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72981 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Pedagogia

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber

como será a organização curricular da escola em que vão atuar e

querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.

Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas

a seguir.

I.A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base

comum nacional, uma vez que todas as escolas no país

devem ensinar os mesmos conteúdos.

II.A definição curricular deve levar em conta a definição da

escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III.A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o

que ensinar?", abrangendo também “para quem, como, com

quem e por que ensinar?".

Está correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    II, apenas.
  • c)
    III, apenas.
  • d)
    I e III, apenas.
  • e)
    II e III, apenas.

72982 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Pedagogia

Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.

  • a)
    O ensino religioso deve ser, obrigatoriamente, oferecido pela escola pública e cursado pelos alunos.
  • b)
    A oferta do ensino religioso é facultativa nas escolas públicas, mas, uma vez ofertado, o aluno é obrigado a cursar a disciplina.
  • c)
    A oferta do ensino religioso é facultativa nas escolas públicas e a frequência às aulas também é facultativa.
  • d)
    A oferta de ensino religioso é uma decisão de cada escola.
  • e)
    A oferta de ensino religioso é obrigatória nas escolas públicas, ainda que a matrícula seja facultativa para o aluno.

72983 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Pedagogia

Sobre o Atendimento Educacional Especializado nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) que aderiram ao Programa “São Paulo Integral” e que tiverem crianças matriculadas com algum tipo de deficiência, o atendimento itinerante será prestado pelo Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI). ( ) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) será entendido como o serviço organizado institucionalmente e prestado aos educandos que dele necessitem em caráter complementar ou suplementar às atividades escolares. ( ) O encaminhamento dos educandos para o AEE dar-se-á após avaliação pedagógica/estudo de caso. As afirmativas são, respectivamente,

  • a)
    F, V e F.
  • b)
    V, V e V.
  • c)
    V, F e V.
  • d)
    V, V e V.
  • e)
    F, V e V.
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Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

72984 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Pedagogia

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

  • a)
    estabelece a necessária intimidade entre os saberes curriculares e a experiência do social do educando.
  • b)
    pressupõe a construção coletiva do conhecimento, unindo o currículo à prática social do aluno.
  • c)
    compreende a aprendizagem como um processo de transmissão de conhecimentos.
  • d)
    considera os saberes acumulados pelo educando, unindo conhecimentos teóricos e práticos.
  • e)
    é realizada considerando uma relação circular entre professor-aluno-objeto de conhecimento

72985 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Pedagogia

Nas unidades escolares da rede municipal de São Paulo, o atendimento aos educandos portadores de deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD ou com Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD, deverá seguir a Portaria nº 1.185. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve ser estruturado um plano de Atendimento Educacional Especializado básico para atender a todos os alunos que necessitam de atendimento especial. ( ) Deve ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado individual, que deverá ter um orientador de atendimento, independentemente da forma ofertada. ( ) Deve ser preparada uma versão reduzida do planejamento curricular da escola com o objetivo de atender esses educandos. As afirmativas são, respectivamente,

  • a)
    V, V e F.
  • b)
    F, V e V.
  • c)
    V, F e F.
  • d)
    F, V e F.
  • e)
    F, F e V.

72986 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Pedagogia

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos. Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

  • a)
    A relação entre os fatores sociais, econômicos e culturais com a aprendizagem é inegável, mas há um campo de ação possível para professores e gestores atuarem na melhoria da aprendizagem dos alunos.
  • b)
    A relação entre os fatores sociais, econômicos e culturais com a aprendizagem é definitiva, tornando irreversível a clivagem social.
  • c)
    A relação entre os fatores sociais, econômicos e culturais com a aprendizagem é imutável, mas não foi encontrado um campo de ação para professores e gestores atuarem na melhoria da aprendizagem dos alunos.
  • d)
    A relação entre os fatores sociais, econômicos e culturais com a aprendizagem é determinada por fatores psicológicos, o ue limita o campo de ação de professores e gestores na melhoria da aprendizagem dos alunos.
  • e)
    A relação entre os fatores sociais, econômicos e culturais com a aprendizagem é inexistente, cabendo aos professores e gestores a melhoria da aprendizagem dos alunos.

72987 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Artes

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.

  • a)
    O movimento da Escola Nova adotou uma concepção de arte educação inspirada nos trabalhos de Anita Malfatti e Mario de Andrade, segundo os quais o desenho, a arte ou a modelagem deveriam fixar o conteúdo de informações aprendidas em outras matérias.
  • b)
    No Estado Novo, o ensino da arte se desenvolveu a partir do estímulo a atividades lúdicas voltadas para comemorações cívicas e religiosas, com base na formação polivalente do professor.
  • c)
    Na década de 1950, a orientação de arte educação se baseou na proposta do arquiteto Lucio Costa, que elaborou um programa no qual se articulava o desenvolvimento da criação e da técnica, encaminhando a experiência para o artefato, ao desvincular arte e natureza.
  • d)
    A Reforma Educacional de 1971 aboliu as Escolas Experimentais, passando a valorizar a arte nas escolas públicas primárias como uma forma de liberação emocional, com base na capacidade criadora
  • e)
    A Abordagem Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade, que abriram espaço para a entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula, aliada à expressividade doaluno.

72988 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Artes

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.

  • a)
    A educação em cultura visual busca fornecer uma definição do que é arte, distinguindo-a dos artefatos que não almejam expressar o belo.
  • b)
    O ensino e aprendizagem da cultura visual deslocam seu foco de interesse para o estudo formal da obra, seu estilo o e estrutura de composição.
  • c)
    Em função do caráter transdisciplinar do campo da cultura visual, a arte deixa de ter natureza ou valor distintivo,reduzindo-se a artefato cultural.
  • d)
    Os currículos da cultura visual a apresentam como construção social, abordável a partir de perspectivas inclusivas.
  • e)
    A cultura visual deve ser extraída do contexto geral da cultura, e, ao fazê-lo, evidencia as qualidades essenciais da arte e do objeto estético.

72989 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Artes



As obras reproduzidas acima são representativas de um

importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de

Janeiro, em meados do século XX.

Esse movimento é identificado como

  • a)
    Neoconcretismo.
  • b)
    Expressionismo.
  • c)
    Surrealismo.
  • d)
    Dadaísmo.
  • e)
    Futurismo.

72990 FGV (2016) - SME - SP - Professor - Arte / Artes

Paisagem sonora - corredor é uma instalação de Pedro Palhares

Fernandes, realizada na Cidade Universitária de São Paulo (2005-

2007), inspirada no conceito de paisagem sonora de R. M.

Schafer. O corredor sonoro é formado por canos de PVC

alinhados e suspensos em uma sequência determinada, de modo

a formar uma frase musical.

A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do

musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para

a falsa.

( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente

expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos

de PVC.

( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente

será ouvida se ele passar pelo corredor.

( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor

atravessa o corredor.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a)
    V, V e V.
  • b)
    V, V e F.
  • c)
    F, V e V.
  • d)
    V, F e V.
  • e)
    F, F e V.