35 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

52312 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

Durante o século XX o Brasil viu sua economia se desenvolver pela agricultura e exploração de suas reservas naturais. No caso da região norte a “os seringais foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta sobre este assunto:

I. Por causa da Seringueira inúmeros trabalhadores foram atraídos para região do Amazonas, principalmente da região nordeste.

II. A exploração dos seringais foi o principal responsável pela chamada Belle Èpoqué amazonense econômica e cultural do Brasil naquele período.

III. O ciclo da borracha chega a seu fim devido a entrada no comércio mundial dos seringais asiáticos.

IV. Nesse período o território do Acre foi extremamente importante para a produção de borracha.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I apenas
  • b)
    II e III apenas
  • c)
    II e IV apenas
  • d)
    III e IV apenas
  • e)
    I, II, III, IV

52313 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

A respeito das razões para a capitania de São Vicente iniciar as atividades exploratórias conhecidas como Bandeiras, assinale a alternativa correta:

  • a)
    As buscas por metais preciosos e por mão de obra escrava indígena, eram seus principais objetivos
  • b)
    Como na região dessa capitania não havia recursos suficientes para a sobrevivência, esses homens e mulheres se viram obrigados a buscar novas terras para se manterem vivos
  • c)
    A historiógrafa atual diverge muito sobre este assunto, pois para alguns os bandeirantes eram unicamente criminosos, para outros, civilizadores que possibilitaram o resgate indígena da ignorância
  • d)
    Diante do grande número de documentos que estão em domínio de bibliotecas e acervos portugueses e o difícil acesso a eles, qualquer tipo de pesquisa se torna impossível de ser feita
  • e)
    Considerando que os bandeirantes eram nobres súditos da coroa, suas atividades estavam diretamente ligadas à vontade e necessidade do rei, e apenas este

52317 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

Durante o período colonial no Brasil inúmeras revoltas ocorreram nas, então, capitanias. A seguir, assinale qual das alternativas apresenta corretamente essas revoltas:

  • a)
    Rusga, Revolta do Malês e Guerra do Paraguai
  • b)
    Balaiada, Guerra dos mascates e Revolução de 30
  • c)
    Confederação dos Cariris, Inconfidência Mineira e Cabanagem
  • d)
    Guerra dos Aimorés, Sabinada e Guerra dos Farrapos
  • e)
    Revolta de Felipe dos Santos (ou Revolta de Vila Rica), Revolta de Beckman e Inconfidência Bahiana

52323 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

Leia os trechos da seguinte reportagem: “Sobreviventes de Hiroshima relatam drama da bomba atômica em peça teatral em SP"

A Segunda Guerra Mundial comumente é lembrada pelos campos de trabalho forçado e extermínio de milhares de judeus na Europa, entretanto há um outra face da Guerra que nem sempre é lembrada: as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki.

Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I. As bombas atômicas foram desnecessárias sob o ponto de vista de historiadores, pois o Japão continuava sozinho na Guerra, e em parte já dominado. As bombas foram lançadas devido às intenções estadunidenses de mostrar poderio bélico.

II. Ainda hoje as regiões bombardeadas sofrem com os efeitos do ataque, pois para além dos efeitos imediatos das bombas elas também afetaram geneticamente os habitantes da região, o que justifica os inúmeros casos de câncer, má formação dos fetos entre outras doenças.

III. Sob o pressuposto de que a URSS foi capaz de controlar o exercito alemão, o que colaborou para o fim da Guerra, muitos estudiosos concordam que as bombas atômicas foram um recado direto a URSS por parte dos EUA instaurando o que seria um início da Guerra Fria.

IV. É correto dizer que os Estados Unidos da América tinham consciência da capacidade destrutiva da bomba, uma vez que, o projeto de construção da arma além de ser mantido em segredo, foi iniciado anos antes da Guerra, e supervisionado por grandes nomes da ciência durante o seu desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta:

  • a)
    I e II apenas
  • b)
    II apenas
  • c)
    III e IV apenas
  • d)
    I, II, III, IV
  • e)
    I e IV apenas

52326 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

Leia o trecho a seguir:

“Tratava-se da primeira grande mudança de regime político após a independência. Mais ainda: tratava-se da implantação de um sistema de governo que se propunha, exatamente, trazer o povo para o proscênio da atividade pública." (Carvalho, José Murilo. “Os bestializados".p.11)

De acordo com o autor, e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que contenha a afirmação correta sobre a proclamação da Republica em 1889:

  • a)
    Foi um processo de longo prazo, e em seus primeiros momentos, apresentou a disputa entre duas correntes ideológicas; de um lado o jacobinismo a francesa e de outro a democracia à americana
  • b)
    A República no Brasil se consolidou e executou por força das elites cafeeiras paulistas
  • c)

    Nos debates historiográficos atuais sobre a Proclamação da República, é bastante aceita a ideia de que não houve participação popular na transposição do regime monárquico ao regime republicano, havendo, posteriormente, tentativas de inserção popular na política republicana

  • d)
    Devido ao carinho popular pelos Monarcas, o povo repudiou e tentou desfazer o ocorrido. Um desses ocorridos ficou conhecido como “Noite das Garrafadas”
  • e)
    A república trouxe inúmeras modificações ao povo que de súdito se torna cidadão. Exemplo disso é o voto universal e secreto que foi empregado na constituição de 1891

52327 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

A formação do atual Brasil é consequência de um intenso processo histórico. Um dos momentos de destaque nesse processo é a Independência do Brasil frente ao Reino de Portugal. Sobre esse momento, analise as afirmativas abaixo:

I. A independência foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825.

II. A Independência do Brasil não foi pacífica como comumente se declara, havendo a necessidade de formação de um exercito composto por mercenários para o controle de parte da sociedade contraria a Independência e pró Portugal.

III. Durante a primeira fase do Império brasileiro, governado por D. Pedro I, é instituído a aristocracia de Sangue, que estratifcou ainda mais a sociedade brasileira e dificultou a realização da abolição da escravatura no Brasil.

IV. Para conseguir a Independência o Império brasileiro se viu forçado a contrair dívida com a Inglaterra para pagar a indenização que o Império se comprometeu a pagar a Portugal no “Tratado de Amizade e Aliança".

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II apenas
  • b)
    II e IV apenas
  • c)
    II e III apenas
  • d)
    III e IV apenas
  • e)
    I, II e IV apenas

52328 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

Leia o trecho a seguir:

A anedota exposta anteriormente foi feita como resultado da Rusga mato grossense, movimento ocorrido em Mato Grosso no ano de 1834. Sobre isso assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    Foi uma revolta de cunho nativista, que envolveu tanto a elite como a população mais pobre
  • b)
    Tinha como uma de suas reivindicações a expulsão dos Portugueses (chamados bicudos)
  • c)
    Ficou conhecida por alguns estudiosos como a “noite de São Bartolomeu mato grossense”
  • d)
    Pode se afirmar que a Rusga representou a situação política do Império na época, considerando que ela partidariamente se dividiu em dois os “Sociedade dos zelosos da Independência” associada aos liberais, em oposição aos “ Caramurus”/ conservadores
  • e)
    Pode se dizer que a Rusga efetivou uma brusca mudança social na província de Mato Grosso, exigindo tanto a independência da região do Mato Grosso para com o Império, assim como o fim da escravidão

56907 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

Leia atentamente o trecho a seguir:

“Nosso período regular de trabalho ia das cinco da manhã até as nove ou dez da noite. No sábado, até as onze, às vezes meia-noite, e então éramos mandados para a limpeza das máquinas no domingo. Não havia tempo disponível para o café da manhã e não se podia sentar para o jantar ou qualquer tempo disponível para o chá da tarde. Nós íamos para o moinho às cinco da manhã e trabalhávamos até as oito ou nove horas quando vinha o nosso café, que consistia de focos de aveia com água, acompanhado de cebolas e bolo de aveia tudo amontoado em duas vasilhas. Acompanhando o bolo de aveia vinha o leite. Bebíamos e comíamos com as mãos e depois voltávamos para o trabalho sem que pudéssemos nem ao menos nos sentar para a refeição." (Entrevista de John Birley ao Jornal Ashton Chronicle em maio de 1849).

O relato compõe um acervo de testemunhos históricos de trabalhadores ingleses sobre as condições de trabalho a que eram forçados durante o século XIX. Considerando o relato e seu conhecimento sobre o tema analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A importância deste tipo de memória ser veiculada, de relativo fácil acesso, permite que a sociedade atual tenha como referência um dos primeiros momentos da vida do operariado industrial possibilitando reconhecer as batalhas vencidas por eles em busca da melhoria da vida do trabalhador como um processo em andamento.

II. Garantir voz ativa às classes da sociedade com menor acesso a cultura letrada, através de centros culturais e de memórias voltado à essas “minorias", permite o reconhecimento e desenvolvimento da sociedade como um todo, possibilitando maior igualitarismo.

III. O uso desse tipo de documentação é muito proveitoso para o ensino de História no ensino superior dos níveis de graduação e pós-graduação. Contudo, nas escolas de Educação Básica esse tipo de conteúdo se mostra muito avançado para a compreensão dos alunos.

Assinale a alternativa correta:

  • a)
    I apenas
  • b)
    II apenas
  • c)
    I e II apenas
  • d)
    II e III apenas
  • e)
    III apenas

56909 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

Leia e responda:

“Uma enorme onda de atividades, reflexões e revisões anticoloniais e, em última análise, anti-imperiais tomou conta do edifício maciço do império ocidental, enfrentando-o, para empregar a vívida metáfora de Gramsci, num cerco mútuo. Pela primeira vez, os ocidentais foram compelidos a se encarar não simplesmente como o governo colonial, mas como representantes de uma cultura e mesmo de raças acusadas de crimes — crimes de violência, crimes de eliminação, crimes de consciência." ( Said, Edward W. – “ Cultura e Imperialismo").

O chamado neocolonialismo, que ocorreu nos territórios do Continente Africano e Asiático, produziram consequências e experiências extremas, na maioria das vezes, negativas. Sobre o Imperialismo europeu neste período, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a)

    Utilizaram de um discurso civilizatório e de ideologias, como o darwinismo social, que justificavam a invasão destes territórios

  • b)

    Os objetivos do Imperialismo foram os de adquirir fontes de matérias primas capazes de alimentar a indústria europeia a baixíssimos preços

  • c)

    Ainda nos dias de hoje inúmeras regiões no continente africano e asiático lidam com as consequências do Imperialismo europeu como guerras entre grupos étnicos–raciais divergentes realocados em mesmo território, devido à partilha promovida pela civilização Europeia; ou ainda, a larga exploração de bens naturais a baixos preços à empresas ocidentais

  • d)

    É muito comum ao se falar em Cultura e História Oriental fazê-lo através dos olhares ocidentais, principalmente europeu, e não pelos reais sujeitos destas Histórias

  • e)

    Devido ao longo processo exploratório promovido pelos países europeus ao redor do globo, em destaque os continentes Asiático e Africano, a União Europeia permitiu livre entrada e permanência em seus territórios a todos os nascidos em territórios explorados

56910 IBFC (2017) - SEDUC-MT - Professor - História / História

Leia atentamente o trecho a seguir:

“Conde da Ponte, do meu Conselho, Governador e Capitão General da Capitania da Bahia, Amigo. Eu, o Príncipe-Regente, vos envio muito saudar, como àquele que amo. Atendendo à representação que fizestes subir à minha Real presença, sobre se achar interrompido e suspenso o comércio desta Capitania, com grave prejuízo de meus vassalos e da minha Real Fazenda, em razão das críticas e públicas circunstâncias da Europa..." ( Abertura dos Portos às Nações Amigas – 1808).

Para muitos dos pesquisadores da História do Brasil, nesse momento inicia-se a independência do Brasil, assinale a alternativa correta a este respeito:

  • a)
    Pois permitia que qualquer nação comercializasse diretamente com os portos brasileiros, o que permitiu maior troca no campo das ideias, influenciando os movimentos de Independência
  • b)
    O documento apresenta a primeira medida de muitas que transformaram a até então colônia do Império português em Reino do Brasil, a partir de então as mudanças que vieram modificaram tanto o comércio e a economia no Brasil quanto os hábitos e costumes da população local, principalmente da elite regional, que não se contentaria com menos no futuro
  • c)
    Fica bastante claro neste documento que com a abertura dos portos o ir e vir de toda população é ampliado, logo ocorreu um dos maiores abandonos populacionais que a História brasileira já viu, os mais insatisfeitos da população abandonaram a colônia tornando-se independentes em outros lugares do globo
  • d)
    O Documento esclarece que os Portos brasileiros só serão abertos por prazo determinado, o que não traz grande comoção ao contemporâneos de D. João VI
  • e)
    Aqueles que entendem que a independência brasileira inicia-se neste momento, claramente apresentam dificuldade em compreender a cronologia dos Fatos, dado que a Independência só virá anos depois com D. Pedro I