27 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

210655 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Não classificada

Considerando a estrutura e organização do serviço de enfermagem ( SE), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I.O SE é um grupo organizado de pessoas, possui um número grande de pessoas, apresenta diversidade e complexidade das atividades e necessidade de divisão e distribuição do trabalho. II.O SE possui exclusivamente uma estrutura formal, que é planejada e formalizada oficialmente. Não sofrendo influência da estrutura informal na dinâmica da instituição, atuação dos integrantes e no alcance dos objetivos propostos. III.A divisão do trabalho e especialização pode ser vertical e horizontal. Sendo que a divisão vertical aumenta a qualidade da supervisão, acrescentando níveis hierárquicos. IV.A Estrutura Linear (baseada em Fayol, na Teoria Clássic(A) apresenta as seguintes características: forma piramidal, rigidez no princípio de hierarquia (órgãos de linh(A), centralização da decisão, limitação e inflexibilidade à inovação e demora na ação.

  • a)
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • b)
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • c)
    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • d)
    Apenas a afirmativa IV está correta.

210656 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Não classificada

De acordo com a Resolução do COFEN nº 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes. Considerando essas etapas, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.
  • b)
    Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
  • c)
    Planejamento de Enfermagem – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de diagnóstico de enfermagem.
  • d)
    Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ouadaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

210657 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Não classificada

De acordo com o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para adultos vivendo com vírus da imunodeficiência humana (HIV)/Síndrome da Imudeficiência Adquirida (AIDS), leia as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta. I.A infecção pelo HIV é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas, denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), que se apresenta geralmente entre a primeira e terceira semana após a infecção. Os principais achados clínicos de SRA incluem febre, adenopatia, faringite, exantema, mialgia e cefaleia. II.A infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa em indivíduos com tuberculose latente. Recomenda-se a realização da Prova Tuberculínica anualmente, caso o exame inicial seja

  • a)
    I,II,III e IV estão corretas.
  • b)
    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
  • c)
    Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
  • d)
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

210848 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Não classificada

Em casos de acidentes com água-viva, para inativar a carga de veneno e impedir mais envenenamento, as ferroadas de água-viva devem ser:

  • a)
    Lavadas com água fria em abundância por cerca de 30 minutos. Após a remoção dos nematocistos, a dor das ferroadas de água-viva deverá ser tratada com compressa de gelo, quando possível.
  • b)
    Lavadas com álcool 70º tão logo que possível por no mínimo 30 minutos. Após a remoção ou desativação dos ematocistos, a dor das ferroadas de água-viva deverá ser tratada com imersão em água fria, quando possível.
  • c)
    Lavadas com vinagre abundante (solução de ácido acético de 4 a 6%) tão logo que possível e por, no mínimo, 30 segundos. Após a remoção ou desativação dos nematocistos, a dor das ferroadas de água-viva deveráser tratada com imersão em água quente, quando possível.
  • d)
    Removidas com uma pinça; e a seguir lavadas com álcool70º tão logo que possível e por, no mínimo, 5 minutos.

213070 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Direito da Criança e do Adolescente

O atendimento ao adolescente deve sempre levar em

conta, dentre outras variáveis, o processo de

crescimento e desenvolvimento e sua vulnerabilidade

a inúmeros agravos físicos, psíquicos e sociais, cuja

análise permitirá a identificação dos fatores protetores

que devam ser promovidos e os riscos que deverão ser

afastados e/ou atenuados. Correlacione as colunas,

enumerando-as de cima para baixo, e a seguir assinale

a alternativa correta.

(1) Risco biológico

(2) Risco emocional

(3) Risco familiar

(4) Risco social

( ) Pais alcoolistas, com transtornos

mentais, etc.

( ) Morar em áreas de tráfico de

drogas, pobreza extrema, etc.

( ) Obesidade, doenças crônicas, etc.

( ) Depressão, uso e abuso de

drogas, etc.

  • a)

    1,2,3,4.

  • b)

    3,4,1,2.

  • c)

    2,3,1,4.

  • d)

    4,2,1,3.

218803 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Enfermagem

Considerando os documentos de um serviço de

enfermagem (SE ), o Regimento é

  • a)

    A definição de papéis e atribuições estabelecidas pela administração superior. De acordo com a política institucional, a enfermagem elabora um ato normativo; de caráter flexível que rege a disciplina do serviço e especifica as finalidades e posição do serviço na estrutura administrativa e a competência das diversas unidades de trabalho. Além disso, define pessoal, suas funções e descreve os requisitos exigidos pela instituição.

  • b)

    Estabelecido como um direcionamento do desenvolvimento dos indivíduos, que buscam alcançar os objetivos determinados pela administração superior. Tem a finalidade de fornecer informações das atividades desenvolvidas, sendo conhecido como POP (Procedimento Operacional Padrão).

  • c)

    Um documento de descrição sistemática dos passos a serem dados para a realização das ações componentes de uma atividade. Estabelecem as tarefas em forma sistemática e na sequência em que devem ser executadas.

  • d)

    Um guia, orientador escrito, que fornece instruções gerais e específicas do SE como composição da planta física, do organograma, das normas e rotinas, das técnicas deenfermagem e de inventário do material permanente.

218804 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Não classificada

De acordo com a Resolução do COFEN nº 358/2009, que revoga a de número 272, ___________ é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação da prática profissional, evidenciando sua contribuição na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento profissional. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

  • a)
    Sistematização de Assistência Enfermagem.
  • b)
    Processo de Enfermagem.
  • c)
    Primary Nursing.
  • d)
    Consulta de Enfermagem.

218805 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Não classificada

Segundo o calendário nacional de vacinação, uma criança deve receber a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) com a idade de:

  • a)
    2, 4 e 6 meses e mais uma dose de reforço aos 12 meses.
  • b)
    3 e 5 meses e mais uma dose de reforço aos 15 meses.
  • c)
    2, 4 e 15 meses.
  • d)
    3 e 7 meses apenas.

218806 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Não classificada

Nas ações de assistência à criança, o enfermeiro tem papel importante na identificação de sinais de alterações no desenvolvimento da criança. Aos 15- 18 meses as crianças apontam (com o dedo indicador) para mostrar coisas que despertam a sua curiosidade. Geralmente, o gesto é acompanhado por contato visual e, às vezes, sorrisos e vocalizações (sons). Ao invés de apontar elas podem “mostrar” as coisas de outra forma como colocando-as no colo da pessoa ou em frente aos seus olhos. Considerando os indicadores de desenvolvimento e sinais de alerta, durante o exame físico, a ausência ou raridade deste gesto de atenção de compartilhamento da criança nessa idade pode ser um dos principais sinais de:

  • a)
    Hipotireoidismo.
  • b)
    Transtorno Bipolar.
  • c)
    Fenilcetonúria.
  • d)
    Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

218807 IBFC (2013) - EBSERH - Enfermeiro / Não classificada

O edema agudo de pulmão (EAP) é um quadro clínico de urgência, constituindo grande risco de morte para o paciente, caso medidas terapêuticas não sejam imediatas. Considerando as drogas utilizadas nesses casos, assinale a alternativa correta.

  • a)
    Nitroprussiato de Sódio: oferece efeito inotrópico positivo maior que o cronotropismo positivo. Seu efeito vasodilatador é diretamente proporcional à sua dose. No entanto, aumenta a automaticidade do nó sinoatrial e a ondutividade do nó atrioventricular e dos ventrículos, podendo causar taquiarritmias importantes.
  • b)
    Bloqueadores de canais de Cálcio: é um bloqueador alfa e beta, que utilizado na forma intravenosa, produz redução dos níveis pressóricos.
  • c)
    Dobutamina: por seu efeito vasodilatador venoso e arterial, costuma oferecer rapidamente redução da pressão arterial e de forma segura, desde que adequadamente monitorada.
  • d)
    Nitroglicerina ou nitratos: nitratos devem ser administrados sob a forma sublingual e são efetivos tanto no EAP por isquemia como outras causas. Os valores de Pressão Arterial devem ser rigorosamente monitorados, evitandose pressão arterial sistólica menor que 90mmHg. A nitroglicerina deve ser administrada preferencialmente pela via intravenosa.