26 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

210955 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Leia as afirmativas a seguir em relação aos cânceres epiteliais do ovário, tuba de falópio de cânceres primários da peritônio: I.É essencial para pesquisadores, patologistas, epidemiologistas e clínicos compreender que câncer do ovário é um termo geral para uma série de doenças, molecular e etiologicamente distintas, e não apenas uma localização anatômica. II.Dados obtidos a partir de bases de dados americanas, australianas e canadenses revelam aumento importante em taxas de sobrevida após o primeiro, terceiro e quinto anos após o diagnóstico, para pacientes com câncer de ovário, nos últimos 20 anos. III.A medida dos níveis circulantes do CA125 (também conhecido como mucina 16) é rotineiramente utilizado como monitor de recorrência da doença. Desta forma, marcadores moleculares mais sensíveis para detecção de baixos volumes de doença residual não são necessários. IV.A identificação de mulheres carreadoras das mutações nos genes BRCA1, BRCA2 e RAD51C que codificam as proteínas relacionadas com apoptose celular – permitem a mais efetiva estratégia de prevenção para cânceres ovarianos serosos de alto grau – que é a remoção cirúrgica dos ovários e das trompas de Falópio, estratégia esta que reduz a incidência dos tumores em 100% dos casos. Escolha a alternativa correta:

  • a)
    I, II, III e IV são verdadeiras.
  • b)
    Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras
  • c)
    Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • d)
    Apenas a afirmativa I é verdadeira.

210956 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Leia as afirmativas sobre os cânceres de pulmão: I.O câncer de pulmão é a causa mais comum de mortes relacionadas ao câncer nos EUA, para ambos, homens e mulheres e a maioria dos pacientes (mais de 85%) morrerão devido à doença. II.Ao contrário de outros cânceres do pulmão, os carcinomas broncoalveolares ocorrem mais comumente em pacientes não tabagistas, é encontrado em homens e mulheres com a mesma frequência e a associação com a mutação do EGFR é incomum. III.PET CT é útil para auxiliar diretamente o cirurgião em relação a quais nódulos devem ser biopsiados, bem como para a detecção de metástases a distância. IV.Manejo padrão dos tumores de Pancoast inclui a quimioradiação concomitante, seguida por ressecção cirúrgica quando possível. Escolha a alternativa correta:

  • a)
    I,II,III e IV são verdadeiras.
  • b)
    Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • c)
    Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • d)
    Apenas a afirmativas I é verdadeira.

210966 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

O crescimento tumoral é consequência de ambos, divisão celular irrestrita e diminuição da morte celular. Em relação ao ciclo de vida e de morte celular, assinale a alternativa correta:

  • a)
    A apoptose, ou morte celular programada, é um processo patológico mediado por vias bioquímicas complexas – a extrínseca (desencadeada por ligandos externos) e a intrínseca (secundária aos danos mitocondriais).
  • b)
    A família BCL-2 contém um número de proteínas críticas regulatórias da apoptose, e estas proteínas podem ser pró-apoptóticas ou anti-apoptóticas.
  • c)
    A proteína BCL-2, propriamente dita, foi inicialmente identificada como o gene ativado pela translocação 14:18 encontrada nas leucemias mieloides crônicas.
  • d)
    Ativação dos receptores dos fatores de crescimento, como o EGFR (epidermal growth factor receptor) pelos seus ligantes é a única via responsável pelo estímulo da sinalização da via do AKT.

210967 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Em relação aos dados epidemiológicos e a biologia molecular dos cânceres de mama, assinale a alternativa correta: I.A estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é de 49.680 novos casos de câncer de mama no Brasil para o ano de 2012. II.Mutações herdadas no BRCA1, BRCA2 e CHEK2 exercem papel no desenvolvimento do câncer de mama e podem ser testadas individualmente. III.HER2 é um forte marcador preditivo e sua determinação acurada é fundamental para a indicação de tratamento adjuvante em pacientes com tumores pT1c N0 e acima, que são considerados candidatos a tratamento adjuvante com trastuzumabe. IV.Faltam dados promissores na literatura em relação ao perfil molecular dos diversos subtipos, o que dificulta a predição prognóstica.

  • a)
    I, II,III e IV estão corretas.
  • b)
    Apenas as alternativas II, III e IV são corretas.
  • c)
    Apenas as alternativas II e III são corretas.
  • d)
    Apenas as alternativas I e III são corretas.

210968 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Sobre o tratamento da dor oncológica: I.Não se deve tratar os doentes com câncer com opioides devido ao risco de dependência física. II.A associação de tramadol e codeina é uma alternativa ao emprego de opioides potentes. III.Os fármacos adjuvantes podem ser utilizados em qualquer degrau da escada analgésica. IV.a dor óssea é um componente infrequente nos doentes com neoplasias de próstata e mama.

  • a)
    Todas as afirmativas estão falsas.
  • b)
    Apenas as afirmativas I, II e IV são falsas
  • c)
    Apenas as afirmativas II e III são falsas.
  • d)
    Apenas as afirmativas I e III são falsas.

218632 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Sobre o tratamento dos Cânceres de Próstata Independentes de Androgênio, que progridem após a utilização de quimioterapia em primeira linha, assinale a alternativa correta:

  • a)
    Cabazitaxel e prednisona são uma opção, já que a tolerância clínica é excelente e a frequência de Neutropenia secundária ao tratamento é baixa.
  • b)
    Acetato de Abiraterona é uma opção terapêutica, apesar dos estudos de fase III demonstrarem exclusivamente melhora da dor e dos níveis do PSA.
  • c)
    Cabazitaxel e prednisona seguido pela abiraterona e, após, enzalutamida – dados sólidos na literatura embasam a utilização nesta sequência.
  • d)
    Acetato de abiraterona, em estudos de fase III, demonstra benefício de sobrevida global, associada ao melhor controle da dor e diminuição dos níveis de PSA.

218633 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Homem de 35 anos apresenta-se com câncer colorretal. Sua mãe foi diagnosticada com carcinoma de endométrio aos 28 anos e câncer de cólon aos 48 anos. Sua avó materna faleceu devido a câncer colorretal aos 55 anos. Seu irmão de 38 anos recentemente foi submetido a uma colonoscopia de screening, que revelou câncer colorretal em estadio clínico I, sem pólipos intestinais adicionais. Das seguintes mutações, a que é mais comumente associada com o câncer de cólon deste paciente é:

  • a)
    Deleção no gene hMSH2.
  • b)
    Perda da heterozigose do gene ATM.
  • c)
    Mutação em alelo único do gene supressor tumoral p53.
  • d)
    Mutações no gene supressor tumoral APC.

218634 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir e escolha a alternativa correta: I.O fato de a paciente ter evoluído com quadro de abdome agudo obstrutivo piora o prognóstico e, este é um dos fatores que justificam a indicação de quimioterapia adjuvante. II.De acordo com o estadiamento de neoplasias malignas (TNM – American Joint Comitee on Cancer 2010), essa paciente é portadora de uma neoplasia maligna de cólon estádio patológico pT2 pN0 Mx. III.A realização de tomografia computadorizada de abdome total deve ser sempre solicitada nos exames de estadiamento, uma vez que o fígado é o principal local de metástases a distância dos tumores malignos de intestino grosso. IV.A paciente terá benefício de sobrevida global inquestionável se adicionarmos oxaliplatina ao protocolo de quimioterapia adjuvante.

  • a)
    I,II, III e IV estão corretas.
  • b)
    Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.
  • c)
    Apenas as afirmativas II e III são corretas.
  • d)
    Apenas as afirmativas I e III são corretas.

218635 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Tumores neuroendócrinos epiteliais (NETs) podem originar-se na maioria dos órgãos epiteliais do corpo, mas são particularmente bem reconhecidos nos pulmões, trato gastrointestinal tubular e pâncreas. Sobre esta classe de tumores assinale a afirmação correta:

  • a)
    Dentre os aspectos semânticos, o termo neuroendócrino foi originalmente utilizado, já que o conceito era de que estes tumores se originassem dos derivados embriológicos da crista neural. Desde que a origem essencial dos NETs pancreáticos foi determinada e relacionada com célulasderivadas da ectoderme a alternativa “endócrina” é mais precisa do que a “neuroendócrina”.
  • b)
    Em 2010, a Organização Mundial de Saúde adotou a nomenclatura de Sociedade Européia de Tumores Neuroendócrinos e passou a utilizar o termo “tumores neuroendócrinos” para neoplasias neuroendócrinas bem diferenciadas e “carcinomas neuroendócrinos” para as neoplasias pouco diferenciadas.
  • c)
    Os carcinomas neuroendócrinos de pequenas células são tumores bem diferenciados e de baixa agressividade biológica.
  • d)
    A coloração imuno-histoquímica é pouco útil do ponto de vista diagnóstico e a utilização de marcadores como a sinaptofisina e cromogranina nada adicionam à exatidão diagnóstica.

218636 IBFC (2013) - EBSERH - Médico - Cancerologia Clínica / Não classificada

Bortezomibe é um inibidor reversível do proteassona 26S, complexo proteico que degrada as proteínas ubiquitinadas. A inibição do proteassoma resulta em parada do ciclo celular na fase de repouso e na apoptose. Atualmente, esse tratamento utilizado nos pacientes com Mieloma Múltiplo está associado com cada um dos efeitos colaterais expostos abaixo, exceto:

  • a)
    Neuropatia periférica.
  • b)
    Fadiga.
  • c)
    Tromboembolismo venoso.
  • d)
    Reativação de infecção por Herpes Zoster ou hepatites virais.