49 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

204592 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Português

Mostrar/Esconder texto associado

O artigo de opinião é um texto de cunho argumentativo, em que o locutor/enunciador defende uma ideia por meio de diferentes recursos argumentativos.



Assinale a afirmativa que se contrapõe ao texto II.

  • a)
    As interrogações, para as quais nem sempre se apresentam respostas definitivas, incitam o interlocutor a uma reflexão favorável ao enfoque apresentado pelo locutor.
  • b)
    O uso da primeira pessoa do plural indicia que as pretensões do locutor não refletem apenas uma opinião pessoal, mas também a do seu interlocutor e de seu grupo.
  • c)
    Os exemplos apresentados pelo locutor na defesa de sua tese evidenciam o uso do raciocínio dedutivo, em que uma verdade geral prova a validade de um fato particular.
  • d)
    O uso de adjetivos é uma das marcas linguísticas que refletem a avaliação do locutor acerca de todo o processo apresentado, o que configura a subjetividade do texto.
  • e)
    A ocorrência de argumentos empíricos, fundados na experiência que se tem dos fatos e de suas implicações, é também uma estratégia de persuasão usada pelo locutor.

204593 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Redação Oficial

O texto a seguir é a simulação do corpo de um memorando:





Na mensagem acima, os itens destacados, que indicam infração à norma culta são:="https:>

  • a)

    I – II – V – VI – VII.

  • b)

    II – III – IV – VI – VIII.

  • c)

    II – IV – V – VII – VIII.

  • d)

    III – IV – V – VI – VII.

  • e)

    I – III – IV – VII – VIII.

204594 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

Em relação aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é INCORRETO afirmar que:

  • a)
    No que diz respeito à educação básica, não é permitida a oferta de cursos exclusivamente de formação geral.
  • b)
    São instituições pluricurriculares, de educação superior, básica e profissional, atuando na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino.
  • c)
    Não há Instituto Federal com um só campus, sua estrutura é sempre multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades.
  • d)
    O fazer pedagógico dos institutos pauta-se na pesquisa como princípio educativo e científico e nas ações de extensão como forma de diálogo permanente com a sociedade.
  • e)
    No âmbito de sua atuação, exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, mas não terão autonomia para criar e extinguir cursos.

204595 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

Apesar das mudanças que vêm ocorrendo e sendo sugeridas no âmbito do sistema educacional brasileiro, a sala de aula, nosso principal ambiente de aprendizagem, continua anacrônica. Grande parte das práticas pedagógicas atuais ainda privilegia o ensino transmissivo, às custas de uma ênfase na aprendizagem mediada pelo professor e suas escolhas de recursos educacionais.

GUIMARÃES, A. de M.; DIAS, R. In: COSCARELLI, C. (org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 24.



São modificações na prática educativa sugeridas pelos autores, EXCETO:

  • a)
    Utilização de estratégias de aprendizagem, que envolvem tomada de decisões com base no raciocínio, na afetividade e nas interações sociais para atingir metas e objetivos específicos.
  • b)
    Uso do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação, como estratégia para a transferência das informações pelo professor para o conjunto de alunos.
  • c)
    Valorização das múltiplas inteligências (lógica, linguística, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e cinestésic(A), a fim de promover uma educação integral do aprendiz.
  • d)
    Criação dos ambientes de aprendizagem, ou seja, sistemas de ensino e aprendizagem integrados e abrangentes capazes de promover o engajamento dos alunos.
  • e)
    Reengenharia da sala de aula, com as ações educativas redirecionadas para colocar o aluno como agente do processo de (r(E)construção de conhecimentos e saberes no contexto escolar.

204596 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

O projeto pedagógico da escola deve articular os fins e meios do processo educativo ali desenvolvido. Ele explicita o ordenamento entre todas as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola, tendo em vista os objetivos educacionais. Atinente a esse pressuposto, assinale a opção CORRETA:

  • a)
    A qualidade da educação se pauta pela elaboração de um projeto pedagógico que seja fruto da articulação de ideias de um grupo específico, instituído pela direção e apresentado à comunidade escolar.
  • b)
    O projeto pedagógico é um instrumento que clarifica a ação educativa e não se reduz apenas à dimensão pedagógica. A sua implementação é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania
  • c)
    O projeto pedagógico é o instrumento banalizador do fazer educacional e, por consequência, expressa a prática pedagógica das escolas, dando direção à gestão e às atividades educacionais, pela explicitação de seu marco preferencial, da educação que se deseja promover, do tipo de cidadão que se pretende formar.
  • d)
    A avaliação é a última etapa do projeto pedagógico. Portanto, não devem ser feitas mudanças no projeto antes de um tempo predeterminado, ao final do qual os gestores avaliarão quantitativamente as ações executadas e decidirão quais mudanças devem ser feitas.
  • e)
    Por meio do projeto pedagógico a equipe escolar determina rigidamente os resultados a serem alcançados pelo trabalho educativo e reúne um conjunto de elementos de decisão necessários à organização de todos que operam no espaço da escola o que, por conseguinte, dispensa a intervenção dos órgãos normativos do sistema escolar.

204597 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

Em relação ao que se entende como uma gestão educacional democrática e participativa, assinale a alternativa FALSA:

  • a)
    A promoção de uma gestão educacional democrática e participativa está associada ao compartilhamento de responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos níveis e segmentos de autoridade do sistema educacional. Desse modo, as unidades de ensino podem, em seu interior, praticar a busca de soluções próprias para seus problemas e, portanto, mais adequadas às suas necessidades e expectativas, segundo os princípios de autonomia e participação.
  • b)
    A gestão educacional cultiva relações democráticas, fortalecendo princípios comuns de orientação, norteadores da construção da autonomia competente.
  • c)
    A expressão “gestão educacional”, comumente utilizada para designar a ação dos dirigentes, surge em substituição a "administração educacional" como uma simples substituição terminológica.
  • d)
    A descentralização dos processos de direção e tomada de decisões em educação, a democratização dos processos de gestão da escola, estabelecidos na Constituição Nacional e a consequente construção da autonomia da escola demandam o desenvolvimento de espírito de equipe e noção de gestão compartilhada nas instituições de ensino, em todos os níveis.
  • e)
    O conceito de gestão educacional abrange uma série de concepções: a democratização do processo de determinação dos destinos do estabelecimento de ensino e seu projeto político-pedagógico; a compreensão da dinâmica e conflitiva das relações interpessoais da organização, o entendimento dessa organização como uma entidade viva e dinâmica; o entendimento de que a mudança dos processos pedagógicos envolve alterações nas relações sociais da organização; a compreensão de que o avanços das organizações se assentam muito mais em seus processos sociais, sinergia e competência, do que sobre insumos ou recursos.

204598 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogia

Considerando as diferentes perspectivas que envolvem o campo da ética e suas manifestações no âmbito da educação escolar, NÃO se pode afirmar que:

  • a)
    A escola incorpora uma dimensão ética à medida que representa para os alunos a possibilidade de se instrumentalizar para a realização de seus projetos.
  • b)
    A escola promove a ética à medida que coloca regras que os alunos devem seguir e reforça a necessidade de cumprir as regras estabelecidas pela sociedade.
  • c)
    A convivência na escola, organizada pelos conceitos de justiça, respeito e solidariedade, contribui para que esses conceitos sejam incorporados pelos alunos a um ideal de “viver bem”, uma das dimensões da ética.
  • d)
    O desenvolvimento do diálogo no interior da escola é essencial para a organização das formas viver em conjunto entre diferentes, um dos preceitos da ética.
  • e)
    A reflexão na escola sobre os valores morais estabelecidos contribui para a aprendizagem da ética.

204599 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Direito Administrativo

Considere as seguintes assertivas a respeito das responsabilidades:





I - A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que neguea existência do fato ou sua autoria.

II - Não há responsabilidade civil decorrente de ato omissivo culposo, inclusive se resultar em prejuízoao erário ou a terceiros.

III - Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

IV - As sanções civis, penais e administrativas poderãocumular-se, sendo independentes entre si.





De acordo com a Lei nº 8.112/90, está correto o que consta APENAS em:

  • a)

    I e II

  • b)

    I e III

  • c)

    I, II e IV

  • d)

    II, III e IV

  • e)

    I, III e IV

204600 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Legislação Federal

Nos termos da Lei nº 11.892/08, são objetivos dos Institutos Federais, EXCETO:

  • a)

    ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

  • b)

    constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica.

  • c)

    ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

  • d)

    realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.

  • e)

    desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos.

215073 IF-MG (2013) - IF-MG - Técnico em Assuntos Educacionais / Português

Mostrar/Esconder texto associado

No texto acima (Texto II), o autor:

  • a)
    contesta a alienação das pessoas quanto aos avanços científicos.
  • b)
    exalta a supremacia dos cientistas sobre os demais indivíduos.
  • c)
    analisa o mito como um mecanismo moderador da razão.
  • d)
    denuncia os perigos dos avanços científicos para a humanidade.
  • e)
    põe em xeque a competência dos especialistas e suas funções.