35 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

52364 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

“Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa o que marcha na frente". Artística ou politicamente, vanguarda são grupos ou correntes que apresentam uma proposta e/ou uma prática inovadora." (Cereja & Magalhães, 2005: 391). A este respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) No Futurismo, Marinetti lançou um Manifesto cujas propostas eram revolucionárias. Algumas delas são: destruição da sintaxe; abolição dos adjetivos e advérbios; destruição do eu psicologizante.

( ) O Cubismo, embora tenha sido iniciado na pintura com Pablo Picasso, também ocorreu na literatura, e suas características foram a lógica, o humor, anti-intelectualismo, simultaneidade, linguagem predominantemente nominal.

( ) Alguns dos fundamentos do Expressionismo são: a arte não é imitação, mas criação subjetiva, livre; a razão é objeto de descrédito; a arte se desvincula do conceito de belo e feio e torna-se uma forma de contestação.

( ) O movimento dadá (Dadaísmo) pretendeu ser uma resposta à nítida decadência da civilização apresentada pelo confito da guerra. Disto proveio a irreverência, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos dadaístas.

( ) No Surrealismo, duas foram as linhas de atuação: as experiências criadoras automáticas e o imaginário extraído do sonho. Nelas, são frequentes o ilogismo, o sonho, a loucura, a hipnose, o humor negro, a livre expressão dos impulsos sexuais, entre outros.

Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.

  • a)
    V; F; F; F; V; V
  • b)
    F; F; F; V; V; F
  • c)
    V; V; V; V; F; F
  • d)
    V; F; V; V; V; V
  • e)
    V; V; V; V; V; V

52365 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

O gênero textual poema estrutura-se a partir de certos procedimentos linguísticos cujos conhecimentos e domínios são necessários tanto para sua produção quanto para que estudos mais profundos possam ser realizados (Cereja & Magalhães, 2005). Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) Métrica é a medida dos versos, o número de sílabas poéticas que eles apresentam.

( ) Rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final do verso ou em seu interior (rima interna). Dependendo da estrutura sonora, podem classificar-se como interpoladas, alternadas ou emparelhadas, segundo sua organização nos seguintes esquemas, respectivamente: ABAB, AABB e ABBA.

( ) Aliteração é a repetição constante de um mesmo fonema vocálico.

( ) Assonância é a repetição constante de um mesmo fonema consonantal.

( ) Paranomásia é a aproximação de palavras de um texto pela sua semelhança na forma ou no som.

( ) Paralelismo é a repetição de ideias e palavras que se correspondem quanto ao sentido.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

  • a)
    V; F; F; F; V; V
  • b)
    F; F; V; V; V; F
  • c)
    V; F; V; V; F; F
  • d)
    F; V; F; F; V; V
  • e)
    V; V; V; V; F; V

52372 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.". Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se:

I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo.

II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido.

III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito.

IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor.

V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

  • a)
    II
  • b)
    IV
  • c)
    V
  • d)
    III
  • e)
    I

52373 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que:

I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto.

II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.

III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto.

IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto.

V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    II, III e IV apenas
  • b)
    I, II, III e V apenas
  • c)
    II e IV apenas
  • d)
    III, IV e V apenas
  • e)
    I, II, IV e V apenas

52374 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

A semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido das palavras e enunciados. A paronímia, a homonímia, a sinonímia, a antonímia e a polissemia são alguns dos recursos estudados pela semântica. A respeito disto, analise as afirmativas a seguir:

I. Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga, cavalo, sopa, pé, rede.

II. Paronímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhanças na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: descrição/discrição; emigrante/imigrante; estada/estadia.

III. Sinonímia são palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Ex.: diabo/capeta; mostrar/exibir; manifestar/ expressar; entendimento/compreensão.

IV. Homonímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhança na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: flagrante/fragante; emergir/ imergir; eminente/iminente.

V. Antônimos são palavras de sentidos contrários entre si. Ex.: bom/mau; velho/novo; pobre/rico; doce/amargo.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

  • a)
    V
  • b)
    III
  • c)
    I
  • d)
    II
  • e)
    IV

52375 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

No contexto do ensino médio, o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa deve levar o discente à construção gradativa de saberes sobre os textos que circulam socialmente, recorrendo a diferentes universos semióticos, o que deverá propiciar ao aluno o refinamento de habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Contudo, é correto afirmar que isso implica:

I. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação dos textos.

II. No desenvolvimento da capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.

III. Na ampliação contínua de saberes relativos à configuração, ao funcionamento e à circulação dos textos.

IV. No desenvolvimento exclusivo da capacidade de reflexão sistemática sobre a linguagem.

V. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação da linguagem.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I, II e IV apenas
  • b)
    II, III e V apenas
  • c)
    I, IV apenas
  • d)
    II, V apenas
  • e)
    II, III, IV e V

52479 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

A respeito dos conceitos de frase, oração e período, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) 'Tomara que você ganhe o jogo' é uma frase declarativa.

( ) 'Mariana estudou, logo passou na prova' é uma oração coordenada explicativa.

( ) 'Tenho apenas um desejo: seja feliz!' é uma oração subordinada substantiva apositiva.

( ) 'Embora eu esteja chateada, continuarei esperando por você.' é uma oração subordinada adverbial concessiva.

( ) 'Estou convicta de que ele era inocente.' é uma oração subordinada objetiva direta.

Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.

  • a)
    F; F; F; F; V
  • b)
    F; F; V; V; F
  • c)
    V; F; V; V; F
  • d)
    F; V; V; V; F
  • e)
    V; V; F; V; F

56917 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

Quando desejamos expressar algo a alguém, uma ideia, uma vontade, um argumento, utilizamos a língua para esta realização. Valemo-nos, então, das palavras para tal. Entretanto, ao selecioná-las não o fazemos de modo aleatório, mas sim com uma combinação que é orientada pela forma que estas palavras (artigo, substantivo, verbo, etc) assumem na frase e sua função (sujeito, objeto direto ou indireto etc). A Sintaxe é o campo que estuda como ocorrem estas combinações. A este respeito, afirma-se:

I. A Sintaxe é o estudo das palavras dentro das frases ou orações, da relação que elas criam entre si para compor o significado.

II. É também parte da Sintaxe, o estudo da relação das orações dentro do período.

III. Outros estudos da Sintaxe dizem respeito à análise dos períodos simples e compostos, mas as concordâncias nominal e verbal não são parte dos estudos sintáticos, mas sim, dos estudos morfológicos.

IV. É possível, através da Sintaxe, verificar quais são os termos essenciais, quais os integrantes e quais os acessórios da frase ou oração.

V. Através da análise sintática é possível verificar como se relacionam os termos de uma oração, que é estudado de acordo com o sentido e posição que nela ocupam.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.

  • a)
    II apenas
  • b)
    IV apenas
  • c)
    V apenas
  • d)
    III apenas
  • e)
    I apenas

56918 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

Segundo Cereja & Magalhães (2005), a Figura de Linguagem é normalmente utilizada para tornar mais expressivo o que desejamos comunicar. Usada tanto na linguagem oral quanto na escrita, ela pode ampliar o significado de uma palavra, suprir a falta de termos adequados, ou criar significados e sentidos diferentes. Ela é uma forma de expressão em que as palavras são apresentadas com um sentido diferente daquele em que são convencionalmente empregadas.

Sobre as Figuras de Linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Metáfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso (como, tal qual, que nem, etc).

II. A Metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão ou de implicação.

III. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero.

IV. A Antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.

V. O Paradoxo consiste no emprego de palavras que por serem opostas quanto ao sentido, não se fundem em um enunciado.

Assinale a alternativa correta:

  • a)
    I e II apenas
  • b)
    II, III e IV apenas
  • c)
    I, II, III, IV apenas
  • d)
    III, IV, V apenas
  • e)
    IV apenas

56919 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - Português / Português

Acerca dos valores semânticos das orações coordenadas e subordinadas, bem como dos conectivos, afirma-se:

I. 'Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.' é uma oração subordinada adverbial final, em que a semântica indica uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal.

II. 'Trabalhou tanto que adoeceu.' é uma oração subordinada adverbial consecutiva, cuja semântica estabelece uma ideia de conformidade entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal.

III. 'Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras na região.' é uma oração coordenada sindética alternativa, em que a semântica expressa alternância, ligando orações que indicam ideias que se excluem.

IV. 'Maria sumiu da festa, porque ninguém mais a viu.' é uma oração subordinada adverbial causal, pois sua semântica indica a causa do efeito expresso na oração principal.

V. 'Ele comprou a passagem e partiu na primeira hora do dia.' é uma oração coordenada sindética aditiva, uma vez que sua semântica estabelece, em relação à oração anterior, uma noção de acréscimo, adição.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I, II, III, IV apenas
  • b)
    II, IV e V apenas
  • c)
    I, II, III, IV e V
  • d)
    II, III, V apenas
  • e)
    I, III, V apenas