de impressão possuem características como o substrato, a matriz, a tinta e o maquinário.

Marque a alternativa, cuja MATRIZ corresponde respectivamente aos seguintes processos de impressão: ROTOGRAVURA; OFFSET; SILKSCREEN E FLEXOGRAFIA.

  • a)
    encavográfica, planográfica, permeográfica, relevográfica.
  • b)
    encavográfica, relevográfica, permeográfica, planográfica.
  • c)
    alto relevo, planográfica, tela, relevográfica.
  • d)
    relevográfica, planográfica, permeográfica, relevográfica.
  • e)
    baixo relevo, planográfica, tela, relevográfica.