30 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

206570 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

A educação em arte inclui experiências de percepção e análise de produções visuais, sejam originais, sejam reproduções, bem como o conhecimento de diferentes obras de artes visuais marcantes na cultura nacional e internacional.



Analise as imagens acima e assinale a alternativa que se refere corretamente a exemplos da produção artística contemporânea brasileira em sua multiplicidade de manifestações.

  • a)
    I e II
  • b)
    II e III
  • c)
    I e III
  • d)
    II e IV
  • e)
    III e IV

206571 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

Com o objetivo de exercitar a leitura e a interpretação de instalações de artistas contemporâneos, o docente organizou uma incursão virtual ao Portfólio da artista Aninha Duarte, tendo selecionado a reprodução da instalação Analgesias Votivas.







Com base na imagem, assinale a alternativa que identifica corretamente um aspecto da pética visual na linguagem contemporânea da instalação.

  • a)
    Analgesias Votivas utiliza objetos das salas de promessas,, como ex votos, para estimular a devoção ccristã entre os espectadores.
  • b)
    É próprio da modalidade da instalação apresentar ao público obras que mostrem sinais evidentes que as caracterizam como obra de arte, como a moldura e o pedestal.
  • c)
    A instalação provoca a interação com os visitantes a partir da capacidade de os objetos votivos funcionarem como elementos que, em nossa cultura, podem anestesiar ou diminuir a dor física e mental.
  • d)
    Analgesias Votivas propõe retratar, com veracidade e fidelidade, a vida e os anseios das classes populares brasileiras, utilizando, para isso, os próprios ex voto dispostos de modo artístico.
  • e)
    A instalação é uma obra conceitual cujo propósito é preservar práticas culturais de nossa história em processo de desaparecimento, guardando sua memória para as gerações futuras.

206627 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

Examine dois exemplos de linguagens artísticas: o poema Maçã (1938), de Manoel Bandeira e o quadro Natureza morta com maçãs (1890), de Paul Cézane.

Por um lado te vejo como um seio murcho

Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende

ainda o cordão placentário 

És vermelha como o amor divino 

Dentro de ti em pequenas pevides 

Palpita a vida prodigiosa 

Infinitamente

E quedas tão simples

Ao lado de um talher 

Num quarto pobre de hotel. 







As afirmativas abaixo descrevem corretamente a relação entre as duas linguagens artísticas exemplificadas acima,

à exceção de uma. Assinale a.
  • a)
    O escritor e o artista querem fixar polifônica e visualmente a eternidade do objeto maçã e seu simbolismo através da arte.
  • b)

    O poeta descreve a maçã como se pintasse uma natureza morta, apresentando a ao leitor de diferentes pontos de vista espaciais.

  • c)
    O poema e o quadro não pretendem retratar a natureza, mas produzir sensações estéticas a partir do uso criativo do espaço, da luz, da cor e da visualidade da linguagem.
  • d)
    O texto e o quadro poético compõem imagens de frugalidade e, no poema, esta simplicidade é contraposta à carga simbólica associada ao fruto.
  • e)

    O artifício da intertextualidade está presente no modo como a proposta artística de Cézanne é retomada pela poética de Manoel Bandeira.

206628 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

Em colaboração com o professor de geometria,, um professor de artes propõe uma atividade lúdica para desenvolver a percepção visual e a construção espacial relativa. O objetivo da atividade é identificar e distinguir diferentes tipos de simetria no plano, a partir da análise de obras de M. C. Escher.. Inicialmente se oferece uma definição dos tipos de simetria:



1- simetria de translação: a figura desliza sobre uma reta,, mantendo se inalterada;

2- simetria de rotação: obtém se uma figura girando cada um de seus pontos segundo um arco de circunferência, ao redor de um ponto percorrendo um determinado ângulo;

3- simetria de reflexão: a figura bidimensional é refletida em relação a um eixo linear, de modo a fazê la corresponder, ponto a ponto, com a imagem original.





As três imagens acima exemplificam, respectivamente, tipos de simetria no plano:
  • a)
    I.. Translação; II. Rotação; III. Reflexão.
  • b)
    I.. Rotação; II. Reflexão; III. Translação.
  • c)
    I.. Reflexão; II. Rotação; III. Translação.
  • d)
    I.. Translação; II. Reflexão; III. Rotação.
  • e)
    I.. Reflexão; II. Translação; III. Rotação.

206629 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

Ao observarmos as músicas de maior sucesso lançadas na segunda metade da década de 1950 até os primeiros anos de 1960, identificamos um gênero inovador que trazia o samba tocado de um jeito ‘modificado’, muito influenciado pelo jazz norte.americano.

Assinale a alternativa que identifica o gênero musical ao qual se trata o fragmento acima.

  • a)
    Tropicália.
  • b)
    Bossa.Nova.
  • c)
    Jovem Guarda.
  • d)
    MPB.
  • e)
    Samba.rock.

206630 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

Percebendo a necessidade de criar um sistema de fácil apreensão para o ensino de técnicas teatrais, Viola Spolin desenvolveu uma metodologia de ensino com base no jogo teatral.

A respeito da importância do jogo no ensino de teatro, analise as afirmativas a seguir.

I. O jogo instiga e faz emergir uma energia do coletivo pouco utilizada e compreendida.

II. No processo de aprendizagem na infância, segundo Piaget e Vygotsky, o jogo tem uma grande importância.

III. O Jogo, mais do que mera atividade lúdica, está no cerne das manifestações de inteligência do ser humano.

Assinale:

  • a)
    se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • b)
    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • c)
    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • d)
    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e)
    se somente a afirmativa II estiver correta.

220004 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

Pensar a disciplina Arte em um processo de formação continuada de professores pressupõe estabelecer uma articulação com os três eixos norteadores estabelecidos pelos PCNN’s:

produzir, apreciar e contextualizar.

Assinale a alternativa que descreve corretamente as orientações curriculares da disciplina Arte em seus eixos norteadores.

  • a)
    O produzir se refere à fruição de arte e do universo a ela relacionado, possibilitado pela realização de atividades que articulam educação artística e museologia.
  • b)
    O contextualizar consiste em analisar a produção artística individual e do outro, decodificando seus elementos compositivos e simbólicos em oficinas de atualização metodológica.
  • c)
    O apreciar é a decodificação e fruição da arte, através da análise dos atributos estéticcos que uma sociedade associa às manifestações artísticas.
  • d)
    O fazer artístico é o processo de aquisição de competências técnicas obtidas mediante o exercício da imitação das obras dos grandes mestres.
  • e)
    O apreciar

    é ação de inserir o próprio trabalho artístico no contexto social, histórico e cultural ao qual se refere.

220005 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

O repertório musical brasileiro, seja ele folclórico, popular ou erudito, oferece um rico manancial de possibilidades e de escolhas que podem contribuir para o desenvolvimento de propostas de apreciação, sensibilização, interpretação ou mesmo de criação.

Encontramos neste repertório vários gêneros, infantis ou não, que são bastante adequados para uma atividade musical ao mesmo tempo pedagógica e de entretenimento, tais como os Acalantos, os Brincos, as Parlendas, a Canção Popular e as Cantigas de Roda, entre outros.

Assinale a alternativa que identifica, dentre os gêneros acima citados, as brincadeiras rítmicas que mais se assemelham ao RAP moderno, principalmente por apresentarem um texto rimado, desacompanhado de melodia (sem música).

  • a)
    Acalantos.
  • b)
    Brincos.
  • c)
    Parlendas.
  • d)
    Canção Popular.
  • e)
    Cantigas de Roda.

220006 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

Um dos desafios frequentes das aulas de Teatro é a apresentação de cenas sem falas.

Ao solicitar tal atividade, o professor tem como objetivos

I. reduzir o barulho excessivo em sala de aula.

II. estimular o desenvolvimento das ações físicas do aluno.

III. promover novas formas de comunicação e expressão.

Assinale:

  • a)
    se somente o objetivo I estiver correto.
  • b)
    se somente o objetivo II estiver correto.
  • c)
    se somente os objetivos II e III estiverem corretos.
  • d)
    se somente os objetivos I e III estiverem corretos.
  • e)
    se somente os objetivos I e II estiverem corretos.

236890 FGV (2013) - SEDUC-SP - Professor - Arte / Artes

Para proporcionar experiências que despertem a curiosidade dos alunos sobre o patrimônio material e imaterial de sua cidade, o docente organiza visitas a alguns museu e casas de cultura de São Paulo: o Museu da Cidade de São Paulo, a Pinacoteca e a Cassa de Cultura do Butantã.

Com relação aos objetivos de educação patrimonial presentes nesta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.



( ) Compreender a função contemporânea dos museus, espaços onde se guardam as criações do passado, para oferecer um testemunho material e um registro preciso de como era a vida das sociedades pretéritas.

( ) Identificar as transformações da cidade e da sociedade através da análise da arquitetura dos museus e dos acervos que lhes foram destinados.

( ) Estabelecer a ligação entre o saber escolar e o comunitário, permitindo que os alunos se apropriem do universo artístico e cultural em sua dimensão local e regional.

As afirmativas são, respectivamente,
  • a)
    F – V – F.
  • b)
    F – V – V.
  • c)
    V – F – F.
  • d)
    V – V – F.
  • e)
    F – F – V.