Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 25 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 25 questões gratuitas para resolução." />
25 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

211924 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

O “Hospital Exemplo Serviços Médicos”, hipoteticamente, pediu ao seu gestor um plano de expansão da rede de atendimento de emergência. Em seu planejamento estratégico, o gestor elaborou uma análise de ambientes externo e interno, construindo cenários para atuação organizacional, à luz das diretrizes nacionais vigentes. Acerca da análise ambiental para o planejamento estratégico, assinale a alternativa correta.

  • a)
    O mapeamento da região de atendimento (municípios de onde receberá os pacientes) e as características locais serão traduzidos como forças e fraquezas, a serem trabalhados pela organização.
  • b)
    A chegada do período de estiagem, na região onde o hospital se encontra, faz com que aumente a procura por serviços, na área respiratória. Este fator (estiagem) deverá ser contemplado na análise ambiental externa, o que representará uma ameaça ou oportunidade para a organização.
  • c)
    Uma equipe bem estruturada, recursos financeiros suficientes e a compra de equipamentos tecnológicos de ponta, serão representados na análise interna, portanto, ameaças ao alcance dos objetivos traçados.
  • d)
    Os pontos fortes são as limitações e restrições externas, que podem atrapalhar ou dificultar o atingimento dos objetivos almejados.
  • e)
    A existência de equipes médicas de enfermagem e de apoio administrativo, em quantidade e qualidade suficientes no Hospital Exemplo, constitui uma oportunidade levantada no diagnóstico organizacional.

211925 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

Um gestor municipal de saúde, visando permitir a equidade no acesso às ações ou serviços em todos os níveis de complexidade para a sua população, deve estabelecer os fluxos de atenção a partir de critérios e parâmetros populacionais e epidemiológicos, as ações ou procedimentos e os recursos financeiros destinados à assistência à população do seu município e das referências recebidas de outros municípios, dentro da Programação Pactuada e Integrada (PPI). Em relação a estas ações, assinale a alternativa correta.

  • a)
    Os fluxos estabelecidos devem ser pactuados entre os municípios (com a participação das Secretarias de Estado da Saúde e aprovados no colegiado bipartite – Comissão Intergestores Bipartite – CIB).
  • b)
    A atenção à população do município será executada apenas com os recursos disponíveis no próprio município, não sendo possível utilizar recursos de municípios vizinhos, independente da complexidade.
  • c)
    Os fluxos estabelecidos devem ser pactuados entre os estados (com a participação das Secretarias de Estado da Saúde e aprovados no colegiado tripartite – Comissão Intergestores Tripartite – CIT).
  • d)
    Independentemente da existência da PPI, qualquer município pode usar os recursos tecnológicos,disponíveis em outros estados ou municípios, pois a estrutura do SUS é nacional e permite encaminhamentos de pacientes, livremente, entre as unidades da Federação.
  • e)
    A PPI é estabelecida pelo gestor municipal e os demais municípios são obrigados a aceitar o que cada gestor estabelece.

211926 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

Notificação Negativa, informada na Ficha individual de notificação (FIN), é

  • a)
    o resultado negativo da subtração do número de notificações compulsórias e o número de óbitos.
  • b)
    o resultado negativo da subtração do número de notificações compulsórias e o número de doenças de notificação compulsória, não informada.
  • c)
    a notificação da ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência, da unidade de saúde que levaram a óbitos.
  • d)
    a não notificação de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde.
  • e)
    a notificação da não ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde.

211927 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

A Portaria n 2.072, de 31 de agosto de 2011, redefine o Comitê de Informação e Informática em Saúde (CIINFO/ MS), no âmbito do Ministério da Saúde. A quem compete “apreciar e aprovar, anualmente, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Saúde e dos diversos órgãos, diretamente a ele vinculados (PDTI-MS), sem prejuízo das competências institucionais e legais dos demais órgãos e entidades, que integram a Administração Pública Federal”?

  • a)
    Ao DATASUS, departamento de informática do Ministério da Saúde.
  • b)
    À Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG).
  • c)
    Ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).
  • d)
    Ao Comitê de Informação e Informática em Saúde (CIINFO/MS).
  • e)
    À Conferência Nacional de Saúde (CNS).

221009 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

Ao escrever sobre administração para resultados, os autores Humble e Odiorne se destacaram (CHIAVENATO, 2010). Acerca do modelo defendido pelos autores, bem como sua aplicação na gestão estratégica de uma unidade de saúde, assinale a alternativa correta.

  • a)
    Ao adotar o modelo de Humble, os planos estratégicos e táticos desenvolvidos para uma unidade de saúde, devem ser analisados individualmente, sem relação de dependência um com outro.
  • b)
    Para desenvolver e implantar o ciclo da administração para resultados seguindo o modelo de Odiorne em uma unidade de saúde, devemos optar por uma perspectiva simples com apenas 5 etapas.
  • c)
    No modelo de Humble, a administração para resultado,aplicada a uma unidade de saúde, será caracterizada por um sistema dinâmico, onde a necessidade de resultados financeiros positivos e o alcance das metas organizacionais, devem estar aliadas à participação dos gerentes em seu desenvolvimento.
  • d)
    O aumento da motivação do gestor da unidade de saúde, possui reflexo direto na sua responsabilidade, porém não possui influência em sua participação, nos resultados alcançados pela equipe.
  • e)
    A avaliação de desempenho deve ser utilizada apenas para que a unidade de saúde verifique a participação de cada colaborador, no alcance dos objetivos traçados.

221010 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

A Taxa de mortalidade infantil é conceituada como o “número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado”. Julgue os itens a seguir apresentados, em função da observação deste indicador básico para a saúde e as interpretações decorrentes. I - Estima o risco de morte dos nascidos vivos, durante o seu primeiro ano de vida.

II - Reflete, de maneira geral, as condições de desenvolvimento socioeconômico e infra-estrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil.

III - Expressa um conjunto de causas de morte cuja composição é diferenciada entre os subgrupos de idade.

IV - Devido às suas limitações como a necessidade de informações adicionais sobre a composição do indicador, bem como pelas dificuldades metodológicas e imprecisões inerentes às técnicas utilizadas, não permite interpretações e, consequentemente, não pode ser usado pelos gestores para estudo populacional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • a)
    0.
  • b)
    1.
  • c)
    2.
  • d)
    3.
  • e)
    4.

221011 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o instrumento que a partir de uma análise situacional, reflete as necessidades de saúde da população e apresenta as intenções e os resultados, a serem buscados no período de quatro anos, expressos em diretrizes, objetivos e metas. Este se configura como base para a execução, o acompanhamento, a avaliação e o exercício da gestão do sistema de saúde, em cada esfera de governo.

  • a)
    Programação geral das ações e serviços de saúde.
  • b)
    Relatório de gestão.
  • c)
    Plano de saúde.
  • d)
    Mapa de saúde.
  • e)
    Programação anual de saúde.

221012 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

Julgue os itens a seguir, em relação às responsabilidades do gestor estadual na regulação assistencial. I - Operar a central de regulação estadual para as referências intermunicipais pactuadas.

II - Manter atualizado o cadastramento no Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos e Profissionais de Saúde, bem como coordenar e cooperar com os municípios nessa atividade.

III - Elaborar e pactuar protocolos clínicos e de regulação de acesso, no âmbito federal, em consonância com os protocolos e diretrizes nacionais.

IV - Controlar a referência, a ser realizada em outros estados, de acordo com a programação pactuada e integrada da atenção à saúde, procedendo a solicitação e/ou a autorização prévia, quando couber.

A quantidade de itens certos é igual a

  • a)
    0.
  • b)
    1.
  • c)
    2.
  • d)
    3.
  • e)
    4.

221013 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

Considere as afirmativas a seguir: - é processado nas Unidades Ambulatoriais credenciadas pelo SUS;

- tem a finalidade de garantir o registro dos quantitativos e valores a serem pagos aos Prestadores de Serviços; - produz informações locais que são consolidadas em nível nacional;

- recebe a transcrição de produção nos documentos BPA e APAC, faz consolidação e valida o pagamento contra parâmetros orçamentários estipulados pelo próprio gestor de saúde, antes de aprovar o pagamento – utilizando o sistema FPO;

- mensalmente, os gestores além de gerar os valores devidos a sua rede de estabelecimentos, enviam ao DATASUS-RJ, uma base de dados contendo a totalidade dos procedimentos realizados em sua gestão; e

- mensalmente, o DATASUS – RJ gera arquivos para tabulação contendo estes atendimentos, fornecendo ao SAS/DRAC os valores do Teto de Financiamento a serem repassados para os gestores.

As afirmativas, acima, tratam das finalidades e características do

  • a)
    SCNES (Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).
  • b)
    SIHSUS (Sistema de Informações Hospitalares do SUS).
  • c)
    SIASUS (Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS).
  • d)
    GIL (Gerenciador de Informações Locais).
  • e)
    TabNet.

237954 IADES (2013) - EBSERH - Gestor em Saúde / Segurança e Saúde no Trabalho

Com base no texto I e a gestão dos conflitos, ocasionados por problemas na comunicação no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • a)
    “... o problema de comunicação se multiplica, conforme desce na hierarquia corporativa” (linhas 3 e 4). O trecho demonstra que a comunicação não é afetada pela cultura e pelo nível de desenvolvimento humano na empresa.
  • b)
    Não é possível que a empresa contemple as questões de comunicação, em seu pensamento estratégico, uma vez que este é voltado para aspectos externos do ambiente e não aborda as variáveis organizacionais internas.
  • c)
    “Se a empresa tem um presidente que não se comunica bem, o risco de haver problemas é grande” (linhas 14 e 15). O conflito entre a alta administração de uma empresa e o nível executivo, hierarquicamente superior, é uma consequência certa das falhas na comunicação.
  • d)
    Não é possível que os conflitos no ambiente de trabalho ocasionem alguma melhoria interna. Somente em ambientes estáveis, os resultados são alcançados de maneira sustentável.
  • e)
    “Cerca de 60%, de todos os profissionais entrevistados, não entendem quais são suas metas” (linhas 7 e 8). O resultado desta pesquisa colabora com o aspecto de que metas não superadas, podem ter causas originadas nos processos internos, como na comunicação organizacional, e não somente em falhas de desempenhos das pessoas.