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78626 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

Sobre planos, é INCORRETO afirmar que:

  • a)
    No plano aberto, ou plano geral, o sujeito aparece dominado pela área de fundo.
  • b)
    No close-up, o sujeito é o foco de interesse.
  • c)
    O plano extremamente aberto (PEA) valoriza o sujeito em relação ao fundo.
  • d)
    O close médio (CM) é bastante usado em televisão.
  • e)
    No plano médio (PM), o sujeito divide com a paisagem de fundo a importância na dimensão do vídeo.

78628 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

A TV Digital oferece a possibilidade de que o telespectador construa sua própria grade de programação. Isso é possível porque:

  • a)
    Ele pode programar a gravação de programas em diferentes canais e horários e assistir conforme tenha tempo disponível.
  • b)
    Ele pode solicitar aos diferentes canais que apresentem os programas quando ele estiver em casa, segundo sua disponibilidade para asistir.
  • c)
    Ele pode comprar cada programa em diferentes horários.
  • d)
    Ele pode assistir cada programa a partir de sua escolha, com base no controle remoto.
  • e)
    Ele pode receber os programas gravados em DVD pelo correio.

78629 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

Um produto audiovisual deve ter um formato. Falar de formato é falar do:

  • a)
    Tipo de tecnologia empregada no produto.
  • b)
    Modo como o produto se apresenta.
  • c)
    Tempo de duração do produto no ar.
  • d)
    Lugar que o produto ocupa na grade de programação.
  • e)
    Número de blocos que compõe o produto.

78650 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

A figura abaixo ilustra o movimento de

câmera conhecido como:



  • a)
    Truck.
  • b)
    Zoom.
  • c)
    Dolly.
  • d)
    Pan.
  • e)
    Travelling.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

83307 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

Sempre se discutiu qual código deve prevalecer num produto audiovisual: se a imagem ou o som. De modo geral, diz-se que o código prevalente na produção de sentidos é:

  • a)
    A imagem, sem dúvida.
  • b)
    O som, com certeza.
  • c)
    O equilíbrio entre um e outro.
  • d)
    A imagem, desde que com uso de legenda.
  • e)
    O som, desde que observada a sincronização com as imagens.

83308 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

Uma lente com distância focal de 35mm é um(a ):

  • a)
    Olho de peixe.
  • b)
    Telefoto média.
  • c)
    Grande angular.
  • d)
    Telefoto.
  • e)
    Super grande angular.

83312 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

Qual das alternativas abaixo traz, de forma mais completa, as informações que devem estar presentes em um roteiro técnico de vídeo?

  • a)
    Indicações de trilha sonora e efeitos sonoros.
  • b)
    Planos e movimentos de câmera; sonoplastia.
  • c)
    Planos e movimentos de câmera; indicações musicais; sonoplastia (efeitos); textos dos diálogos e locuções; textos de legenda.
  • d)
    Planos e movimentos de câmera; sonoplastia; textos da locução.
  • e)
    Movimentos de câmera; sonoplastia; textos de legendas.

83321 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

Um dos pontos altos na produção de um audiovisual é a qualidade da locução. Nesses casos, observe que o bom locutor é aquele que:

  • a)
    Ensaia e grava de primeira.
  • b)
    Não ensaia e grava de primeira.
  • c)
    Ensaia e grava até que consiga a melhor locução.
  • d)
    Não ensaia, mas grava várias vezes.
  • e)
    Ensaia e desiste quando observa que não consegue.

91679 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

A iluminação de um entrevistado no estúdio não deve ser chapada. Deve-se considerar que as sombras dão relevo ao objeto iluminado. Neste sentido, pode-se dizer que a iluminação recomendada para a gravação de um entrevistado deve ter:

  • a)
    Uma luz direta, dura; uma luz lateral mais suave para sombrear um dos lados do entrevistado e uma luz por trás, no chão, de baixo para cima para descolar do fundo.
  • b)
    Uma luz direta e duas laterais em contraposição para eliminar sombras.
  • c)
    Duas luzes laterais apenas; essas luzes fazem uma ótima iluminação.
  • d)
    Apenas a luz frontal, dura e com boa potência.
  • e)
    Uma luz de baixo para cima e outra frontal, com desvio de rebatedores.

91680 IF-PI (2016) - IF-PI - Técnico em Áudiovisual / Áudio e Vídeo

Para ajustar o branco em uma câmera (bater o branco), o operador de vídeo deve:

  • a)
    Apontar a câmera para o cenário já iluminado.
  • b)
    Apontar a câmera para uma cartela branca.
  • c)
    Apontar a câmera para a keylight.
  • d)
    Desligar a contraluz.
  • e)
    Acionar a chave do filtro “ND”.