44 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

14181 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Direito Constitucional

Considere as afirmações a seguir, tendo em vista as disposições da Constituição Federal.
I - Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e vedados aos estrangeiros.
II - O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
III - As funções de confiança, exercidas preferencialmente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
Quais estão corretas?
  • a)
    Apenas I.
  • b)
    Apenas II.
  • c)
    Apenas III.
  • d)
    Apenas II e III.
  • e)
    I, II e III.

14186 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Direito Constitucional

Relativamente ao regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, considere as afirmações abaixo.
I - Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, em casos excepcionais, poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.
II - É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime próprio de previdência, ressalvados, nos termos definidos em leis ordinárias, os casos de servidores portadores de deficiência, que exerçam atividades de risco ou cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.
III - O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade.
Quais estão corretas, de acordo com a Constituição Federal?
  • a)
    Apenas I.
  • b)
    Apenas II.
  • c)
    Apenas III.
  • d)
    Apenas II e III.
  • e)
    I, II e III.

14191 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Direito Constitucional

São brasileiros natos, segundo a Constituição Federal,
  • a)
    os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
  • b)
    os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes estejam a serviço de seu país.
  • c)
    os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.
  • d)
    os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles não esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
  • e)
    os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

14198 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Direito Constitucional

Considerando as disposições da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
  • a)
    Os servidores públicos organizados em carreira serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.
  • b)
    Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
  • c)
    A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, sendo obrigatória, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.
  • d)
    A lei não poderá estabelecer requisitos diferenciados de admissão conforme a natureza do cargo.
  • e)
    Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, vedada a concessão de adicional ou prêmio de produtividade.

36680 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Engenharia Civil

Em relação ao comportamento estrutural de estruturas de aço e de concreto armado, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
  • a)
    Uma viga de aço dimensionada para resistir unicamente a esforços de flexão pode ser substituída por outra feita com um aço com o dobro da tensão de escoamento do aço original, utilizando uma seção transversal com a metade do Módulo Resistente à Flexão da seção original.
  • b)
    Em uma estrutura de concreto concebida através do modelo estrutural no qual as vigas de cada pavimento sustentam apenas as cargas do respectivo andar, é possível levantar as alvenarias de vedação até o nível do fundo das vigas do pavimento imediatamente superior, de modo a aproveitá-las como fundo e escoramento das fôrmas dessas vigas, trazendo assim economia no processo construtivo.
  • c)
    Para o estudo das cargas verticais, os pavimentos dos edifícios em concreto armado podem ser modelados como grelhas, considerando-se a rigidez à flexão dos pilares de maneira análoga à que é prescrita para a análise desses mesmos pavimentos utilizando-se o modelo de viga contínua.
  • d)
    Para o estudo das cargas verticais em uma estrutura de concreto armado, o modelo clássico de viga contínua simplesmente apoiada sobre os pilares é mais adequado para os pavimentos inferiores que para os superiores, considerando-se que as dimensões das seções transversais dos pilares, em cada pavimento, são proporcionais às cargas atuantes no respectivo nível.
  • e)
    Em uma laje retangular de concreto armado simplesmente apoiada ao longo de todo o seu contorno, submetida a uma taxa de carga superficial constante, aplicada em toda a sua superfície, as armaduras de flexão na direção do vão maior apresentam maior diâmetro e/ou menor espaçamento (maior taxa de armadura) que as armaduras de flexão na direção do vão menor.

36681 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Engenharia Civil

O pilar esbelto abaixo está submetido a uma carga de compressão centrada, estando engastado na base e com um apoio simples no topo que impede apenas o deslocamento horizontal na direção y.

Considerando que todas as seções transversais abaixo têm a mesma área, qual delas produziria a maior resistência possível, no caso do pilar representado acima?
• a)

• b)

• c)

• d)

• e)

  • Certo
  • Errado

36682 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Engenharia Civil

Duas vigas de concreto armado simplesmente apoiadas em suas extremidades se cruzam no ponto médio de cada um dos respectivos vãos, estando conectadas uma à outra. A primeira tem um comprimento de 8m e a segunda, de 6m. Considerando-se que ambas são feitas do mesmo concreto e estão submetidas a taxas de carga lineares constantes ao longo da totalidade de seus comprimentos, e que o modelo aproximado de vigas apoiadas em vigas será utilizado para a análise da situação em relação às cargas verticais, assinale a alternativa que descreve corretamente o funcionamento dessa estrutura.
  • a)
    A viga de vão maior apoia-se na viga de vão menor no ponto de conexão entre ambas, independentemente das seções transversais das vigas, das respectivas taxas de armaduras longitudinais de flexão e do valor das respectivas taxas de carga.
  • b)
    A viga de vão menor apoia-se na viga de vão maior no ponto de conexão entre ambas, independentemente das seções transversais das vigas, das respectivas taxas de armaduras longitudinais de flexão e do valor das respectivas taxas de carga.
  • c)
    A viga com seção transversal de menor momento de inércia em relação ao eixo de flexão apoia-se na viga com seção transversal de maior momento de inércia, independentemente do valor das respectivas taxas de carga.
  • d)
    A viga que, suportando de forma isolada ou independente sua respectiva carga, apresenta maior flecha no ponto de conexão, apoia-se na outra. A viga com menor flecha, em situação semelhante, apoia a outra.
  • e)
    Se as vigas tiverem seções transversais com momentos de inércia semelhantes em relação ao eixo de flexão, e estiverem submetidas a taxas de carga semelhantes, a viga de vão menor apoia-se na viga de vão maior no ponto de conexão entre ambas.

36683 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Engenharia Civil

Em relação ao comportamento de peças estruturais, considere as afirmações abaixo.
I - Em peças submetidas a cisalhamento puro, a distribuição real de tensões tangenciais em uma dada seção transversal é uniforme.
II - Em relação à torção, considerando-se seções transversais de diferentes formatos, mas de mesma área, o formato que resulta em menores tensões para um mesmo momento de torção é o anel circular, ou coroa circular.
III - Em relação à flexão, a propriedade geométrica que determina a resistência de uma determinada seção transversal é o momento de inércia dessa seção em relação ao eixo de flexão.
IV - Perfis abertos de parede fina, como os perfis “I”, “L” e “C”, possuem grande resistência à torção, pois não apresentam empenamento.
Quais estão corretas?
  • a)
    Apenas I.
  • b)
    Apenas II.
  • c)
    Apenas I e II.
  • d)
    Apenas II e IV.
  • e)
    Apenas III e IV.

36684 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Engenharia Civil

No que se refere ao comportamento estrutural de peças lineares submetidas à compressão axial, considere as afirmações abaixo.


I - Uma vez que a carga aplicada sobre um componente estrutural atinja a carga crítica de flambagem do mesmo, esse componente perde totalmente a capacidade de resistir a cargas.


II - Em uma estrutura reticulada, aumentar a rigidez das ligações das diversas barras entre si não afeta a resistência das mesmas quanto à flambagem, pois os comprimentos de flambagem não se alteram.


III - O fenômeno da flambagem é caracterizado como sendo a bifurcação da condição de equilíbrio de uma peça em função do aumento da carga aplicada.


IV - Peças submetidas à flexo-compressão apresentam carga crítica de flambagem inferior à das mesmas peças submetidas à compressão simples (carga centrada).


Quais estão corretas?


  • a)
    Apenas I.
  • b)
    Apenas II.
  • c)
    Apenas III.
  • d)
    Apenas I e III.
  • e)
    Apenas II e IV.

36685 FAURGS (2012) - TJ-RS - Analista Judiciário - Engenharia Civil / Engenharia Civil

Quanto ao projeto de instalações hidrossanitárias prediais, assinale a alternativa que apresenta a afirmação INCORRETA.
  • a)
    Quando enterrado, o alimentador predial deve ser posicionado acima do nível do lençol freático para diminuir o risco de contaminação da instalação predial de água fria em uma circunstância acidental de não estanqueidade da tubulação e de pressão negativa no alimentador predial.
  • b)
    Qualquer abertura na parede do reservatório, situada no espaço compreendido entre a superfície livre da água no seu interior e a sua cobertura, e que se comunica com o meio externo direta ou indiretamente (através de tubulação), deve ser protegida de forma a impedir a entrada de líquidos, poeiras, insetos e outros animais no interior do reservatório.
  • c)
    Para instalações prediais de água fria em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização deve ser estabelecida de modo a garantir uma pressão mínima de 10kPA em qualquer caso, com exceção do ponto da caixa de descarga, onde a pressão pode ser menor do que este valor, até um mínimo de 5kPa, e do ponto da válvula de descarga para bacia sanitária, onde a pressão não deve ser inferior a 15kPa. Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400kPa.
  • d)
    Para instalações prediais de água quente, a pressão estática máxima nos pontos de utilização não deve ser superior a 400kPa. As pressões dinâmicas nas tubulações não devem ser inferiores a 5kPa. A velocidade da água nas tubulações pode atingir o máximo de 50m/s.
  • e)
    Nos sistemas prediais de esgoto sanitário, podem ser utilizadas caixas sifonadas para a coleta dos despejos de conjuntos de aparelhos sanitários, tais como lavatórios, bidês, banheiras e chuveiros de uma mesma unidade autônoma, assim como das águas provenientes de lavagem de pisos, devendo as caixas, neste caso, ser providas de grelhas.