25 resultados encontrados para . (0.011 segundos)

211917 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

Existem diferentes abordagens sobre o conceito de gestão estratégica da qualidade. Assinale alternativa que define corretamente a relação entre a abordagem e o respectivo conceito.

  • a)
    A qualidade é sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível, segundo a abordagem da qualidade baseada em manufatura.
  • b)
    Fazer produtos ou proporcionar serviços que estão livres de erros que correspondem precisamente às especificações de projeto é definida como a abordagem da qualidade transcendental.
  • c)
    A abordagem da qualidade baseada no usuário demonstra preocupação não só com a conformidade a suas especificações, mas também com a adequação das especificações ao consumidor.
  • d)
    A abordagem da qualidade baseada no produto define qualidade em termos de custo e preço.
  • e)
    Na abordagem da qualidade baseada em valor, a qualidade é um conjunto mensurável e preciso de características, que são requeridas para satisfazer o consumidor.

211918 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

Em relação à vigilância em saúde, assinale a alternativa correta.

  • a)
    Tem como único objetivo a observação e análise da situação de saúde de uma parte da população, analisando os riscos e danos à saúde causados pela patologia isolada.
  • b)
    Os seu único componente é a vigilância e controle das doenças transmissíveis e doenças e agravos, não transmissíveis.
  • c)
    A Programação das Ações de Vigilância em Saúde (PAVS) é um instrumento de planejamento para a definição de mínimo elenco norteador das ações de vigilância em saúde.
  • d)
    A vigilância em saúde deve estar, cotidianamente, inserida, somente na atenção básica.
  • e)
    A vigilância sanitária centra-se nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana: água para consumo humano, ar, solo, substâncias químicas e acidentes com produtos perigosos. 2001.

211919 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

Sobre as exigências a serem observadas em pesquisas na área de ciências da saúde, que envolvam seres humanos, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    Ser adequada aos princípios científicos que a justifiquem e com possibilidades concretas de responder a incertezas.
  • b)
    Ser realizada para se obter o conhecimento que se pretende, independentemente de poder ser obtida por outro meio, estando fundamentada em fatos científicos, experimentação prévia e/ou pressupostos adequados à área específica da pesquisa.
  • c)
    Levar em conta, nas pesquisas realizadas em mulheres em idade fértil ou em grávidas, a avaliação de riscos e benefícios e as eventuais interferências sobre a fertilidade, gravidez, o embrião ou o feto, o trabalho de parto, o puerpério, a lactação e o recém-nascido.
  • d)
    Considerar que as pesquisas em mulheres grávidas devem ser precedidas de pesquisas em mulheres fora do período gestacional, exceto quando a gravidez for o objeto fundamental da pesquisa.
  • e)
    Ter plenamente justificada, quando for o caso, a utilização do placebo em termos de não maleficência e de necessidade metodológica, sendo que os benefícios, riscos, dificuldades e efetividade de um novo método terapêutico devem ser testados, comparando-o com os melhores métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos atuais.

211920 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

Assinale a alternativa correta.

  • a)
    O Relatório de Dados Cadastrais do Hospital é umdocumento obtido a partir do SIH-SUS que dá uma visão global do hospital, quanto às suas condições técnicas e gastos dos diversos serviços, sendo importante tanto para a área assistencial quanto para a área contábil.
  • b)
    O Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS) não recebe dados das Autorizações de Procedimentos de Alta Complexidade.
  • c)
    A ausência de informação do Cartão Nacional de Saúde não é passível de gerar bloqueio e desbloqueio de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), no Sistema de Internação Hospitalar (SIH-SUS).
  • d)
    O SIH-SUS e o SIA-SUS têm funcionalidades que auxiliam o pagamento dos procedimentos realizados no âmbito da atenção hospitalar e ambulatorial, respectivamente, sendo úteis aos processos de controle, avaliação e auditoria no nível federal, sem prover Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais de informações de suporte gerencial.
  • e)
    O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES-SUS) é referência para a remuneração de serviços profissionais e deve ser atualizado mensalmente, vinculado à alimentação do SIH-SUS.

211921 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

O indicador de desempenho é definido como um valor quantitativo realizado ao longo do tempo e que permite obter informações sobre características, atributos e resultados de um produto ou serviço, sistema ou processo. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  • a)
    O indicador de qualidade está relacionado com eficácia.
  • b)
    O indicador de produtividade está relacionado com eficácia.
  • c)
    O indicador de qualidade está relacionado com eficiência.
  • d)
    O indicador de qualidade está relacionado com impacto.
  • e)
    O indicador de capacidade está relacionado com eficiência.

211922 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

Planejamento é uma função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos. É um modelo teórico para ação futura. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das fases do planejamento.

  • a)
    Determinação dos objetivos, conhecimento do sistema como um todo, estabelecimento de prioridades, estabelecimento do plano operacional, seleção dos recursos disponíveis, desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação.
  • b)
    Conhecimento do sistema como um todo, estabelecimento do plano operacional, estabelecimento de prioridades, determinação dos objetivos, seleção dos recursos disponíveis, desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação.
  • c)
    Determinação dos objetivos, estabelecimento de prioridades, conhecimento do sistema como um todo, estabelecimento do plano operacional, seleção dos recursos disponíveis, desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento.
  • d)
    Estabelecimento de prioridades, determinação dos objetivos, seleção dos recursos disponíveis, estabelecimento do plano operacional, conhecimento do sistema como um todo, desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento.
  • e)
    Conhecimento do sistema como um todo, determinação dos objetivos, estabelecimento de prioridades, seleção dos recursos disponíveis, estabelecimento do plano operacional, desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento.

221030 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

Os desafios da gestão em saúde no Brasil do século XXI passam pelo hiato existente entre necessidades crescentes e recursos escassos, ao lado de outros impostos pelo aumento da expectativa de vida, pelas mudanças no perfil de morbimortalidade da população e pelo crescente avanço na incorporação de novas tecnologias de cuidado.

Nesse ambiente, as reflexões sobre a gestão assistencial se somam e se confundem em vários momentos com a gestão financeira do sistema de saúde. Partindo dessa reflexão, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    Na gestão do cuidado, é importante que o planejamento e a organização dos serviços de saúde estejam voltados para as necessidades de saúde da população, com prioridades definidas a partir de indicadores epidemiológicos, considerando as diferenças locais e regionais.
  • b)
    Se considerarmos os indicadores epidemiológicos sobre a situação de saúde no Brasil, na última década, como determinante isolado das prioridades assistenciais, a gestão do cuidado visando à redução da mortalidade deve ter como ordem de prioridade para enfrentamento: as doenças do aparelho circulatório e as neoplasias, que expressam as principais causas de óbitos por causa específica, atualmente.
  • c)
    São instrumentos para a gestão do cuidado: organização de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, organização de linhas de cuidado e a organização do trabalho em saúde como, por exemplo, constituindo equipes matriciais, uso de projeto terapêutico singular, discussões de caso e visitas conjuntas.
  • d)
    A gestão compartilhada é um modelo transformador no que diz respeito à gestão institucional em saúde, mas que não tem pertinência com a gestão do cuidado propriamente dita.
  • e)
    Unidade de produção refere-se ao agrupamento de serviços ou unidades de saúde dentro de um mesmo espaço de gestão, com critérios de homogeneidade, afinidade e complementariedade, objetivando reduzir ações fragmentadas e produzir maior articulação entre as diferentes profissões e especialidades.

221031 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

Uma das preocupações éticas do mundo atual é o chamado “conflito de interesse”. Esse ocorre quando há um conjunto de condições nas quais a tomada de decisão profissional é indevidamente influenciada por interesses diferentes dos objetivos primários que motivam a decisão. Como exemplo de interesses primários em saúde, pode-se citar: cura de doenças, redução de incapacidades, redução de mortalidade, dentre muitos outros. Partindo desse contexto e no âmbito da elaboração e implementação de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, assinale a alternativa que não atende a princípios éticos nesse campo.

  • a)
    Os protocolos clínicos devem considerar a minimização de riscos aos pacientes e a maximização de benefícios e dos resultados terapêuticos.
  • b)
    As alternativas terapêuticas apresentadas em protocolos clínicos têm recomendação sempre positiva, quando demonstra melhoria dos resultados com redução de custos.
  • c)
    Os protocolos clínicos devem ser elaborados por profissionais especialistas, livres de conflitos de interesse, considerando primariamente no escopo dos protocolos, a população-alvo e as prioridades incentivadas pelas fontes pagadoras de serviços de saúde, sendo vedado apenas o incentivo financeiro.
  • d)
    A elaboração de protocolos clínicos deve considerar as recomendações de pareceres técnico-científicos isentos e elaborados com método validado para avaliação de tecnologias em saúde, sempre que esses estiverem disponíveis.
  • e)
    A utilização de protocolos clínicos atenta-se para o princípio da justiça, buscando a equidade para a utilização das tecnologias em saúde, frente ao custo dessas, em especial quando se trata do alto custo das inovações tecnológicas.

221032 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

A Notificação Negativa, informada na Ficha individual de notificação (FIN), é

  • a)
    o resultado negativo da subtração entre o número de notificações compulsórias e o número de óbitos.
  • b)
    a notificação da não ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde.
  • c)
    o resultado negativo da subtração entre o número de notificações compulsórias e o número doenças de notificação compulsória não informada.
  • d)
    a notificação da ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde que levaram a óbitos.
  • e)
    a não notificação de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde.

221033 IADES (2013) - EBSERH - Médico / Medicina

Sobre a mensuração de desempenho de unidades hospitalares e de empresas públicas, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    No ambiente interno das organizações, devem ser consideradas as práticas de gestão que articulem estruturas e processos com os resultados organizacionais de eficiência, qualidade, equidade e satisfação dos usuários.
  • b)
    O desenvolvimento de um sistema de avaliação de desempenho necessita definir e implementar indicadores, considerando os seguintes atributos: confiabilidade, validade, comparabilidade, sensibilidade, de simples construção, facilidade de disponibilização, custo de obtenção. Esses devem ainda ser controláveis e permitir sua avaliação constante e revisão, se for o caso.
  • c)
    O Balanced Scored Card (BSC) pode ser considerado um método de avaliação de desempenho, na medida em que permite a vinculação dos indicadores financeiros e nãofinanceiros aos objetivos e estratégias das organizações.
  • d)
    A construção de indicadores gerais de desempenho pode se dar pela utilização de séries históricas de indicadores clássicos como taxa de ocupação hospitalar, tempo médio de permanência, combinada a dados de indicadores da qualidade e de bechmarking.
  • e)
    A prática corrente de mensuração de desempenho das empresas públicas, no Brasil, baseia-se nos modelos de meritocracia, como uma exigência da sociedade, no sentido de se vincular desempenho à premiação, expressando-se como o mais significativo dispositivo democrático de melhoria na gestão.