23 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

72865 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Na frase: “ela era bitransitiva”, podemos afirmar que o autor faz referência à transitividade dos verbos, ou seja, à necessidade de complementos ou não para o entendimento completo de um verbo. Em Língua Portuguesa, a respeito da transitividade de verbos, analise as asserções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que aponte somente as afirmações corretas: I. Há verbos intransitivos, transitivos diretos e indiretos.

II. Verbos transitivos diretos complementam seu sentido com objetos diretos, ou seja, objetos sem preposição.

III. Verbos transitivos indiretos complementam seu sentido com objetos indiretos, ou seja, objetos com preposição.

IV. Verbos bitransitivos complementam seu sentido com objetos diretos e indiretos.

  • a)
    I, II e III e IV estão corretas.
  • b)
    Somente I, II e III estão corretas.
  • c)
    Somente I, II e IV estão corretas.
  • d)
    Somente I, III e IV estão corretas.

72866 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Saúde Pública

A Promoção da Saúde tem como referencial teórico a Carta de Ottawa e a busca da redução das iniquidades em saúde, visando o empoderamento dos indivíduos ou grupos. Julgue se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V ) ou falsas (F ) e assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo: ( ) O texto da PNPS aponta como prioridade de ação temas como: alimentação saudável, prática corporal e atividade física, prevenção e controle do tabagismo, redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, prevenção da violência e estímulo à cultura de paz e promoção do desenvolvimento sustentável.

( ) Os princípios da Promoção da Saúde foram incorporados pelo Movimento da Reforma Etária na Constituição Federal de 1986 e no Sistema Único de Saúde (SUS), e sua efetiva institucionalização ocorreu em 2001, com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pela Comissão dos Direitos Humanos.

( ) O Comitê Gestor da PNPS - CGPNPS envolve diferentes secretarias e áreas do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

( ) A PNPS estabelece como objetivo promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

( ) A Promoção tem como finalidade criar um mecanismo de controle com fins de aferir onde estão aplicados os recursos financeiros em cada esfera, impedindo assim as gestões das comunidades atuarem sobre fatores financeiros que afetam sua saúde e qualidade de vida, com pouca participação no controle deste processo.

  • a)
    F,V,V,F,V
  • b)
    V,V,F,F,F
  • c)
    V,F,V,V,F
  • d)
    F,F,V,V,F

72867 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Legislação de Trânsito

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, existem basicamente dois tipos de condutores: os que utilizam o veículo automotor para atividade remunerada e os que o usam para atividades não remuneradas. Para ambos, há necessidade de uma sistematização mais objetiva das habilidades psicológicas mínimas desses dois tipos de condutores. Em relação a essas habilidades, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I – Quanto à lucidez: ter presente comportamentos de lucidez e ao menos um pouco de atenção e ética em seus diferentes aspectos, tais como: não jogar lixo nas ruas, rodovias, normas que estão definidas pela literatura e pelos manuais de instrumentos padronizados.

II – Quanto à tomada de informação: detecção, discriminação e identificação. Estes aspectos fazem parte e são recursos utilizados quando se responde a um instrumento para avaliar a atenção. Porém, eles também devem ser aferidos por meio da entrevista, criando situações hipotéticas vivenciadas no ambiente do trânsito com a finalidade de identificar a capacidade de perceber e interpretar sinais específicos do ambiente/contexto do trânsito. III – Quanto à tomada de decisão: inteligência.

Capacidade de resolver problemas novos, relacionar idéias, induzir conceitos e compreender implicações, assim como a habilidade adquirida de uma determinada cultura por meio da experiência e aprendizagem.

IV – Quanto ao comportamento: conjunto de reações de um sistema dinâmico em face das interações propiciadas pelo meio. No caso do ambiente do trânsito, por meio da entrevista e situações hipotéticas, deverão ser aferidos comportamentos adequados às situações no trânsito, como tempo de reação, coordenação viso e áudio-motora, assim como a capacidade para perceber quando as ações no trânsito correspondem ou não a comportamentos adequados, sejam eles individuais ou coletivos.

V – Quanto aos traços de personalidade: equilíbrio entre os diversos aspectos de personalidade, em especial os relacionados a controle emocional, ansiedade, impulsividade e agressividade. Os resultados dos itens supracitados devem ser compatíveis com as exigências para condutores remunerados e não remunerados.

  • a)
    Apenas as afirmativas I, II , V estão corretas.
  • b)
    Apenas as afirmativas I, II,III estão corretas.
  • c)
    Apenas as afirmativas II, III,IV,V estão corretas.
  • d)
    Apenas as afirmativas I e V estão corretas.

72868 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Psicologia

Assegurado pela Constituição Federal e também

pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é

um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que

pretendem ter filhos e também quem prefere adiar

o crescimento da família. Acerca do Planejamento

Familiar é INCORRETO afirmar:

  • a)

    Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os programas de planejamento familiar foram responsáveis pela diminuição de um terço da fecundidade mundial, entre os anos de 1972 e 1994.

  • b)

    No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 1997. Ainda existem desafios a serem assumidos, pois esta política exclui oferta de métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede de Farmácia Populares.

  • c)

    Toda mulher em idade fértil (de 10 a 49 anos de idade) tem acesso aos anticoncepcionais nas Unidades Básicas de Saúde, mas em muitos casos precisa comparecer a uma consulta prévia com profissionais de saúde. A escolha da metodologia mais adequada deverá ser feita pela paciente, após entender os prós e contras de cada um dos métodos.

  • d)

    A ampliação do acesso aos métodos contraceptivos na rede pública e nas drogarias conveniadas do programa “Aqui Tem Farmácia Popular" trouxe outro resultado positivo: a incidência de gravidez na adolescência (de 10 a 19 anos de idade) diminuiu 20% entre 2003 e 2009.

81297 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Português

Mostrar/Esconder texto associado

No texto, o autor faz menção ao fato do sujeito ser “regular como um paradigma da primeira conjugação”. A respeito dos paradigmas de conjugação verbal, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que NÃO corresponde corretamente às funções, características e modos desse tópico gramatical.

  • a)
    Em Língua Portuguesa, há três tipos de paradigmas de conjugação verbal, a saber, dos verbos que terminam em -ar; -er e -ir.
  • b)
    Entende-se por “paradigma de conjugação”, de uma maneira geral, as terminações correspondentes aos tempos, pessoas e modos, que se repetem a cada vez que conjugamos um verbo.
  • c)
    Verbos regulares e irregulares são iguais em suas formas. Dizemos que um verbo é irregular quando seu sentido é dado de acordo com o contexto.
  • d)
    Não por acaso, os verbos que mais utilizamos têm formas irregulares, donde podemos concluir que um verbo se torna irregular, ou seja, com características diferentes dos verbos regulares, por serem muito usados e, portanto, terem sofrido muitas transformações ao longo do tempo.

81298 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Saúde Pública

Em todo o país, o SUS - Sistema Único de Saúde deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde. Podemos entender o SUS da seguinte maneira: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários, e uma forma e operacionalização, os princípios organizativos. Desta forma, julgue se as afirmações abaixo estão de acordo com os princípios doutrinários indicados e assinale a alternativa correta: I. Integralidade: Este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.

II. Humanidade: Tem a finalidade de prever um olhar voltado questões humanas. Para que este princípio seja universal, fazem-se necessárias articulações de todas as equipes, na criação de postulados e regras gerais de tratamento a população.

III. Eqüidade: O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, eqüidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

IV. Integralidade: Este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. V. Participação Popular: A sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.

  • a)
    Somente as afirmações I, II e V estão corretas.
  • b)
    Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
  • c)
    Somente a afirmação V está correta.
  • d)
    Somente as afirmações II, IV e V estão corretas.

81299 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Psicologia

A avaliação psicológica no contexto de trânsito é mais uma ferramenta para se fornecer elementos capazes de nortear o processo avaliativo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Sobre a avaliação psicológica no contexto do trânsito, identifique a afirmação INCORRETA.

  • a)
    A etapa de aplicação de testes psicológicos pode ser realizada coletivamente, e possui uma duração média de 02 (duas) horas.
  • b)
    A etapa de entrevista deve ser individual, e a duração média sugerida pelo Departamento Médico e Psicológico do DETRAN é de 30 (trint(A) minutos.
  • c)
    A avaliação psicológica no contexto do trânsito é um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos dos indivíduos.
  • d)
    Cabe ao DETRAN avaliar se o candidato necessita realizar mais etapas de avaliação, como reaplicação de testes, e ao avaliando cabe reconhecer, por exemplo, o porquê desse procedimento, assim poderá fazer valer a garantia de seu direito.

81300 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Psicologia

Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. Um Código de Ética Profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional. Baseado nas normativas descritas no Código de Ética do profissional Psicólogo, aponte qual afirmação está em INCORRETA em relação à legislação.

  • a)
    Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.
  • b)
    É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
  • c)
    No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.
  • d)
    Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá guardar e levar consigo todo o material que foi utilizado durante o período de serviço e repassar ao psicólogo que vier a substituí-lo, apenas o necessário para reinicio dos trabalhos ou deverá lacrá-lo para posterior utilização.

93200 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Português

Mostrar/Esconder texto associado

A respeito da construção “artigo indefinido” na frase: “Acharam um artigo indefinido em sua bagagem”, assinale a alternativa correta:

  • a)
    O autor utiliza uma classificação gramatical que se refere ao grupo de palavras “o, a, os, as”, no contexto da narrativa, demonstrando a expressividade das palavras em diferentes contextos.
  • b)
    O autor utiliza uma classificação gramatical que se refere ao grupo de palavras “meu, minha, meus, minhas”, no contexto da narrativa, demonstrando a expressividade das palavras em diferentes contextos.
  • c)
    O autor utiliza uma classificação gramatical que se refere ao grupo de palavras “este, esta, estes, estas”, no contexto da narrativa, demonstrando a expressividade das palavras em diferentes contextos.
  • d)
    O autor utiliza uma classificação gramatical que se refere ao grupo de palavras “um, uma, uns, umas”, no contexto da narrativa, demonstrando a expressividade das palavras em diferentes contextos.

93201 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Psicólogo / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Na frase “Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial”, o autor faz referência à oração subordinada. Assinale a alternativa que NÃO corresponde corretamente à compreensão da relação entre orações:

  • a)
    Oração subordinada é o nome que se dá ao tipo de oração que é indispensável para a compreensão da oração principal.
  • b)
    Diferentemente da coordenada, a oração subordinada é a que complementa o sentido da oração principal, não sendo possível compreender individualmente nenhuma das orações, pois há uma relação de dependência do sentido.
  • c)
    Subordinação refere-se a “estar ordenado sob”, sendo indiferente a classificação de uma oração coordenada ou subordinada, pois as duas têm a mesma validade.
  • d)
    A oração principal é aquela rege a oração subordinada, não sendo possível seu entendimento sem o complemento.