Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 60 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 60 questões gratuitas para resolução." />
60 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

53278 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Direito Constitucional

Pedro, presidente de uma autarquia estadual, ficou muito entusiasmado com um projeto de sua autoria, o qual resultou na melhoria do serviço prestado à população. Com o objetivo de divulgar sua realização, determinou que o setor de comunicação social da autarquia elaborasse um informe publicitário e o encaminhasse por via postal a milhares de pessoas, tendo ali assumido a autoria do projeto e concedido uma extensa entrevista a respeito de sua história de vida e de suas futuras pretensões políticas, informando que pretendia candidatar-se ao cargo de Deputado Federal na próxima eleição.

Maria, cidadã brasileira, inconformada com o ocorrido, procurou os serviços de um advogado. Na ocasião, solicitou fosse esclarecido se a conduta de Pedro, ao determinar a confecção e distribuição do informe publicitário nos moldes informados, estava em harmonia com os princípios da Administração Pública, bem como se estava ao seu alcance deflagrar algum mecanismo de controle dos atos administrativos praticados.

À luz da narrativa acima e da sistemática constitucional, assinale a afirmativa correta.

  • a)
    A conduta de Pedro, sem prejuízo da violação de outros princípios, afrontou, de forma mais específica, o princípio da eficiência, podendo ser submetida ao controle judicial via direito de petição.
  • b)
    A conduta de Pedro estava em harmonia com os princípios da Administração Pública, o que afasta a possibilidade de Maria deflagrar algum mecanismo de controle.
  • c)
    A conduta de Pedro violou apenas o princípio da legalidade, podendo ser submetida ao controle judicial via mandado de segurança.
  • d)
    A conduta de Pedro, sem prejuízo da violação de outros princípios, afrontou, de forma mais específica, o princípio da razoabilidade, podendo ser submetida por Maria ao controle do Tribunal de Contas, via tomada de contas especial.
  • e)
    A conduta de Pedro, sem prejuízo da violação de outros princípios, afrontou, de forma mais específica, o princípio da impessoalidade, podendo ser submetida ao controle judicial via ação popular.

53320 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Administração Geral

Além de ser usada como instrumento de percepção e ação coletiva, a estratégia pode ser usada para combater os concorrentes.

As opções a seguir apresentam definições de estratégia, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a)
    Ela pode ser um plano: uma ação conscientemente pretendida, uma diretriz para lidar com uma situação.
  • b)
    Ela pode ser uma perspectiva: uma sequência de ações que levará ao cumprimento das metas definidas dentro dos limites estabelecidos.
  • c)
    Ela pode ser um padrão: uma corrente de ações, ou seja, uma consistência no comportamento pretendido ou não.
  • d)
    Ela pode ser uma posição: um meio de localizar em uma organização aquilo que os teóricos organizacionais gostam de chamar de “ambiente”.
  • e)
    Ela pode ser um pretexto: uma manobra específica para superar o oponente ou o concorrente.

53328 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / História e Geografia de Estados e Municípios

Sobre os principais fluxos e movimentos que caracterizaram os processos de ocupação do espaço amazônico e, especificamente, o de Rondônia, analise as afirmativas a seguir.

I. No século XVII, a bacia hidrográfica do Amazonas foi um dos eixos de penetração, da foz para montante, de expedições militares, de sertanistas aventureiros e de missões religiosas em busca de pau-brasil, drogas do sertão e resgate de índios, resultando na ocupação do vale do Guaporé-Mamoré- Madeira.

II. Entre fins do século XIX e meados do XX, a direção dominante dos movimentos migratórios para a região amazônica, de leste para oeste, acompanhou a forte demanda internacional pelo látex, em duas etapas, marcadas, respectivamente, pela pressão da seca nordestina de 1877 e pelo programa do Estado Novo dos "soldados da borracha".

III. Nas últimas décadas do século XX, o eixo rodoviário BrasíliaAcre foi de importância decisiva para o abastecimento de Porto Velho e do território rondoniense, tendo contribuído para a expansão da fronteira agrícola e das atividades pecuaristas que, aliadas aos incentivos do governo federal, atraíram grandes contingentes de imigrantes com a criação de inúmeros municípios.

Está correto o que se afirma em:

  • a)
    II, apenas.
  • b)
    I e II, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.

53335 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Raciocínio Lógico

Pedro e Marcelo partiram de um mesmo ponto, em um terreno plano.

Pedro caminhou 40 m em direção ao norte e, a seguir, 30 m em direção ao leste.

Marcelo caminhou 50 m em direção ao oeste e, a seguir, 110 m em direção ao sul.

Após isso, a distância entre Pedro e Marcelo é

  • a)
    230 m.
  • b)
    210 m.
  • c)
    190 m.
  • d)
    180 m.
  • e)
    170 m.

53336 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Administração Financeira e Orçamentária

Com relação ao Plano Plurianual, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cabe ao Congresso encaminhar ao Executivo, o plano plurianual, para sua aprovação e sanção presidencial.

( ) A passagem do plano plurianual de um governo para outro ocorre para promover a continuidade administrativa.

( ) No plano plurianual estão definidas as metas e as prioridades do governo, inclusive as grandes obras que serão feitas.

( ) O plano plurianual contemplará o orçamento fiscal da União, seus fundos e entidades da Administração direta e indireta.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a)
    F – V – V – F.
  • b)
    V – F – V – F.
  • c)
    V – V – F – F.
  • d)
    F – F – V – V.
  • e)
    V – F – F – V.

53337 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Administração Pública

As avaliações administrativas combinam diferentes tipos de atividades de monitoramento e avaliação de impacto por parte dos gestores públicos.

As opções a seguir apresentam tipos de avaliação de políticas públicas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a)
    Avaliações de esforços: são tentativas de medir a quantidade de insumos do programa envolvido na política (pessoal, comunicação, transporte etc.) e devem ser calculados em termos dos custos monetários. Seu propósito é estabelecer uma linha de base de dados.
  • b)
    Avaliações de desempenho: determina o que a política pública está produzindo, muitas vezes independentemente dos objetivos definidos, produzindo benchmark (ponto de referência) ou dados de desempenho, que são utilizados como insumos para as avaliações mais abrangentes e profundas.
  • c)
    Avaliações de processo: examinam os métodos organizacionais, incluindo as regras e os procedimentos operacionais, utilizados para executar programas. Seu objetivo normalmente é ver se um processo pode ser simplificado e tornado mais eficiente.
  • d)
    Avaliações de eficiência: tentam avaliar os custos de um programa e julgar se a mesma quantidade e qualidade de produtos poderiam ser alcançadas de forma mais eficiente, ou seja, por um custo menor. Os insumos e produtos são o alicerce desse tipo de avaliação.
  • e)
    Avaliações de adequação de desempenho (ou de eficácia): são realizadas de forma ad hoc por atores como a mídia, partidos políticos, grupos de interesse, líderes comunitários e campanhas de relações públicas ou lobby lançadas por organizações não governamentais. Essas avaliações geralmente são realizadas para oferecer aconselhamento independente.

53338 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Administração Geral

O objetivo central de um projeto é fornecer um produto ou serviço. Trata-se, a rigor, de uma sequência lógica de atividades cuja finalidade última é a de gerar algum produto ou serviço. Neste contexto, assinale a opção que indica o motivo pelo qual os projetos são realizados.

  • a)
    Porque as organizações dependem de atividades que produzam e ofertem serviços a longo prazo.
  • b)
    Em razão da necessidade de elaborar atividades que indiquem as intenções da organização.
  • c)
    Em razão da necessidade de gerar estruturas e atividades permanentes para as organizações oferecem seus serviços.
  • d)
    Porque nem todas as atividades realizadas pelas organizações são contínuas.
  • e)
    Porque todas as organizações dependem de atividades funcionais, garantindo serviços e produtos de modo contínuo.

53340 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Administração Geral

A relação da motivação com o comportamento e com o desempenho é estabelecida espontaneamente tanto pelos cientistas como pelas pessoas leigas. A maioria dos autores considera a motivação humana como um processo psicológico estreitamente relacionado com o impulso ou com a tendência a realizar com persistência determinados comportamentos.

Sobre a motivação no trabalho, assinale a afirmativa incorreta.

  • a)
    Manifesta-se pela orientação do empregado para realizar com presteza e precisão as suas tarefas e persistir na sua execução até conseguir o resultado previsto ou esperado.
  • b)
    Situa-se no desalinhamento dos interesses da organização com os do empregado, envolvidos em um conflito, no qual cada um deles apresenta, explicita e/ou implicitamente, suas exigências e demandas.
  • c)
    Refere-se às demandas do empregado no ambiente organizacional para encontrar oportunidades de satisfazer suas necessidades e atingir seus objetivos e expectativas, por meio da própria atividade do trabalho.
  • d)
    Explicita-se o interesse básico do empregado, que não é o de aumentar o lucro da organização ou empresa, mas satisfazer suas necessidades pessoais e suas expectativas de crescimento funcional.
  • e)
    Estabelece-se um equilíbrio entre o trabalho/empresa e a pessoa, graças à dinâmica fundamental que se estrutura por essas duas fontes para a obtenção dos objetivos tanto da organização quanto do empregado.

53341 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Economia

O Plano Real revelou grande eficácia no combate à inflação e alinhou a política econômica do país ao modelo de estabilização e integração internacional. Iniciado em 27/02/1994, ele foi implementado em três etapas cronológicas.

Assinale a opção que indica essas etapas.

  • a)
    Controle fiscal, conversão monetária e âncora cambial.
  • b)
    Criação da URV, fixação da taxa de câmbio e âncora nominal.
  • c)
    Controle inflacionário, minibandas cambiais e conversão monetária.
  • d)
    Ajuste fiscal, desindexação e conversão monetária.
  • e)
    Âncora cambial, âncora monetária e âncora nominal.

53342 FGV (2017) - SEPOG-RO - Analista - Gestão Pública / Administração Geral

Visando levar a distribuição de seus filmes a um nível global, a produtora Filminhos S.A. decide comprar uma rede de salas de cinema, a Global Movies S.A., com presença internacional.

Ao concretizar essa compra, Filminhos S.A. estará realizando uma ação de integração

  • a)
    horizontal.
  • b)
    para frente.
  • c)
    para trás.
  • d)
    sazonal.
  • e)
    departamental.