20 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

75105 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Os processos hidrológicos na bacia hidrográfica possuem predominantemente duas direções de fluxo na bacia: vertical e o longitudinal. Observe a figura a seguir e assinale a alternativa correta:



  • a)
    O fluxo vertical é representado pelos processos de precipitação, evapotranspiração, escoamento na direção dos gradientes da superfície (escoamento superficial e rios), longitudinal pelo escoamento na direção do subsolo (escoamento subterrãneo) e umidade e fluxo do solo.
  • b)
    O fluxo vertical é representado pelos processos de precipitação, evapotranspiração, umidade e fluxo do solo e o longitudinal pelo escoamento na direção dos gradientes da superfície (escoamento superficial e rios) e do subsolo (escoamento subterrãneo).
  • c)
    O fluxo vertical é representado pelos processos de precipitação, escoamento na direção dos gradientes da superfície (escoamento superficial e rios) e o longitudinal pelo escoamento na direção do subsolo (escoamento subterrãneo) e evapotranspiração.
  • d)
    O fluxo vertical é representado pelos processos de evapotranspiração, umidade e fluxo do solo e o longitudinal pelos processos de precipitação, pelo escoamento na direção dos gradientes da superfície (escoamento superficial e rios).

75106 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

A acidez do solo não é composta somente pelos hidrogênios presentes na fase líquida do solo, já que parte deles está adsorvido às cargas elétricas dos coloides da fase sólida. Desta forma, a acidez dos solos é dividida em dois tipos: acidez ativa — na solução do solo e acidez potencial — hidrogênios adsorvidos. Assinale a alternativa correta:

  • a)
    A distribuição dos íons hidrogênio no solo, nessas duas formas, segue o mesmo princípio dos elementos nutrientes, havendo uma grande quantidade de H+ na solução e, quando estes são consumidos, a fase sólida não os repõe.
  • b)
    A distribuição dos íons hidrogênio, nessas duas formas, não segue o mesmo princípio dos elementos nutrientes, havendo uma grande quantidade de H+ na solução e, quando eles são consumidos, a fase sólida não os repõe.
  • c)
    A distribuição dos íons hidrogênio, nessas duas formas, segue o mesmo princípio dos elementos nutrientes, havendo uma pequena quantidade de H+ na solução e, quando estes são consumidos, a fase sólida os repõe, manifestando o poder tampão do solo.
  • d)
    A distribuição dos íons hidrogênio, nessas duas formas, não seguem o mesmo princípio dos elementos nutrientes, havendo uma pequena quantidade de H+ na solução e, quando estes são consumidos, a fase sólida os repõe, sem manifestar o poder tampão do solo.

75107 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

As barragens de terra foram construídas com a finalidade de armazenar água para irrigação. Estas barragens são as mais elementares obras de barragens e normalmente se prestam para qualquer tipo de fundação, desde a rocha compacta, até terrenos construídos de materiais inconsolidados. Assinale a alternativa correta:

  • a)
    A barragem de terra do tipo homogênea é representada por um núcleo central impermeável, envolvido por zonas de materiais consideravelmente impermeáveis, envolvido por zonas de materiais consideravelmente mais permeáveis, zonas estas que suportam e protegem o núcleo.
  • b)
    A barragem de terra do tipo homogênea é composta por uma única espécie de material, excluindo-se a proteção dos taludes. Neste caso, o material necessita ser suficientemente impermeável, para formar uma barreira adequada contra a água, e o taludes precisam ser relativamente suaves, para uma estabilidade adequada.
  • c)
    A barragem de terra do tipo homogênea é composta por uma única espécie de material impermeável, envolvido por zonas de materiais consideravelmente impermeáveis, envolvido por zonas de materiais consideravelmente mais permeáveis, zonas esta que suportam e protegem o núcleo.
  • d)
    A barragem de terra do tipo homogênea apresenta um núcleo central impermeável, envolto por taludes, sendo estes materiais impermeáveis e que apresentam uma barreira adequada contra a água, sendo os taludes relativamente suaves, para sua estabilização.

75108 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Sobre a evapotranspiração, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. É a transferência de vapor d'água que se processa para a atmosfera proveniente de superfícies vegetadas.

II. É proveniente de duas contribuições: a evaporação da umidade existente no substrato (solo ou água) e a transpiração resultante das atividades biológicas dos vegetais.

III Varia de cultura para cultura como também nos diferentes estádios de desenvolvimento delas. Sendo atribuída, de certa forma, à arquitetura foliar, em parte às características das folhas, da duração do ciclo e época de plantio. Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

75109 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

A nutrição corresponde a uma série de processos pelos quais os animais ingerem e assimilam os alimentos para promover crescimento ou para repor os tecidos gastos ou afetados. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Os alimentos volumosos são que fornecem pouca fibra e muita energia, por unidade de volume, sendo mais utilizado como ração de ruminantes.

II. Os alimentos concentrados fornecem muita fibra e pouca energia, por unidade de volume, sendo mais utilizado como ração de monogástricos.

III. Os alimentos concentrados são divididos em duas categorias: alimentos energéticos ou básicos e alimentos proteicos.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I e II, apenas.
  • c)
    I, apenas.
  • d)
    III, apenas.

83706 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Os fenômenos El Nifío e La Nifía sobre o Pacífico Equatorial e o gradiente meridional de anomalias de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) sobre o Atlântico Tropical modulam conjuntamente uma grande parte da variabilidade interanual do clima sobre a América do Sul. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I O El Nifío caracteriza-se pelo aquecimento/esfriamento das águas superficiais do oceano Pacífico Tropical Central e do Oceano Atlântico.

II. No Brasil, as regiões que apresentam sinais consistentes de El Nifío são o Nordeste-Amazônia (tendência para secas) e o Sul do Brasil (mais chuvas). As outras regiões não apresentam um sinal claro de impactos na chuva, porém durante o El Nifío todo o país tende a apresentar temperaturas atmosféricas mais elevadas, seja no verão ou no inverno.

III O aquecimento anormal do Pacífico Oeste e resfriamento das águas superficiais na parte central do Pacífico, atingindo eventualmente a costa do Peru é denominado de La Nifía, ocorrendo durante os episódios deste fenômeno, uma intensificação dos ventos alísios no Pacífico mais que a média climatológica. Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I e II, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.

83707 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A diminuição da diversidade de plantas nos agroecossistemas contribui para o aumento da ocorrência de pragas nos diversos tipos de culturas.

II. A falta de rotação de culturas nos agroecossistemas, favorece o aparecimentos de pragas e doenças nas culturas.

III O controle biológico de pragas é realizado com o uso de processo que modifique o comportamento da praga, auxiliado pelo uso de substãncias químicas que causem a morte desses organismos. Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

83708 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Considere as seguintes afirmativas sobre os sistemas de irrigação e assinale a alternativa correta. I O sistema de irrigação por superfície é o método de irrigação nos quais a condução da água do sistema de distribuição até qualquer ponto de infiltração é feita diretamente sobre a superfície do solo.

II. A irrigação localizada é um método em que a água é aspergida e aplicada diretamente sobre a região radicular, com pequena intensidade e alta frequência.

III A irrigação por aspersão é o método de irrigação em que a água é aspergida sobre a superfície do terreno, lembrando uma "chuva", por causa do fracionamento do jato d'água em gotas, com pequena intensidade e alta frequência. Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

87123 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Praticamente todos os elementos químicos podem ser encontrados nas plantas, porém apenas 16 (dezesseis) deles são necessários para o crescimento adequado. Entres esses elementos 13 (treze) são nutritivos minerais essenciais fornecidos pelo solo e pelo adubo mineral ou orgãnico. Assinale a alternativa correta:

  • a)
    São macronutrientes essenciais para as plantas: Nitrogênio, fósforo, cálcio e ferro.
  • b)
    São macronutriente essenciais para as plantas: Potássio, enxofre, cálcio e magnésio.
  • c)
    São macronutrientes essenciais para as plantas: Nitrogênio, Potássio e fósforo.
  • d)
    São macronutrientes essenciais para as plantas: Potássio, fósforo, cálcio e ferro.

87124 IBFC (2016) - SES-PR - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Algumas medidas contribuem para evitar o aparecimento de pragas e das doenças nas plantas. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A prática da monocultura favorece a ocorrência de pragas nas culturas.

II. Manter o solo protegido (coberto, úmido e diversificado) contribui para o controle de pragas nas lavouras.

III. Molhar intensamente as plantas colabora para o aumento da taxa fotossintética e não compromete o aparecimento de doenças e pragas. Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.