37 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

210084 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

Dispositivos que compõem a central do sistema de alarme contra fogo, fumaça e gases são

  • a)
    esguichos de água e de espuma.
  • b)
    escadas enclausuradas à prova de fumaça.
  • c)
    detectores termovelocimétricos e detectores térmicos.
  • d)
    extintores.
  • e)
    Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

210085 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

A elaboração do projeto arquitetônico procede sequencialmente com os complementares, para posterior compatibilização. Pode se afirmar corretamente que,

  • a)
    após o detalhamento do projeto arquitetônico, os projetos executivos complementares serão elaborados e confeccionados, procedendo-se na seguinte ordem: estruturas em concreto armado, de aço ou madeira; instalações hidrossanitárias, instalações elétricas e demais projetos executivos de instalações prediais.
  • b)
    antes da confecção do anteprojeto de arquitetura, os projetos básicos complementares serão elaborados, procedendo-se inicialmente ao básico estrutural, às instalações hidrossanitárias e elétricas e, posteriormente, a combate a incêndio, climatização por sistemas de ar condicionado e transporte vertical (elevadores).
  • c)
    durante a confecção do projeto executivo de arquitetura, os projetos básicos complementares serão compatibilizados, procedendo-se, concomitantemente, aos executivos estruturais e às instalações prediais.
  • d)
    após a confecção do anteprojeto de arquitetura, os anteprojetos complementares serão elaborados, procedendo-se inicialmente ao anteprojeto estrutural e, posteriormente, aos demais anteprojetos de instalações prediais.
  • e)
    antes da confecção do anteprojeto de arquitetura, os projetos básicos complementares serão elaborados, procedendo-se inicialmente às estruturas em concreto armado, em aço ou de madeira e, posteriormente, às instalações hidrossanitárias e elétricas e demais projetos de instalações prediais.

210086 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

Os sistemas que compõem os edifícios, como as instalações hidrossanitárias, as estruturas, paredes, pisos, coberturas, caixilhos e demais partes, devem atender, obrigatoriamente, a um nível de desempenho mínimo ao longo de uma vida útil. Quanto às características técnicas, estéticas e ecológicas dos materiais, é INCORRETO afirmar:

  • a)
    Poliuretano (PU): é utilizado na forma de espuma expansiva para preenchimento de espaços, como espuma sólida para isolante acústico e térmico e em forma sólida para chapas, entre outros usos. Tem baixo potencial de reciclagem, bom desempenho estrutural, flexibilidade e quando não combinado com retardantes, apresenta baixa toxicidade e inflamabilidade.
  • b)
    Silicones: são utilizados para isolamentos de fios e cabos elétricos, para vedações e como adesivos. As peças resultantes têm resistência relativamente baixa. O potencial de reciclagem é baixo. É quimicamente estável, com boas propriedades elétricas e suporta uma faixa de temperatura excepcional.
  • c)
    Polivinilcloreto (PVC): é utilizado em tubos, perfis, assoalhos, janelas, isolamentos de fios elétricos, entre outros. É um material resistente à corrosão, resiliente e com alto potencial de reciclagem. Tem boas propriedades como vedação contra gases atmosféricos, mas pouca resistência a alguns solventes.
  • d)
    Fenólicos: são utilizados em quadros de distribuição elétrica, tomadas e interruptores, entre outros. Também utilizados como espuma em painéis de construção, apresentam baixo potencial de reciclagem. São rígidos, quimicamente estáveis, com boas propriedades elétricas e resistentes ao fogo.
  • e)
    Poliamida (PA), náilon: é utilizado em equipamentos elétricos, tubulações e conexões hidráulicas, entre outros, e como fibras de aramida em cabos, cordas, vestimentas de proteção etc. Tem médio potencial de reciclagem. Tem propriedades para uso em amplas faixas de temperatura, mas pouca resistência a ácidos agentes oxidantes e solventes.

210087 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

A NR 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece a elaboração do “Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMT”. Desta forma, está correto afirmar que é

  • a)
    obrigatória a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos que contemplem os aspectos da NR 18, outros complementares de segurança e também as exigências contidas na NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI. Entre os documentos que integram a PCMAT, deverá constar um cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT e o layout inicial do canteiro de obras, que contemple, inclusive, previsão de dimensionamento da área de vivência.
  • b)
    facultativa a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos, com 20 trabalhadores ou mais, que contemplem os aspectos da NR 18, outros complementares de segurança e também as exigências contidas na NR 8 - Edificações. Entre os documentos que integram a PCMAT, deverão constar projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra e a especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas.
  • c)
    obrigatória a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos, com 20 trabalhadores ou mais, que contemplem os aspectos da NR 18, outros complementares de segurança e também as exigências contidas na NR 9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais. Entre os documentos que integram a PCMAT, deverá constar um cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT.
  • d)
    facultativa a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos que contemplem os aspectos da NR 18, outros complementares de segurança e também as exigências contidas na NR 16 - Atividades e Operações Perigosas. Entre os documentos que integram a PCMAT, deverão constar um projeto e cronograma com as atividades ou operações perigosas executadas com explosivos.
  • e)
    obrigatória a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos alojamentos, com 20 trabalhadores ou mais, que contemplem os aspectos da NR 18 e outros complementares de segurança. Entre os documentos que integram a PCMAT, deverá constar o layout inicial do canteiro de obras que contemple, inclusive, previsão de dimensionamento da área de vivência.

210088 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

Sobre a terminologia e sua respectiva definição, é correto afirmar:

  • a)
    City Marketing: Soluções para a produção e composição da forma urbana, e sua sobreposição com a infraestrutura dos elementos estruturantes da cidade, nos seus aspectos físicos e humanos.
  • b)
    Gentrification: Adaptação das cidades ao contexto global, com a articulação de projetos urbanos pontuais, localizados de forma que os seus efeitos transcendam as áreas de intervenções, tanto no que diz respeito aos aspectos socioeconômicos, como físico-espaciais.
  • c)
    Strategic Planning: Revitalização dos corações centrais e históricos das cidades, com a consequente expulsão das populações mais carentes, resultando na revalorização imobiliária desses espaços.
  • d)
    Urban Design: Conjunto de intervenções e medidas, coordenadas pelo poder público municipal, com a finalidade de transformação de áreas urbanas contando com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados.
  • e)
    Brownfields: Áreas com instalações industriais e comerciais abandonadas, ociosas ou subutilizadas com passivo ambiental, onde a revitalização será possível após a remediação de solo.

210089 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

Faça o dimensionamento de equipe, necessário para a execução de:







Utilize 44h por semana, sendo 4,28 semanas no mês.



Está correto o que se afirma em

  • a)
    Alvenaria: 7 pedreiros e 6 serventes - Azulejo: 5 Azulejistas e 5 Serventes.
  • b)
    Alvenaria: 8 pedreiros e 6 serventes - Azulejo: 2 Azulejistas e 2 Serventes.
  • c)
    Alvenaria: 6 pedreiros e 5 serventes - Azulejo: 4 Azulejistas e 3 Serventes.
  • d)
    Alvenaria: 5 pedreiros e 4 serventes - Azulejo: 3 Azulejistas e 2 Serventes.
  • e)
    Alvenaria: 10 pedreiros e 8 serventes - Azulejo: 4 Azulejistas e 4 Serventes.

210090 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Legislação Federal

Nos Estados Unidos, em localidades onde foi adotado o Programa de Transferable of Development Rights (TDR) para proteção dos bens históricos, o poder público exerce trabalho conjunto com a comunidade residente para determinar quais áreas na cidade serão destinadas ao desenvolvimento e quais serão preservadas. O modo de operar desse instrumento assemelha-se à ferramenta brasileira Transferência do direito de construir.





A Lei brasileira nº 10.257/2001, Seção XI - Da transferência do direito de construir, autoriza o proprietário de imóvel a exercer em outro local o direito de construir, para a proteção dos bens históricos e também, nos casos de:





I. Implementação de unidades de conservação.





II. Implantação de equipamentos urbanos e comunitários.





III. Criação de espaços públicos de lazer e áreas verdes.





IV. Servir a programas de regularização fundiária, urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda e habitação de interesse social.





Está correto o que se afirma APENAS em

  • a)

    I e II.

  • b)

    I e III.

  • c)

    II e IV.

  • d)

    III e IV.

  • e)

    II e III.

217970 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

Em análise a um Levantamento Planialtimétrico, a cota do primeiro ponto é de 469,35 m e a cota do segundo ponto é 474,13 m, sendo a distância horizontal entre eles de 335,27 m. Pode-se afirmar, corretamente, que o terreno

  • a)
    é longitudinal, com relevo levemente ondulado, onde a declividade está entre 3 a 6% e considerada moderada.
  • b)
    tem relevo plano, onde a declividade é inferior a 3% e considerada fraca.
  • c)
    é transversal, com relevo levemente acidentado, onde a declividade está entre 5 a 10% ou 5 e 10 m.
  • d)
    tem relevo plano, com desníveis iguais ou maiores a 5 m, onde a declividade é igual ou superior a 5% e, portanto, considerada moderada.
  • e)
    tem relevo levemente ondulado, onde a declividade é igual ou superior a 3% e considerada moderada.

217971 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

Defina um sistema predial de água fria, considerando que a disponibilidade é intermitente e sujeita a interrupções sistemáticas:

  • a)
    direto com bomba - se o sistema público tiver vazão maior do que a de pico do sistema de distribuição, porém a pressão disponível no terminal for maior ou igual à pressão nos pontos de consumo do sistema de distribuição.
  • b)
    direto - se o sistema público tiver vazão menor do que a de pico do sistema de distribuição e a pressão disponível no terminal, for maior ou igual à pressão nos pontos de consumo do sistema de distribuição.
  • c)
    indireto com reservatório superior e inferior (RI + RS) - se o sistema público tiver vazão maior ou igual à vazão do pico do sistema de distribuição, e a pressão disponível no ponto terminal também for maior ou igual à pressão mínima necessária nos pontos de consumo do sistema de distribuição.
  • d)
    indireto com bombeamento com reservatório superior e inferior (RI + RS) - se o sistema público tiver vazão menor que a do pico do sistema de distribuição e a pressão disponível no ponto terminal também for menor que a pressão nos pontos de consumo do sistema de distribuição.
  • e)
    indireto com reservatório inferior e tanque de pressão (RI + TP) - se o sistema público tiver vazão menor do que a de pico do sistema de distribuição e a pressão disponível no terminal for maior que a pressão nos pontos de consumo do sistema de distribuição.

217972 FCC (2013) - MPE-MA - Analista Ministerial - Arquitetura / Arquitetura

Sobre as atividades descritas, conforme a NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, é correto afirmar:

  • a)
    Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas: Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior ao dobro da profundidade, medida a partir da borda do talude. Os serviços de escavação, fundação e desmonte de rochas são de responsabilidade técnica do arquiteto da obra.
  • b)
    Demolição: A remoção dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas de material resistente, com inclinação máxima de 45° fixadas à edificação em todos os pavimentos. No ponto de descarga da calha deve existir dispositivo de fechamento.
  • c)
    Demolição e Retenção de Entulhos: Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo, a 4 pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50 m e inclinação de 45°, em todo o perímetro da obra.
  • d)
    Desmonte de Rochas: Na operação de desmonte de rocha a fogo, fogacho ou mista, deve haver um blaster (galpão de armazenamento) para armazenamento, preparação das cargas, carregamento das minas, ordem de fogo, detonação e retirada das que não explodiram, destinação adequada das sobras de explosivos e pelos dispositivos elétricos necessários às detonações.
  • e)
    Escavações: Para elaboração do projeto e execução das escavações a céu aberto, serão observadas as condições exigidas na NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI e na NR 16 - Atividades e Operações Perigosas.