26 resultados encontrados para . (0.012 segundos)

210780 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

O desenvolvimento humano pode ser compreendido como um processo contínuo de mudanças ao longo do tempo que se inicia na concepção e cessa somente com a morte. O desenvolvimento motor, portanto pode ser visto como uma mudança progressiva do comportamento motor através do ciclo da vida. De acordo com Gallahue e Ozmun (2005) assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica crescente das fases do desenvolvimento motor.

  • a)
    Movimentos rudimentares, movimentos reflexos, movimentos fundamentais e movimentos especializados.
  • b)
    Movimentos reflexos, movimentos rudimentares, movimentos fundamentais e movimentos especializados.
  • c)
    Movimentos especializados, movimentos rudimentares, movimentos fundamentais e movimentos reflexos.
  • d)
    Movimentos reflexos, movimentos fundamentais, movimentos rudimentares e movimentos especializados.

210781 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

A Dança é uma expressão representativa de diferentes aspectos da vida do ser humano, podendo ser considerada como linguagem social, a qual permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, dos costumes, de hábitos, da saúde, do lazer, do trabalho. Em relação às possibilidades expressivas da dança esta se constitui em códigos simbólicos, por meio dos quais a vivência individual do ser humano, em interação com valores e conceitos do ambiente sociocultural, produz a possibilidade de comunicação por gestos e posturas (PCN/EF, 1998; LABAN, 1990). No que diz respeito ao ensino da dança, são estruturas do movimento expressivo:

  • a)
    Tempo, espaço, peso e fluência.
  • b)
    Ritmo, estética, técnica e expressão.
  • c)
    Flexibilidade, força, resistência e agilidade.
  • d)
    Flexibilidade, equilíbrio, criatividade e lateralidade.

210782 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

Analise as asserções abaixo relativas à reposta do organismo humano ao exercício físico e responda. I.Dentre as diversas manifestações do organismo ao exercício físico dentre as quais o profissional de Educação Física pode basear-se na elaboração de programas voltados a prescrição de atividade física está o limiar anaeróbio. Porque II.O limiar anaeróbio se constitui no ponto em que as demandas metabólicas do exercício não podem mais ser satisfeitas pelas fontes aeróbias disponíveis e no qual ocorre a estabilização do metabolismo anaeróbio, refletindo a estabilização da concentração sérica de lactato. Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

  • a)
    A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição é falsa.
  • b)
    A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • c)
    As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • d)
    As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

210783 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

Analise as proposições apresentadas e responda I.O termo isotônico, que deriva do grego isotons referese comumente às contrações musculares concêntricas e excêntricas, pois em ambos os casos ocorre um movimento. Onde II.A contração concêntrica se caracteriza quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga a medida que a tensão aumenta. Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

  • a)
    A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • b)
    As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • c)
    A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição é falsa.
  • d)
    As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

210784 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

Apesar do treinamento planejado de forma criteriosa, os atletas podem apresentar um declínio inexplicável do desempenho, o que tem sido atribuído tanto a causas psicológicas e fisiológicas. Essa condição a qual os treinadores devem estar atentos é denominada síndrome do supertreinamento ou overtraining (WILLMORE e COSTILL, 2001). Assinale a alternativa que contém todos seus elementos relacionados a sintomas pertinentes a esta síndrome.

  • a)
    Declínio do desempenho físico, supercompensação e distúrbios do sono.
  • b)
    Perda de força, da coordenação e da capacidade máxima de trabalho muscular.
  • c)
    Pressão arterial elevada, perda de peso corporal e homeostase.
  • d)
    Aumento da sensibilidade muscular, elevação do limiar anaeróbio e náuseas ocasionais.

218747 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Raciocínio Lógico

Se o valor lógico de uma proposição p é verdadeiro e o

valor lógico de uma proposição q é falso então o valor

lógico da proposição composta

  • a)
    Falso e verdadeiro
  • b)
    Verdadeiro
  • c)
    Falso
  • d)
    Inconclusivo

218748 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

A Atividade física regular propicia muitos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doença arterial coronariana, diabetes mellitus, osteoporose dentre outros quadros deletérios associados ao sedentarismo (TRITSCHLER, 2003). Considerando que a atividade física e a aptidão física têm sido associadas ao bem estar, à saúde e à qualidade de vida das pessoas em todas as faixas etárias, relacione as colunas. I – Exercício Físico II – Aptidão Física III – Atividade Física IV – Estilo de Vida V – Qualidade de Vida A ) Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas. B ) Condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. C ) capacidade de conduzir tarefas diárias com rigor e vivacidade, sem fadiga inadequada a ampla energia para conduzir os momentos de lazer e as exigências das atividades da vida diária. D ) Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso. E ) Forma de atividade planejada, estruturada e repetitiva.

  • a)
    I - E; II - C; III - D; IV - A; V - B;
  • b)
    I - B; II - A; III - E; IV - D; V - C;
  • c)
    I - C; II - B; III - A; IV - E; V - D;
  • d)
    I - E; II - C; III - B; IV - A; V - D;

218749 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

Considere o texto abaixo e responda a questão a seguir. Tênis X Frescobol (Rubem Alves) O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário - e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro. O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...

A crônica de Rubem Alves contextualiza duas práticas da cultura de movimento no qual a competição se desenvolve em perspectivas diferentes. O tênis da forma apresentada pelo autor pode ser associado à dimensão “rendimento” e o frescobol à dimensão “educação”. Relacione as colunas de acordo, associando os tipos de esporte às suas respectivas características. I – Esporte Rendimento II – Esporte Educação A- Objetiva o máximo desempenho. B- Visa à aprendizagem e orienta-se para a generalidade C- Enfatiza o processo. D- Preocupa-se com a pessoa comum e é inclusivo. E- Orienta-se para a especificidade.

  • a)
    I - A, B; D; II - C, E.
  • b)
    I - B, C; II - A, D, E.
  • c)
    I - C, D, E; II - A, B.
  • d)
    I - A, E; II - B, C, D.

218750 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

A combinação de várias articulações que unem segmentos sucessivos constituem-se as denominadas cadeias cinéticas (TANAKA e FARAH, 1997). Considerase o movimento desenvolvido em cadeia cinética aberta e fechada de forma respectiva aqueles apontados na alternativa:

  • a)
    Quando o movimento é desenvolvido com o segmento distal livre; quando o movimento é desenvolvido com o segmento distal fixo.
  • b)
    Quando o movimento produz afastamento da linha média do corpo; quando o movimento produz aproximação da linha média do corpo.
  • c)
    Quando o movimento explora necessariamente os três eixos de movimento; quando o movimento explora apenas um dos eixos de movimento.
  • d)
    Quando o movimento envolve padrões complexos de execução; quando o movimento envolve padrões relativamente simples de execução.

218751 IBFC (2013) - EBSERH - Profissional de Educação Física / Não classificada

A periodização pode ser conceituada como o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para treinamento, de acordo com objetivos intermediários perfeitamente estabelecidos, respeitandose os princípios científicos do treinamento desportivo (DANTAS, 1995). Estando no período destinado ao aprimoramento da força muscular, em sua variação força pura, qual das alternativas abaixo apresenta as características básicas das sessões destinadas ao aprimoramento desta valência física.

  • a)
    As sessões de treino têm alto volume e baixa intensidade
  • b)
    As sessões de treino têm volume moderado e intensidade moderada
  • c)
    As sessões de treino têm baixo volume e baixa intensidade.
  • d)
    As sessões de treino têm baixo volume e alta intensidade.