20 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

75162 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Geral

João, acionista majoritário da empresa Alfa Ltda., fez uma retirada em dinheiro no valor de R$52.358,99, no caixa da empresa no mês passado para pagar uma prestação do seu barco que utiliza para lazer. O contador da empresa disse à João que não poderia ter feito isto, mesmo sendo proprietário da empresa, o dinheiro retirado no caixa pertence a empresa e que João feriu ao princípio da contabilidade chamado:

  • a)
    Oportunidade.
  • b)
    Competência.
  • c)
    Entidade.
  • d)
    Continuidade.

75163 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Pública

Com base na Lei n° 101/00, analise as afirmativas abaixo e, em seguida assinale a alternativa correta. I. Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

II. A lei de d iretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

III. A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, para o exercício subsequente.

  • a)
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • b)
    Apenas a afirmativa III está correta.
  • c)
    As afirmativas I, II e III estão incorretas.
  • d)
    As afirmativas I, II e III estão corretas.

75164 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Pública

O Balanço Orçamentário é composto por: Quadro Principal; Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.

Tratando do Quadro Principal, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. A coluna Previsão Inicial demonstra os valores da previsão inicial das receitas conforme consta na Lei Orçamentária Anual (LOA ). Os valores registrados nessa coluna permanecerão inalterados durante todo o exercício, pois refletem a posição inicial do orçamento previsto na LOA.

II. A coluna Previsão Atualizada demonstra os valores da previsão atualizada das receitas, que refletem a reestimativa da receita decorrente de: abertura de créditos adicionais, seja mediante excesso de arrecadação ou contratação de operações de crédito; criação de novas naturezas de receita não previstas na LOA; remanejamento entre naturezas de receita; ou atualizações monetárias autorizadas por lei, efetuadas após a data da publicação da LOA.

III. A coluna Receitas Realizadas corresponde às receitas arrecadadas diretamente pelo órgão, ou por meio de outras instituições como, por exemplo, a rede bancária.

  • a)
    Estão incorretas as afirmativas I, II e III.
  • b)
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • c)
    Apenas a afirmativa II está correta.
  • d)
    Estão corretas as afirmativas I, II e III.

75165 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Pública

Patrimônio público é:

  • a)
    O conjunto de direitos e bens apenas tangíveis, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
  • b)
    O conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
  • c)
    O conjunto de bens apenas intangíveis, não onerados, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
  • d)
    O conjunto de bens apenas tangíveis e onerados, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

75166 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Pública

Tratando das classificações da Despesa Orçamentária, analise as afirmativas abaixo dando valores Verdadeiro (V ) ou Falso (F ) e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( )A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada.

( ) A classificação funcional é representada por oito dígitos.

Os três primeiros referem-se à função, enquanto que os cinco últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.

( ) Na classificação por Estrutura Programática toda ação do Governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual (PPA ) para o período de quatro anos.

( )Na classificação por Estrutura Programática entendese que programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

  • a)
    V, F, V, V.
  • b)
    V, V, F, F.
  • c)
    F, V, F, F.
  • d)
    V, V,V, V.

84195 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Geral

Assinale a alternativa correta.

  • a)
    A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou dependentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
  • b)
    A Demonstração das Variações Patrimoniais poderá ser elaborada de acordo com os modelos: sintético e; analítico. O modelo sintético, assim como o modelo analítico detalham os subgrupos das variações patrimoniais em um único quadro. Esses modelos auxiliam o recebimento das contas anuais por meio do Siconfi para fins de consolidação.
  • c)
    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.
  • d)
    No setor público, o resultado patrimonial é um indicador de desempenho, ou seja, um medidordo quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos elementos patrimoniais.

84196 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Pública

Assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    Dívida ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez.
  • b)
    Dívida Ativa Tributária é proveniente de obrigação legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas.
  • c)
    Dívida Ativa Não Tributária é proveniente dos demais créditos da Fazenda Pública, decorrentes de contratos em geral ou de outras obrigações legais.
  • d)
    Somente poderão ser encaminhados para inscrição em dívida ativa os créditos vencidos anteriormente reconhecidos como créditos a receber no ativo do órgão ou entidade de origem do crédito.

84197 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Pública

O Balanço Financeiro possibilita a apuração do

resultado financeiro do exercício (MCASP- Manual de

Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 6a edição).

Essa apuração pode ser efetuada pelo(s ) modo(s ):



De acordo com as informações acima está correto

afirmar que:

  • a)
    Apenas o modo 1 está correto.
  • b)
    Apenas o modo 2 está correto.
  • c)
    Os modos 1 e 2 estão corretos.
  • d)
    Os modos 1 e 2 estão incorretos.

84198 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Pública

No que diz respeito a elaboração da proposta orçamentária das previsões plurianuais, leia o enunciado abaixo, analise as afirmativas e, em seguida indique a alternativa correta.

As receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo um triénio. O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital será anualmente reajustado acrescentando-se lhe as previsões de mais um ano, de modo a assegurar a projeção contínua dos períodos. O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital abrangerá:

I. As despesas e, como couber, também as receitas previstas em planos especiais aprovados em lei e destinados a atender a regiões ou a setores da administração ou da economia.

II. As despesas à conta de fundos especiais e, como couber, as receitas que os constituam.

III. Em anexos, as despesas de capital das entidades referidas no Título X da lei n° 4.320/64, com indicação das respectivas receitas, para as quais forem previstas transferências de capital.

  • a)
    Apenas a afirmativa I está correta.
  • b)
    Apenas a afirmativa III está correta.
  • c)
    Estão corretas as afirmativas I, II e III.
  • d)
    Estão incorretas as afirmativas I, II e III.

87178 IBFC (2016) - SES-PR - Técnico em Contabilidade / Contabilidade Geral

Assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    Nas contas de compensação do Balanço Patrimonial não serão registrados os bens, obrigações e valores que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.
  • b)
    O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
  • c)
    O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outros pagamentos independente de autorização orçamentária.
  • d)
    O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.