25 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

78767 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

Sobre a Constituição da República Federativa do Brasil é falso afirmar:

  • a)
    Tem como fundamento a dignidade da pessoa humana;
  • b)
    Tem como objetivo fundamental erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
  • c)
    Dos direitos e deveres individuais e coletivos é violável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
  • d)
    Tem como objetivo fundamental promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
  • e)
    Tem como princípio das relações internacionais a solução pacífica dos conflitos.

78768 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

A atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia consistiu de uma construção coletiva que contou com a participação de professores, especialistas e pesquisadores, entidades representativas das instituições de educação superior, entidades de representação profissional, dentre outros, inclusive via consulta pública por meio da qual se acolheram inúmeras sugestões para o aprimoramento do documento. Desse trabalho resultou, EXCETO:

  • a)
    A revisão de uma série de conceitos, informações e evoluções tecnológicas que permeiam a formação profissional do tecnólogo, o que resultou em um documento mais amplo e mais denso.
  • b)
    A revisão dos descritores dos 113 cursos já constantes do catálogo anterior, e o acréscimo de 21 novas denominações, totalizando 134 denominações de Cursos Superiores de Tecnologia a integrarem o novo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.
  • c)
    Informação conceitual no descritor “Ocupações CBO associadas” que trata de ocupações que o profissional graduado no Curso Superior de Tecnologia pode exercer ou tem relação direta com o perfil profissional do egresso, fornecendo perspectivas de inserção profissional.
  • d)
    Informação conceitual no descritor “Perfil profissional de conclusão” que corresponde ao elenco de ações que o egresso do Curso Superior de Tecnologia, no seu exercício profissional, é capaz de realizar.
  • e)
    O texto, em relação aos eixos tecnológicos, foi aprimorado em relação a cada currículo, com destaques importantes de informações relacionadas a um conjunto de oito denominadores curriculares.

78769 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem visando, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar correspondência destes com os objetivos propostos. LIBÂNEO (2008)

Segundo o mesmo autor, a avaliação cumpre determinadas funções. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta de forma correta uma das funções da avaliação?

  • a)
    Pedagógico-didática: refere-se aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares;
  • b)
    Controle: refere-se ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar;
  • c)
    Diagnóstico: permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor;
  • d)
    Verificação: avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-os a padrões de desempenho esperados;
  • e)
    Apreciação qualitativa: coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos, através de provas, exercícios, entre outros.

78770 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

O Decreto nº 5.154/04 Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, definindo no seu Art. 7º:

  • a)
    Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à certificação após sua conclusão com aproveitamento.
  • b)
    Os cursos de ensino de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.
  • c)
    Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à certificação após sua conclusão com aproveitamento.
  • d)
    Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento
  • e)
    Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos superiores de educação conduzem à certificação após sua conclusão com aproveitamento.

85729 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

De acordo com Mattar (2011), com o progresso das Tecnologias da Informação e Comunicação, várias ferramentas passaram a ser utilizadas na Educação à Distância. Apesar das mídias mais tradicionais continuarem a ter forte presença, há tendência de novos meios de ensino e aprendizagem nesta modalidade. Dessa forma, caracteriza-se como tendência na EAD:

I-Games: contribui para a flexibilidade do modelo educacional tradicional.

II-Mobile Learning: permite o aluno estudar em qualquer lugar e a qualquer momento

III-Realidade aumentada e cruzada: possibilita a combinação entre dados virtuais e reais.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • a)
    Apenas I e II
  • b)
    Apenas II e III
  • c)
    Apenas I e III
  • d)
    I, II e III
  • e)
    Nenhuma das alternativas

85739 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

O Decreto Nº 5.154, de 23 de Julho de 2004, teve o objetivo de regulamentar o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. De acordo com o Decreto não podemos afirmar que:

  • a)
    A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio dar-se-á de forma: integrante, concomitante e tecnológica, podendo ocorrer na mesma instituição de ensino, ou em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementariedade, visando o planejamento e o desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados.
  • b)
    Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.
  • c)
    Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne aos objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.
  • d)
    Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores contemplarão a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade e poderão ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
  • e)
    Para a obtenção do diploma de técnico de nível médio, o aluno deverá concluir seus estudos de educação profissional técnica de nível médio e de ensino médio.

85740 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

A concepção de Pedagogia Social é definida por Caliman (2009) como uma ciência prática, social e educativa, não formal, que atua nas falhas da sociedade capitalista para que o desenvolvimento humano e social não atinja somente os processos educacionais, mas todas as relações sociais. Em função disso não podemos afirmar que:

  • a)
    A Educação Social sempre está atrelada à Pedagogia Social. É muito clara a noção da Práxis, relação dialética entre teoria – prática.
  • b)
    A Pedagogia Social está concentrada na socialização dos indivíduos, com o desenvolvimento da identidade, com a formação da personalidade humana e com os condicionamentos que os diversos contextos impõem à formação de atitudes, valores e crenças.
  • c)
    A Pedagogia Social surge nos meados do século XX, no continente Americano, especificamente nos EUA, associada ao contexto da Revolução Tecnológica que destinou novas características à sociedade e um acúmulo de problemas sociais.
  • d)
    Na educação brasileira, a Pedagogia Social se desenvolve também no século XX, em meio a momentos conflituosos e de transição, em que a maioria da população do país não tinha acesso às escolas e não sabiam ler nem escrever.
  • e)
    No Brasil atual a Pedagogia Social vive um momento de grande fertilidade. É um momento de criatividade pedagógica mais que de sistematização dos conteúdos e dos métodos. Em outras palavras, mais que pedagogistas, temos no Brasil educadores que colaboram com o nascimento e o desenvolvimento de um know how com identidade própria, rica de intuição pedagógica e de conteúdos.

85748 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

Com relação ao Ensino Superior, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, é CORRETO afirmar que:

  • a)
    Tem por finalidade formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
  • b)
    Abrangerá cursos de graduação, abertos a candidatos que estejam cursando o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;
  • c)
    Na educação superior, o ano letivo regular, a quantidade de dias letivos fica a critério da instituição, desde que seja cumprido dentro do ano civil;
  • d)
    As instituições de educação superior oferecerão, no período noturno, cursos de graduação nos mesmos padrões de qualidade mantidos no período diurno, sendo facultativa a oferta noturna nas instituições públicas;
  • e)
    A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, exclusivamente em programas de doutorado.

85749 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96 – LDB, orienta através do Art. 9º que a União incumbir-se-á de:

VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino. Fazem parte do processo de avaliação do rendimento escolar do sistema educacional brasileiro:

  • a)
    Prova Brasil, Enem, Enade, e PCN;
  • b)
    Provinha Brasil, Prova Brasil, Enem e Enade;
  • c)
    Prova Brasil, Enem, Proeja e Enade;
  • d)
    Enade, Prouni, Enem e Provinha Brasil
  • e)
    Nenhuma das respostas anteriores.

87945 IF-SERTÃO - PE (2016) - IF-SERTÃO - PE - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

Para Ausubel, o termo estrutura cognitiva tem o significado de uma estrutura hierárquica de conceitos.

Da mesma forma que em Piaget, Ausubel trabalha com o conceito de Organização de certas entidades. No entanto, enquanto estas entidades em Piaget eram os Esquemas (que englobam conceitos mais operações) em Ausubel estas entidades são apenas os conceitos. Poderíamos dizer que enquanto em Piaget os elementos que compõem a estrutura cognitiva incorporam o aspecto dinâmico em Ausubel estes elementos têm um aspecto estático. Dessa forma, há alguns pontos importantes da Teoria de Aprendizagem segundo Ausubel, exceto:

  • a)
    A aprendizagem é um processo que envolve a interação da nova informação abordada com a estrutura cognitiva do aluno tornando-se o principal agente construtor de sua aprendizagem.
  • b)
    A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, quando este aluno encontra significado no que ouve. Esses pontos de ancoragem, ou subsunçores de aprendizagem, é que irão relacionar o novo com o que o aluno já sabe.
  • c)
    A definição de conteúdo deve ser feita por meio de uma série hierárquica, a partir de uma avaliação do que o aluno previamente já sabe.
  • d)
    As “Pontes Cognitivas” são elos entre o que o aprendiz já sabe e o que ele deve aprender.
  • e)
    O ponto central de sua teoria é o termo “Sunçor”, que pode ser entendido como o ponto cognitivo do aluno que dará sentido a um novo conhecimento.