Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 30 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 30 questões gratuitas para resolução." />
30 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

73487 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Enfermagem

A atualização das diretrizes da American Heart Association (AHA) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e o Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) foi desenvolvida para os profissionais e os instrutores da AHA que executam a ressuscitação possam focar na ciência da ressuscitação. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    Atualmente, a velocidade das compressões torácicas é de 60 (sessenta) a 100 (cem) por minuto, ao invés de 100 (cem) a 120 (cento e vinte), de acordo com a atualização anterior, em 2010.
  • b)
    Em pacientes com RCP em curso e uma via aérea avançada instalada, recomenda-se uma frequência de respiração simplificada de 1 (um(A) respiração a cada 6 (seis) segundos.
  • c)
    A profundidade das compressões em adultos foi modificada para pelo menos 2 (duas) polegadas (5cm) e não deve ser superior a 2,8 (dois vírgula oito) polegadas (7cm).
  • d)
    Os profissionais devem manter o apoio torácico entre as compressões para manter contínua a velocidade de retorno da caixa torácica.
  • e)
    No caso de um único socorrista leigo, a ordem da avaliação primária foi alterada para C-AB, ao invés de A-B-C, para reduzir o tempo até a primeira compressão.

73488 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Segurança e Saúde no Trabalho

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deve ser implantado nas empresas, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Sobre o PPRA, marque a alternativa CORRETA.

  • a)
    O estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do equipamento de roteção individual, visando garantir as condições de proteção originalmente estabelecidas, é de obrigação do empregador.
  • b)
    Quando comprovada, pelo empregador ou instituição, a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção individual ou quando estas não forem suficientes, deverão, então, ser adotadas medidas de caráter administrativo, ou de organização do trabalho ou coletivas.
  • c)
    As funções ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificação dos equipamentos de proteção individual utilizados para os riscos ambientais, deverão ser caracterizadas, e os trabalhadores deverão ser treinados quanto ao uso correto e as limitações de proteção que o equipamento de proteção individual oferece.
  • d)
    A implantação de medidas de caráter individual deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência, e de informações sobre eventuais limitações de proteção que ofereçam. Além disso, deve ser encorajada em relação à de caráter coletivo.
  • e)
    A seleção das medidas de proteção coletiva deve estar adequada, tecnicamente, aos riscos que os trabalhadores ficam expostos direta e indiretamente, considerando-se o conforto oferecido segundo avaliação dos trabalhadores usuários nos locais de trabalho.

73489 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Segurança e Saúde no Trabalho

A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e melhor desempenho de suas atividades no trabalho. Sobre o tema abordado, marque a alternativa CORRETA.

  • a)
    Na biomecânica dinâmica são consideradas as dimensões dos diversos segmentos corporais quando se encontram em movimento, enquanto na biomecânica estática observa-se a postura neutra do indivíduo.
  • b)
    Na biomecânica ocupacional há um profundo estudo das dimensões do corpo humano a fim de se projetar postos de trabalho que atendam pelo menos 90% da população geral.
  • c)
    Para ser possível ter uma postura correta no posto de trabalho, sentada ou em pé, é necessário prever uma zona ótima de trabalho destinada à execução das tarefas mais delicadas ou de maior precisão.
  • d)
    A antropometria estuda as interações entre o trabalho e o homem, utilizando leis da física e conceitos de engenharia para descrever movimentos realizados por vários segmentos do corpo e as forças que agem sobre ele.
  • e)
    O trabalho realizado em pé proporciona maior eficiência e redução do trabalho estático, dando maior mobilidade corporal aos braços e pernas, sendo ideal para tarefas de precisão.

73490 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Segurança e Saúde no Trabalho

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, é um documento que foi regulamentado pela Organização Mundial da Saúde e tem por objetivo

  • a)
    classificar os estados de saúde com base numa estrutura etiológica, proporcionando um “diagnóstico” de doenças, perturbações ou outras condições de saúde.
  • b)
    classificar as pessoas, descrevendo a situação de cada pessoa dentro de uma gama de domínios de saúde ou relacionados à saúde.
  • c)
    agrupar, sistematicamente, os domínios de saúde e de doença de uma pessoa com uma determinada condição de saúde.
  • d)
    permitir ao utilizador registar perfis úteis da funcionalidade, incapacidade e saúde dos indivíduos em um único domínio.
  • e)
    proporcionar uma base científica para a compreensão e o estudo dos determinantes da saúde, dos resultados e das condições relacionadas à saúde.

73491 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Segurança e Saúde no Trabalho

As doenças ocupacionais são agravos que estão relacionados diretamente à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho as quais ele está submetido. No nordeste brasileiro, segundo dados da Previdência Social, entre os anos de 2011 a 2013, esses agravos acometeram 14,85% dos trabalhadores. Sobre as doenças ocupacionais, marque a alternativa CORRETA.

  • a)

    Trabalhadores domésticos, dos serviços de limpeza, das ocupações da indústria da construção, dos serviços de saúde (manejo de pacientes, de macas e equipamentos), estão mais sujeitos a doenças do sistema osteomuscular como a bursite, e a mononeuropatias do nervo poplíteo lateral.

  • b)

    Trabalhadores que executam suas atividades em oficinas mecânicas e que manipulam graxas e óleos minerais, estão mais sujeitos a dermatoses papulopustulosas provenientes do contato direto da pele com agentes químicos derivados do chumbo, cobre e arsênio.

  • c)

    Trabalhadores de indústrias petroquímicas e químicas, de laboratórios e de grandes siderúrgicas, pela exposição ao benzeno presente em solventes, em tintas, vernizes, thinners, removedores, desengraxantes, querosenes e colas, podem vir a desenvolver moneuropatias periféricas.

  • d)

    Trabalhadores como mergulhadores, aviadores e aqueles que trabalham na área da construção civil em tubulações pneumáticas e túneis pressurizados estão sujeitos a um risco maior de desenvolver um barotrauma de ouvido médio, decorrente de alterações súbitas da pressão do ar ambiental.

  • e)

    Trabalhadores em exposição a fumos de óxido de ferro, como os soldadores, desenvolvem pneumoconiose grave com alterações radiológicas, pneumonite de hipersensibilidade e fibrose pulmonar, podendo evoluir para um enfisema pulmonar, caso o trabalhador não seja devidamente medicado.

73492 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Enfermagem

A Orla de Burton é uma linha azulada da gengiva imediatamente por cima da implantação dos dentes, característica de pessoas com intoxicação por

  • a)
    cloro.
  • b)
    benzeno.
  • c)
    chumbo.
  • d)
    tolueno.
  • e)
    asbesto.

81844 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com o Decreto nº 7.602 de novembro de 2011, sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST, analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA.

  • a)
    Compete ao Ministério da Saúde: realizar ações de reabilitação profissional e avaliar a incapacidade laborativa para fins de concessão de benefícios previdenciários.
  • b)
    Cabe ao Ministério da Saúde: planejar, coordenar e orientar a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador.
  • c)
    Os princípios que regem a PNSST são os mesmos do SUS. Dentre estes, podemos destacar os principios da equidade, regionalização e hierarqização e descentralização e comando único.
  • d)
    A PNSST tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos do trabalho, a ele relacionados ou que ocorram em seu curso; por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.
  • e)
    Entre as diretrizes da PNSST está a harmonização da legislação e a articulação das ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, reabilitação e reparação da saúde do trabalhador.

81845 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Enfermagem

O atendimento pré-hospitalar exige dos profissionais de saúde treinamento contínuo e atualização frequente para lidar com agilidade e segurança nas emergências com pacientes graves, politraumatizados. Dentre as emergências médicas mais comuns está o choque hipovolêmico, que poderá levar o paciente ao óbito em pouco tempo. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo. I.A princípio, todo doente politraumatizado em choque é portador, até segunda ordem, de choque hipovolêmico hemorrágico. II.Na presença de instabilidade hemodinâmica, a solução mais indicada para a reposição volêmica é o Soro Ringer Lactato, aquecido a 39°C, e deve ser feito, preferencialmente, através de acesso periférico. III.São sinais de choque hipovolêmico: pulso fraco, cianose de extremidades, anemia, pele fria e frequência respiratória abaixo de 16 ciclos/min. IV.No atendimento pré-hospitalar, suporte básico de vida, de pacientes com hemorragia externa, a primeira medida é o controle da perda sanguínea através de compressão da ferida e posterior emprego de curativo compressivo. V.Durante a reposição volêmica, a elevação muito rápida da pressão arterial (PA) sem o controle hemorrágico, faz com que a perda sanguínea se exacerbe e leve o paciente ao óbito mais rapidamente. Estão CORRETAS as proposições

  • a)
    I, II e IV, apenas.
  • b)
    I, II, III, IV e V.
  • c)
    I, II, IV e V.
  • d)
    I e IV, apenas.
  • e)
    I e II, apenas.

81846 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Segurança e Saúde no Trabalho

Entende-se por _____________, para os fins desta Norma (NR____), a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada à natureza e ao tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

  • a)
    Teto limite de tolerância / 16.
  • b)
    Teto máximo de tolerância / 16.
  • c)
    Percentual máximo de tolerância / 15.
  • d)
    Limite de tolerância / 15.
  • e)
    Teto máximo de tolerância / 15.

81847 IF-PE (2016) - IF-PE - Enfermeiro do Trabalho / Enfermagem

Foram prescritos, para um paciente, 500mL de soro glicosado a 5%, endovenoso, de 8 em 8 horas. Quantas microgotas por minuto serão infundidas?

  • a)
    62mgt/min.
  • b)
    83mgt/min.
  • c)
    41mgt/min.
  • d)
    35mgt/min.
  • e)
    28mgt/min.