19 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

72978 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Português

As frases são compostas geralmente de sujeito, que consiste o de quem se fala algo, e o predicado, que é o algo que se fala do sujeito. Identifique o sujeito e o predicado da seguinte frase: “Todo indivíduo tem direito à vida”.

  • a)
    “Todo indivíduo tem direito” é o sujeito, e “à vida” é o predicado.
  • b)
    “Todo indivíduo tem” é o sujeito, e “direito à vida” é o predicado.
  • c)
    “Todo indivíduo” é o sujeito, e “tem direito à vida” é o predicado.
  • d)
    “Todo” é o sujeito, e “indivíduo tem direito à vida” é o predicado.

72979 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

Para que o instrutor de atividades terapêuticas possa selecionar e conduzir as atividades com os pacientes, é necessário que conheça as características de seu público alvo, como fase de vida, contexto sociocultural, patologias, dentre outros. Em relação à fase de vida dos seres humanos, é correto afirmar que:

  • a)
    a infância é uma fase em que há total dependência dos pais, e divide-se em recém-nascido (até 6 meses de vida), bebê (até 28 meses) e criança (até a puberdade).
  • b)
    a adolescência é dividida em duas partes: a puberdade e a adolescência propriamente dita. Na puberdade, ocorrem as grandes transformações corporais e amadurecimento biológico; na adolescência, o indivíduo adquire independência familiar, financeira e civil.
  • c)
    a fase adulta divide-se em: adulto jovem, em aperfeiçoamento profissional e prático, irresponsável social e civilmente; e adulto maduro, produtivo, com independência financeira.
  • d)
    a terceira idade é dividida em duas fases: idoso e senil. O idoso corresponde à época em que surgem as manifestações do envelhecimento; o senil se caracteriza pela dependência de outros, pois o corpo não responde mais às necessidades como antes.

72980 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Saúde Pública

O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação ao SUS, assinale a alternativa correta:

  • a)
    O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem a redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, medicalização, reabilitação e tratamentos intensivos.
  • b)
    A Constituição de 1988 e a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) promoveram a reorganização da dinâmica da assistência à saúde no Brasil, exigindo dos profissionais novas práticas e estratégias de trabalho. Nesse contexto, observase que não há alterações nas questões de ordem ética, relacionadas a novas formas de organizaçãodos processos de trabalho.
  • c)
    A Rede de Atenção Psicossocial tem por finalidade a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • d)
    A Rede de Atenção Psicossocial é constituída pelos seguintes componentes: atenção básica em saúde; atenção psicossocial especializada; atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter transitório; atenção hospitalar; estratégias de institucionalização; e reabilitação psicossocial.

81465 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Ainda conforme a gramática da língua portuguesa, verbo é a palavra que geralmente demonstra ação e conjuga sua forma de acordo com o sujeito. Aponte a alternativa que apresenta somente verbos que foram utilizados e conjugados no texto:

  • a)
    nascer, dever, ter.
  • b)
    ser, libertar, direcionar.
  • c)
    dever, continuar, ter.
  • d)
    nascer, ser, proteger.

81466 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Matemática

José deseja fazer um teste para praticar seus conhecimentos sobre probabilidade. Ele jogou um dado comum de seis faces por três vezes e, por pura “sorte”, nas três vezes o dado parou com a face de número 5 voltada para cima. Calculando a probabilidade disso acontecer, ele obteve, na forma fracionária:

  • a)
    1/355
  • b)
    1/9
  • c)
    1/15
  • d)
    1/216

81467 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

As atividades possibilitam simultaneamente aprendizagem e reflexão ao grupo trabalhado. O sujeito se torna ativo no seu processo, construindo, em conjunto com o grupo e o apoio de profissionais, o seu projeto de vida. Para isso, diversos aspectos devem ser abordados, desde questões subjetivas até aquelas relacionadas à sobrevivência. Sendo assim, o trabalho de terapeutas ocupacionais e de instrutores de atividades acontece em conjunto. Sobre essa relação de trabalho é correto afirmar que:

  • a)
    além da atividade a ser conduzida com o grupo, o objeto de intervenção do instrutor de atividades é a saúde emocional dos envolvidos. Para isso, o instrutor deve conduzir reflexões e orientar os pacientes quanto a seus conflitos emocionais. Cabe ao terapeuta ocupacional adequar o espaço físico e os materiais a serem utilizados, pois seu foco é a saúde física dos integrantes.
  • b)
    para o desenvolvimento de um trabalho conjunto em uma oficina terapêutica, cabe ao terapeuta ocupacional trabalhar com atividades corporais e produtivas, enquanto o instrutor de atividades está habilitado a trabalhar com atividades artesanais e artísticas.
  • c)
    o instrutor de atividades conduz uma determinada atividade com o grupo ensinando aos participantes as técnicas e favorecendo o trabalho em grupo. Juntamente, o terapeuta ocupacional conduz a dinâmica para se atingir os objetivos terapêuticos das atividades, seleciona os materiais adequados para as características do grupo, faz adaptações dos recursos e espaços físicos, dentre outras ações de acordo com a necessidade do grupo.
  • d)
    há um grande número de práticas a partir das quais atividades expressivas, criativas e produtivas, associadas a abordagens psicodinâmicas, estéticas, sociais e outras, são utilizadas na clínica de saúde mental. Nesse contexto, cabe ao instrutor de atividades ensinar diferentes tipos de técnicas e de atividades que servirão de recursos para a intervenção psicológica do terapeuta ocupacional.

86469 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Administração Geral

Existem dois tipos de dinâmicas relacionadas ao uso das atividades em abordagens grupais: os grupos de atividades e as atividades grupais. No grupo de atividades, cada integrante realiza sua atividade individualmente. Já na atividade grupal, os integrantes realizam uma única atividade em conjunto. Considerando o exposto sobre as abordagens grupais, é correto afirmar que:

  • a)
    o homem é um ser gregário por natureza, e desde seu nascimento participa de um único grupo.
  • b)
    um grupo existe de maneira autônoma e separada da realidade em que se insere.
  • c)
    um grupo não é um mero somatório de indivíduos e sim uma nova entidade que se constitui.
  • d)
    o grupo tem por objetivo unificar a expressão e a experimentação de outras formas de comunicaçãoe de se relacionar com o fazer.

87676 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Português

Mostrar/Esconder texto associado

De acordo com a gramática da língua portuguesa, adjetivo é a palavra que qualifica um substantivo. Aponte a afirmativa que contenha somente adjetivos retirados do texto.

  • a)
    livres, iguais, equitativas, satisfatórias.
  • b)
    todos, dever, fraternidade, liberdade.
  • c)
    trabalho, ter, direito, desemprego.
  • d)
    espírito, seres, nascer, livre.

87677 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Matemática

Marcela quer medir a área que a sombra de um

prédio faz. O formato da sombra lembra um trapézio

como o da figura a seguir:



A partir das dimensões escritas na figura, qual a

área dessa sombra, em cm²?

  • a)
    25000
  • b)
    2,50.106
  • c)
    250
  • d)
    2,5.1082

87678 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Especialista em Saúde - Terapia Ocupacional / Terapia Ocupacional

A matéria de trabalho das atividades terapêuticas nas oficinas é a própria história de cada componente e as histórias de todos, que poderão ser transformadas através da vivência do grupo. Um dos grandes objetivos das oficinas está relacionado com a desconstrução de preconceitos e tabus e a reconstrução social de valores e crenças. Considerando o exposto e seus conhecimentos sobre oficinas terapêuticas e reinserção social, é correto afirmar que:

  • a)
    as atividades desenvolvidas em diferentes contextos e através de diferentes formas de expressão nas oficinas terapêuticas constituem-se num “espaço” de reflexão e articulação de projetos na vida do indivíduo, propiciando a sua inserção, através da arte, no mundo da coletividade, uma melhor compreensão de si mesmo como ser humano criativo, e sua reorganização na vida e na comunidade a qual pertence.
  • b)
    as oficinas se apresentam como o único instrumento para a ampliação da rede decontratualidade social do usuário, demarcando individual e culturalmente a posição singular em que ele encontra meios de se apresentar à vida.
  • c)
    a oficina é como um espaço de troca e encontro interpessoal e como campo de relações, em que oimportante são as relações entre pessoas e entre as pessoas e a tarefa. Desta forma, rompe-se o isolamento, através da circulação das palavras, da troca de experiências e afetos, impedindo a pessoa de estabelecer relações de trabalho, produzir e reinventar o cotidiano, e consequentemente, distanciar a sua reinserção social.
  • d)
    dentre as diferentes diretrizes das Oficinas Terapêuticas, isto é, de caracteres expressivos, didáticos, criativos, produtivos ou com enfoque corporal, apenas as oficinas produtivas podem proporcionar atividades coletivas, na medida em que os sujeitos ampliam seu potencial de convívio interpessoal, podendo expressar e compartilhar os seus eventos de frustrações e conquistas.