33 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

207577 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Considerando o texto, assinale a alternativa em que o significado da palavra destacada NÃO foi traduzido corretamente.

  • a)
    “Deste total de casos, 68% sofreram negligência” [...] – ABANDONO, DESCUIDO.
  • b)
    “Diante desse massacre persistente e cotidiano, talvez se pudesse esperar” [...] – INSISTENTE, CONTINUADO.
  • c)
    “E a sensação da maioria da população, talvez os mesmos que clamam por redução da maioridade penal” [...]. – EXIGEM, REIVINDICAM.
  • d)
    É uma prerrogativa do indivíduo, daqueles que sofrem o martírio e estão sob impacto dele. – DEVER, OBRIGAÇÃO.

207578 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

Na idade adulta o trabalho ocupa parte importante do período de vigília diário e pode, tanto propiciar o desenvolvimento de objetivos e metas de longo prazo, quanto ser a razão da interrupção do papel social de produtividade devido aos acidentes e ao adoecimento.

A terapia ocupacional foi originada com o intuito de recolocar os adultos em atividades produtivas e de trabalho.

I. As intervenções terapêuticas ocupacionais no campo da adaptação e da reabilitação para o trabalho se pautam na recuperação das funções do corpo, das habilidades para o desempenho e na capacidade individual para o trabalho.

II. A terapia ocupacional defende que o valor efetivo do trabalho adaptado à capacidade das pessoas é caminho de saúde individual e coletiva, independentemente do campo de atuação.

III. As intervenções terapêuticas ocupacionais no campo do ambiente psicossocial do trabalho visam à construção da identidade, à organização da vida cotidiana e à participação das pessoas na vida social.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • a)
    II e III apenas.
  • b)
    I e III apenas.
  • c)
    I e II apenas.
  • d)
    I, II e III.

207579 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

O jovem Felipe acabou de se formar em matemática quando se acidentou numa autoestrada sofrendo traumatismo cranioencefálico e hoje se encontra na fase VII da escala de evolução cognitiva: comportamento automático e apropriado. A abordagem do tratamento é dirigida aos déficits residuais das funções cognitivas como julgamento, visão, raciocínio abstrato e memória detalhada. Considerando o caso descrito, analise as ações a serem adotadas assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Inserir os ofícios e atividades produtivas e de trabalho para ativar suas habilidades antes desenvolvidas em jogos e atividades esportivas, identificadas e desenvolvidas no programa vocacional.

( ) Aumentar a responsabilidade em participar do planejamento do programa, traçar objetivos e usar o tempo de lazer com assistência. Estimular a capacidade do indivíduo na transferência de aprendizagem das habilidades perceptivas já treinadas.

( ) Encorajar o paciente a reconhecer seus problemas e erros. Enfatizar o julgamento em situações de emergência ou potencialmente inseguras e resolução de problema nas atividades comunitárias e com papéis sociais.

( ) A memorização para o ambiente de casa é encorajada no fim de semana, com a participação e envolvimento da família nas atividades e rotina diária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • a)
    F V V V.
  • b)
    V F F V.
  • c)
    F V V F.
  • d)
    V F F F.

207580 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional traduz tarefas e atividades concretas para restaurar a função. A partir do significado e da intencionalidade da ocupação de adultos, seria CORRETO afirmar

  • a)
    que, na seleção da ocupação como fim, o terapeuta ocupacional combina as habilidades específicas da pessoa com o nível de exigência de cada atividade.
  • b)
    que a implementação da atividade como fim tem evidências sólidas e significativas de restauração dos papéis desempenhados na vida das pessoas.
  • c)
    que o sucesso da pessoa no desempenho de cada etapa das tarefas é a perspectiva da atividade como meio por desvinculação de finalidade ou objetivo.
  • d)
    que os processos envolvidos no uso terapêutico da ocupação são: significado, intencionalidade e motivação de cada pessoa.

207581 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

Os terapeutas ocupacionais avaliam a capacidade dos clientes em realizar, com sucesso, suas ocupações diárias.

Considerando o processo de avaliação, assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    Os procedimentos de avaliação se diferenciam de acordo com a população dos clientes e da valorização das respostas de conteúdo e respostas afetivas em procedimentos de recepção e de alta.
  • b)
    Os valores, objetivos e sentimentos de competência dos clientes reunidos em processos de avaliação permitem ao terapeuta ocupacional traçar os objetivos e plano de intervenção com qualquer população.
  • c)
    Os procedimentos de avaliação são conflitantes e incompatíveis dependendo da população de clientes e são excludentes quanto à valorização das respostas de conteúdo e respostas afetivas.
  • d)
    Os procedimentos e propósitos de uma avaliação em terapia ocupacional, com qualquer população de clientes, são construídos por raciocínio clínico, comunicação e análise de atividades.

207582 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a abordagem paliativa melhora a qualidade de vida do paciente e dos seus familiares perante problemas associados à doença com risco de morte por meio de prevenção e alívio do sofrimento.

Considerando os diferentes conceitos, princípios e fundamentos usualmente utilizados para explicar o cuidado paliativo, seria INCORRETO afirmar

  • a)
    que as abordagens não devem ser iniciadas quando não há nada a ser feito, mas, sim, ainda no início do curso da doença.
  • b)
    que, na filosofia dos cuidados paliativos, as dimensões físicas, psicológicas, sociais e espirituais são valorizadas na mesma intensidade de importância.
  • c)
    que um dos princípios dos cuidados paliativos é a atuação em equipe multidisciplinar.
  • d)
    que paliar significa aliviar ou minimizar e, assim, o tratamento paliativo deve prevenir o agravamento da evolução da doença e do sofrimento.

226371 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Português

Mostrar/Esconder texto associado

“Será que essa violência - brutal de várias maneiras - não tem nenhuma relação com a outra que tanto nos indigna?”

As expressões em destaque na passagem acima fazem referência, respectivamente,

  • a)
    à má qualidade da escola e da educação e ao assassinato cometido por um adolescente.
  • b)
    aos baixos salários dos professores e aos crimes cometidos contra crianças e adolescentes.
  • c)
    aos crimes cometidos por adolescentes e à desvalorização dos professores e da escola.
  • d)
    ao descumprimento da lei pelos governantes e ao assassinato brutal de Victor Hugo Deppman.

226372 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Informática

A planilha seguinte apresenta as medidas dos lados de um retângulo



Sabendo que a planilha foi elaborada com Excel 2010 e que o perímetro de um

quadrilátero é calculado pela soma dos seus lados, assinale a alternativa que calcula

INCORRETAMENTE o perímetro do retângulo indicado na planilha

  • a)
    =2*SOMA(B2:B3)
  • b)
    =2*B2+B3
  • c)
    =SOMA(2*B2;2*B5)
  • d)
    =SOMA(B2:B5)

226373 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

O desenvolvimento saudável na infância ocorre no encontro da criança com seu ambiente por meio de atividades que permitam à criança continuidade da existência pessoal e social. Para atuar no campo da pediatria, o terapeuta ocupacional deve conhecer o desenvolvimento infantil e as interações possíveis nas diferentes fases da infância.

I. As respostas adaptativas são consequência da melhora do processamento sensorial e motor que produzirá, por sua vez, melhora da resposta da criança ao ambiente.

II. As respostas adaptativas são consequência do planejamento motor por meio da relação entre as habilidades, o comportamento e as aferências sensoriais da criança.

III. As respostas adaptativas são consequência do aprendizado de cada movimento pela facilitação do controle motor que, por sua vez, melhora a função.

De acordo com a técnica de integração sensorial, assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • a)
    I e III apenas.
  • b)
    I e II apenas.
  • c)
    II e III apenas.
  • d)
    I, II e III.

226374 Gestão de Concursos (2013) - IPSEMG - Analista - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

O Sr. Antônio que tem 76 anos de idade caiu numa manhã ao se levantar da cama, queixava-se de fraqueza em seu braço e perna direitos e distúrbios de equilíbrio. Diagnosticada lesão na artéria cerebral posterior esquerda. Após 3 dias de cuidados hospitalares foi encaminhado para o serviço ambulatorial. Sem poder utilizar o membro superior direito e com instabilidade postural, na avaliação, necessitou de assistência para todas as tarefas funcionais, incluindo transferência e tarefas domésticas simples. Considerando o caso descrito, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) O tratamento para a aquisição de habilidade motora enfatizando a compreensão e controle do movimento, a solução de problemas e reaprendizagem da função do membro superior seria baseado na perspectiva cognitiva.

( ) O tratamento por meio de treino de atividades para restauração funcional incluindo o banho, o vestir, as atividades domésticas e a recreação, seria baseado na perspectiva reabilitadora.

( ) O tratamento com atividades de equilíbrio e reações de proteção, incluindo as mudanças de decúbito para restaurar a mobilidade, seria baseado na perspectiva neuroevolutiva.

( ) O tratamento de recuperação de amplitude de movimento ativa, força muscular e coordenação do membro superior seria baseado nas perspectivas da reaprendizagem motora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • a)
    F V V F.
  • b)
    V F F V.
  • c)
    F V V V.
  • d)
    V F F F