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144030 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Português

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A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo INCORRETO em:

  • a)
    que permitiu à civilização = que lhe permitiu
  • b)
    envolveu diferentes fatores = envolveu-os
  • c)
    para fazer a dragagem = para fazê-la
  • d)
    que desviava a água = que lhe desviava
  • e)
    supriam a necessidade = supriam-na

144031 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Português

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Nenhum fator isolado nessa coleção poderia tê-los derrubado tão severamente...

A transposição da frase acima para a voz passiva terá como resultado a forma verbal:

  • a)
    poderiam ter vindo a derrubar.
  • b)
    poderiam ter derrubado.
  • c)
    poderia ter sido derrubado.
  • d)
    poderiam ter sido derrubados.
  • e)
    poderia terem sido derrubados.

144032 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Português

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Sustentabilidade econômica: deve garantir que o desenvolvimento seja economicamente eficiente, beneficie todos os agentes de uma região afetada e os recursos sejam geridos de maneira que se conservem para as gerações futuras...

Os elementos grifados no trecho acima têm, respectivamente, o sentido de:

  • a)
    assegurar - administrados
  • b)
    implicar - cuidados
  • c)
    abonar - aplicados
  • d)
    propiciar - produzidos
  • e)
    almejar - gerenciados

144033 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Matemática

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Ao final do trigésimo dia de expediente Renato e Sérgio protocolaram, juntos, um total de processos, desse dia, igual a

  • a)
    178.
  • b)
    183.
  • c)
    168.
  • d)
    166.
  • e)
    181.

144034 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Sistemas de Informação (TI)

Quando um programa precisa de uma palavra da memória, I verifica se a linha necessária está presente. Se a linha requisitada estiver presente II a requisição será atendida e nenhuma requisição adicional é enviada à memória principal por meio do barramento. Essa busca, quando a linha solicitada está presente, dura normalmente em torno de dois ciclos de CPU. As lacunas I e II são correta e, respectivamente, preenchidas por:

  • a)
    o controlador de acesso randômico - durante
  • b)
    o hardware de memória cache - (cache hit)
  • c)
    a unidade aritmética e lógica - e disponível
  • d)
    o processo - então
  • e)
    a Unidade Central de Processamento (CPU) - na RAM

144035 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Engenharia de Software (TI)

Em uma fábrica de software que utiliza as abordagens da engenharia de software, pode haver diversos papéis, sendo alguns deles descritos abaixo. I. Cuida de um projeto específico, garantindo que os prazos e o orçamento sejam cumpridos. Segue as práticas definidas no processo de engenharia e é responsável por verificar a aplicação do processo.

II. É o desenvolvedor responsável pela compreensão do problema relacionado ao sistema que se deve desenvolver, ou seja, pelo levantamento de requisitos e sua efetiva modelagem. Deve, portanto, descobrir o que o cliente precisa (por exemplo, controlar suas vendas, comissões etc.).

III. Propõe a melhor tecnologia para produzir um sistema executável para as especificações realizadas. Deve, então, apresentar uma solução para as necessidades do cliente (por exemplo, propor uma solução baseada em web, um banco de dados centralizado etc.).

Os papéis descritos em I, II e III, referem-se, respectivamente, à

  • a)

  • b)

  • c)

  • d)

  • e)

144036 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Engenharia de Software (TI)

Um processo de engenharia de software é formado por um conjunto de passos parcialmente ordenados, relacionados com artefatos, pessoas, recursos, estruturas organizacionais e restrições, tendo como objetivo produzir e manter os produtos de software finais requeridos. Sobre estes processos é INCORRETO afirmar que

  • a)
    usualmente considera-se que a primeira grande divisão de um processo é a fase, que consiste em um período de tempo no qual determinadas atividades com objetivos bem específicos são realizadas.
  • b)
    a maioria dos processos de software é organizada em torno de tarefas (às vezes também chamadas de atividades). Toda atividade tem um objetivo principal estabelecido e visa criar ou produzir uma mudança de estado visível em um ou mais artefatos durante a execução de um projeto.
  • c)
    todos os modelos de processo têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para a outra, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto.
  • d)
    na descrição de um processo, as atividades devem ser atribuídas a perfis ou cargos, e não a pessoas. Apenas quando o processo for usado em um projeto concreto é que deve haver atribuições de atividades a pessoas.
  • e)
    um modelo de processo é um conjunto de regras mais abstratas que especificam a forma geral de processos. Apresenta uma filosofia e uma forma geral de comportamento com base na qual processos específicos devem ser definidos.

144037 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Programação (TI)

Uma GUI (Graphical User Interface) deve ser amigável e facilitar a interação da aplicação com o usuário. Para ser amigável, uma GUI deve possuir as características listadas abaixo, EXCETO:

  • a)
    Sempre permitir que o usuário desfaça uma ação, finalize ou cancele um comando fornecendo uma maneira clara de como ele pode fazer isso. Se uma ação não puder ser desfeita, a GUI deve fornecer uma caixa de diálogo com esta notificação.
  • b)
    Oferecer diversas maneiras de executar uma tarefa de forma a atender usuários com diferentes níveis de habilidade. Por exemplo, permitir que uma mesma ação possa ser realizada usando teclas do mouse, opções de menu, comandos de voz ou teclas de atalho.
  • c)
    Ser organizada de forma a prover todos os objetos, funções e informações que o usuário possa necessitar, bem como, opções muito avançadas para atender a usuários melhor capacitados. Deve-se eliminar o espaço extra das imagens para salvar espaço da tela.
  • d)
    Prover maneiras de evitar que o usuário cometa erros. Os projetistas de GUI podem antecipar e desabilitar ações que possam levar a erros, bem como oferecer dicas, lembretes, listas de opções e outras formas de ajuda ao usuário.
  • e)
    Tornar representações visuais, como ícones e suas formas de controle, intuitivas para o usuário. Sempre que for adequado, uma GUI deve usar representações e ações diretas semelhantes às do mundo real. Isso provê uma maior familiaridade e torna o aprendizado mais intuitivo.

144038 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Programação (TI)

A associação correta das extensões de arquivos de aplicativos do MS Office com a definição do seu tipo é:

  • a)

  • b)

  • c)

  • d)

  • e)

144180 FCC (2014) - SABESP - Tecnólogo - Sistemas / Matemática

Partindo de um ponto inicial A, Laura caminhou 4 km para leste, 2 km para sul, 3 km para leste, 6 km para norte, 6 km para oeste e, finalmente, 1 km para sul, chegando no ponto B. Artur partiu do mesmo ponto A de Laura percorrendo X km para norte e 1 km para a direção Y, chegando no mesmo ponto B em que Laura chegou. Sendo Y uma das quatro direções da rosa dos ventos (norte, sul, leste ou oeste), X e Y são, respectivamente,

  • a)
    6 e sul.
  • b)
    2 e norte.
  • c)
    4 e oeste.
  • d)
    3 e leste.
  • e)
    4 e leste.