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52418 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

Os especialistas em gestão de crise afirmam que não há um modelo para ser aplicado nas várias situações. Mas oferecem roteiros que devem ser adaptados conforme a crise e a cultura da instituição. O roteiro mais conhecido pelos especialistas recomenda que a Comissão de crise estabeleça oito etapas:

A 8ª Etapa é

  • a)
    Dar férias coletivas aos funcionários.
  • b)
    Manter a rotina de trabalho.
  • c)
    Alterar a rotina de trabalho da área administrativa.
  • d)
    Transferir a Direção para outro endereço.
  • e)
    Criar horário específico para atender a mídia.

52420 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

Considere hipoteticamente que a Defensoria Pública contratou um profissional da área de Relações Públicas para atuar no gerenciamento de crise relacionada à sua atuação em defesa dos cidadãos contra uma autarquia municipal. O profissional contratado tinha entre os seus clientes a Prefeitura Municipal responsável pela autarquia. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, de 2001,

  • a)
    esse fato não impede que o profissional atue nas duas frentes, desde que o número de seus clientes lhe dê condições de fazer um trabalho eficiente.
  • b)
    a prática não está amparada porque é vedado ao profissional atender clientes concorrentes, sem autorização prévia das partes atendidas.
  • c)
    o profissional deverá agir com absoluta isenção, limitando-se a expor o que lhe for dado conhecer por meio da análise e observação do material, oferecendo às partes pareceres dentro de suas atribuições.
  • d)
    se o contrato oferecido pela Defensoria não ferir a sua dignidade profissional e os princípios do Código de Ética, não existirão óbices que impeçam a sua atuação nas duas instituições.
  • e)
    o contratado poderá oferecer um substituto que atuará segundo as suas orientações.

52421 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

Considere que o Defensor Geral ordenou que Assessoria de Imprensa da Defensoria preparasse uma mesa para abrigar cinco debatedores em um pequeno auditório alugado para o evento. Segundo sua orientação, os debates deveriam ser gravados captando a voz dos interlocutores e da plateia convidada. Os técnicos da assessoria, visando atender a solicitação do Defensor com boa qualidade de som, optaram por gravar o debate com

  • a)
    um microfone de vara móvel longa.
  • b)
    cinco microfones de lapela.
  • c)
    um microfone de mesa móvel e um microfone para a plateia.
  • d)
    cinco microfones de mão.
  • e)
    um microfone direcional.

52422 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

A respeito da iluminação de estúdio, é correto afirmar que

  • a)
    a contraluz reduz a perda de luminosidade e torna as sombras menos densas.
  • b)
    toda iluminação utiliza luz direcional e/ou difusa.
  • c)
    a luz de cenografia é a fonte de iluminação mais importante e revela a forma básica do objeto.
  • d)
    a luz de preenchimento proporciona maior definição ao contorno do objeto.
  • e)
    entende-se por luz principal aquela que ilumina o fundo da cena e do estúdio.

52423 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pelo uso do padrão culto da linguagem e por

  • a)
    impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
  • b)
    impessoalidade, moralidade, concisão, formalidade e uniformidade.
  • c)
    impessoalidade, clareza, publicidade, formalidade e eficiência.
  • d)
    moralidade, clareza, concisão, eficiência e uniformidade.
  • e)
    legalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

52424 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

No início da década de 60 a obra “Cultura de Massas no século XX” defendia o conceito de Indústria Cultural que, até os nossos dias, tem grande influência nos estudos de comunicação de massa. O autor da citada obra e iniciador da denominada “Teoria Culturológica” foi o

  • a)
    sociólogo francês Roland Barthes.
  • b)
    filósofo marxista Georges Friedmann.
  • c)
    sociólogo belga Jean Baudrillard.
  • d)
    filósofo argelino Louis Althusser.
  • e)
    antropólogo francês Edgar Morin.

57057 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

Considere hipoteticamente que determinada Vara Cível julgou improcedentes os pedidos de indenização e obrigação de fazer, requeridos pelo ministro X em ação contra o jornalista Y. O ministro X requeria uma indenização financeira e a obrigação do jornalista Y publicar em seu blog o conteúdo da sentença como direito de resposta. O ministro X alegou que a matéria de autoria de jornalista Y teria evidenciado que o Ministro havia tirado conclusões equivocadas, sem embasamento fático, com nítida intenção de atingir sua imagem. No julgamento de mérito, o magistrado da Vara Civel lembrou que os direitos à liberdade de informação e opinião são constitucionais. Afirmou que “não há qualquer conteúdo difamatório na reportagem. O que ocorre é a publicação de uma matéria jornalística que desagrada à parte autora, já que a envolve. A publicação tratou de alguns ministros, não somente do requerente."

O ministro X pedia indenização por

  • a)
    danos morais.
  • b)
    calúnia.
  • c)
    contravenção.
  • d)
    exceção da verdade.
  • e)
    danos patrimoniais.

57058 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

Especialistas em Media Training recomendam algumas atitudes e comportamentos que devem ser seguidos pelo porta voz de uma empresa em situação de crise na relação com a imprensa. Levando em consideração os princípios éticos da profissão de jornalista, é prudente que o representante da empresa,

  • a)
    visando obter espaço para notícias de interesse da instituição, ofereça-lhe uma ajuda de custo mensal.
  • b)
    atenda a todos os jornalistas indistintamente. Se não puder fazê-lo imediatamente prometa ligar em seguida e o faça.
  • c)
    peça para o jornalista enviar o texto de uma entrevista dada para que você possa fazer as mudanças necessárias em relação ao conteúdo e à linguagem.
  • d)
    fique atento às perguntas dos jornalistas para definir as “key messages” às quais a empresa responde.
  • e)
    o discurso de porta voz deve ser único e não adaptado a cada veículo de comunicação.

57059 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

Sobre a Lei nº 13.188/2015, que dispõe sobre o direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social, é correto afirmar que

  • a)
    os comentários feitos por usuários da internet nas páginas eletrônicos dos veículos não são consideradas matérias.
  • b)
    somente o juiz do domicilio do ofendido tem prerrogativa de julgar o seu pedido de direito de resposta.
  • c)
    as ações judiciais que visam a garantir o direito de resposta serão suspensas durante as férias forenses.
  • d)
    a citada lei considera matéria qualquer reportagem, nota, notícia, editorial ou texto opinativo.
  • e)
    o direito de resposta só atinge o veículo que deu origem à matéria e isenta os que a republicaram da obrigação de fazer a retratação.

57060 FCC (2017) - DPE-RS - Analista - Comunicação Social / Comunicação Social

No processo design/impressão, a maioria dos arquivos de imagem começa com o padrão de cor ...... − fotografias digitais são ......, assim como os arquivos coloridos iniciais produzidos por aplicativos como o Photoshop. O monitor do computador mostrará as cores no padrão ......, porque se referem à luz. Quando o projeto gráfico estiver pronto para gerar arquivos de impressão, deverá ser convertido para as cores no padrão ......, porque se referem à transferência de tinta para um suporte.

Quanto ao sistema de cores as abreviaturas que preenchem as lacunas do texto são, correta e respectivamente:

  • a)
    RGB − CMYK − RGB − CMYK
  • b)
    CMYK − RGB − RGB − CMYK
  • c)
    RGB − RGB − CMYK − CMYK
  • d)
    RGB − RGB − RGB − CMYK
  • e)
    RGB − CMYK − RGB − RGB