200 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

147552 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Administração Pública

No que se refere a Administração Pública, de acordo com a CRFB/88, é correto afirmar:

  • a)

    Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

  • b)

    É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos mas a proibição de acumular não se estende a empregos e funções de sociedades de economia mista e sociedades controladas indiretamente pelo poder público.

  • c)

    É possível a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

  • d)

    Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

147553 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Constitucional

Assinale a alternativa correta:

  • a)

    Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional.

  • b)

    Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.

  • c)

    Compete ao Supremo Tribunal Federal, processar e julgar, nas infrações civis o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República.

  • d)

    O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade.

147554 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Notarial e Registral

Assinale a alternativa correta:

  • a)

    O ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses.

  • b)

    Serviço Público Desconcentrado é todo aquele em que o Poder Público transfere sua titularidade ou, simplesmente, sua execução, por outorga ou delegação a autarquias, fundações, empresas estatais, empresas privadas ou particulares individualmente.

  • c)

    Serviços Permitidos são aqueles nos quais o Poder Público, por ato unilateral, precário e discricionário, consente na sua execução por particular para atender a interesses coletivos instáveis ou emergência transitória, sendo tais serviços remunerados por tarifa arrecadada pela entidade permissionária.

  • d)

    A instituição, criação e organização das Autarquias somente se pode verificar por lei (formal e material) específica, sendo seus bens e rendas considerados patrimônio público.

147555 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Administrativo

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • a)

    "Formalismo moderado" é um dos princípios aplicáveis ao "processo administrativo", significando que meras irregularidades que não afetam interesses públicos ou privados não devem dar ensejo à nulidade de atos do processo.

  • b)

    Os atos administrativos, regra geral, deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, exceto quando decorram de reexame de ofício.

  • c)

    No tocante a direitos ou interesses difusos, as pessoas ou as associações legalmente constituídas são legitimadas para figurarem como interessados no processo administrativo.

  • d)

    No que se refere ao processo administrativo, não podem ser objeto de delegação, dentre outros, a edição de atos administrativos de caráter normativo.

147556 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Tributário

Em seu Livro Segundo, o CTN dispõe sobre o fato gerador da obrigação tributária, regras sobre a responsabilidade tributária e sobre

o crédito tributário (pagamento, prescrição e decadência). Quanto à esta matéria é possível afirmar que:

  • a)

    A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.

  • b)

    Nos casos de impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte, o sujeito ativo pode exigir do contribuinte ou do tabelião responsável, os tributos devidos sobre os atos praticados por este, em razão do seu ofício.

  • c)

    A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva, sendo que a prescrição se interrompe pela citação pessoal feita ao devedor.

  • d)

    Em caso de propositura de Ação de Consignação em Pagamento, julgada procedente a consignação, o pagamento se reputa efetuado e a importância consignada é convertida em renda; julgada improcedente, o crédito deixa de ser exigível, sendo apenas impostas as penalidades legais.

147557 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Penal

Com relação ao crime de tráfico de drogas, é certo afirmar:

  • a)

    O cumprimento da pena no crime de Tráfico de Drogas, por ser crime equiparado a hediondo, deverá iniciar-se no regime fechado, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, segundo entendimento majoritário do Supremo Tribunal Federal.

  • b)

    João, primário e de bons antecedentes, praticou crime de Tráfico de Drogas, em 27/03/2007, foi condenado a uma pena de 5 (cinco) anos de reclusão, em regime fechado, deverá cumprir 1/6 (um sexto) da pena para progredir para o regime semiaberto.

  • c)

    Na Lei de Drogas, o Ministério Público, no prazo de 10 (dez) dias, poderá oferecer denúncia e arrolar até 10 (dez) testemunhas para provar o fato descrito na peça vestibular.

  • d)

    Para ter a pena reduzida de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços), (art. 33, §4º da Lei 11.343/03) o agente que pratica Tráfico de Drogas deverá ser primário, não se dedicar a atividades criminosas, nem integrar organização criminosa e não ser reincidente específico em tráfico de drogas.

icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

147558 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Notarial e Registral

É certo afirmar:





I. As custas judiciais possuem natureza tributária, qualificando-se como taxas remuneratórias de serviços públicos.



II. O recolhimento das custas dar-se-á mediante guia própria fornecida pelo Banco Oficial.



III. O fato gerador da taxa judiciária é a prestação de serviço público de natureza forense, a partir da distribuição da petição inicial, da interposição de recurso, do registro do incidente processual ou da distribuição de carta precatória ou rogatória.



IV. A ação popular não é isenta do recolhimento da taxa judiciária.



Analisando as proposições, pode-se afirmar:

  • a)

    Somente as proposições I e III estão corretas.

  • b)

    Somente as proposições II e IV estão corretas.

  • c)

    Somente as proposições I e IV estão corretas.

  • d)

    Somente as proposições II e III estão corretas.

147559 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Não classificada

É certo afirmar:



I. Os desembargadores, no âmbito das Turmas ou das Seções, substituem-se uns aos outros, na ordem decrescente de antiguidade. Na impossibilidade de substituição dentro da mesmaTurma, convocar-se-á desembargador integrante de outra, mediante escala e pelo critério de rodízio, observada a ordemdecrescente de antiguidade.

II. Os titulares dos ofícios extrajudiciais poderão admitir, com a aprovação do juiz diretor do foro, auxiliares pelo regime Estatutário.

III. Os serviços auxiliares da justiça são realizados através da Diretoria do Tribunal de Justiça e dos ofícios de justiça de primeira e segunda instância.

IV. As correições podem ser permanentes, ordinárias periódicas e extraordinárias.



Analisando as proposições, pode-se afirmar:

  • a)
    Somente as proposições I e III estão corretas.
  • b)
    Somente as proposições II e IV estão corretas.
  • c)
    Somente as proposições I e IV estão corretas.
  • d)
    Somente as proposições II e III estão corretas.

147560 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Notarial e Registral

É certo afirmar:





I. Admitem-se inventário e partilha extrajudiciais com viúvo(



II. O traslado de certidões de assentos de nascimento, casamento e óbito de brasileiros lavrados em país estrangeiro poderá ser efetuado mediante apresentação dos documentos originais ou das suas fotocópias autenticadas.



III. Compete ao Tribunal Pleno elaborar as listas tríplices dos advogados e membros do Ministério Público que devam compor o Tribunal de Justiça na vaga reservada ao quinto constitucional, em sessão pública e mediante voto secreto, observadas as disposições do artigo 94 da Constituição Federal.



IV. A aposentadoria dos magistrados será compulsória, nos casos de invalidez ou aos setenta anos de idade; voluntária, após trinta anos de serviço, sempre com vencimentos integrais; se a aposentadoria resultar de pena disciplinar, os vencimentos serão proporcionais ao tempo de serviço.





Analisando as proposições, pode-se afirmar:

  • a)

    Somente as proposições I e II estão corretas.

  • b)

    Somente as proposições II e III estão corretas.

  • c)

    Somente as proposições I e IV estão corretas.

  • d)

    Somente as proposições III e IV estão corretas.

147561 IESES (2014) - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Não classificada

Surgiu uma polêmica no Brasil em 2013 sobre o tema “biografias e biografados”. Há cantores, medalhões da MPB – Música Popular Brasileira como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Milton Nascimento que se manifestaram e produziram controvérsias sobre o tema. Do outro lado da discussão está a ANEL (Associação Nacional dos Editores de Livros). Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir:



I. A polêmica trata da necessidade de autorização para a publicação das biografias.

II. A ANEL move no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando os dois artigos do Código Civil que impedem a publicação sem a anuência prévia dos biografados ou de seus herdeiros.

III. Para a ANEL as normas atuais violam a liberdade de expressão e o direito à informação.

IV. A polêmica começou após reportagem da Folha de S. Paulo noticiar que o cantor Roberto Carlos, que é contrário à publicação de biografias não autorizadas e já tirou de circulação obras sobre sua vida, conseguiu o apoio de músicos da MPB em seu posicionamento.

V. Um manifesto divulgado na Bienal do Rio, assinado por autores como Boris Fausto e Ruy Castro, diz que a proibição às biografias não autorizadas é um “monopólio da história, típico de regimes totalitários”.



Considerando as afirmativas I, II, III, IV e V, assinale a opção correta.

  • a)
    Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
  • b)
    Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • c)
    Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • d)
    Todas as afirmativas estão corretas.