34 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

151386 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Na interpretação da charge, está CORRETO o que se diz em:

  • a)
    A discriminação racial existe apenas em algumas profissões.
  • b)
    Apesar do fim do apartheid, a discriminação racial ainda é presente em nossos dias.
  • c)
    O serviço doméstico não é valorizado em países de língua portuguesa.
  • d)
    Os jornais noticiaram a morte de Mandela como sendo um episódio “chato”.

151387 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Informática

Analise as seguintes afirmativas sobre os ícones da barra de ferramentas do Microsoft Excel, versão português do

Office 2003:



Está CORRETO o que se afirma em:

  • a)
    I e II, apenas.
  • b)
    I e III, apenas.
  • c)
    II e III, apenas.
  • d)
    I, II e III.

151388 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Geologia

Mostrar/Esconder texto associado

No que respeita às características de sistemas fluviais, NÃO é correto afirmar:

  • a)

    Há diversos critérios de classificação de cursos d'água, os quais envolvem, por exemplo, a morfologia dos canais fluviais e a exibição de arranjos condicionados por fatores litológicos e estruturais.

  • b)

    O transporte sedimentar em sistemas aluviais processa–se principalmente como fluxo de detritos de granulometria variável, que podem apresentar–se tanto como carga suspensa ou tracionada no fundo do canal.

  • c)

    Os processos fluviais que determinam a erosão remontante ou passiva ocorrem, eminentemente, na porção de menor declividade da bacia e próximo a seu exutório, onde o curso d'água tem menor energia de arraste.

  • d)

    Os elementos morfométricos de canais fluviais são baseados em características do talvegue e do vale, como sua geometria e os regimes de transporte e de deposição de carga em suspensão e/ou de tração.

151389 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Geologia

Mostrar/Esconder texto associado

Sobre os processos associados a rochas sedimentares, é CORRETO afirmar:

  • a)

    A diagênese compreende a ação conjunta de inúmeros processos físico–químicos, que são respectivamente associados à enorme diversidade de produtos representados pelos sedimentos consolidados e pelas rochas sedimentares.

  • b)

    A litificação é caracterizada por processos que determinam a distinção entre uma rocha sedimentar e sua correspondente metassedimentar, e cujas características mineralógicas e texturais refletem toda a história da bacia de sedimentação.

  • c)

    Em rochas sedimentares litificadas, a diagênese tem início no final da fase de deposição do material original, e a relevância de cada processo diagenético depende do estágio de soterramento do material original e da proporção entre as fases clástica e cimentante.

  • d)

    Os processos implicados na diagênese são mais claramente observados em material sedimentar, mas rochas magmáticas ou metamórficas também são submetidas a esses mesmos agentes, alterando sua mineralogia para acomodar–se às novas condições que lhes são impostas.

151390 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Geologia

Mostrar/Esconder texto associado

A respeito dos processos envolvidos no metamorfismo, é CORRETO afirmar:

  • a)

    As modificações mineralógicas que se processam durante o metamorfismo ocorrem no estado sólido, apesar de os sistemas metamórficos conterem, normalmente, uma fase fluida formada, sobretudo, por H2O e/ou CO2

  • b)

    As paragêneses metamórficas de baixo grau, exemplificadas por ardósias, filitos e xistos, indicam a ocorrência de, pelo menos, um evento de metamorfismo regional, característico de bacias intracratônicas e de cinturões estáveis.

  • c)

    O metassomatismo está associado a processos metamórficos que ocorrem em sistemas praticamente fechados, nos quais não há variações composicionais significativas decorrentes de troca de fluidos com o meio encaixante.

  • d)

    Rochas cataclásticas, como milonitos e brechas de falha, são produzidas em condições de deformação rúptil (profundidades relativamente pequenas e temperaturas relativamente baixas), o que lhes confere baixa recristalização, estrutura foliada e granulação fina.

151391 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Geologia

Mostrar/Esconder texto associado

Acerca da estruturação geológica do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar:

  • a)

    A Bacia Espinhaço, de idade arqueana, exibe espesso pacote basal de metassedimentos silicosos químicos a pelíticos, a que se sobrepõe uma sucessão metavulcanossedimentar de topo que indica o rifteamento intracontinental estabelecido durante o Ciclo Brasiliano.

  • b)

    O Cráton do São Francisco, individualizado no Neoproterozoico, é anterior às faixas móveis representadas pelos cinturões orogenéticos Araçuaí (NNE do Estado) e Brasília (NNW do Estado), as quais são contemporâneas à estruturação da Bacia do Paraná.

  • c)

    Os últimos eventos tectônicos que incidiram sobre o território mineiro estão relacionados com a reativação cretácea de falhamentos profundos, em regime extensional, o que levou à definição de superfícies escalonadas em grabens que foram dissecados no Terciário.

  • d)

    Situado na borda E da Serra do Espinhaço Meridional e extensamente exposto no Quadrilátero Ferrífero, o Supergrupo Minas representa uma cobertura posterior à sequência metavulcanossedimentar Rio das Velhas, a qual é caracterizada como uma faixa greenstone belt.

151392 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Geologia

Mostrar/Esconder texto associado

Em relação ao disposto na figura acima, NÃO é correto afirmar:

  • a)

    As superfícies de transição, por não apresentarem as mesmas características do topo, devem ser ocupadas de forma seletiva, a fim de não se criarem situações de risco geológico, respeitando–se a interação de litologias, solos e declividades e a coleta de águas pluviais.

  • b)

    Diante da concentração de fluxo e da elevação dos caudais escoados, provocadas pelo arruamento e pela impermeabilização de superfícies, a perda de infiltração no topo, que traz grandes impactos por erosão, pode ser compensada pela coleta e infiltração forçada de águas pluviais.

  • c)

    Mesmo que suavemente onduladas, as superfícies de topo representadas na imagem são pouco salubres, em decorrência de condições desfavoráveis de drenagem superficial, infiltração, lençol freático raso e, em consequência disso, de más condições para o lançamento de fundações.

  • d)

    Nas calhas aluviais, onde o lençol freático é raso e a ascensão capilar é intensa, a coleta de águas pluviais ainda é indicada – não para combater a erosão local, mas devido à franca tendência à instalação de processos de assoreamento e inundações que aí se verifica.

151393 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Geologia

Mostrar/Esconder texto associado

No que respeita à descrição de estruturas dobradas, a afirmativa verdadeira é:

  • a)

    Independente do processo que leva à formação de dobras, as regiões de charneira são caracterizadas por aumento na espessura das camadas; os flancos das dobras, por sua vez, tornam–se adelgaçados a ponto mesmo de, em casos extremos, sofrerem rompimento.

  • b)

    Em Geologia Estrutural, o termo 'estilo' é usado para descrever dobramentos e corresponde a um conjunto de feições morfológicas e geométricas adquiridas no processo de deformação; essas feições podem ser reconhecidas em grupos de dobras, mesmo em afloramentos diferentes.

  • c)

    Padrões de interferência complexos podem ser criados pela sobreposição de fases de dobramento cuja sequência é revelada pelo uso de projeções estereográficas; essa metodologia de campo é especialmente indicada na análise em escala regional.

  • d)

    Sob a denominação antiforme compreendem–se todas as estruturas dobradas nas quais as camadas mais antigas estão no interior; de modo análogo, designam–se sinformes todas as estruturas dobradas nas quais as camadas mais novas estão no interior

158451 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Geologia

Mostrar/Esconder texto associado

Sobre os aspectos relacionados a sedimentos e a processos sedimentares, NÃO é correto o que se afirma em:

  • a)

    A relação de interdependência que se verifica entre formas e processos deposicionais implica sempre o estabelecimento de escalas espaciais e temporais compatíveis com a das estruturas sedimentares em análise.

  • b)

    Em proporções variadas, podem participar de depósitos sedimentares clastos de diversas dimensões e compostos em solução, de sorte que estes são a matéria–prima para a formação do cimento intergranular.

  • c)

    Escorregamentos e deslizamentos, fenômenos caracterizados pelo desequilíbrio localizado de tensões internas ao longo de uma superfície de fraqueza, constituem os tipos mais comuns de fluxo gravitacional rúptil, podendo ocorrer em encostas ou em bacias submersas.

  • d)

    Os processos de formação de rochas sedimentares a partir de material clástico e/ou químico levam à reorganização textural, à alteração da porosidade efetiva e até mesmo à forma dos grãos, mas não alteram a mineralogia dos depósitos sedimentares.iva e até mesmo à forma dos grãos, mas não alteram a mineralogia dos depósitos sedimentares.

158452 FUMARC (2014) - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Técnico de Nível Superior - Geologia / Geologia

Mostrar/Esconder texto associado

Em relação às características de sistemas fluviais, é CORRETO afirmar:

  • a)

    A alteração nos padrões dos canais dos rios é uma resposta direta às mudanças climáticas que se têm observado nas últimas décadas, as quais têm trazido chuvas torrenciais que não apenas elevam os níveis freáticos, mas também aumentam a força de arraste dos rios.

  • b)

    As litofácies de um sistema deposicional estão sempre geneticamente relacionadas umas às outras em termos de processos e de ambientes, e podem suceder–se verticalmente sempre que houver mudança de um ou mais parâmetros sedimentológicos.

  • c)

    Causadas por fatores naturais ou antrópicos, as inundações ocorrem quando a descarga do rio é rapidamente aumentada a ponto de exceder a capacidade do canal, o que leva à superação das margens e ao frequente alagamento de toda a bacia de drenagem do rio principal.

  • d)

    Sistemas fluviais meandrantes e anastomosados apresentam gradientes topográficos baixos, razão pela qual o transporte de carga é preferencialmente realizado por tração de fundo e há deposição de grandes quantidades de sedimentos nas margens ou em ilhas mediais.