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00290 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Programação

Assinale a sintaxe correta para a estrutura CASE em Java.
  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)

02745 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Redes de Computadores

Quando se têm instalados em um microcomputador os protocolos da arquitetura TCP/IP, automaticamente é disponibilizado um recurso que representa um programa de emulação remota, permitindo que se acesse e opere um computador a distância, como se estivesse localmente. Esse recurso é conhecido por
  • a)
    extranet.
  • b)
    usenet.
  • c)
    bitnet.
  • d)
    telnet.
  • e)
    vinet.

02746 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Redes de Computadores

No que diz respeito ao Modelo de Referência OSI/ISO e arquitetura TCP/IP, são protocolos da camada de rede
  • a)
    IP, ARP e ICMP.
  • b)
    TCP, RARP e IP.
  • c)
    BGP, FTP e UDP.
  • d)
    ICMP, UDP e FTP.
  • e)
    ARP, TCP e RARP.

02747 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Redes de Computadores

Uma sub-rede de microcomputadores foi configurada por meio do esquema de máscara de tamanho fixo com o IP 203.197.168.160/27, de acordo com a notação CIDR. A faixa total de endereços atribuída a essa sub-rede é
  • a)
    de 203.197.168.160 a 203.197.168.175.
  • b)
    de 203.197.168.160 a 203.197.168.190.
  • c)
    de 203.197.168.160 a 203.197.168.191.
  • d)
    de 203.197.168.161 a 203.197.168.190.
  • e)
    de 203.197.168.161 a 203.197.168.174.

02748 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Redes de Computadores

Um sistema de comunicação possui as seguintes características:

- emprega a modalidade assíncrona, em que a largura dos bits de controle é a mesma dos bits de dados e para cada caracter é inserido um bit de start e dois de stop;
- emprega o código ASCII de 8 bits para representação das informações;
- numa determinada situação em que a taxa de transferência é de 57600 bps, é utilizado para transmitir 5 relatórios, cada um com 2000 caracteres.

Nessas condições, a eficiência desse sistema e o tempo para transmitir os relatórios são, respectivamente, aproximadamente iguais a
  • a)
    73% e 1,4s.
  • b)
    80% e 1,4s.
  • c)
    73% e 1,7s.
  • d)
    80% e 1,9s.
  • e)
    73% e 1,9s.

12778 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Engenharia de Software

A UML é uma linguagem visual para modelar sistemas orientados a objetos, sendo independente tanto de linguagens de programação quanto de processos de desenvolvimento. Nesse contexto, analise a figura abaixo, que representa um modelo de ciclo de vida para desenvolvimento de sistemas. Essa abordagem divide o desenvolvimento de software em ciclos, em que, em cada ciclo, podem ser identificadas as fases de análise, projeto, implementação e testes. Cada um dos ciclos considera um subconjunto de requisitos, e estes são desenvolvidos uma vez que sejam alocados a um ciclo de desenvolvimento. Esse modelo de ciclo de vida é denominado
  • a)
    clássico.
  • b)
    em cascata.
  • c)
    prototipação.
  • d)
    estruturado por fases.
  • e)
    incremental e iterativo.

12779 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Engenharia de Software

No emprego da UML utilizam-se diversos diagramas. Nos Casos de Uso, analise a situação abaixo:
Sejam ALFA e BETA dois casos de uso.
Quando BETA herda de ALFA, as sequências de comportamento de ALFA valem também para BETA.
Quando for necessário, BETA pode redefinir as sequências de comportamento de ALFA.
Além disso, BETA, na condição de caso de uso herdeiro, participa em qualquer relacionamento no qual ALFA participa.
A situação descrita caracteriza um relacionamento denominado
  • a)
    de inclusão.
  • b)
    de extensão.
  • c)
    generalização.
  • d)
    associação.
  • e)
    agregação.

12780 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Engenharia de Software

Dentre os diagramas da UML, um utiliza um conjunto de elementos gráficos, apresentado na figura abaixo.



Essa figura é conhecida como diagrama de
  • a)
    pacotes.
  • b)
    transição.
  • c)
    sequência.
  • d)
    colaboração.
  • e)
    componentes.

21809 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Banco de Dados

Em bancos de dados, uma transação é uma unidade lógica de trabalho, começando com a operação BEGIN TRANSACTION e terminando conforme descrito a seguir:
I. Com uma operação específica, que indica o término bem-sucedido da transação. Ela informa ao gerenciador de transações que uma unidade lógica de trabalho foi concluída com sucesso, que o BD está novamente em estado correto e que todas as atualizações foram feitas por essa unidade de trabalho e podem ser gravadas no banco de dados.
II. Com uma operação específica, que indica o término malsucedido da transação. Ela informa ao gerenciador de transações que algo saiu errado, que o BD pode estar em um estado incorreto, e que todas as transações feitas pela unidade lógica de trabalho até o momento devem ser desfeitas.
Essas operações são denominadas, respectivamente,
  • a)
    SUCCESS e ROLLBACK.
  • b)
    SUCCESS e RECOVER.
  • c)
    COMMIT e ABORT.
  • d)
    COMMIT e RECOVER.
  • e)
    COMMIT e ROLLBACK.

21810 FGV (2010) - CODESP-SP - Analista de Sistemas - Tipo 1 / Banco de Dados

Analise o comando SQL abaixo:

Da análise feita, verifica-se que é correto afirmar que
  • a)
    os resultados que satisfazem à condição SUM (FP.QDE) > QDE (350) são eliminados.
  • b)
    os resultados que satisfazem à condição indicada na cláusula WHERE são agrupados pelos valores das colunas indicadas na cláusula GROUP BY.
  • c)
    a cláusula FROM é avaliada para produzir uma tabela temporária, com eliminação das tuplas em duplicata na tabela FP e classificada por PESOGM.
  • d)
    a cláusula FROM é avaliada para produzir uma nova tabela P, a partir da execução do SELECT sobre a tabela FP.
  • e)
    as linhas que satisfazem às condições indicadas na cláusula WHERE são eliminadas.