20 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

75308 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A Identificação e tratamentos dos portadores de S. mansoni, por meio de inquéritos coproscópios a cada dois anos deve fazer parte da programação de trabalho das secretarias municipais de saúde das áreas endêmicas.

II. Os hospedeiros intermediários devem ser identificados através de pesquisa de coleções hídricas para determinação do seu potencial de transmissão e medidas de saneamento ambiental.

III. O saneamento ambiental cria condições que reduzem a proliferação e a contaminação dos hospedeiros intermediários, os nematódeos infectados.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

75309 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

São fatores atuantes na indução da resposta imune: as formas de administração, os adjuvantes, a dose do antígeno e a via e o esquema de administração. As vias de inoculação subcutânea, intradérmica e intramuscular levam geralmente os imunógenos para os nódulos linfáticos regionais e, mais frequentemente, induzem a imunidade celular. Os antígenos inoculados por via endovenosa e intraperitonial acumulam-se predominantemente no baço, e mais frequentemente induzem a imunidade humoral. Assinale a alternativa correta:

  • a)
    Os adjuvantes melhoram a imunogenicidade de compostos com ele misturado, interferindo na especificidade da resposta das vacinas.
  • b)
    Os adjuvantes não interferem na imunogenicidade de compostos com ele misturado, nem na especificidade da resposta.
  • c)
    Os adjuvantes não interferem na imunogenicidade de compostos com ele misturado e interferem na especificidade da resposta.
  • d)
    Os adjuvantes melhorarm a imunogenicidade de compostos com ele misturado, sem interferir na especificidade da resposta.

75310 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

De um modo geral, as bactérias podem ser observadas de duas formas: a fresco, através da observação de suspensão bacteriana entre a lâmina e lamínula ou gota pendente. A outra forma se dá através de um esfregaço fixado e corado. A maioria das bactérias tem afinidade por um grande número de corantes derivados básicos da anilina. O método da coloração de Gram foi desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884 e tem como principal fundamento o fato de que as bactérias, quando coradas por derivados próximos da rosanilina (violeta de genciana, etc.) e depois tratadas com iodo, formam um composto de coloração escura, entre o iodo e o corante, chamado iodopararosanilina. Assinale a alternativa correta:

  • a)
    Nas bactérias Gram-positivas o iodopararosanilina é fortemente retido e não pode ser facilmente removível pelo tratamento posterior com álcool, ao passo que nas Gram-negativas este composto é facilmente descorado pelo álcool. Após a ação do álcool é feita uma segunda coloração com safranina ou fucsina diluída e as bactérias Gram-negativas aparecerão vermelhas e as Gram-positivas roxas.
  • b)
    Nas bactérias Gram-positivas o iodopararosanilina é fracamente retido, sendo facilmente removido pelo tratamento posterior com álcool, ao passo que nas Gram-negativas este composto é fortemente retido e não pode ser facilmente descorado pelo álcool. Após a ação do álcool é feita uma segunda coloração com safranina ou fucsina diluída e as bactérias Grampositivas aparecerão vermelhas e as Gram-negativas roxas.
  • c)
    Tanto nas bactérias Gram-positivas quanto nas bactérias Gram-negativas o iodopararosanilina é fracamente retido e pode ser facilmente removível pelo tratamento posterior com álcool. Após a ação do álcool é feita uma segunda coloração com safranina ou fucsina diluída e as bactérias Gram-negativas aparecerão vermelhas e as Gram-positivas alaranjadas.
  • d)
    Tanto nas bactérias Gram-positivas quanto nas bactérias Gram-negativas o iodopararosanilina é fortemente retido e não pode ser facilmente removível pelo tratamento posterior com álcool. Após a ação do álcool é feita uma segunda coloração com safranina ou fucsina diluída e as bactérias Gram-negativas aparecerão roxas e as Gram-positivas azul escuro.

75311 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

A doença de Chagas apresenta um curso clínico bifásico: fase aguda e fase crônica. Na fase aguda, as manifestações clínicas mais comuns são: febre prolongadas e recorrentes, cefaleia, mialgias, astenia, edema de face ou membros inferiores, rash cutâneo, hipertrofia dos linfonodos, hepatomegalia, esplenomegalia, ascite, vômito, edema bipalpebral unilateral. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V ) ou Falso (F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O agente etiológico da doença de Chagas é o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi.

( ) Os vetores da doença de Chagas são Triatomídeos hematófagos que, dependendo da espécie podem viver em meio silvestre, no peridomicílio ou no intradomicílio.

( ) A transmissão da doença de Chagas é vetorial, através da picada do triatomídeo hematófago, sendo o seu controle por inseticidas e investigação entomológica.

( ) Cuidados de higiene são importantes na produção de origem animal consumidos crus, como carnes de origem bovina e suína, para prevenção da doença de Chagas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

  • a)
    V-F-V-F.
  • b)
    F-V-F-V.
  • c)
    V-V-F-F.
  • d)
    F-F-V-V.

84270 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

Há animais que apresentam estruturas especializadas na inoculação de seus venenos, como dentes, ferrões e espinhos, sendo denominados de peçonhentos.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Além das cobras, também podem ser considerados animais peçonhentos abelhas, alguns peixes e lagartas.

II. As cobras consideradas venenosas ou peçonhentas possuem glândulas de veneno localizadas de cada lado da cabeça, recobertas por músculos compressores, conectadas, por ductos, às presas inoculadoras.

III. As cascavéis e jararacas são exemplos de serpentes peçonhentas que possuem a fosseta loreal, orifício localizado entre a narina e o olho.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    I e III, apenas.
  • c)
    II e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

84271 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

O Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) define o exame de urina de rotina como “o teste de urina com procedimentos normalmente realizados de forma rápida, confiável, precisa, segura e custoefetiva”. As razões para a realização do exame de urina identificadas pelo CLSI incluem: auxílio no diagnóstico da doença, triagem de populações assintomáticas para a detecção de doenças, acompanhamento da progressão da doença e da eficácia do tratamento. Assinale a alternativa correta:

  • a)
    Para o exame de urina de rotina, a coleta da urina deve ser realizada após, no mínimo, 4 horas da última micção, independentemente se o indivíduo tiver realizado atividade física intensa nas seis horas precedentes.
  • b)
    Os tipos de amostras mais frequentemente utilizados para o exame de urina de rotina são apenas: amostra aleatória e a primeira urina da manhã.
  • c)
    A primeira amostra da urina da manhã é a amostra ideal para o exame de urina de rotina, por ser menos concentrada, garantindo, assim, a detecção dos compostos químicos e elementos formados que não podem ser observados em uma amostra aleatória mais concentrada.
  • d)
    Na coleta de urina para exame de rotina, é desejável que seja feita assepsia da região urogenital e, para a realização deste procedimento, os pacientes devem ser orientados a lavar as mãos antes de iniciar a coleta e a estarem munidos de material de higiene adequado.

84272 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

Acidentes com instrumentos perfurocortantes aos quais estão expostos os profissionais da saúde podem ocorrer no contato com agulha ou outro material contaminado com sangue ou outros líquidos orgânicos, potencialmente infectantes. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Quando ocorrer acidentes com instrumentos perfurocortantes, devem ser adotados cuidados locais imediatos com a área exposta.

II. O indivíduo que sofrer acidentes com instrumentos perfurocortantes deve ser avaliado em relação à HBSAg (Hepatite B ), anti-HCV (Hepatite C ) e anti- HIV (AIDS), considerando testes rápidos quando a sorologia convencional não é possível, dentro de 24 a 48 horas. III. As medidas profiláticas mediante exposições com riscos de transmissão de HBV (Hepatite B) e HIV (AIDS) devem ser mantidas por 4 (quatro) semanas.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

84273 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

A capacidade que apresenta o parasita de se adaptar a determinado número de hospedeiros, acarretando sua maior ou menor dispersão geográfica é denominada de especificidade parasitária. Assinale a alternativa correta:

  • a)
    Quando são encontrados um grande número de espécies de hospedeiros parasitadas de forma natural, o parasita é denominado de eurixeno.
  • b)
    Quando é encontrado um grande número de espécies de hospedeiros parasitados de forma natural, o parasita é denominado de estenoxeno.
  • c)
    Quando é encontrado um pequeno número de espécies de hospedeiros parasitados de forma natural, o parasita é denominado de eurixeno.
  • d)
    Quando é encontrado um pequeno número de espécies de hospedeiros parasitadas de forma natural, o parasita é denominado de heteroxeno.

84274 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. Há variáveis pré-analíticas que podem interferir nas dosagens hormonais que podem ser divididas em fisiológicas, relacionadas às coletas da amostra e fatores pós-coleta.

II. Entre as variáveis fisiológicas podem ser destacadas: estar em jejum, exercícios, postura e ciclo menstrual.

III. Entre os fatores pós-coleta estão: tipo de amostra, tubo de coleta/anticoagulante e centrifugação da amostra.

Estão corretas as afirmativas:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

88327 IBFC (2016) - SES-PR - Biólogo / Biologia

Os organismos podem ser classificados de acordo com o seu potencial patogênico em: Classe de Risco 1 (baixo risco individual e baixo risco para a comunidade). Classe de Risco 2 (risco individual moderado e risco limitado para a comunidade), Classe de Risco 3 (elevado risco individual e limitado risco para a comunidade) e Classe de Risco 4 (elevado risco individual e limitado risco para a comunidade). Assinale a alternativa correta:

  • a)
    Saccharomices cerevisiae, Clostridium tetani, Candida albicans e Vírus Ébola são organismos pertencentes à classe de Risco 1.
  • b)
    Mycobacterium tuberculosis, Lactobacillus casei, Toxoplasma gondii e Staphylococcus aureus são organismos pertencentes à classe de Risco 4.
  • c)
    Mycobacterium tuberculosis; vírus - hepatites B e C, HTLV 1 e 2, HIV, fungo - Blastomyces dermatiolis são organismos pertencentes à classe de Risco 3.
  • d)
    Fungo Blastomyces deermatiolis; vírus – hepatites B e C; vírus Ébola e Saccharomices cerevisiae são organismos pertencentes à classe de Risco 2.