20 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

75117 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

A Organização Mundial de Saúde define Reação Adversa Medicamentosa (RAM) como qualquer resposta prejudicial e indesejada a um medicamento administrado em doses habituais para profilaxia, diagnóstico, tratamento ou modificação de funções fisiológicas. Sobre RAM, assinale a alternativa correta:

  • a)
    Reações adversas do tipo A são aquelas incomuns, imprevisíveis e potencialmente mais graves. Enquadram-se nessa classificação as reações de hipersensibilidade a fármacos, reações idiossincráticas e reações de diversos outros mecanismos. Por isso, são difíceis de predizer e também de identificar, representam o foco principal da farmacoepidemiolog ia.
  • b)
    Reações adversas do tipo B são aquelas incomuns, imprevisíveis e potencialmente mais graves. Enquadram-se nessa classificação as reações de hipersensibilidade a fármacos, reações idiossincráticas e reações de diversos outros mecanismos. Por isso, são difíceis de predizer e também de identificar, representam o foco principal da farmacoepidemiolog ia.
  • c)
    Reações adversas do tipo E são aquelas observadas com o uso prolongado do medicamento, são incomuns e cumulativas.
  • d)
    Reações adversas do tipo F são aquelas observadas com o uso prolongado do medicamento, são incomuns e cumulativas.

75118 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

A sinvastatina pertence à classe das estatinas, medicamentos de escolha para reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. A ação desses fármacos ocorre por meio da inibição da hidroxi-metil-glutaril CoA (HMG-CoA). Para o paciente com uso concomitante de amiodarona ou verapamil, há uma precaução de que a dose de sinvastatina não deva exceder 20 mg/dia, e isso deve ser enfatizado para o paciente no momento da dispensação. Assinale a alternativa que contém a correta justificativa para essa precaução:

  • a)
    A amiodarona e o verapamil aumentam o efeito/ toxicidade da sinvastatina e, portanto, o paciente deve ser monitorado para sinais e sintomas de miopatia e/ou rabdomiólise.
  • b)
    A amiodarona e o verapamil podem ter sua efetividade diminuída pela sinvastatina; o paciente deve ser monitorado quanto à efetividade da amiodarona e do verapamil.
  • c)
    A amiodarona e o verapamil diminuem o efeito da sinvastatina; o paciente deve ter monitoramento do perfil lipídico e considerar ajuste de dose.
  • d)
    Quando o paciente usa concomitantemente amiodarona e verapamil com sinvastatina, essa última faz com que o efeito da amiodarona seja anulado pelo efeito do verapamil.

75119 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

A resolução do Conselho Federal de Farmácia no. 539, de 22 de outubro de 2010, é a resolução que dispõe sobre o exercício profissional e as atribuições privativas e afins do farmacêutico nos Órgãos de Vigilãncia Sanitária, e dá outras providências. Sobre essa resolução, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica é de responsabilidade privativa do farmacêutico, devendo-se manter supervisão direta, não se permitindo delegação.

II. É privativa do farmacêutico a fiscalização profissional, técnica e sanitária no tocante à manipulação e ao fabrico dos medicamentos galênicos e das especialidades farmacêuticas.

III É privativa do farmacêutico a fiscalização profissional, técnica e sanitária no tocante a órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se pratiquem extração, purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral. Sobre essas afirmativas, estão corretas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    I e III, apenas.
  • c)
    II e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

75120 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

Para garantir a qualidade de uma forma farmacêutica semi-sólida manipulada, o acondicionamento é um ponto essencial. A embalagem primária é o acondicionamento que está em contato direto com o produto e não deve haver qualquer interação entre o seu material e o conteúdo da forma farmacêutica semi-sólida, a fim de que não hajam alterações em sua concentração, qualidade ou pureza. Sendo assim, considere a definição: "recipiente impermeável ao ar ou qualquer outro gás, nas condições usuais de manipulação, armazenagem, distribuição e transporte", e assinale a alternativa que apresenta a correta denominação para essa definição:

  • a)
    Recipiente bem fechado.
  • b)
    Recipiente perfeitamente fechado.
  • c)
    Recipiente hermético.
  • d)
    Recipiente opaco.

83716 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

Ensaio clínico é a pesquisa conduzida em seres humanos com o objetivo de descobrir ou confirmar os efeitos clínicos e/ou farmacológicos e/ou qualquer outro efeito farmacodinãmico do medicamento experimental e/ou identificar qualquer reação adversa ao medicamento experimental e/ou estudar a absorção, distribuição, metabolismo e excreção do medicamento experimental para verificar sua segurança e/ou eficácia. Sobre a regulamentação dos ensaios clínicos no Brasil, assinale a alternativa incorreta:

  • a)
    O Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) é um compilado de documentos a ser submetido à Agência Nacional de Vigilãncia Sanitária (ANVISA ) com a finalidade de se avaliar as etapas inerentes ao desenvolvimento de um medicamento experimental, visando à obtenção de informações para subsidiar o registro ou alterações pós-registro do referido produto.
  • b)
    O patrocinador pode cancelar ou suspender um Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) ou ensaio clínico a qualquer momento, desde que encaminhadas as devidas justificativas técnico-científicas, bem como um plano de acompanhamento dos participantes do(s ) ensaio(s ) clínico(s ) já iniciado (s ).
  • c)
    Uma vez cancelado um Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM), o patrocinador só poderá dar continuidade a outro ensaio clínico relacionado a ele, no país, por apenas mais uma vez.
  • d)
    No caso de doação de medicamentos não registrados no Brasil para realização de ensaio clínico, o doador compartilha das responsabilidades do patrocinador.

83717 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

O exame microscópico do sedimento urinário é uma técnica que possibilita avaliar a presença ou a evolução de infecções, doenças e traumas das vias urinárias e dos rins, além de sugerir doenças metabólicas. Esse exame permite a identificação e a quantificação de todo o material insolúvel presente na amostra, incluindo leucócitos, hemácias, células epiteliais, cilindros, cristais, flora bacteriana, muco, leveduras, parasitas e espermatozoides, entre outros. Dentro desse contexto é correto afirmar que:

  • a)
    O sedimento de urina é obtido pela sua centrifugação e a análise pode ser feita com microscópio óptico normal ou com microscópio de contraste de fase, utilizando câmara de Neubauer para a quantificação dos elementos.
  • b)
    As células epiteliais estão presentes raramente no sedimento urinário devido à constante descamação do revestimento dos túbulos renais, dos ureteres, da bexiga, da uretra e da vagina.
  • c)
    Devido à grande variedade de células, fragmentos e cristais que pode ser encontrada no sedimento urinário, a experiência do analista é essencial para a utilização de automação para execução do exame.
  • d)
    No que refere aos cristais, os mais frequentemente encontrados na urina normal alcalina, são os cristais de urato amorfo, de ácido úrico e de oxalato de cálcio e mais comuns na urina ácidas são os cristais de carbonato de cálcio, de fosfato amorfo e de fosfato triplo.

83718 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

O serviço de clínica farmacêutica corresponde a uma parte essencial do processo de trabalho dos farmacêuticos da Atenção Básica. Sobre as metas, analise os itens abaixo e assinale a alternativa que contém apenas as metas corretas.

I. A educação do usuário sobre seus medicamentos e problemas de saúde, de modo a aumentar sua autonomia sobre o tratamento e a promover o autocuidado apoiado II. A avaliação da efetividade dos tratamentos e o ajuste da farmacoterapia,quando necessários, com o prescritor e a equipe de saúde

III. A promoção da adesão do usuário aos medicamentos, por meio da orientação terapêutica, da redução da complexidade do tratamento e da provisão de recursos que apoiem a utilização de medicamentos

  • a)
    I e II apenas
  • b)
    II e III apenas
  • c)
    I e III apenas
  • d)
    I, II e III

83719 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

Um recipiente de vidro com paredes super-reforçadas e indicado para filtrações a vácuo em laboratório corresponde a:

  • a)
    Funil de Buchner
  • b)
    Erlenmeyer
  • c)
    Balão de fundo chato
  • d)
    Kitassato

87133 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

A realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil, atualmente, deve obedecer ao regulamento disposto pela Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilãncia Sanitária (ANVISA), RDC no. 9, de 20 de fevereiro de 2015. Sobre esse regulamento, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os ensaios clínicos com medicamentos registrados no Brasil devem seguir todas as disposições da RDC no. 9, de 20 de fevereiro de 2015, quando fornecerem subsídios para nova indicação terapêutica ou nova concentração.

II. Os ensaios clínicos com medicamentos registrados no Brasil devem seguir todas as disposições da RDC no. 9, de 20 de fevereiro de 2015, quando fornecerem subsídios para nova posologia ou ampliação de uso.

III Os ensaios clínicos com medicamentos registrados no Brasil devem seguir todas as disposições da RDC no. 9, de 20 de fevereiro de 2015, quando fornecerem subsídios para nova via de administração ou novas associações. Sobre as afirmativas acima, estão corretas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    I,II e III

87134 IBFC (2016) - SES-PR - Farmacêutico / Farmácia

Programar, dentro do gerenciamento de estoque farmacêutico, consiste em estimar quantidades a serem adquiridas para atendimento a determinada demanda dos serviços, por determinado período de tempo. Sobre a programação, assinale a alternativa correta:

  • a)
    O método que se baseia, fundamentalmente, nos dados de morbimortalidade, considerando-se dados populacionais, esquemas terapêuticos, freqüência de apresentação das enfermidades em uma determinada população, capacidade de cobertura, dados consistentes de consumo de medicamentos, oferta e demanda de serviços na área de saúde, é chamado de método de consumo histórico.
  • b)
    O método que consiste na soma dos consumos de medicamentos utilizados por determinado período de tempo, dividido pelo número de meses em que cada produto foi utilizado, é chamado de perfil epidemiológico.
  • c)
    Demanda são necessidades identificadas, que são atendidas ou não.
  • d)
    Consumo é a quantidade de medicamentos prevista para uso, de acordo com o perfil epidemiológico local. Varia de acordo com a oferta de serviços, nível de complexidade de serviços de saúde, registros fidedignos e atualizados, dentre outros.